EF08LI06ES

Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa, e comparar com contos/lendas regionais.

EF08LI05

Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

EF08LI04ES

Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades em geral e principalmente aspirações no âmbito profissional, família e demais concepções para formação de ser humano integral.

EF08LI03ES

Construir o sentido global de textos / produções orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes advindas de seu/sua professor(a), dos colegas ou de outros meios, incluindo o digital.

EF08LI02

Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

EF08LI01ES

Fazer uso da língua inglesa para resolver mal‐ entendidos no contexto escolar e para além dele, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.

EF07LI23ES

Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo comparando também a variação linguística regional e os diferentes sotaques em Língua Portuguesa.

EF07LI22ES

Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos, reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas e a diversidade de falantes de língua inglesa em seus diversos contextos de uso.

EF07LI21ES

Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado, bem como os impactos no cotidiano da comunidade.

EF07LI20ES

Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado), a fim de retratar, inclusive, habilidades físicas de pessoas da família, da escola e da comunidade, de modo a perceber a mobilidade e acessibilidade de pessoas com deficiência.

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