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Competências e Habilidades
As competências gerais da BNCC
Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC
BNCC na prática: aprenda tudo sobre as competências gerais
Leitura Complementar
Habilidades e competências na prática docente: perspectivas a partir de situações-problema
Bases teóricas e conceituais da pedagogia das competências: estudo segundo Philippe Perrenoud
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Competências Socioemocionais
O que os Educadores pensam sobre o Socioemocional na escola?
Socioemocional: educação para a vida
Os 4 pilares para a educação no século XXI
Desenvolvimento das competências socioemocionais dentro das 10 competências gerais da BNCC
Marcos legais que fundamentam e legitimam as competências socioemocionais
Leitura Complementar
Quando as emoções entram no currículo
Que competências socioemocionais precisam ser desenvolvidas?
Competências socioemocionais na BNCC
O trabalho com socioemocionais não precisa ser oneroso ao professor
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Educação Integral
Marcos legais da educação integral
Princípios da política de educação integral
Educação integral conceitos: marcos legais
Pólitica de educação integral na prática
Currículo na educação integral
Práticas Pedagógicas: articulando saberes e stratégias
Educação integral: componente curricular : geografia
Temas Integradores
Sobre os Temas Integradores no Currículo do Espírito Santo…
Sobre os Temas Integradores no Currículo doEspírito Santo… 2
Formação: módulo I: temas integradoresÁrea de conhecimento: ciências humanas
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Educação básica (etapas)
Educação infantil: características da etapa
Formação 2019: educação infantil, características da etapa
Criança, sujeito de direitos: prioridade absoluta
Características básicas: educação infantil
Educação infantil: relação família escola
Currículo do ES: educação infantil: formação 2019
Educação infantil: escola e família
Educação Infantil: sujeitos e transição
Concepção de sujeito (criança)
Transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental
Educação infantil: material complementar
Transição creche- pré-escola- ensino fundamental: desafios ao processo de integração
Como nosso olhar sobre a pequena infância mudou
Oferta e demanda de educação infantil no campo
Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças
Deixa em falar! Rede nacional primeira infância, Secretaria Executiva/OMEP
Concepções de criança e creche
Ensino fundamental: características da etapa
Festa nas nuvens: reflexão sobre diferença
Tirinhas da Mafalda: reflexões sobre escola, ensino e alfabetização…
Relação família x escola
Escola e família: como cuidar dessa relação
Ensino fundamental: anos iniciais, transição
Infográfico de transição e acolhimento
Ensino fundamental: anos iniciais, alfabetização
Educação pública numa democracia moribunda
Ensino fundamental: anos iniciais, leitura complementar
As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo
Ensino fundamental: anos finais
Ensino fundamental: anos finais: desafios da etapa, sujeitos e transição para o ensino médio
Ensino fundamental: anos finais, transição
Transição do ensino fundamental: anos iniciais para os anos finais
Ensino fundamental: anos finais, sujeitos
Infográfico: estudantes do ensino fundamental
Ensino médio
A etapa do ensino médio na BNCC
Novo ensino médio: série de infográficos explica as mudanças
As principais mudanças no ensino médio
Itinerários formativos
A arquitetura curricular no novo ensino médio
Novo ensino médio: entenda os itinerários formativos
Participação dos estudantes
Participação dos estudantes na escola
Participação dos estudantes na escola 2
Relatos de experiências sobre envolvimento dos estudantes
Conheça algumas dicas para promover a participação dos estudantes
Consultar os estudantes sobre o seu próprio processo educativo
O que o diretor pode fazer para se aproximar de seus alunos no dia a dia?
Permitir que os estudantes façam escolhas em relação ao seu processo educativo
Fomentar a participação dos estudantes em processos autorais
A transição do EF para o EM sempre é muito surpreendente para o educando. As politicas educacionais não contribui para facilitar essa situação. Essa proposta de estudo de formação agora veio contribuir para que isso aconteça da forma mais natural possível para os estudantes.
Gostei das ideias do vídeo de transição do EF para o EM. É uma fase de expectativa para os estudantes, e precisamos usar isso a nosso favor.
Não encontrei nenhum conteúdo didático voltado a EJA, acredito que auxiliaria muito aos professores.
Boa Tarde,
Favor consultar o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ para obter acesso aos documentos da DCEJA.
GECEB/SEDU