EF01LP14

Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.

EF01LP13ES

Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais em textos conhecidos.

EF01LP12

Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

EF01LP11

Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

EF01LP10ES

Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras, reconhecendo seu uso e função.

EF01LP09

Comparar palavras em textos conhecidos (lista de nomes da sala, de objetos, parlendas, travalínguas, poemas, cantigas…) identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

EF01LP08ES

Relacionar, em textos conhecidos, elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

EF01LP07ES

Identificar fonemas e sua representação por letras em textos conhecidos, até chegar-se a orientar análises de palavras e partes delas, culminando com a análise da relação fonemagrafema, em situações de reflexão sobre a grafia correta.

EF01LP06ES

Segmentar, oralmente e por escrito, as palavras em sílabas, em situações significativas, com o uso de cantigas, trava-línguas, poemas, parlendas do repertório local e nacional.

EF01LP05ES

Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, em textos significativos, progredindo para uma análise cada vez mais ajustada de partes menores da palavra.