EF02LP17

Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.

EF02LP16

Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.

EF02LP15ES

Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

EF02LP14ES

Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, de modo a demonstrar autonomia na produção desses gêneros, de forma gradativa.

EF02LP13ES

Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, demonstrando autonomia na produção desses gêneros.

EF02LP12

Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

EF12LP04

Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à […]

EF02LP11ES

Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/- zinho, analisando os usos, nos textos, que podem cooperar para atribuição de sentido valorativo ou intensificador, depreciativo, pejorativo ou afetivo.

EF02LP10ES

Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em textos lidos pelo acréscimo dos prefixos de negação in-, im-, des-, dis-, associando o desenvolvimento dessas ações às práticas de leitura de textos e ampliando gradativamente o campo lexical.

EF02LP09

Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.