EF06LP08

Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas.

EF06LP07

Identificar, em textos, períodos compostos por orações separadas por vírgula sem a utilização de conectivos, nomeando-os como períodos compostos por coordenação.

EF06LP06ES

Empregar adequadamente, em contextos de uso, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).

EF06LP05

Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.

EF06LP04ES

Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo, realizando a análise dos tópicos mencionados em textos de todos os campos de atuação.

EF67LP35ES

Distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas à luz das práticas de leitura, produção ou oralidade.

EF67LP34

Formar antônimos com acréscimo de prefixos que expressam noção de negação.

EF06LP03ES

Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica, associado à análise comparativa e à reflexão com base em inventários que apresentam palavras em textos.

EF67LP33ES

Pontuar textos adequadamente, associando essa habilidade às práticas de leitura e/ou produção de textos dos mais diversos gêneros e campos de atuação.

EF67LP32ES

Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita, associando essa habilidade a práticas de produção e/ou revisão de textos.