Apresentação

Quando n√≥s, professores, profissionais da educa√ß√£o formal, optamos por levar os alunos para fora da escola fica impl√≠cito nesta escolha uma concep√ß√£o de educa√ß√£o para al√©m da educa√ß√£o formal. Certamente, √© uma escolha que possibilita outros tipos de educa√ß√£o, como a educa√ß√£o n√£o formal e a informal. Sair da escola, com profissionais da escola, permite ao aluno vivenciar a integra√ß√£o desses tr√™s tipos de educa√ß√£o (formal, n√£o formal e informal). Esse ganho √© √ļnico, √© algo diferente de conhecer um museu ou qualquer espa√ßo de educa√ß√£o n√£o formal com a fam√≠lia, por exemplo.

Nesta p√°gina optamos caracterizar todos os espa√ßos fora da escola com possibilidades educativas utilizando o termo ‚ÄúEspa√ßo Potencialmente Educativo‚ÄĚ. Com certeza, qualquer espa√ßo tem potencial educativo, mas trabalhar os espa√ßos fora da escola articulado com a educa√ß√£o formal √© um grande desafio e √© um olhar diferenciado. E √© exatamente isso que se prop√Ķem nesta p√°gina.

Dentro dessa proposta, achamos importante criar algumas categorias para classificar esses espaços fora da escola. Então, os Espaços Potencialmente Educativos foram classificados da seguinte maneira:

  1. Museus e Centros de Divulgação Científica Рmuseus, museus interativos, centros de ciências, institutos de pesquisa etc.
  2. √Āreas Naturais e Centros de Educa√ß√£o Ambiental – Unidades de Conserva√ß√£o, como reservas, parques, locais com projetos de educa√ß√£o ambiental, aqu√°rios, esta√ß√Ķes de tratamento de esgoto, esta√ß√Ķes de tratamento da √°gua, usinas de tratamento de lixo, usinas de reciclagem etc.
  3. Empresas e √Āreas produtivas – empresas, f√°bricas e unidades de produ√ß√£o, unidades de produ√ß√£o animal, minas e pedreiras, campos agr√≠colas e locais de extra√ß√£o ou produ√ß√£o de mat√©rias-primas, Infraestruturas produtoras de energia, empresas de tratamento de esgoto e de tratamento da √°gua, usinas de tratamento de lixo, usinas de reciclagem etc.
  4. Infraestruturas de Valoriza√ß√£o Cultural – exposi√ß√Ķes, espet√°culos de dan√ßa, manifesta√ß√Ķes culturais, teatro, cinema, cineclubes etc.

Os conte√ļdos apresentados nesta p√°gina foram extra√≠dos do Livro “ESPA√áOS POTENCIALMENTE EDUCATIVOS DO ESPIRITO SANTO Manuella Villar Amado e Lucil√©ia Gilles (ORGANIZADORAS)” <– clique no t√≠tulo do livro para obter acesso ao e-book.


Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
Compartilhe nas suas redes sociais!