EF08LI16ES
Utilizar, de modo inteligível, os quantificadores a partir de existências e possíveis características futuras da localidade segundo previsões/opiniões.
EF08LI15ES
Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades referentes a temas em geral, sobretudo comparando as realidades do entorno no presente com previsões sobre a mesma no futuro.
EF08LI14
Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
EF08LI13ES
Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa comparando com os presentes na língua portuguesa.
EF08LI12ES
Construir repertório lexical relativo a planos, provisões e expectativas para o futuro de acordo com seu contexto pessoal, local e o mundial tomando como base diferentes perspectivas (própria,escola, família, comunidade).
EF08LI11
Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogs, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
EF08LI10ES
Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final, considerando os apontamentos dos colegas e do professor, estabelecendo uma escuta ativa sobre o que o outro propõe.
EF08LI09ES
Avaliar a própria produção escrita e a dos colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases), sendo empático ao apresentar os apontamentos sobre a produção dos demais
EF08LI08
Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre o mesmo assunto.
EF08LI07
Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.