🔖
Competências e Habilidades
As competências gerais da BNCC
Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC
BNCC na prática: aprenda tudo sobre as competências gerais
Leitura Complementar
Habilidades e competências na prática docente: perspectivas a partir de situações-problema
Bases teóricas e conceituais da pedagogia das competências: estudo segundo Philippe Perrenoud
🔖
Competências Socioemocionais
O que os Educadores pensam sobre o Socioemocional na escola?
Socioemocional: educação para a vida
Os 4 pilares para a educação no século XXI
Desenvolvimento das competências socioemocionais dentro das 10 competências gerais da BNCC
Marcos legais que fundamentam e legitimam as competências socioemocionais
Leitura Complementar
Quando as emoções entram no currículo
Que competências socioemocionais precisam ser desenvolvidas?
Competências socioemocionais na BNCC
O trabalho com socioemocionais não precisa ser oneroso ao professor
🔖
Educação Integral
Marcos legais da educação integral
Princípios da política de educação integral
Educação integral conceitos: marcos legais
Pólitica de educação integral na prática
Currículo na educação integral
Práticas Pedagógicas: articulando saberes e stratégias
Educação integral: componente curricular : geografia
Temas Integradores
Sobre os Temas Integradores no Currículo do Espírito Santo…
Sobre os Temas Integradores no Currículo doEspírito Santo… 2
Formação: módulo I: temas integradoresÁrea de conhecimento: ciências humanas
🔖
Educação básica (etapas)
Educação infantil: características da etapa
Formação 2019: educação infantil, características da etapa
Criança, sujeito de direitos: prioridade absoluta
Características básicas: educação infantil
Educação infantil: relação família escola
Currículo do ES: educação infantil: formação 2019
Educação infantil: escola e família
Educação Infantil: sujeitos e transição
Concepção de sujeito (criança)
Transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental
Educação infantil: material complementar
Transição creche- pré-escola- ensino fundamental: desafios ao processo de integração
Como nosso olhar sobre a pequena infância mudou
Oferta e demanda de educação infantil no campo
Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças
Deixa em falar! Rede nacional primeira infância, Secretaria Executiva/OMEP
Concepções de criança e creche
Ensino fundamental: características da etapa
Festa nas nuvens: reflexão sobre diferença
Tirinhas da Mafalda: reflexões sobre escola, ensino e alfabetização…
Relação família x escola
Escola e família: como cuidar dessa relação
Ensino fundamental: anos iniciais, transição
Infográfico de transição e acolhimento
Ensino fundamental: anos iniciais, alfabetização
Educação pública numa democracia moribunda
Ensino fundamental: anos iniciais, leitura complementar
As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo
Ensino fundamental: anos finais
Ensino fundamental: anos finais: desafios da etapa, sujeitos e transição para o ensino médio
Ensino fundamental: anos finais, transição
Transição do ensino fundamental: anos iniciais para os anos finais
Ensino fundamental: anos finais, sujeitos
Infográfico: estudantes do ensino fundamental
Ensino médio
A etapa do ensino médio na BNCC
Novo ensino médio: série de infográficos explica as mudanças
As principais mudanças no ensino médio
Itinerários formativos
A arquitetura curricular no novo ensino médio
Novo ensino médio: entenda os itinerários formativos
Participação dos estudantes
Participação dos estudantes na escola
Participação dos estudantes na escola 2
Relatos de experiências sobre envolvimento dos estudantes
Conheça algumas dicas para promover a participação dos estudantes
Consultar os estudantes sobre o seu próprio processo educativo
O que o diretor pode fazer para se aproximar de seus alunos no dia a dia?
Permitir que os estudantes façam escolhas em relação ao seu processo educativo
Fomentar a participação dos estudantes em processos autorais