Caro(a) Professor(a)!
A Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB), da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU), convida vocês a conhecerem as Orientações Curriculares, elaboradas por Etapas de Ensino e Componentes Curriculares a partir do Currículo do nosso estado.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
ESTATÍSTICA
CONSUMO RESPONSÁVEL E EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
PROJETOS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FISCAL
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SAÚDE
QUE HAJA LUZ
DO MICRO AO MACRO: A QUÍMICA ESTÁ EM TUDO?
BIOÉTICA E NATUREZA
PERSPECTIVAS GEOGRÁFICAS: SOCIEDADE, ESPAÇO E RECURSOS NATURAIS
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
TRANSFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS, POLÍTICAS E CIDADANIA: SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
A FÍSICA E AS MATRIZES ENERGÉTICAS
MATEMÁTICA E SOCIEDADE
A GEOGRAFIA DAS FONTES DE ENERGIA
FONTES DE OBTENÇÃO DE ENERGIA
MATÉRIA E ENERGIA
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
DESENHO TÉCNICO
OLHARES GEOGRÁFICOS: SOCIEDADE E ESPAÇO
LITERATURA E VIDA SOCIAL
SOCIEDADE E MOVIMENTO
ARTE, PODER E (I)MATERIALIDADE
ANÁLISE CRÍTICA METODOLÓGICA
NARRATIVAS DE CLIO: A HISTÓRIA POR MEIO DA LITERATURA
LITERATURA E SOCIEDADE: CONEXÕES CONTEMPORÂNEAS
NARRATIVAS SOCIAIS
A ESPÉCIE HUMANA E A RELAÇÃO COM OS RECURSOS NATURAIS
PERCURSO FILOSÓFICO SOBRE A EVOLUÇÃO HUMANA
TRAJETÓRIAS HUMANAS NA HISTÓRIA
PERSPECTIVA GEOGRÁFICA: DESENVOLVIMENTO E ESPAÇO
INDIVÍDUOS, NATUREZA E SOCIEDADE
CAMINHOS DA EDUCAÇÃO
SABER E SABERES
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: ESCOLA EM DEBATE
VIVÊNCIA PEDAGÓGICA
EDUCAÇÃO CONECTADA
CIÊNCIA POR INVESTIGAÇÃO
HUMANIDADES 4.0
MATEMÁTICA
LINGUAGENS: INTERAÇÕES COM O MUNDO
A LÍNGUA ESPANHOLA NA AMÉRICA LATINA
ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL
HISPANIDADES E BRASILIDADES
INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA NA CULTURA DIGITAL
LÍNGUA INGLESA E AS MÍDIAS DIGITAIS
LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUAGENS DIGITAIS
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E MÍDIA
MÍDIAS DIGITAIS E PRÁTICAS CORPORAIS
DA MECÂNICA A BIOMECÂNICA
ENHANCE MUCH USO DE INGLÊS COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO
MORFOLOGIA HUMANA & ATIVIDADES FÍSICAS
QUÍMICA & ESPORTE
ROMPENDO OS LIMITES DO ESPORTE
Boa tarde!
Matriz de Referência – AMA 2024 – 3ª edição?
Componente Curricular: Matemática
Boa Tarde Ana,
Favor detalhar um pouco mais sua solicitação.
Caso esteja se referindo aos documentos da AMA, segue o link de acesso.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/recomposicaodasaprendizagens/
Att.
GECEB/SEDU
Obrigada!
Ana,
Avalie o tema. A avaliação fica após os conteúdos e antes dos comentários.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. Poderia enviar o link das orientações para os estudantes da educação especial?
Bom dia,
A Gerência de Currículo da Educação Básica não realiza as adaptações para os estudantes da Educação Especial.
Toda SRE tem um grupo que profissionais que podem realizar este trabalho.
Procure se informar na sua SRE qual o ramal deste grupo para você fazer sua solicitação.
Att.
GECEB/SEDU
Boa noite!
Com a mudança, não localizei as orientações curriculares da EJA. Poderia me orientar?
Bom dia Rosiele,
Seguem os endereços com documentos do EJA.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/eja/
Att.
GECEB/SEDU
Boa noite. Analisando os currículos da 2ª e 3ª séries nos itinerários de “Matemática Financeira” e “Estatística”, pude observar que os conteúdos abordados no 3º trimestre são os mesmos para ambas as séries. É isso mesmo??
E os Cadernos Metodológicos serão divulgados quando?
Bom dia Wandressa,
O caderno metodológico de Ed. Fiscal está disponível no site https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/cadernosmetodologicos/
Quanto aos cadernos de Educação Financeira, a Sedu adquiriu uma coleção para tratar da temática com os estudantes.
Quanto ao Itinerário, fizemos um caderno com práticas para as unidades curriculares. Você encontra este material no site do currículo na pasta materiais de apoio para o EM https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/itinerarios/
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia, prezada Wandressa
Sim, os objetos de conhecimento da 2ª e da 3ª série são iguais para a Unidade Curricular (UC) Matemática Financeira. O mesmo ocorre com a UC Estatística. Mas os projetos que os estudantes devem desenvolver em cada série devem ser diferentes. Nas Orientações Curriculares, indicamos tema(s) integrador(es) que podem auxiliar na escolha das temáticas dos projetos em cada série.
Atenciosamente,
GECEB/SEDU
Boa tarde. Gostaria de informações sobre o atraso dos conteúdos do itinerário de esportes na disciplina de morfologia que não foram disponibilizados no segundo trimestre e no final foram colocados conteúdos que não pertencem ao itinerário esportes na disciplina de morfologia, sendo colocado conteúdos de plantas! Morfologia no itinerário de esportes é morfologia humana!
Prezada Professora, O processo de carregamento das informações curriculares para o SEGES foi extremamente complexo, envolvendo diferentes executores, regramentos e problemas.
Sentimos por esse problema. Estamos avaliando uma maneira de correção, sem grande prejuízos de retrabalho para os professores.
Informaremos quando estiver disponível .
Att.
GECEB/SEDU
Obrigada pela resposta, fui orientada agora fazer o registro manual do segundo trimestre .
Boa Tarde!
Por que mudaram o formato da página? Estava bom, todas as abas na mesma página.
Boa tarde. Eu não sei se o problema está ocorrendo apenas na minha escola, mas as habilidades do conteúdo de morfologia do itinerário de esportes não foram disponibilizadas no decorrer do segundo trimestre, atrasando todo o preenchimento no seges. Agora está disponível as habilidades do segundo e do terceiro trimestre, porém as do segundo trimestre não são da disciplina de morfologia, mas parece ser de outro itinerário. Assim, continuo sem preencher no seges do segundo trimestre. Isso preocupa, pois já estamos no terceiro trimestre e se o problema continua, não daremos conta no final do ano de fazer todo o preenchimento no seges para finalizar o ano letivo. Temo que acabe acontecendo o que ocorreu com meus colegas da EJA, que por falta de orientação correta, tiveram que trabalhar em casa no período de recesso em julho para finalizar as pautas. Recesso e férias é descanso do professor, não trabalho remoto.
Prezada Professora, O processo de carregamento das informações curriculares para o SEGES foi extremamente complexo, envolvendo diferentes executores, regramentos e problemas.
Sentimos por esse problema. Estamos avaliando uma maneira de correção, sem grande prejuízos de retrabalho para os professores.
Informaremos quando estiver disponível .
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Eu não sei se o problema está ocorrendo apenas na minha escola, mas as habilidades do conteúdo de morfologia do itinerário de esportes não foram disponibilizadas no decorrer do segundo trimestre, atrasando todo o preenchimento no seges. Agora está disponível as habilidades do segundo e do terceiro trimestre, porém as do segundo trimestre não são da disciplina de morfologia, mas parece ser de outro itinerário. Assim, continuo sem preencher no seges do segundo trimestre. Isso preocupa, pois já estamos no terceiro trimestre e se o problema continua, não daremos conta no final do ano de fazer todo o preenchimento no seges para finalizar o ano letivo. Temo que acabe acontecendo o que ocorreu com meus colegas da EJA, que por falta de orientação correta, tiveram que trabalhar em casa no período de recesso em julho para finalizar as pautas. Recesso e férias é descanso do professor, não trabalho remoto.
Prezada Professora, O processo de carregamento das informações curriculares para o SEGES foi extremamente complexo, envolvendo diferentes executores, regramentos e problemas.
Sentimos por esse problema. Estamos avaliando uma maneira de correção, sem grande prejuízos de retrabalho para os professores.
Informaremos quando estiver disponível .
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia! Sugiro que as rotinas sejam formatadas de uma forma que não desperdice tanto papel. Não há necessidade de espaço entre o títtulo e um texto, espaço entre o texto e início do enunciado, espaço entre o enunciado e as opções, espaço tão grande entre uma questão e outra. Quando há um poema que os versos não são muito grandes, a atividade pode vir do lado. É importante também as margens serem estreitas. Espero que minha sugestão seja levada em consideração. Eu agradeço e o meio ambiente também.
Prezada Professora, obrigado pelas sugestões. Encaminharemos para o setor de desenho gráfico para o planejamento devido.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. Eu não sei se o problema está ocorrendo apenas na minha escola, mas as habilidades do conteúdo de morfologia do itinerário de esportes não foram disponibilizadas no decorrer do segundo trimestre, atrasando todo o preenchimento no seges. Agora está disponível as habilidades do segundo e do terceiro trimestre, porém as do segundo trimestre não são da disciplina de morfologia, mas parece ser de outro itinerário. Assim, continuo sem preencher no seges do segundo trimestre. Isso preocupa, pois já estamos no terceiro trimestre e se o problema continua, não daremos conta no final do ano de fazer todo o preenchimento no seges para finalizar o ano letivo. Temo que acabe acontecendo o que ocorreu com meus colegas da EJA, que por falta de orientação correta, tiveram que trabalhar em casa no período de recesso em julho para finalizar as pautas. Recesso e férias é descanso do professor, não trabalho remoto.
Prezada Professora, O processo de carregamento das informações curriculares para o SEGES foi extremamente complexo, envolvendo diferentes executores, regramentos e problemas.
Sentimos por esse problema. Estamos avaliando uma maneira de correção, sem grande prejuízos de retrabalho para os professores.
Informaremos quando estiver disponível .
Att.
GECEB/SEDU
bom dia, os conteúdos do 2º e 3º trimestre de língua inglesa do fundamental séries finais (9º ano) estão iguais, está certo?
Prezado Professor, há apenas dois objetos de conhecimento que se repetem, mas com o objetivo de reforçar as habilidades.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde, tudo bem? Gostaria de informações sobre a questão de os conteúdos dos itinerários formativos de Matemática Financeira da 2° e 3° séries serem iguais para esse 3 trimestre e um desses conteúdos (renda fixa) já ter sido visto no trimestre anterior.
Boa tarde, prezado Carlos
Sim, na Unidade Curricular Matemática Financeira há objetos de conhecimento previstos para a 2ª e a 3ª série. É o caso dos objetos previstos para o 3º trimestre. Considerando que o eixo estruturante é Processos Criativos, o(a) professora(a) pode retomar o desenvolvimento das habilidades relacionadas a esses objetos por meio de outro projeto criativo.
Atenciosamente,
GECEB/SEDU
Boa tarde, prezado Carlos
Para o 3º trimestre, os objetos de conhecimento da Unidade Curricular Matemática Financeira são iguais na 2ª e na 3ª série. Considerando que o eixo estruturante é Processos Criativos, o(a) professora(a) pode retomar o desenvolvimento das habilidades relacionadas a esses objetos por meio de outro projeto criativo.
Quanto ao objeto de conhecimento renda fixa, ele é tratado na 2ª série, no 2º trimestre e no 3º trimestre. Mas a abordagem é diferente: no 2º trimestre esse objeto de conhecimento é utilizado para desenvolver habilidades do eixo Mediação e Intervenção Sociocultural e no 3º trimestre o objeto de conhecimento é usado para desenvolver habilidades do eixo Processos Criativos.
Atenciosamente,
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde, os conteúdos dos itinerários formativos de Matemática Financeira referente às 2 e 3 séries para o 3 trimestre, estão repetidos. Gostaria de saber se currículo será o mesmo para ambas as séries.
Boa tarde, prezado Carlos
Sim, na Unidade Curricular Matemática Financeira há objetos de conhecimento previstos para a 2ª e a 3ª série. É o caso dos objetos previstos para o 3º trimestre. Considerando que o eixo estruturante é Processos Criativos, o(a) professora(a) pode retomar o desenvolvimento das habilidades relacionadas a esses objetos por meio de outro projeto criativo.
Atenciosamente,
GECEB/SEDU
Bom dia!
Quando ficará disponível no site as orientações curriculares do 3° trimestre do itinerário de Percurso filosófico sobre a evolução humana?
Bom dia Filipe,
O material foi inserido hoje.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Gostaria de saber quando irão disponiblizar o currículo do 3º trimestre do Itinerário Percurso filosófico da evolução humana.
Bom dia Narilene,
O material foi inserido hoje.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. Com relação aos conteúdos previstos para trabalhar com a disciplina de Biologia no primeiro e segundo trimestre, a equipe que elaborou realmente acredita que é possível trabalhar esses conteúdos de forma a considerar o processo ensino aprendizagem do educando? ´Qualquer professor de Biologia com uma boa formação, sabe que é impossível. Agora no segundo trimestre, não consigo registrar na pauta os conteúdos que ainda estou trabalhando, pois não deu tempo de trabalhar no primeiro trimestre e são fundamentais para o estudante compreender outros conteúdos posteriormente. A pauta no segundo trimestre só consta habilidades e objetos do conhecimento do segundo trimestre.
Boa Tarde professora!
Agradecemos sua contribuição em relação as orientações curriculares e as consideraremos para a elaboração das próximas edições.
Destacamos que as orientações curriculares não substituem o Currículo, mas, foram elaboradas para auxiliar sua implementação. A inserção nas orientações curriculares da coluna “Detalhamentos do objeto de conhecimento” foi realizada para colaborar com o professor em suas escolhas para a elaboração do seu Plano de Ensino, no qual, os Eixos Estruturantes e suas respectivas Habilidade Específicas devem ser desenvolvidas dentro da temática principal do aprofundamento e darem aos estudantes a oportunidade de aprofundar seus estudos em temas de seu interesse.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Obrigada pelo retorno, mas ainda continuamos sem orientação de como vamos lançar os conteúdos na pauta do segundo trimestre sendo que ainda estamos desenvolvendo os conteúdos que estão previstos no primeiro trimestre, visto que é impossível trabalhar conteúdos que são a base para muitos outros em um único trimestre. Por exemplo, na pauta só tem possibilidade de lanças anatomia e fisiologia. Estou concluindo agora meiose e formação de gametas. Gostaria que as orientações de como fazer fosse passado para os pedagogos, pois eles não tem a resposta. Assim o preenchimento das pautas vão ficando atrasados.
Bom dia!
Agradecemos sua colaboração. Esse feedback é muito importante para nossa equipe! Quanto ao seu questionamento, essa semana inicia-se o período de formação para orientar a equipe gestora sobre o SEGES. Quanto ao registro do conteúdo do primeiro trimestre no segundo trimestre, mantemos a orientação anterior: marcar o objeto de conhecimento no primeiro trimestre, onde ele aparece, para constar no processo de monitoramento da SEDU. No segundo trimestre, registrar esse objeto de conhecimento no espaço para registro manual, para justificar a realização de seu plano de aula.
Att.
GECEB/SEDU
Paginação incorreta novamente na rotina da 2ª série da 23ª semana. Os estudantes acabam bagunçando tudo na hora de colocar na pasta.
Agradecemos a comunicação! Já foi acertado o número de páginas!
Olá, gostaria de fazer uma observação. Na RPE da semana 23 (1a série) o exercício resolvido 1 letra B e sua respectiva solução não faz sentido.
Boa Tarde,
De qual componente você se refere? Português ou Matemática?
GECEB/SEDU
Boa tarde, Fabrício! Você está se referindo ao material de Língua Portuguesa ou de Matemática?
Bom Dia !! Gostaria de auxílio para localizar material de atividades para Educação Especial.
Obrigado pela atenção.
Bom dia Marcelo,
Você já obteve acesso a este material https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/geepei/
Att.
GECEB/SEDU
boa noite,sou professora da sala de recurso e gostaria de saber se posso estar usando este mesmo currículo para atender o EJA.
Prezada Professora,
O material para o Ensino Médio ainda está em desenvolvimento pela Gerência de educação de Jovens e Adultos .
Por enquanto, apenas dispomos do material de EF, em https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ .
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!
Poderia me disponibilizar o link para ter acesso ao currículo da 3ª etapa do ensino médio da EJA?
Agradeço!
Prezada Professora,
O material para o Ensino Médio ainda está em desenvolvimento pela Gerência de educação de Jovens e Adultos .
Por enquanto, apenas dispomos do material de EF, em https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/
Att.
GECEB/SEDU
Olá.
Gostaria de saber por que os links do Material Estruturado do 6º e 7º ano do 2º trimestre de Língua Portuguesa não estão mais disponíveis?
Por gentileza, poderiam disponibilizá-los novamente?
Boa Tarde,
Grato pela contribuição, já efetuamos a devida atualização no documento. Favor acessar novamente para obter acesso.
Att.
GECEB/SEDU
Caros,
Gostaríamos de acesso do material estruturado dos 6º e 7º anos do Segundo Trimestre da Disciplina de Língua Portuguesa. Eles estavam disponíveis, mas agora não mais.
Forte abraço!
Boa Tarde,
Grato pela contribuição, já efetuamos a devida atualização no documento. Favor acessar novamente para obter acesso.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!
Onde estão disponíveis os cadernos metodológicos sugeridos nas orientações curriculares de Biologia?
Boa Tarde,
Os cadernos metodológicos estão disponíveis no link: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/cadernosmetodologicos/
Att.
GECEB/SEDU
Olá,
As orientações curriculares/currículo prioritário de LP, que está disponível no site hoje (25/07) é realmente a prevista para o 3º trimestre, ou ainda sofrerá mudanças??
Bom dia Raiane,
São ainda para o 2o trimestre. 3o trimestre com data a partir de 09 setembro 24.
Att.
Victor
Olá, boa tarde, uma observação para correção, no ensino fundamental anos finais, no 3 trimestre do ensino religioso na página 16, está informando o trimestre errado, lá informa 1° trimestre, quando na verdade é o terceiro.
Bom dia,
Faremos a correção. Obrigado.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde! Os descritores da Semana 20 de Língua Portuguesa do 1º ano estão diferentes. Quando abro o Guia aparecem os descritores D062_P e D050_P. E na sugestão de atividades aparecem o D074_P, D017_P e D039_P. Quais devemos seguir?
Boa tarde, Sonia!
Agradecemos sua observação! Os descritores a serem seguidos devem ser os do Material Estruturado (D074, D017 e D039). Iremos corrigir as informações da organização da RPE.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!
Gostaria de saber por que os links das Rotinas Pedagógicas aparecem e desaparecem constantemente?
Por gentileza, poderiam disponibilizá-los novamente?
Bom dia Chistiane,
Os links das Rotinas Pedagógicas continuam no site. Conferimos aqui no sistema e não recebemos nenhuma reclamação a esse respeito. Envio o link do site das rotinas para que você consiga verificar: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/rpe .
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. As atividades de revisão para AMA precisam estar alinhadas com os descritores e objetos de conhecimento trabalhados até aqui. Assim como na rotina, é necessário que tenha o material estruturado especificando os descritores e questões pertinentes. No material sugerido da 2ª série de Língua Portuguesa, as questões são do ENEM, ou seja, outro nível. É necessários questões no estilo e nível AMA/ PAEBES.
Prezada Ellaine,
Agradecemos a sugestão. Ficaremos atentos nas próximas rotinas.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Qual a matriz da AMA do 2º trimestre para planejamento da revisão? O material disponibilizado contempla poucos descritores.
Boa tarde Ellaine!
As Matrizes de Referência da AMA, 2º trimestre, já estão disponíveis por meio deste link: https://drive.google.com/drive/folders/1bu1SjwU6gSica_G8Xz2QBqeXB9k7sXeU
Att.
GECEB/SEDU
Onde encontro as orientações curriculares com as habilidades do EJA?
Prezado Fábio,
Por enquanto estamos disponibilizando o currículo da EJA que já está disponível no nosso site. https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. A rotina pedagógica da semana 15 do 1o ano contem a seguinte afirmação: “Relacionar os trovadores medievais galego-portugueses com os cantadores nordestinos brasileiros une as duas pontas históricas da língua portuguesa, demonstrando a sua importância internacional, em movimento de busca de unidade. Na nossa música popular, também ocorrem algumas manifestações desses cantadores que se assemelham aos trovadores. Alguns deles são fiéis à estrutura de composição, à temática medieval e a uma variante arcaica ou regionalista da língua, com termos de pouco uso contemporâneo, sobretudo nos ambientes urbanos. Isso faz com que suas cantigas estejam muito próximas das medievais, considerando a distância temporal de 1000 anos, ao mesmo tempo que são um exemplo típico da cultura do sertão brasileiro.” Podem explicar melhor o que significa isso? Há ideias muito originais nessa afirmação… fiquei muito surpreso… equiparando variação regional com variação histórica, ambientes urbanos com o sertão brasileiro… esse material, nesse “movimento em busca de unidade”, conseguiu realmente juntar manifestações culturais muito diferentes e heterogêneas. Gostei da sugestão… vamos descontextualizar as manifestações artísticas-culturais para simplificar ao máximo. Isso vai ajudar bastante o nosso trabalho de educadores e também a aprendizagem dos alunos. Parabéns!
Prezado Maurício,
Agradecemos o elogio.
Estamos trabalhando sempre com a intenção de melhorar o material disponibilizado e, sempre que possível, com ideias inovadoras.
Bom trabalho para você!
GECEB/SEDU
Meus parabéns! Conteúdos muito bem esquematizados.
Obrigado !
Bom dia. Essa rotina pedagógica de Língua Portuguesa é muito incoerente. Na 3ª série, na 13ª semana foi abordado o objeto de conhecimento “Oração coordenada” com os descritores: D044_P Identificar marcas linguísticas em um texto, D054_P Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos morfossintáticos. Não abordou o descritor referente aos conectivos e deveria ter abordado.
Agora na 15ª semana que o conteúdo é 3ª geração do Modernismo com os descritores: D027_P Distinguir ideias centrais de secundárias ou tópicos e subtópicos em um dado gênero textual. D039_P Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas em um texto. D050_P Reconhecer a presença de valores sociais e éticos. D062_P Identificar discursos que contribuíram para a formação da identidade nacional em textos da literatura brasileira.
O que o descritor D039 está fazendo na 15ª semana? Não deveria ter sido abordado na 13ª quando se abordou morfossintaxe?
Além disso, se o objeto de conhecimento é 3ª geração do Modernismo, todos os descritores devem ser abordados em textos da 3ª geração do Modernismo para reforçar o conteúdo. Trabalhar descritor de forma isolada não precisa de rotina, banco de questões encontramos no Google.
É necessário que se alinhe isso.
Nesta quinzena, as atividades referentes aos descritores também estão em forma de imagem, dificultando a formatação da atividade para o aluno.
Prezada Ellaine,
Língua Portuguesa e seus descritos têm margens amplas de desenvolvimento. As Rotinas buscam um ponto de equilíbrio. Obrigado pelas sugestões.
Att.
GECEB/SEDU
Como faço para acessar os cadernos pedagógicos de PV do ensino médio do 2º trimestre?
Prezado Diego,
PV Diurno: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2022/12/Ementa-de-Projeto-de-Vida-diurno.pdf
PV Noturno: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2022/12/Ementa-de-Projeto-de-Vida-noturno.pdf
Att.
GECEB/SEDU
BOM DIA! ACESSEI AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE GEOGRAFIA DO FUNDAMENTAL 2, DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E O 2º TRIMESTRE ESTÁ IDÊNTICO AO 3º. PODEM ME AJUDAR??????
Bom dia,
Os documentos foram atualizados, favor acessar novamente.
Att.
GECEB/SEDU
AS OC PARA GEOGRAFIA (SÉRIES FINAIS) SÓ APARECEM PARA O 3º TRIMESTRE, FALTAM O 1º E 2º.
Bom dia,
Os documentos foram atualizados, favor acessar novamente.
Att.
GECEB/SEDU
Prezados. O conteúdo de Enhance Much do 2º trimestre está igual ao do 1º para a 3ªESP. Aguardo modificações.
Prezada Valeska,
Informamos que a Unidade Curricular Enhance Much? = Uso do Inglês como ferramenta de integração presente no Aprofundamento LINGUAGEM E SUAS TECNOLOGIAS: O ESPORTE, A CIÊNCIA E SUAS LINGUAGENS da 3ª série do Ensino Médio possui mesmos eixos estruturantes, detalhamento do objeto de conhecimento e habilidades específicas do eixo, porém observe que os módulos se diferem nas temáticas, assim como a articulação com as demais Unidades Curriculares do Aprofundamento tem diferença apenas no componente curricular Educação Física e ainda nos Temas Integradores.
Ressaltamos que nessa etapa de ensino (ao longo da 3ª série) busca-se intensificar e aprimorar as técnicas de leitura do estudante de forma que ele possa ler e interpretar textos em língua inglesa, por esse motivo apenas a temática apresentada nos módulos se difere, a saber:
1º Trimestre – Módulo I – Anabolizantes e dosagens hormonais no esporte;
2º Trimestre – Módulo II – Pré-disposição Genética & Esporte;
3º Trimestre – Módulo III – Esporte com Ciências.
Att.
GECEB/SEDU
Há um equívoco de todo modo, pois o mesmo não acontece nas orientações do 3º trimestre. Felizmente, minha autonomia e experiência me permitem proporcionar aos estudantes práticas que vão além de leitura instrumental. Mesmo assim, a riqueza das orientações curriculares sempre me foram extremamente importantes, exatamente nesse sentido de orientação. Infelizmente, os itinerários carecem disso! Que venham mudanças para melhor!
Prezada Valeska,
Apreciamos seu empenho em proporcionar aos estudantes práticas que vão além de leitura instrumental, porém ressaltamos que ainda que o detalhamento seja o mesmo, há possibilidade de “ir além da leitura instrumental”, não se tratando propriamente de um “equívoco”, já que é possível utilizar esse detalhamento. Por isso, agradecemos e registramos sua observação, a fim de verificarmos futuramente uma possível revisão.
Att.
GECEB/SEDU
As OC de Trajetória Humana do 2ºTrimestre da 3ªSérie está igual a da 2ª Série. Nem a série foi mudada.
Prezado Elson,
Favor atualizar a página que está acessando, efetuamos as devidas correções no documento.
Att.
GECEB/SEDU
O Conteúdo da Disciplina de Ciência Tecnologia e Saúde (Itinerário Terra. Vida e Cosmos) do 3º ano (2º trimestre) realmente é o mesmo conteúdo do 2º ano (3º trimestre)?
Prezado Geane,
Favor atualizar a página que está acessando, efetuamos as devidas correções no documento.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia! Não encontrei o arquivo com as orientações do 2º Trimestre (EM) para Perspectiva Geográfica: Desenvolvimento e Espaço referente a 3ª SÉRIE. Quando acesso o link da 3ª série abre um arquivo de 2ª série.
Prezado Caroline,
Favor atualizar a página que está acessando, efetuamos as devidas correções no documento.
Att.
GECEB/SEDU
Obrigada!
Estou admirada com as orientações curriculares do 6º ano no 2º trimestre! Sério, abri e fiquei chocada em como FINALMENTE está fazendo sentido em relação à realidade das turmas que ainda estão iniciando no Inglês. Tudo muito simples, bem explicado e que realmente pode ser usado em sala! Parabéns!
O segundo trimestre de sociologia em Movimento não está abrindo o link para a visualização dos conteúdos.
Boa Tarde Rafael,
O documento foi atualizado.
Favor acessar novamente.
Att.
GECEB/SEDU
Poderiam parar de mudar esses documentos no meio do jogo. Pior ano possível para estar na educação.
Prezada Raiane, por gentileza, nos explique melhor sobre quais documentos você está falando para que possamos ser mais assertivos no nosso retorno para a sua dúvida.
Att.
GECEB/SEDU
Porque as orientações curriculares de Matemática do 2º trimestre do EF ainda não podem ser acessadas?
Boa Tarde Elizabete,
Inserimos hoje no site, favor acessar novamente https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
Olá! Não consigo carregar os documentos de 2023 no Drive.
Boa Tarde,
Favor acessar novamente, realizamos algumas atualizações.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia, as orientações para o 2° Trimestre para Matemática para o Ensino Fundamental maior fica pronto quando?
Prezado,
As orientações estão disponíveis no nosso site.
Acesse 👩🏿🏫 Orientações Curriculares – Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB) (sedu.es.gov.br).
Att.
GECEB/SEDU
Não foi possível acessar, aparece em revisão.
Boa Tarde MIchele,
Inserimos hoje no site, favor acessar novamente https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia; aparece em revisão.
Boa Tarde Natan,
Inserimos hoje no site, favor acessar novamente https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
As orientações para o 2º Trimestre – Ensino Fundamental Anos Finais, ainda não estão disponíveis. Aparece como (Em Revisão) e o link do documento não abre.
Boa Tarde Marcos,
Inserimos hoje no site, favor acessar novamente https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
Também não estou conseguindo acessar, só diz que está em revisão
Boa Tarde Elizabete,
Inserimos hoje no site, favor acessar novamente https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
como eu consigo acessar as orientaçõe? SEMPRE PEDE SENHA
Bom dia,
Favor verificar novamente, atualizamos os arquivos.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia! Onde encontro as Orientações Curriculares para a EJA?
At. te
Elizabete
Boa Tarde,
Favor consultar o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ para obter acesso aos documentos da DCEJA.
GECEB/SEDU
Boa tarde.
A orientação para Narrativas de Clio no 2º trimestre está errada. O pdf que está lá é de Literatura.
Att,
Mayra
Boa Tarde Mayra,
O conteúdo foi atualizado. Obrigado pela observação.
Att.
GECEB/SEDU