EF09LI06ES

Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística em fóruns ou blogs sobre temas contemporâneos locais ou mundiais.

EF09LI05ES

Identificar no entorno Escola, bairro, comércios), televisão e internet os recursos de persuasão Escolha e jogos de palavra, uso de cores e imagens, tamanho de letras), a utilização deste recurso nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.

EF09LI04ES

Expor resultados de pesquisa ou estudo sobre temas de interesse pessoal ou coletivo com o apoio de recursos,tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.

EF09LI03ES

Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais reproduzidos em materiais sonoros ou pronunciados pelo professor ou pelos colegas sobre temas de interesse social e coletivo.

EF09LI02

Compilar as ideias‐ chave de textos por meio de tomada de notas.

EF09LI01ES

Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra‐argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia e a comunicação tendo como referência debates, frases provenientes da mídia ou demais frases de efeito de diversos grupos sociais e políticos.

EF08LI20ES

Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa partindo das dificuldades similares entre falantes da Língua Portuguesa.

EF08LI19ES

Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.

EF08LI18ES

Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico‐ culturais vinculadas à língua inglesa e agregá‐las às manifestações locais (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas;

EF08LI17ES

Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação especialmente sobre personalidades, patrimônios ou a própria localidade de modo a construir um texto informativo, turístico e cultural sobre a região.

Ir para o conteúdo