EF06MA28
Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
EF06MA27
Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e-ou tecnologias digitais
EF06MA26
Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
EF06MA25
Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas. Esta habilidade perpassa por mais de uma Unidade Temática
EF06MA24
Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e-ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
EF06MA23
Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).
EF06MA22
Utilizar instrumentos, como réguas, esquadros ou softwares, para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
EF06MA21
Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
EF06MA20
Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
EF06MA19
Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.