EF01LP14
Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.
EF01LP13ES
Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais em textos conhecidos.
EF01LP12
Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
EF01LP11
Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
EF01LP10ES
Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras, reconhecendo seu uso e função.
EF01LP09
Comparar palavras em textos conhecidos (lista de nomes da sala, de objetos, parlendas, travalínguas, poemas, cantigas…) identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
EF01LP08ES
Relacionar, em textos conhecidos, elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
EF01LP07ES
Identificar fonemas e sua representação por letras em textos conhecidos, até chegar-se a orientar análises de palavras e partes delas, culminando com a análise da relação fonemagrafema, em situações de reflexão sobre a grafia correta.
EF01LP06ES
Segmentar, oralmente e por escrito, as palavras em sílabas, em situações significativas, com o uso de cantigas, trava-línguas, poemas, parlendas do repertório local e nacional.
EF01LP05ES
Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, em textos significativos, progredindo para uma análise cada vez mais ajustada de partes menores da palavra.