EF09LI16ES

Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.

EF09LI15ES

Empregar, de modo inteligível, as formas Verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If‐clauses) a partir de temas propostos, sobretudo ações e consequências de se obter informações em fontes não‐confiáveis.

EF09LI14

Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.

EF09LI13ES

Reconhecer, novos gêneros digitais (blogs, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens analisando os contextos adequados para sua utilização no contexto escolar e no cotidiano.

EF09LI12

Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.

EF09LI11

Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).

EF09LI10ES

Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos no entorno sobre personalidades em geral para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.

EF09LI09ES

Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, como ética e respeito, além de valores e atitudes que reforçam a garantia dos direitos humanos.

EF09LI08ES

Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas, analisando se as mesmas violam os direitos humanos.

EF09LI07ES

Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam, em charges, anúncios publicitários, notas jornalísticas ou informativas produzidas em inglês e em língua portuguesa.

Ir para o conteúdo