🔖

Competências e Habilidades

As competências gerais da BNCC

Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC

BNCC na prática: aprenda tudo sobre as competências gerais

Leitura Complementar

Habilidades e competências na prática docente: perspectivas a partir de situações-problema

Bases teóricas e conceituais da pedagogia das competências: estudo segundo Philippe Perrenoud


🔖

Competências Socioemocionais

O que os Educadores pensam sobre o Socioemocional na escola?

Gráfico de competências

Gráfico de competências 2

Socioemocional: educação para a vida

Os 4 pilares para a educação no século XXI

Desenvolvimento das competências socioemocionais dentro das 10 competências gerais da BNCC

Marcos legais que fundamentam e legitimam as competências socioemocionais

Leitura Complementar

Quando as emoções entram no currículo

Que competências socioemocionais precisam ser desenvolvidas?

Competências socioemocionais na BNCC

O trabalho com socioemocionais não precisa ser oneroso ao professor


🔖

Educação Integral

Marcos legais da educação integral

Princípios da política de educação integral

Educação integral conceitos: marcos legais

Pólitica de educação integral na prática

Currículo na educação integral

Práticas Pedagógicas: articulando saberes e stratégias

Educação integral: componente curricular : geografia

Temas Integradores

Temas integradores

O que são temas integradores?

Sobre os Temas Integradores no Currículo do Espírito Santo…

Sobre os Temas Integradores no Currículo doEspírito Santo… 2

Formação: módulo I: temas integradoresÁrea de conhecimento: ciências humanas

Gráfico: temas integradores


🔖

Educação básica (etapas)

Educação infantil: características da etapa

Formação 2019: educação infantil, características da etapa

Criança, sujeito de direitos: prioridade absoluta

Características básicas: educação infantil

Educação infantil: relação família escola

Relação família escola

Currículo do ES: educação infantil: formação 2019

Educação infantil: escola e família

Educação Infantil: sujeitos e transição

Concepção de sujeito (criança)

Transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental

Educação infantil: material complementar

Transição creche- pré-escola- ensino fundamental: desafios ao processo de integração

Como nosso olhar sobre a pequena infância mudou

Oferta e demanda de educação infantil no campo

Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças

Deixa em falar! Rede nacional primeira infância, Secretaria Executiva/OMEP

Concepções de criança e creche

Ensino fundamental: características da etapa

O ensino fundamental

Festa nas nuvens: reflexão sobre diferença

Tirinhas da Mafalda: reflexões sobre escola, ensino e alfabetização…

Relação família x escola

Relação família escola

Escola e família: como cuidar dessa relação

Ensino fundamental: anos iniciais, transição

Infográfico de transição e acolhimento

Ensino fundamental: anos iniciais, alfabetização

Anos iniciais do EF na BNCC

Alfabetização no ciclo inicial do ensino fundamental de nove anos: reflexões sobre as proposições do ministério da educação

Educação pública numa democracia moribunda

Ensino fundamental: anos iniciais, leitura complementar

As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo

Ensino fundamental: anos finais

Ensino fundamental: anos finais: desafios da etapa, sujeitos e transição para o ensino médio

Ensino fundamental: anos finais, transição

Transição do ensino fundamental: anos iniciais para os anos finais

Transição EF para EM

Ensino fundamental: anos finais, sujeitos

Infográfico: estudantes do ensino fundamental

Adolescência de Maria

Ensino médio

A etapa do ensino médio na BNCC

Novo ensino médio: série de infográficos explica as mudanças

As principais mudanças no ensino médio

Itinerários formativos

A arquitetura curricular no novo ensino médio

Novo ensino médio: entenda os itinerários formativos

Infográfico 1

Infográfico 2

Infográfico 3

Participação dos estudantes

Participação dos estudantes na escola

Participação dos estudantes na escola 2

Relatos de experiências sobre envolvimento dos estudantes

Universo

Conheça algumas dicas para promover a participação dos estudantes

Consultar os estudantes sobre o seu próprio processo educativo

O que o diretor pode fazer para se aproximar de seus alunos no dia a dia?

Permitir que os estudantes façam escolhas em relação ao seu processo educativo

Fomentar a participação dos estudantes em processos autorais



5 2 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
4 Comentários
O mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Luiza Lima Ferreira
Luiza Lima Ferreira
21 dias atrás

A transição do EF para o EM sempre é muito surpreendente para o educando. As politicas educacionais não contribui para facilitar essa situação. Essa proposta de estudo de formação agora veio contribuir para que isso aconteça da forma mais natural possível para os estudantes.

Iara Regina Hoinasky
Iara Regina Hoinasky
23 dias atrás

Gostei das ideias do vídeo de transição do EF para o EM. É uma fase de expectativa para os estudantes, e precisamos usar isso a nosso favor.

Sandra Silva
Sandra Silva
4 meses atrás

Não encontrei nenhum conteúdo didático voltado a EJA, acredito que auxiliaria muito aos professores.