🔖

Competências e Habilidades

As competências gerais da BNCC

Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC

BNCC na prática: aprenda tudo sobre as competências gerais

Leitura Complementar

Habilidades e competências na prática docente: perspectivas a partir de situações-problema

Bases teóricas e conceituais da pedagogia das competências: estudo segundo Philippe Perrenoud


🔖

Competências Socioemocionais

O que os Educadores pensam sobre o Socioemocional na escola?

Gráfico de competências

Gráfico de competências 2

Socioemocional: educação para a vida

Os 4 pilares para a educação no século XXI

Desenvolvimento das competências socioemocionais dentro das 10 competências gerais da BNCC

Marcos legais que fundamentam e legitimam as competências socioemocionais

Leitura Complementar

Quando as emoções entram no currículo

Que competências socioemocionais precisam ser desenvolvidas?

Competências socioemocionais na BNCC

O trabalho com socioemocionais não precisa ser oneroso ao professor


🔖

Educação Integral

Marcos legais da educação integral

Princípios da política de educação integral

Educação integral conceitos: marcos legais

Pólitica de educação integral na prática

Currículo na educação integral

Práticas Pedagógicas: articulando saberes e stratégias

Educação integral: componente curricular : geografia

Temas Integradores

Temas integradores

O que são temas integradores?

Sobre os Temas Integradores no Currículo do Espírito Santo…

Sobre os Temas Integradores no Currículo doEspírito Santo… 2

Formação: módulo I: temas integradoresÁrea de conhecimento: ciências humanas

Gráfico: temas integradores


🔖

Educação básica (etapas)

Educação infantil: características da etapa

Formação 2019: educação infantil, características da etapa

Criança, sujeito de direitos: prioridade absoluta

Características básicas: educação infantil

Educação infantil: relação família escola

Relação família escola

Currículo do ES: educação infantil: formação 2019

Educação infantil: escola e família

Educação Infantil: sujeitos e transição

Concepção de sujeito (criança)

Transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental

Educação infantil: material complementar

Transição creche- pré-escola- ensino fundamental: desafios ao processo de integração

Como nosso olhar sobre a pequena infância mudou

Oferta e demanda de educação infantil no campo

Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças

Deixa em falar! Rede nacional primeira infância, Secretaria Executiva/OMEP

Concepções de criança e creche

Ensino fundamental: características da etapa

O ensino fundamental

Festa nas nuvens: reflexão sobre diferença

Tirinhas da Mafalda: reflexões sobre escola, ensino e alfabetização…

Relação família x escola

Relação família escola

Escola e família: como cuidar dessa relação

Ensino fundamental: anos iniciais, transição

Infográfico de transição e acolhimento

Ensino fundamental: anos iniciais, alfabetização

Anos iniciais do EF na BNCC

Alfabetização no ciclo inicial do ensino fundamental de nove anos: reflexões sobre as proposições do ministério da educação

Educação pública numa democracia moribunda

Ensino fundamental: anos iniciais, leitura complementar

As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo

Ensino fundamental: anos finais

Ensino fundamental: anos finais: desafios da etapa, sujeitos e transição para o ensino médio

Ensino fundamental: anos finais, transição

Transição do ensino fundamental: anos iniciais para os anos finais

Transição EF para EM

Ensino fundamental: anos finais, sujeitos

Infográfico: estudantes do ensino fundamental

Adolescência de Maria

Ensino médio

A etapa do ensino médio na BNCC

Novo ensino médio: série de infográficos explica as mudanças

As principais mudanças no ensino médio

Itinerários formativos

A arquitetura curricular no novo ensino médio

Novo ensino médio: entenda os itinerários formativos

Infográfico 1

Infográfico 2

Infográfico 3

Participação dos estudantes

Participação dos estudantes na escola

Participação dos estudantes na escola 2

Relatos de experiências sobre envolvimento dos estudantes

Universo

Conheça algumas dicas para promover a participação dos estudantes

Consultar os estudantes sobre o seu próprio processo educativo

O que o diretor pode fazer para se aproximar de seus alunos no dia a dia?

Permitir que os estudantes façam escolhas em relação ao seu processo educativo

Fomentar a participação dos estudantes em processos autorais



Compartilhe nas suas redes sociais!
5 2 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários