CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente de Língua Portuguesa
Olá, professor (a)!
A Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo reúne esforços nesse ano de 2021 para implementar o Currículo do Estado do Espírito Santo, elaborado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre eles está a elaboração do Quadro de Progressão das Aprendizagens que demonstre como as aprendizagens do currículo se relacionam ao longo do ensino fundamental. A BNCC foi elaborada na perspectiva da progressão das aprendizagens ao longo dos anos no Ensino Fundamental, logo no Currículo do Espírito Santo também é previsto que algumas aprendizagens progridam.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular a progressão das aprendizagens pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos – sendo expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores – que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos.
Ao longo de todo o Currículo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas e partem do geral para o específico, assim como o movimento de aprendizagem do nosso aluno se dá.
As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser garantidas aos alunos nas diferentes conjunturas e possibilidades escolares. Uma característica que o Currículo do Componente de Língua Portuguesa apresenta é a Progressão das Habilidades.
Dos anos iniciais aos anos finais, no componente curricular de Língua Portuguesa, os objetos de conhecimento se apresentam de forma mais aprofundada, relacionando-se alguns Campos de Atuação do 1° ao 9º ano, explicitando, assim, o movimento de progressão.
Os Campos de Atuação se referem ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Tendo em vista as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares.
Exemplificando: a habilidade EF15LP01 que se refere a planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para que); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. Embora essa habilidade se repita do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sabemos que os textos que serão produzidos nessa trajetória terão níveis de complexidades diferenciados, haja vista, que nos primeiros anos, os alunos estarão vivenciando a aquisição da linguagem, já nos últimos anos espera-se que eles tenham mais propriedade e fruição tanto na produção e leitura dos textos quanto no conhecimento da gramática e multissemiótica.
As habilidades do componente de Português dos anos iniciais do Ensino Fundamental aparecem no mapa nas habilidades, embora não sejam perceptíveis em um primeiro olhar para a organização do mapa, elas estão inerentes a construção dele, pois todas as práticas, todos os eixos de linguagens estão divididos nos 9 anos do estudo da Língua Portuguesa.
No mapa de progressão de Língua Portuguesa há uma peculiaridade, ele está divido em cores a fim de facilitar a visualização da progressão, por se tratar de um documento relativamente extenso sobre os quais daremos uma breve explicação sobre cada Campo de Atuação.
Campo de Atuação TODOS: é o Campo de Atuação que identifica a função social de textos que circulam em campos da vida social dos alunos (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. Aborda a função social dos textos.
Campo de Atuação VIDA COTIDIANA: é um Campo exclusivo dos anos iniciais, está intrinsicamente ligado à leitura/escuta e escrita. Seu trabalho tem uma especificidade no que diz respeito à alfabetização. Espera-se que o aluno se aproprie de textos tais quais: bilhetes, recados, regulamentos a fim de interagir com seus familiares e seus pares. Tem o intuito de possibilitar ao jovem o reconhecimento pleno de sua autonomia na construção da sua identidade individual e social; resgatando as suas trajetórias e memórias, o seu autoconhecimento e alteridade para estruturação de seus projetos.
Campo de Atuação VIDA PÚBLICA: aborda de forma eloquente questões que têm relações com cidadania, direitos e deveres, como as leis são escritas, possibilitando a formação, por meio da leitura, de cidadãos críticos. A participação social torna-se evidenciada com estímulo à condição do estudante a convivência ética e respeitosa entre os cidadãos e com apropriação de gêneros: legais, jurídicos, normativos, utilizados em prol da defesa dos direitos do indivíduo, garantindo o protagonismo em face da sua comunidade.
Campo de Atuação PRÁTICAS DE ATUAÇÃO E PESQUISA: tem o intuito de apresentar e ensinar aos alunos a ler com propriedade textos como gráficos e infográficos, escrever textos de divulgação científica, familiarizar-se com termos técnicos, jargões de área científica, ambientar-se com textos da esfera acadêmica, com isso ter uma juventude preparada para lidar com o saber acadêmico-científico por meio da pesquisa, criação e construção de novos conhecimentos e, consequentemente, suscitada a aprender a aprender.
Campo de Atuação ARTÍSTICO-LITERÁRIO: traz vários conceitos de literatura que dialogam com outras artes, evidenciando a necessidade de colocar o aluno em contato com textos literários desde os anos iniciais.
Campo de Atuação JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO: esse campo nos é apresentado nos anos finais do Ensino Fundamental, em que se espera do aluno a proficiência no campo da leitura e da escrita. Há de entender o aluno como protagonista da sua história e que está inserido em mundo também digital, no qual as notícias chegam por meio de diversos veículos, por isso há necessidade de ter conhecimento profícuo sobre textos informativos, para ler de forma crítica os variados textos que até ele chega.
No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:
![](https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2021/09/image.png)
Segue abaixo, na tabela 1, um exemplo de progressão das habilidades por meio das Práticas de Linguagem:
Práticas de Linguagem: LEITURA/ESCUTA |
Ano | Objeto de conhecimento | Habilidade que o estudante deve desenvolver |
1º | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. | EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
2º | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. | EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
3º | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. | EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
4º | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. | EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
5º | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. | EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
6º | Apreciação e réplica Relação entre gêneros e mídias. | EF69LP01 Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso. |
7º | Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos. | EF07LP01 Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado. |
8º | Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital. | EF08LP01 Identificar e comparar os vários editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação. |
9º | Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital. | EF09LP01 Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais – a partir de experiências dos adolescentes nesses espaços – e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc. |
Sucesso e ótimo trabalho!
![](https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2021/09/image-1.png)
![](https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2021/09/image-2.png)
Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental
Língua Portuguesa |
|||||||||
Campo de Atuação: Todos |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
|
Habilidades |
EF15LP01 EF15LP02 EF15LP03 EF15LP04 EF01LP01ES EF12LP01ES EF12LP02 EF15LP05 EF15LP06 EF15LP07 EF15LP08ES EF01LP02ES EF01LP03ES EF12LP03 EF01LP04ES EF01LP05ES EF01LP06ES EF01LP07ES EF01LP08ES EF01LP09 EF01LP10ES EF01LP11 EF01LP12 EF01LP13ES EF01LP14 EF01LP15 EF15LP09 EF15LP10 EF15LP11 EF15LP12 EF15LP13 |
EF15LP01 EF15LP02 EF15LP03 EF15LP04 EF12LP01ES EF12LP02ES EF15LP05 EF15LP06 EF15LP07 EF15LP08ES EF02LP01ES EF12LP03ES EF02LP02ES EF02LP03ES EF02LP04ES EF02LP05ES EF02LP06ES EF02LP07ES EF02LP08 EF02LP09 EF02LP10ES EF02LP11ES EF15LP09 EF15LP10 EF15LP11 EF15LP12 EF15LP13 |
EF15LP01 EF15LP02 EF15LP03 EF15LP04 EF35LP01ES EF35LP02 EF35LP03 EF35LP04 EF35LP05 EF35LP06 EF15LP05 EF15LP06 EF15LP07 EF15LP08ES EF35LP07 EF35LP08 EF35LP09 EF35LP10 EF35LP11ES EF35LP12 EF03LP01ES EF03LP02 EF03LP03 EF35LP13ES EF03LP04 EF03LP05 EF03LP06 EF03LP07 EF03LP08 EF03LP10 EF35LP14 EF03LP09 EF15LP09 EF15LP10 EF15LP11 EF15LP12 EF15LP13 |
EF15LP01 EF15LP02 EF15LP03 EF15LP04 EF35LP01 EF35LP02 EF35LP03 EF35LP04 EF35LP05 EF35LP06 EF15LP05 EF15LP06 EF15LP07 EF15LP08ES EF35LP07 EF35LP08 EF35LP09 EF15LP09 EF15LP10 EF15LP11 EF15LP12 EF15LP13 EF35LP10 EF35LP11ES EF35LP12 EF04LP01 EF04LP02 EF35LP13ES EF04LP03 EF04LP04 EF04LP05 EF04LP06 EF04LP08 EF35LP14 |
EF15LP01 EF35LP01ES EF35LP02 EF35LP03 EF15LP02 EF15LP03 EF15LP04 EF35LP04 EF35LP05 EF35LP06 EF15LP05 EF15LP06 EF15LP07 EF15LP08ES EF35LP07 EF35LP08 EF35LP09 EF15LP09 EF15LP10 EF15LP11 EF15LP12 EF15LP13 EF35LP10 EF35LP11ES EF35LP12 EF05LP01 EF35LP13ES EF05LP02 EF05LP03 EF05LP04ES EF05LP05ES EF05LP06ES EF05LP07ES EF05LP08 EF35LP14 |
EF69LP55 EF69LP56 EF67LP32ES EF67LP33ES EF06LP03ES EF67LP34 EF67LP35ES EF06LP04ES EF06LP05 EF06LP06ES EF06LP07 EF06LP08 |
EF69LP55 EF69LP56 EF67LP32ES EF67LP33ES EF07LP03ES EF67LP34 EF67LP35ES EF07LP04ES EF07LP05ES EF07LP06 EF07LP07ES EF07LP08ES EF07LP09ES EF07LP10ES EF07LP11 EF07LP12ES EF67LP36 EF07LP13 EF67LP37ES EF07LP14 EF67LP38 |
EF69LP55 EF69LP56 EF08LP04 EF08LP05 EF08LP06ES EF08LP07 EF08LP08ES EF08LP09 EF08LP10 EF08LP11 EF08LP12 EF08LP13 EF08LP14ES EF08LP15 EF08LP16 EF89LP37 |
EF69LP55 EF69LP56 EF09LP04ES EF09LP05ES EF09LP06ES EF09LP07 EF09LP08ES EF09LP09ES EF09LP10ES EF09LP11ES EF89LP37 EF09LP12 |
Práticas de Linguagem |
|||||||||
Campo de Atuação: VIDA COTIDIANA |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
|
HABILIDADES |
EF01LP17 EF01LP18 EF12LP05 EF12LP06 EF01LP19ES EF12LP07ES EF01LP20 |
EF15LP14 EF12LP04 EF02LP12 EF02LP13ES EF02LP14ES EF12LP05 EF12LP06 EF02LP15ES EF12LP07ES EF02LP16 |
EF15LP14 EF03LP11 EF03LP12 EF03LP13ES EF03LP14 EF03LP15 EF03LP16 |
EF15LP14 EF04LP09 EF04LP10 EF04LP11 EF04LP12 |
EF15LP14 EF05LP09 EF05LP10 EF05LP11 EF05LP12 EF05LP13 |
|
|
|
|
Práticas de Linguagem |
|||||||||
Campo de Atuação: VIDA PÚBLICA |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
|
HABILIDADES |
EF12LP08 EF12LP09 EF12LP10 EF12LP11 EF12LP12 EF01LP21ES EF12LP13 EF12LP14 EF12LP15ES |
EF12LP08 EF12LP09 EF12LP10 EF12LP11 EF12LP12ES EF02LP18 EF02LP19 EF12LP13 EF12LP14 EF12LP15ES |
EF03LP18 EF03LP19 EF03LP20 EF03LP21 EF35LP15 EF03LP22 EF35LP16 EF35LP23 |
EF04LP14 EF04LP15 EF04LP16ES EF35LP15 EF04LP17ES EF35LP16 |
EF05LP15ES EF05LP16 EF05LP17 EF35LP15 EF05LP18 EF05LP19ES EF35LP16 EF05LP20 EF05LP21 |
EF69LP20 EF69LP21 EF67LP15 EF67LP16 EF67LP17 EF67LP18ES EF69LP22 EF69LP23 EF67LP19ES EF69LP24 EF69LP25 EF69LP26 EF69LP27 EF69LP28 |
EF69LP20 EF69LP21 EF67LP15 EF67LP16 EF67LP17 EF67LP18ES EF69LP22 EF69LP23 EF67LP19ES EF69LP24 EF69LP25 EF69LP26 EF69LP27 EF69LP28 |
EF69LP20 EF69LP21 EF89LP17ES EF89LP18 EF89LP19 EF89LP20 EF89LP24 EF69LP22 EF69LP23 EF89LP21 EF89LP25 EF89LP26ES EF69LP24 EF69LP25 EF69LP26 EF89LP22 EF89LP27ES EF89LP28 EF69LP27 EF69LP28 EF89LP23 EF89LP29 EF89LP30 EF89LP31 |
EF69LP20 EF69LP21 EF89LP17 EF89LP18 EF89LP19ES EF89LP20ES EF89LP24 EF69LP22 EF69LP23 EF89LP21 EF89LP25ES EF89LP26 EF69LP24 EF69LP25 EF69LP26 EF89LP22 EF89LP27 EF89LP28 EF69LP27 EF69LP28 EF89LP23 EF89LP29ES EF89LP30ES EF89LP31 |
Práticas de Linguagem |
|||||||||
Campo de Atuação: PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
|
HABILIDADES |
EF12LP17 EF01LP22 EF01LP23 |
EF12LP17 EF02LP20ES EF02LP21 EF02LP22 EF02LP23 EF02LP24ES EF02LP25 |
EF03LP24 EF35LP17ES EF03LP25ES EF35LP18 EF35LP19 EF35LP20ES |
EF04LP19 EF04LP20ES EF35LP17 EF04LP21ES EF04LP22 EF35LP18 EF35LP19 EF35LP20 EF04LP23 |
EF05LP22 EF05LP23 EF35LP17 EF05LP24ES EF05LP25 EF35LP18 EF35LP19 EF35LP20ES EF05LP26 EF05LP27 |
EF69LP29 EF69LP30 EF69LP31 EF69LP32 EF69LP33 EF69LP34 EF67LP20ES EF69LP35 EF69LP36 EF69LP37 EF67LP21 EF67LP22 EF69LP38 EF69LP39 EF67LP23 EF67LP24 EF69LP40 EF69LP41 EF69LP42 EF69LP43 EF67LP25 EF67LP26 |
EF69LP29 EF69LP30 EF69LP32 EF69LP33 EF69LP34 EF67LP20ES EF69LP35 EF69LP36 EF69LP37 EF67LP21 EF67LP22 EF69LP38 EF69LP39 EF67LP23 EF67LP24 EF69LP40 EF69LP41 EF69LP42 EF69LP43 EF67LP25 EF67LP26 |
EF69LP29 EF69LP30 EF69LP31 EF69LP32 EF69LP33 EF69LP34 EF69LP35 EF69LP36 EF69LP37 EF69LP38 EF69LP39 EF69LP40 EF69LP41 EF69LP42 EF69LP43 |
EF69LP29 EF69LP30 EF69LP31 EF69LP32 EF69LP33 EF69LP34 EF69LP35 EF69LP36 EF69LP37 EF69LP38 EF69LP39 EF69LP40 EF69LP41 EF69LP42 EF69LP43 |
Práticas de Linguagem |
|||||||||
Campo de Atuação: ARTÍSTICO-LITERÁRIO |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
|
HABILIDADES |
EF15LP15 EF15LP16 EF15LP17 EF12LP18 EF15LP18 EF15LP19 EF01LP25 EF01LP26 |
EF15LP15 EF15LP16 EF15LP17 EF12LP18 EF15LP18 EF02LP26 EF15LP19 EF02LP27ES EF02LP28 EF12LP19 |
EF15LP15 EF35LP21 EF15LP16 EF15LP17 EF35LP23 EF35LP22 EF15LP18 EF35LP24 EF35LP25 EF35LP26 EF35LP27 EF15LP19 EF35LP28 EF35LP29 EF35LP30 EF35LP31 |
EF15LP15 EF35LP21 EF15LP16 EF35LP22 EF15LP18 EF15LP17 EF35LP23 EF35LP25 EF35LP26 EF35LP27 EF15LP19 EF35LP28 EF04LP27 EF35LP29 EF35LP30 EF35LP31 EF04LP26 |
EF15LP15 EF15LP16 EF15LP17 EF15LP18 EF35LP21 EF35LP22 EF35LP23 EF35LP24 EF35LP25 EF35LP26 EF35LP27 EF15LP19 EF35LP28 EF35LP29 EF35LP30 EF35LP31 EF05LP28 |
EF69LP44 EF69LP45 EF69LP46 EF69LP47 EF69LP48 EF69LP49 EF67LP27ES EF67LP28 EF67LP29ES EF69LP50 EF69LP51 EF67LP30ES EF67LP31 EF69LP52 EF69LP53 EF69LP54 |
EF69LP44 EF69LP45 EF69LP46 EF69LP47 EF69LP48 EF69LP49 EF67LP27ES EF67LP28 EF67LP29ES EF69LP50 EF69LP51 EF67LP30 EF67LP31 EF69LP52 EF69LP53 EF69LP54 |
EF69LP44 EF69LP45 EF69LP46 EF69LP47 EF69LP48 EF69LP49 EF89LP32 EF89LP33 EF89LP34 EF69LP50 EF69LP51 EF89LP35 EF89LP36 EF69LP52 EF69LP53 EF69LP54 |
EF69LP44 EF69LP45 EF69LP46 EF69LP47 EF69LP48 EF69LP49 EF89LP32 EF89LP33 EF89LP34 EF69LP50 EF69LP51 EF89LP35 EF89LP36 EF69LP52 EF69LP53 EF69LP54 |
Práticas de Linguagem |
|||||||||
Campo de Atuação: JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
7º |
8º |
9º |
|
HABILIDADES |
|
|
|
|
|
EF69LP01 EF69LP02 EF69LP03 EF69LP04 EF69LP05 EF06LP01ES EF06LP02 EF67LP01 EF67LP02 EF67LP03ES EF67LP04 EF67LP05 EF67LP06 EF67LP07ES EF67LP08 EF69LP06 EF69LP07 EF69LP08 EF69LP09 EF67LP09 EF67LP10ES EF67LP11ES EF67LP12ES EF67LP13 EF69LP10 EF69LP11 EF69LP12 EF69LP13 EF69LP14 EF69LP15 EF67LP14ES EF69LP16 EF69LP17 EF69LP18 EF69LP19 |
EF69LP01 EF69LP02 EF69LP03 EF69LP04 EF69LP05 EF07LP01 EF07LP02 EF67LP01 EF67LP02 EF67LP03ES EF67LP04 EF67LP05 EF67LP06 EF67LP07ES EF67LP08 EF69LP06 EF69LP07 EF69LP08 EF69LP09 EF67LP10 EF67LP11ES EF67LP12ES F67LP13 EF69LP10 EF69LP11 EF69LP12 EF69LP13 EF69LP14 EF69LP15 EF67LP14ES EF69LP16 EF69LP17 EF69LP18 EF69LP19 |
EF69LP01 EF69LP02 EF69LP03 EF69LP04 EF69LP05 EF89LP01ES EF08LP01 EF89LP02ES EF89LP03 EF89LP04ES EF89LP05ES EF89LP06ES EF89LP07 EF69LP06 EF69LP07 EF69LP08 EF69LP09 EF89LP08 EF89LP09 EF89LP10 EF08LP03 EF89LP11 EF69LP10 EF69LP11 EF69LP12 EF69LP13 EF69LP14 EF69LP15 EF89LP12 EF89LP13 EF69LP16 EF69LP17 EF69LP18 EF69LP19 EF89LP14 EF89LP15 EF89LP16 |
EF69LP01 EF69LP02 EF69LP03 EF69LP04 EF69LP05 EF89LP01ES EF09LP01 EF89LP02 EF89LP03ES EF09LP02 EF89LP04 EF89LP05ES EF89LP07 EF69LP06 EF69LP07 EF69LP08 EF69LP09 EF89LP08 EF89LP09 EF89LP10 EF09LP03 EF89LP11 EF69LP10 EF69LP11 EF69LP12 EF69LP13 EF69LP14 EF69LP15 EF89LP12 EF89LP13 EF69LP16 EF69LP17 EF69LP18 EF69LP19 EF89LP14ES EF89LP15 EF89LP16 |
Interessante, Parabéns!
Olá.
Boa noite…
Não consigo achar os Componentes Curriculares da EJA Prisional – Língua Portuguesa.
Bom dia,
Favor utilizar os conteúdos disponíveis no endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/progressao-das-habilidades-lingua-portuguesa/ e faça as devidas alterações para atender a Modalidade de Ensino desejada.
Obrigado,
Muito bom este aplicativo, assim como a organização da plataforma para o acesso aos conteúdos…
Muito bom o material! Parabéns!!!
O material é muito interessante.
Muito bom! Ótimo conteúdo. Necessário para o professor ficar ciente, bem informado!
Muito bom! Parabéns!!!!
Pessoal, e o Mapa do ensino médio?
Boa tarde Flávio,
A publicação dos Mapas do Ensino Médio estão previstos para meados de 2022.
Isso é muito top! Parabéns!