Caro(a) Professor(a)!
A Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB), da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU), convida vocês a conhecerem as Orientações Curriculares, elaboradas por Etapas de Ensino e Componentes Curriculares a partir do Currículo do nosso estado.

ENSINO MÉDIO - ITINERÁRIOS FORMATIVOS
...
3.7 3 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
482 Comentários
O mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Ana Mesquita
Ana Mesquita
3 dias atrás

Boa tarde!
Matriz de Referência – AMA 2024 – 3ª edição?
Componente Curricular: Matemática

Ana Mesquita
Ana Mesquita

Obrigada!

Franklin
Franklin
6 dias atrás

Boa tarde. Poderia enviar o link das orientações para os estudantes da educação especial?

Rosiele K. V. Corteletti
Rosiele K. V. Corteletti
21 dias atrás

Boa noite!
Com a mudança, não localizei as orientações curriculares da EJA. Poderia me orientar?

Wandressa Sório Paganini Monteiro
Wandressa Sório Paganini Monteiro
24 dias atrás

Boa noite. Analisando os currículos da 2ª e 3ª séries nos itinerários de “Matemática Financeira” e “Estatística”, pude observar que os conteúdos abordados no 3º trimestre são os mesmos para ambas as séries. É isso mesmo??
E os Cadernos Metodológicos serão divulgados quando?

Lucilene
Lucilene
27 dias atrás

Boa tarde. Gostaria de informações sobre o atraso dos conteúdos do itinerário de esportes na disciplina de morfologia que não foram disponibilizados no segundo trimestre e no final foram colocados conteúdos que não pertencem ao itinerário esportes na disciplina de morfologia, sendo colocado conteúdos de plantas! Morfologia no itinerário de esportes é morfologia humana!

Lucilene Furtado de Oliveira Moser
Lucilene Furtado de Oliveira Moser

Obrigada pela resposta, fui orientada agora fazer o registro manual do segundo trimestre .

Cristiana Soares
Cristiana Soares
27 dias atrás

Boa Tarde!

Por que mudaram o formato da página? Estava bom, todas as abas na mesma página.

Lucilene
Lucilene
27 dias atrás

Boa tarde. Eu não sei se o problema está ocorrendo apenas na minha escola, mas as habilidades do conteúdo de morfologia do itinerário de esportes não foram disponibilizadas no decorrer do segundo trimestre, atrasando todo o preenchimento no seges. Agora está disponível as habilidades do segundo e do terceiro trimestre, porém as do segundo trimestre não são da disciplina de morfologia, mas parece ser de outro itinerário. Assim, continuo sem preencher no seges do segundo trimestre. Isso preocupa, pois já estamos no terceiro trimestre e se o problema continua, não daremos conta no final do ano de fazer todo o preenchimento no seges para finalizar o ano letivo. Temo que acabe acontecendo o que ocorreu com meus colegas da EJA, que por falta de orientação correta, tiveram que trabalhar em casa no período de recesso em julho para finalizar as pautas. Recesso e férias é descanso do professor, não trabalho remoto.

Lucilene
Lucilene
27 dias atrás

Bom dia. Eu não sei se o problema está ocorrendo apenas na minha escola, mas as habilidades do conteúdo de morfologia do itinerário de esportes não foram disponibilizadas no decorrer do segundo trimestre, atrasando todo o preenchimento no seges. Agora está disponível as habilidades do segundo e do terceiro trimestre, porém as do segundo trimestre não são da disciplina de morfologia, mas parece ser de outro itinerário. Assim, continuo sem preencher no seges do segundo trimestre. Isso preocupa, pois já estamos no terceiro trimestre e se o problema continua, não daremos conta no final do ano de fazer todo o preenchimento no seges para finalizar o ano letivo. Temo que acabe acontecendo o que ocorreu com meus colegas da EJA, que por falta de orientação correta, tiveram que trabalhar em casa no período de recesso em julho para finalizar as pautas. Recesso e férias é descanso do professor, não trabalho remoto.

Luzani Marim Barrére
Luzani Marim Barrére
27 dias atrás

Bom dia! Sugiro que as rotinas sejam formatadas de uma forma que não desperdice tanto papel. Não há necessidade de espaço entre o títtulo e um texto, espaço entre o texto e início do enunciado, espaço entre o enunciado e as opções, espaço tão grande entre uma questão e outra. Quando há um poema que os versos não são muito grandes, a atividade pode vir do lado. É importante também as margens serem estreitas. Espero que minha sugestão seja levada em consideração. Eu agradeço e o meio ambiente também.

Lucilene
Lucilene
28 dias atrás

Boa tarde. Eu não sei se o problema está ocorrendo apenas na minha escola, mas as habilidades do conteúdo de morfologia do itinerário de esportes não foram disponibilizadas no decorrer do segundo trimestre, atrasando todo o preenchimento no seges. Agora está disponível as habilidades do segundo e do terceiro trimestre, porém as do segundo trimestre não são da disciplina de morfologia, mas parece ser de outro itinerário. Assim, continuo sem preencher no seges do segundo trimestre. Isso preocupa, pois já estamos no terceiro trimestre e se o problema continua, não daremos conta no final do ano de fazer todo o preenchimento no seges para finalizar o ano letivo. Temo que acabe acontecendo o que ocorreu com meus colegas da EJA, que por falta de orientação correta, tiveram que trabalhar em casa no período de recesso em julho para finalizar as pautas. Recesso e férias é descanso do professor, não trabalho remoto.

LEONARDO LORENZONI VIEIRA
LEONARDO LORENZONI VIEIRA
1 mês atrás

bom dia, os conteúdos do 2º e 3º trimestre de língua inglesa do fundamental séries finais (9º ano) estão iguais, está certo?

Carlos Sousa
Carlos Sousa
1 mês atrás

Boa tarde, tudo bem? Gostaria de informações sobre a questão de os conteúdos dos itinerários formativos de Matemática Financeira da 2° e 3° séries serem iguais para esse 3 trimestre e um desses conteúdos (renda fixa) já ter sido visto no trimestre anterior.

Última edição 1 mês atrás by Carlos Sousa
Carlos Sousa
Carlos Sousa
1 mês atrás

Boa tarde, os conteúdos dos itinerários formativos de Matemática Financeira referente às 2 e 3 séries para o 3 trimestre, estão repetidos. Gostaria de saber se currículo será o mesmo para ambas as séries.

Filipe dos Reis
Filipe dos Reis
1 mês atrás

Bom dia!
Quando ficará disponível no site as orientações curriculares do 3° trimestre do itinerário de Percurso filosófico sobre a evolução humana?

Narilene
Narilene
1 mês atrás

Bom dia. Gostaria de saber quando irão disponiblizar o currículo do 3º trimestre do Itinerário Percurso filosófico da evolução humana.

Lucilene
Lucilene
1 mês atrás

Boa tarde. Com relação aos conteúdos previstos para trabalhar com a disciplina de Biologia no primeiro e segundo trimestre, a equipe que elaborou realmente acredita que é possível trabalhar esses conteúdos de forma a considerar o processo ensino aprendizagem do educando? ´Qualquer professor de Biologia com uma boa formação, sabe que é impossível. Agora no segundo trimestre, não consigo registrar na pauta os conteúdos que ainda estou trabalhando, pois não deu tempo de trabalhar no primeiro trimestre e são fundamentais para o estudante compreender outros conteúdos posteriormente. A pauta no segundo trimestre só consta habilidades e objetos do conhecimento do segundo trimestre.

Lucilene
Lucilene

Bom dia. Obrigada pelo retorno, mas ainda continuamos sem orientação de como vamos lançar os conteúdos na pauta do segundo trimestre sendo que ainda estamos desenvolvendo os conteúdos que estão previstos no primeiro trimestre, visto que é impossível trabalhar conteúdos que são a base para muitos outros em um único trimestre. Por exemplo, na pauta só tem possibilidade de lanças anatomia e fisiologia. Estou concluindo agora meiose e formação de gametas. Gostaria que as orientações de como fazer fosse passado para os pedagogos, pois eles não tem a resposta. Assim o preenchimento das pautas vão ficando atrasados.

Ivone
Ivone
1 mês atrás

Paginação incorreta novamente na rotina da 2ª série da 23ª semana. Os estudantes acabam bagunçando tudo na hora de colocar na pasta.

FABRÍCIO OLIVEIRA SOUZA
FABRÍCIO OLIVEIRA SOUZA
1 mês atrás

Olá, gostaria de fazer uma observação. Na RPE da semana 23 (1a série) o exercício resolvido 1 letra B e sua respectiva solução não faz sentido.

Marcelo Domingos
Marcelo Domingos
2 meses atrás

Bom Dia !! Gostaria de auxílio para localizar material de atividades para Educação Especial.

Obrigado pela atenção.

Margarida Francisca Peteino
Margarida Francisca Peteino
2 meses atrás

boa noite,sou professora da sala de recurso e gostaria de saber se posso estar usando este mesmo currículo para atender o EJA.

KAROLLAYNE ALVES OLIVEIRA
KAROLLAYNE ALVES OLIVEIRA
2 meses atrás

Bom dia!
Poderia me disponibilizar o link para ter acesso ao currículo da 3ª etapa do ensino médio da EJA?

Agradeço!

Micheliny Ferreira
Micheliny Ferreira
2 meses atrás

Olá.
Gostaria de saber por que os links do Material Estruturado do 6º e 7º ano do 2º trimestre de Língua Portuguesa não estão mais disponíveis?
Por gentileza, poderiam disponibilizá-los novamente?

Pablo Baptista Rodrigues
Pablo Baptista Rodrigues
2 meses atrás

Caros,

Gostaríamos de acesso do material estruturado dos 6º e 7º anos do Segundo Trimestre da Disciplina de Língua Portuguesa. Eles estavam disponíveis, mas agora não mais.

Forte abraço!

Camille Altoé
Camille Altoé
2 meses atrás

Bom dia!
Onde estão disponíveis os cadernos metodológicos sugeridos nas orientações curriculares de Biologia?

Raiane Roberta Reinell
Raiane Roberta Reinell
2 meses atrás

Olá,

As orientações curriculares/currículo prioritário de LP, que está disponível no site hoje (25/07) é realmente a prevista para o 3º trimestre, ou ainda sofrerá mudanças??

Luis Gustavo
Luis Gustavo
2 meses atrás

Olá, boa tarde, uma observação para correção, no ensino fundamental anos finais, no 3 trimestre do ensino religioso na página 16, está informando o trimestre errado, lá informa 1° trimestre, quando na verdade é o terceiro.

Sonia
Sonia
2 meses atrás

Boa tarde! Os descritores da Semana 20 de Língua Portuguesa do 1º ano estão diferentes. Quando abro o Guia aparecem os descritores D062_P e D050_P. E na sugestão de atividades aparecem o D074_P, D017_P e D039_P. Quais devemos seguir?

Christiane
Christiane
3 meses atrás

Bom dia!
Gostaria de saber por que os links das Rotinas Pedagógicas aparecem e desaparecem constantemente?
Por gentileza, poderiam disponibilizá-los novamente?

Ellaine Oliveira Ferreira
Ellaine Oliveira Ferreira
3 meses atrás

Boa tarde. As atividades de revisão para AMA precisam estar alinhadas com os descritores e objetos de conhecimento trabalhados até aqui. Assim como na rotina, é necessário que tenha o material estruturado especificando os descritores e questões pertinentes. No material sugerido da 2ª série de Língua Portuguesa, as questões são do ENEM, ou seja, outro nível. É necessários questões no estilo e nível AMA/ PAEBES.

Ellaine Oliveira Ferreira
Ellaine Oliveira Ferreira
3 meses atrás

Bom dia. Qual a matriz da AMA do 2º trimestre para planejamento da revisão? O material disponibilizado contempla poucos descritores.

FÁBIO VIEIRA QUADRA
FÁBIO VIEIRA QUADRA
3 meses atrás

Onde encontro as orientações curriculares com as habilidades do EJA?

mauricio santos
mauricio santos
3 meses atrás

Bom dia. A rotina pedagógica da semana 15 do 1o ano contem a seguinte afirmação: “Relacionar os trovadores medievais galego-portugueses com os cantadores nordestinos brasileiros une as duas pontas históricas da língua portuguesa, demonstrando a sua importância internacional, em movimento de busca de unidade. Na nossa música popular, também ocorrem algumas manifestações desses cantadores que se assemelham aos trovadores. Alguns deles são fiéis à estrutura de composição, à temática medieval e a uma variante arcaica ou regionalista da língua, com termos de pouco uso contemporâneo, sobretudo nos ambientes urbanos. Isso faz com que suas cantigas estejam muito próximas das medievais, considerando a distância temporal de 1000 anos, ao mesmo tempo que são um exemplo típico da cultura do sertão brasileiro.” Podem explicar melhor o que significa isso? Há ideias muito originais nessa afirmação… fiquei muito surpreso… equiparando variação regional com variação histórica, ambientes urbanos com o sertão brasileiro… esse material, nesse “movimento em busca de unidade”, conseguiu realmente juntar manifestações culturais muito diferentes e heterogêneas. Gostei da sugestão… vamos descontextualizar as manifestações artísticas-culturais para simplificar ao máximo. Isso vai ajudar bastante o nosso trabalho de educadores e também a aprendizagem dos alunos. Parabéns!

VALDINEI MEIRELES FIDELES
VALDINEI MEIRELES FIDELES
3 meses atrás

Meus parabéns! Conteúdos muito bem esquematizados.

Marcos Valério Guimarães
Marcos Valério Guimarães
Responder a  VALDINEI MEIRELES FIDELES
2 meses atrás

Obrigado !

Ellaine Oliveira Ferreira
Ellaine Oliveira Ferreira
4 meses atrás

Bom dia. Essa rotina pedagógica de Língua Portuguesa é muito incoerente. Na 3ª série, na 13ª semana foi abordado o objeto de conhecimento “Oração coordenada” com os descritores: D044_P Identificar marcas linguísticas em um texto, D054_P Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos morfossintáticos. Não abordou o descritor referente aos conectivos e deveria ter abordado.

Agora na 15ª semana que o conteúdo é 3ª geração do Modernismo com os descritores: D027_P Distinguir ideias centrais de secundárias ou tópicos e subtópicos em um dado gênero textual. D039_P Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas em um texto. D050_P Reconhecer a presença de valores sociais e éticos. D062_P Identificar discursos que contribuíram para a formação da identidade nacional em textos da literatura brasileira.

O que o descritor D039 está fazendo na 15ª semana? Não deveria ter sido abordado na 13ª quando se abordou morfossintaxe?

Além disso, se o objeto de conhecimento é 3ª geração do Modernismo, todos os descritores devem ser abordados em textos da 3ª geração do Modernismo para reforçar o conteúdo. Trabalhar descritor de forma isolada não precisa de rotina, banco de questões encontramos no Google.

É necessário que se alinhe isso.
Nesta quinzena, as atividades referentes aos descritores também estão em forma de imagem, dificultando a formatação da atividade para o aluno.

Diego Moura Aves
Diego Moura Aves
4 meses atrás

Como faço para acessar os cadernos pedagógicos de PV do ensino médio do 2º trimestre?

VANDERLÉA SANTOS DE OLIVEIRA LANGAME
VANDERLÉA SANTOS DE OLIVEIRA LANGAME
4 meses atrás

BOM DIA! ACESSEI AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE GEOGRAFIA DO FUNDAMENTAL 2, DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E O 2º TRIMESTRE ESTÁ IDÊNTICO AO 3º. PODEM ME AJUDAR??????

Darcileia Lopes
Darcileia Lopes
4 meses atrás

AS OC PARA GEOGRAFIA (SÉRIES FINAIS) SÓ APARECEM PARA O 3º TRIMESTRE, FALTAM O 1º E 2º.

Valeska Favoretti Serafim
Valeska Favoretti Serafim
4 meses atrás

Prezados. O conteúdo de Enhance Much do 2º trimestre está igual ao do 1º para a 3ªESP. Aguardo modificações.

Valeska Favoretti Serafim
Valeska Favoretti Serafim

Há um equívoco de todo modo, pois o mesmo não acontece nas orientações do 3º trimestre. Felizmente, minha autonomia e experiência me permitem proporcionar aos estudantes práticas que vão além de leitura instrumental. Mesmo assim, a riqueza das orientações curriculares sempre me foram extremamente importantes, exatamente nesse sentido de orientação. Infelizmente, os itinerários carecem disso! Que venham mudanças para melhor!

Elson Moraes
Elson Moraes
4 meses atrás

As OC de Trajetória Humana do 2ºTrimestre da 3ªSérie está igual a da 2ª Série. Nem a série foi mudada.

Geane O. Lanes
Geane O. Lanes
4 meses atrás

O Conteúdo da Disciplina de Ciência Tecnologia e Saúde (Itinerário Terra. Vida e Cosmos) do 3º ano (2º trimestre) realmente é o mesmo conteúdo do 2º ano (3º trimestre)?

Caroline Silva
Caroline Silva
4 meses atrás

Bom dia! Não encontrei o arquivo com as orientações do 2º Trimestre (EM) para Perspectiva Geográfica: Desenvolvimento e Espaço referente a 3ª SÉRIE. Quando acesso o link da 3ª série abre um arquivo de 2ª série.

Caroline Silva
Caroline Silva

Obrigada!

Fernanda Bicalho
Fernanda Bicalho
4 meses atrás

Estou admirada com as orientações curriculares do 6º ano no 2º trimestre! Sério, abri e fiquei chocada em como FINALMENTE está fazendo sentido em relação à realidade das turmas que ainda estão iniciando no Inglês. Tudo muito simples, bem explicado e que realmente pode ser usado em sala! Parabéns!

Rafael Freire
Rafael Freire
4 meses atrás

O segundo trimestre de sociologia em Movimento não está abrindo o link para a visualização dos conteúdos.

Raiane Roberta Reinell
Raiane Roberta Reinell
4 meses atrás

Poderiam parar de mudar esses documentos no meio do jogo. Pior ano possível para estar na educação.

Elizabete
Elizabete
4 meses atrás

Porque as orientações curriculares de Matemática do 2º trimestre do EF ainda não podem ser acessadas?

Debora Souza Luz
Debora Souza Luz
4 meses atrás

Olá! Não consigo carregar os documentos de 2023 no Drive.

Natan Silva Zuqueto
Natan Silva Zuqueto
4 meses atrás

Bom dia, as orientações para o 2° Trimestre para Matemática para o Ensino Fundamental maior fica pronto quando?

Michele
Michele

Não foi possível acessar, aparece em revisão.

Natan Silva Zuqueto
Natan Silva Zuqueto

Bom dia; aparece em revisão.

Marcos
Marcos

As orientações para o 2º Trimestre – Ensino Fundamental Anos Finais, ainda não estão disponíveis. Aparece como (Em Revisão) e o link do documento não abre.

Elizabete
Elizabete

Também não estou conseguindo acessar, só diz que está em revisão

Rosimar Flegler
Rosimar Flegler
5 meses atrás

como eu consigo acessar as orientaçõe? SEMPRE PEDE SENHA

Elizabete R. Pereira
Elizabete R. Pereira
5 meses atrás

Bom dia! Onde encontro as Orientações Curriculares para a EJA?

At. te
Elizabete

Mayra
Mayra
5 meses atrás

Boa tarde.
A orientação para Narrativas de Clio no 2º trimestre está errada. O pdf que está lá é de Literatura.
Att,
Mayra

482
0
✋🏼Descreva um comentário sobre os conteúdos apresentados no site!x