Caro(a) Professor(a)!

A Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB), da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU), convida vocês a conhecerem as Orientações Curriculares, elaboradas por Etapas de Ensino e Componentes Curriculares a partir do Currículo do nosso estado.





Comentários

Compartilhe nas suas redes sociais!
3.7 3 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
354 Comentários
O mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Mayra
Mayra
4 dias atrás

Boa tarde.
A orientação para Narrativas de Clio no 2º trimestre está errada. O pdf que está lá é de Literatura.
Att,
Mayra

Stela Machado Vieira Partelli
Stela Machado Vieira Partelli
6 dias atrás

Boa tarde,
Falta a organização curricular de sociologia em movimento do 2º trimestre.
Atenciosamente ,
Stela.

Chargles
Chargles
19 dias atrás

Boa tarde. A matriz referência de Matemática do ano 2023 continua sendo a mesma para a avalição do Paebes 2024?

Bruna
Bruna
26 dias atrás

Bom dia. Quando clico no componente “língua portuguesa” e escolho a opção “ensino médio” aparece apenas informações sobre as disciplinas de aprofundamento. O que devo fazer para resolver esse problema?

Sem-titulo2
Max Wagner
Max Wagner
27 dias atrás

Em ciências o conteúdo sobre “os seres vivos (cinco reinos)” não está contemplado em nenhum trimestre de nenhuma série. No entanto, o conteúdo foi cobrado na ultima prova de nivelamento… Rs

ANGELINA SIEBERT CARVALHO
ANGELINA SIEBERT CARVALHO
28 dias atrás

Não encontrei o material da 5ª semana p 1º ano.

Edimar J. Maciel
Edimar J. Maciel

Sim.O caderno tem sido um suporte referencial para a preparação do plano de ensino e das atividades em sala de aula.

Jania Vargas Pagotto
Jania Vargas Pagotto
1 mês atrás

As orientações curriculares de português e matemática foram contempladas com as semanas de rotinas pedagógicas, sendo um norte para as avaliações externas correlacionados com as habilidades previstas no paebes, saeb e diagnósticas.

Se os alunos serão avaliados também em Humanas, porque também não houve esta preocupação, um direcionamento aos professores?

Mariana
Mariana
1 mês atrás

Boa tarde!

Por que vocês estão dando um prazo tão curto para a aplicação da rotina pedagógica? A maioria dos alunos não consegue desenvolver todo o conteúdo em apenas uma semana. Precisamos de mais tempo para trabalhar com os meninos

Luzani Marim Barrére
Luzani Marim Barrére
1 mês atrás

Boa noite, deixo aqui registrado que o tempo destinado para alguns descritores e conteúdos programáticos da 3ª série são insuficientes. Há somente 3 aulas semanais. Na semana 1 não houve tempo para finalizar o conteúdo, muito material para 3 aulas. Além disso os autores Monteiro Lobato e Euclides da Cunha, principais autores do Pré-Modernismo não foram mencionados no conteúdo programático Na semana 5 está a maior incoerência. São 3 aulas para trabalhar a 1ª fase do Modernismo e a Crase. Acredito que isso seja um engano e que logo será acertado. Ratifico que na 3ª série são apenas 3 aulas semanais. Conteúdos como Modernismo, Crase, Colocação Pronominal são enormes, precisam de muito mais aulas para serem trabalhados. Também é importante colocar os descritores de acordo com os conteúdos programáticos, pois nem sempre isso acontece.

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás

As orientações de Biologia do 3º ano EM do 2º trimestre não estão lá, favor atualizar

Mirian
Mirian
1 mês atrás

O material da 3ª seman de Língua Portuguesa, da 1ª série, não contempla o material estruturado.

Thatiane Florentino Trintim
Thatiane Florentino Trintim
1 mês atrás

Boa tarde! Na rotina da 1ª série ( 18/03 a 22/03) aparece o conteúdo ” Pré-Modernismo”, o mesmo para a 3ª série. No dia 08/03, quando baixei a rotina pela primeira vez, tinha outro conteúdo ( Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem). Aconteceu algum erro na atualização?

Luzani Marim Barrére
Luzani Marim Barrére
1 mês atrás

Que bom que agora veio especificado o conteúdo programático a ser desenvolvido! Antes, os professores de Língua Portuguesa não tinham uma referência de qual conteúdo trabalhar para desenvolver a habilidade proposta e ainda eram as mesmas habilidades para todas as séries. Não dá para fazer um “copia e cola” das orientações curriculares em todas as séries do Ensino Médio. O professor precisa receber claramente qual habilidade e qual conteúdo programático deve desenvolver em cada série.

Carla
Carla
1 mês atrás

Boa tarde! As atividades da 2ª série ( semana 3) da disciplina de Língua Portuguesa não foram inseridas.

Dylan
Dylan
1 mês atrás

Boa tarde! As sugestões de atividades da semana 4 das terceiras séries (língua portuguesa) estão duplicadas com as da semana 3.

Espaco Imaginário
Espaco Imaginário
1 mês atrás

Por que colocaram o Pré-Modernismo na 3a semana do 1o ano do EM? Qual é a lógica, podem explicar para que eu possa preparar as minhas aulas? Não consigo entender até agora….

Espaco Imaginário
Espaco Imaginário

A questão é que vocês trocaram os conteudos no meio da sermana, vcs são muito bagunceiros, viu?

Espaco Imaginário
Espaco Imaginário
1 mês atrás

O pré-modernismo no 1o ano do Ensino Médio, em Língua Portuguesa…. vcs revisam os textos antes de divulgá-los ou são malucos mesmo?

Aline
Aline
1 mês atrás

Bom dia, não consegui encontrar os materiais da terceira semana da rotina pedagógica do 1ºano. Vocês podem disponibilizar?

Priscila Rodrigues
Priscila Rodrigues
1 mês atrás

Bom dia. As atividades da 2ª série ( semana 3) da disciplina de matemática não foram inseridas.

Última edição 1 mês atrás by Priscila Rodrigues
Bruna
Bruna
1 mês atrás

Boa tarde! Haverá sugestão de atividades para a semana 3 do componente língua portuguesa (segunda e terceira série)? Até o momento, só há sugestões de atividades para a primeira série. Obrigada.

José Rodolfo
José Rodolfo
1 mês atrás

Boa Noite!
Onde encontro o plano de ensino e o material para as Aulas de Percurso Filosófico sobre a evolução humana?

Rita
Rita
1 mês atrás

Boa tarde! Gostaria d saber porque não encontro as orientações curriculares de Ensino Religioso do 3º trimestre das series finais do 6º ao 9º ano, pois quando clico aparece o 3º trimestre as series iniciais. Desde já eu agradeço e espero uma devolutiva,

 

Angelina
Angelina
2 meses atrás

O que significa o número à esquerda: 10,25,50,100?

Dalila
Dalila
2 meses atrás

Bom dia!
Prezada, onde encontro as orientações curriculares de Lingua Inglesa 2024 para os anos iniciais ?
Grata.

Edgar Pimenta dos Santos
Edgar Pimenta dos Santos
2 meses atrás

Esse estado não respeita os professores e profissionais da área da ciências biológicas. Aonde já se viu introduzir criacionismo em aulas de biologia? Que fiquem ciente que já estamos entrando em contato com os colegas que trabalham com ciências biológicas e profissionais do direito do estado do Espirito Santo. Para juntos tomarmos as medidas legais necessárias.

Edgar Pimenta dos Santos
Edgar Pimenta dos Santos

Então já que é assim por que vocês não incluíram na grade o ensino de astrologia e alquimia? E outra, qual é o criacionismo que será ensinado o Hindu o Iorubá qual entre as milhares de crenças. Não adianta me mostrar um documento confeccionado pela secretaria do Estado do Espirito Santo ou se utilizar de brechas no currículo para inserir pseudociência em aulas de biologia. Segundo a constituição o estado é laico e a escola não deve ter papel nenhum em ensino de religião, isso compete as famílias. Ps. não existe contraponto científico a teoria da evolução.

Edgar Pimenta dos Santos
Edgar Pimenta dos Santos
2 meses atrás

Gostaria de saber com base em que vocês incluíram criacionismo e DI como parte do componente curricular no terceiro ano do ensino médio, sendo que os mesmos não apresentam respaldo científico nenhum. Sou professor de Biologia no estado de São Paulo. Isso é um total desrespeito com os profissionais da área da Biologia e nós entraremos com as medidas legais cabíveis em apoio aos colegas professores do estado do Espirito Santo.

Poliana
Poliana
2 meses atrás

Bom dia, não estou conseguindo acessar a orientação curricular de sociologia do 2º bimestre.

Regina
Regina
2 meses atrás

Boa tarde!
Gostaria de saber por que o caderno de práticas de Mídias digitais da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Linguagens Digitais só tem o 2º trimestre. Onde encontro o material referente ao 1º trimestre?

Carla
Carla
2 meses atrás

Bom dia! A 2ª seção das orientações de Esporte, a Ciência e suas linguagens referente unidade curricular de Morfologia Humana & Atividades Físicas parece estar trocado com a de Terra, Vida e Cosmos.

Marcelo Schimit
Marcelo Schimit
2 meses atrás

Boa tarde. Não está disponível o arquivo PDF das orientações da disciplina Desenho Técnico, 3ª série, itinerário Energias Renováveis.

Diego
Diego
2 meses atrás

Bom dia, gostaria de saber onde encontro as orientações curriculares para o 2º trismestre de sociologia da 3ª série do EM, pois só encontro o 1º e 3º trimestres. E quando seleciono o 2º trimestre aparece a seguinte mensagem “Registros não coincidentes encontradas.”

Mônica Cristina de Orequio
Mônica Cristina de Orequio
2 meses atrás

Boa noite! Sou pedagoga e não encontrei a ementa da disciplina ” Fonte de obtenção de energia” Do Itinerário Energias Renováveis e Eficiência Energética.

tomaz
tomaz
2 meses atrás

Bom dia, preciso das orientações curriculares de Narrativas Socioliterárias paraa Unidade Curricular Arte, poder e (i)materialidades. Já procurei muito e não encontro, poderia fornecer por favor?

Vanda
Vanda
2 meses atrás

Boa tarde!
Não estou encontrando os conteúdos do Aprofundamento para Química, Terra, Vida e Cosmos. podem me auxiliar?
Desde já, agradeço.

Thiago
Thiago
2 meses atrás

Bom dia, gostaria de ter acesso as ORIENTAÇÕES CURRICULARES ou MATERIAL DE REFERÊNCIA da disciplina de DESENHO TÉCNICO, do ITINERÁRIO FORMATIVO de Energias Renováveis.

Damiana
Damiana
2 meses atrás

Bom.

Pablo
Pablo
2 meses atrás

Ei Bom dia, gostaria de encontrar os itinerários de Arte da 2ª e 3ª série do EM. Podem me ajudar?

Pablo
Pablo
Responder a  Pablo
2 meses atrás

De mídias digitais

Marcela Rúbia Gava
Marcela Rúbia Gava
2 meses atrás

Bom dia. As orientações curriculares de biologia da 3ª série do EM não está disponível.

Marcela Rúbia Gava
Marcela Rúbia Gava

Seleciono EM, turno, trimestre, série e não aparecem as orientações da 3ª série. Só aparece quando seleciono da 2ª série

Marcela Rúbia Gava
Marcela Rúbia Gava

Ensino médio – Biologia 3ª série

Marcela Rúbia Gava
Marcela Rúbia Gava

Pelo que percebi, as orientações da 3ª série estão misturadas com as orientações da 2ª série. Favor verificar. Obrigada

Marcela Rúbia Gava
Marcela Rúbia Gava
2 meses atrás

Bm dia. Na semana passada, eu conseguia visualizar todas as orientações de Biologia. Essa semana, as orientações de biologia para a 3ª série não estão disponíveis. Terá modificações?

Nayara Costa Silva
Nayara Costa Silva
2 meses atrás

Na Pesquisa Direta aos Conteúdos dos Documentos Curriculares 2024 não está aparecendo o de Língua Portuguesa.

Thamires D
Thamires D
2 meses atrás

Boa tarde.
As orientações curriculares de ciências, anos finais do ensino fundamental, primeiro, segundo e terceiro trimestre não estão abrindo.

DARLENE GLORIA SOUZA DE OLIVEIRA MENEZES
DARLENE GLORIA SOUZA DE OLIVEIRA MENEZES
2 meses atrás

BOM DIA!

As orientações curriculares de ESPORTE, A CIÊNCIA E SUAS LUNGUAGENS 1º trimestre não está abrindo.

Bruna
Bruna
2 meses atrás

Bom dia,
O documento para Educação Financeira – 3ª série é o mesmo da Consumo Consciente e Educação Tributária – 3ª série.
É preciso colocar o arquivo correto para Educação Financeira – 3ª série.
Att,

Artur
Artur
2 meses atrás

Boa noite! Não estou encontrando as Orientações Curriculares para o componente Arte e Patrimônio Cultural da 2ª e 3ª séries para o ano de 2024. Não estão aparecendo as orientações para o aprofundamento, somente para a FGB (1ª série). Poderiam ajudar a encontrar ou atualizar o sistema?
Desde já, agradeço. Abraços!!!

Thatiane Lorena
Thatiane Lorena
2 meses atrás

O conteúdo de biologia da 3a. série EM não consta no documento acima

Thatiane Lorena
Thatiane Lorena
2 meses atrás

Estou impressionada com a quantidade de conteúdo por trimestre em biologia. Deve haver algum equivoco, pois cada um dos conteúdos requerem muitas informações para aprendizagem.

Victor
Victor
2 meses atrás

Olá! Existem orientações curriculares adaptadas para a EJA multiseriado do noturno? Tanto fundamental quanto médio. Se não houver, há a possibilidade de postar as orientações da EJA tradicional?

Ailson
Ailson
2 meses atrás

Olá, boa noite! 🙂 Onde encontramos as orientações curriculares referentes à EJA?

Tiago
Tiago
2 meses atrás

Prezados! As orientações curriculares de “LÍNGUA PORTUGUESA FGB” do 1º e 2 Trimestres estão com conteúdos iguais para as 1ª, 2ª e 3 séries; e a mesma coisa acontece com o 3º Trimestre para as 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Favor verificarem se há algum erro. Obrigado.

Tiago
Tiago

Ótimo! Obrigado pelos esclarecimentos.

Wéllerson
Wéllerson
2 meses atrás

Bom dia! 
Ao abrir o item: “EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FISCAL – EDUCAÇÃO FINANCEIRA 3º SÉRIE” está errado, aparece “CONSUMO RESPONSÁVEL E EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA 3º SÉRIE”.