EF06MA28

Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.

EF06MA27

Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e-ou tecnologias digitais

EF06MA26

Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

EF06MA25

Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas. Esta habilidade perpassa por mais de uma Unidade Temática

EF06MA24

Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e-ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

EF06MA23

Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

EF06MA22

Utilizar instrumentos, como réguas, esquadros ou softwares, para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.

EF06MA21

Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.

EF06MA20

Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.

EF06MA19

Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.