EF07LP14

Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade, a fim de (re)estabelecer a progressão temática.

EF67LP37ES

Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos, de forma a estabelecer a progressão temática, ou seja, a criação do fio condutor do texto.

EF07LP13

Estabelecer relações entre partes do texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.

EF67LP36

Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

EF07LP12ES

Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos, hiperônimos, elipse) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), considerando a legibilidade do texto, as intenções de significação e as possibilidades de compreensão do interlocutor.

EF07LP11

Identificar, em textos lidos ou de produção própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções que expressem soma de sentido (conjunção “e”) ou oposição de sentidos (conjunções “mas”, “porém”).

EF07LP10ES

Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc., evitando a perspectiva do “erro gramatical”, em favor de uma abordagem baseada na adequação do uso.

EF07LP09ES

Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração com foco nos efeitos de sentido que podem se associar às estruturas sintáticas em estudo.

EF07LP08ES

Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal com foco nos efeitos de sentido que podem se associar às estruturas sintáticas em estudo.

EF07LP07ES

Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto) com foco nos efeitos de sentido, contribuindo para uma compreensão global, do papel da sintaxe no funcionamento da língua.