EF07LI19ES
Utilizar de forma contextualizada pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo a fim de evitar repetições desnecessárias na fala e na escrita.
EF07LI18ES
Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência dos fatos históricos locais, nos contextos familiares, mudanças culturais bem como as relações de causalidade, contrastando com as rotinas da contemporaneidade acerca de sua família, comunidade e escola.
EF07LI17ES
Explorar o caráter polissêmico de palavras a fim de aguçar a habilidade de inferir o significado a partir do contexto.
EF07LI16
Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (‐ed).
EF07LI15
Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before,after, entre outros).
EF07LI14ES
Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogs, entre outros), valorizando fatos, as personalidades e os acontecimentos locais.
EF07LI13ES
Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto, considerando o gênero textual a ser produzido e suas funcionalidades, o contexto de produção e o conhecimento prévio.
EF07LI12
Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte)
EF07LI11ES
Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes, por meio de práticas discursivas orais, escritas ou de outra linguagem.
EF07LI10
Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.