Caro(a) Professor(a)!
A Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental (AE011), da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu), convida vocês a conhecerem as Orientações Curriculares, elaboradas por Etapas de Ensino e Componentes Curriculares a partir do Currículo do nosso estado.
gostaria de informação sobre conteúdo da EJA??
Bom dia Cledimar,
Os documentos curriculares para a Modalidade EJA estão em fase de construção pela equipe EJA da SEDU Central, no entanto você pode utilizar os documentos disponíveis em https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/documentos/ e realizar adaptações para a Modalidade EJA.
Obrigado,
OBSERVAÇÃO: ARTE 3º TRIMESTRE (Anos Iniciais) – No conteúdo do 5º ano está escrito 1º TRIMESTRE ao invés de 3º.
Bom dia Erika,
Documento corrigido!
Muito Obrigado.
Bom dia muito bom
Boa tarde.
No currículo de Física 3o Trimestre está aparecendo Filosofia.
Bom dia,
Documento corrigido.
Obrigado,
Boa tarde,
Não estou conseguindo baixar as orientações curriculares , quando eu clico na disciplina ela volta para a página principal.
Bom dia Amanda,
Favor informar em qual disciplina está apresentando o problema.
Obrigado.
Qual a justificativa para as orientações de Ed. Física na 2ª séria serem tão limitadas? Um campo tão grande como a Ed. Física ficar limitado apenas em um ou dois conteúdos chega ser ridículo. Cadê atividades de aventura, lutas e etc?
Prezado professor,
Bom dia!
Esperamos encontrá-lo bem!
Vivenciamos atualmente um processo de transição curricular, sendo assim, algumas das Práticas Corporais citadas pelo senhor ainda não são sinalizadas de maneira direta nas habilidades e nos objetos de conhecimento das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, que ainda são orientadas pelo Currículo Básico Escola Estadual (2010).
No entanto, podemos observar que destacamos o esporte no primeiro trimestre da 2ª série e como sugestão o handebol. O que não o torna obrigatório.
Ou seja, caso o senhor, a partir do planejamento coletivo com a área de Linguagens e suas Tecnologias tenha o interesse de tematizar um esporte de combate ou um esporte técnico-combinatório (como algumas lutas e práticas corporais de aventura na natureza ou urbanas já esportivizadas, a exemplo do judô e do skate), tem total autonomia.
O intuito do documento é orientar e destacar como fundamental o desenvolvimento das habilidades dos alunos, não apenas de um elemento específico.
Esperamos tê-lo ajudado na compreensão das Orientações Curriculares e seguimos à disposição para quaisquer dúvidas.
Atenciosamente,
Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental
Bom dia ,
Onde encontro as orientações curriculares da EJA 1° segmento ?
Bom dia Amanda,
Os documentos curriculares para a Modalidade EJA estão em fase de construção pela equipe EJA da SEDU Central, no entanto você pode utilizar os documentos disponíveis em https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/documentos/ e realizar adaptações para a Modalidade EJA.
Obrigado,
Olá, bom dia.
Gostaria de saber como são colocadas as unidades temáticas e objetos de conhecimento específicos da Educação Física (brincadeiras e jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas de aventura) que devem ser aprofundadas no Ensino Médio nas orientações curriculares do 1º Ano?
Prezada Gabriela Biancardi Braga,
Bom dia!
Esperamos encontrá-la bem!
Na etapa do Ensino Médio, de acordo com o Novo Currículo do Espírito Santo, o componente Educação Física é desenvolvido de forma integrada com toda a área de Linguagens e suas Tecnologias. Por esse motivo, os objetos de conhecimento foram definidos de maneira ampla, para contemplar as diversidade da área, tais como “Contextos e Práticas”, “Processos de criação” etc.
Sendo assim, podemos encontrar os objetos de conhecimento específicos da EF que a senhora citou (lutas, danças, esportes entre outros) compondo as habilidades, ou de maneira geral descrita como “Práticas Corporais”. Observe os exemplos a seguir:
1º TRIMESTRE:
EM13LGG104-EF/ES Utilizar as diferentes práticas corporais (brincadeiras e jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas, práticas corporais de aventura), levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão da construção da própria identidade e da produção de discursos em diversos campos de atuação social.
2º TRIMESTRE:
EM13LGG601-EFa/ES Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade dentro da prática das danças, bem como os processos de legitimação das manifestações dessas práticas na sociedade, desenvolvendo visão estética, crítica e histórica.
3º TRIMESTRE:
EM13LGG703-EFb/ES Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para apresentação e avaliação das experiências corporais éticas vivenciadas nas Práticas corporais de aventura (Esportes de aventura na natureza em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais).
EM13LGG701-EFa/ES Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado às práticas corporais e de linguagem em diferentes contextos.
Esperamos tê-la ajudado na compreensão das Orientações Curriculares e seguimos à disposição para quaisquer dúvidas.
Atenciosamente,
Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental
Boa noite, onde encontro as competências específicas e os temas integradores de Arte no ensino médio?
Prezada Samara,
As competências específicas e os temas integradores seguem na página seguinte as páginas das habilidades
Além disso, as competências específicas estão indicadas na própria habilidade. Exemplo:
EM13LGG101ARTa/ES Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos das artes visuais, do audiovisual, da dança, do teatro, das artes circenses e da música, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos, contribuindo para a construção de identidades e de projetos de vida.
EM13LGG101ARTa/ES
EM- Ensino Médio
13- Da primeira a terceira série.
LGG- Linguagens
101- Primeira habilidade da competência 1
ART- Componente curricular Arte
a- Indicação da reescrita da habilidade para atender uma especificidade. Uma mesma habilidade pode conter derivações.
/ES- habilidade sofreu alteração no Currículo do ES.
Atenciosamente,
Cláudia Botelho
3636-7842 7838
ONDE EU ACHO ORIENTAÇOES CURRICULARES DE CIENCIASENSINO FUNDAMENTAL DO EJA?
Bom dia Micheli,
Os documentos curriculares para a Modalidade EJA estão em fase de construção pela equipe EJA da SEDU Central, no entanto você pode utilizar os documentos disponíveis em https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/documentos/ e realizar adaptações para a Modalidade EJA.
Obrigado,
Boa tarde, porque a disciplina de História foi retirada da 1ª série do Ensino Médio? (talvez alguém já tenha perguntando isso antes) mas não faz sentido, visto que na 2ª série muitos conteúdos pedidos para ser trabalhados são simplesmente da 1ª série, percebi que em outros estados a disciplina de História se manteve nessa respectiva séria
Bom dia,
Com a mudança do Ensino Médio, a carga horária de História, bem como de outros componentes curriculares, sofrera redução para acomodar a parte diversificada do currículo, e, como ela aumenta gradativamente ao longo dos três anos, foi preciso fazer arranjos de modo que contemplasse todos os componentes. Sendo assim, as seis aulas de História, foram reduzidas para quatro e optou por dividi-las nos dois anos finais do Ensino Médio, inclusive não foi possível nem mesmo manter os quatro componentes da área juntos nos mesmos anos.
Os estados têm autonomia para gerir os horários conforme melhor atender sua rede de ensino, o que pode apresentar divergência eles na composição dos componentes a serem abordados nos três anos.
Com relação aos conteúdos, caíram as fronteiras da linearidade, dos componentes e dos anos, o próprio livro não apresenta mais uma sequência de assuntos históricos, uma vez que o mesmo livro contempla todos os componentes da área, ou um livro para cada ano ou componente, como apresentado no fundamental.
Concluindo, a nova concepção do Ensino Médio, nos força a uma abordagem diferente de ensino aprendizagem.
Prezado(a)
Gostaria saber se há de ter o envio deste material no no meu email
aldamachadopedagoga@gmail.com
Olá Aldair,
Todos os documentos apresentados no site podem ser baixados.
No entanto caso precise destes arquivos para editar, favor enviar a solicitação para curriculo@sedu.es.gov.br
Olá.
Gostaria de saber porque o conteúdo de ARTE, do 6º ao 9º ano são os mesmo para todas as etapas, e também são os mesmo para os 3 trimestres.
Grata.
Prezada Mayara,
Boa tarde!
Esperamos encontra-la bem!
Primeiramente agradecemos pelo contato e pelo esforço na compreensão do documento.
Segue abaixo, algumas considerações sobre a sua dúvida:
A progressão das aprendizagens em Arte do Currículo do Espírito Santo abrange as competências específicas do componente curricular e as habilidades.
A Base Nacional Comum Curricular, apresenta o componente curricular Arte organizada com as unidades temáticas, os objetos de conhecimentos e as habilidades. Na escrita do Currículo de nosso estado foram reescritas as habilidades da BNCC, incluindo especificações para cada objeto de conhecimento, dentro das habilidades. Assim, foram organizados, para cada ano de ensino, uma nova proposta de sistematização: das unidades temáticas, dos objetos de conhecimentos e das habilidades. Dessa forma, com a (re)elaboração do documento curricular o ensino da Arte foi contemplado com um aprofundamento de conhecimentos a cada ano do Ensino Fundamental por meio das habilidades explicitando o que os estudantes deverão conhecer ao longo do ensino fundamental, por isso, é importante que se conheça como as habilidades foram escritas.
Esperamos tê-la ajudado e seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
ASSESSORIA DE APOIO CURRICULAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Bom dia!
O currículo de Artes dentro do 2º Trimestre no 9º ano está escrito 3º Trimestre, mas é dentro do 2º Trimestre.
Boa Tarde,
Obrigado pela observação, já realizamos a devida alteração no documento.
Bom dia!
O Novo Ensino Médio é uma realidade anunciada, há tempos, e, assim, sendo, a inserção gradual desse processo foi a medida mais acertada, não interferindo na grade atual para as demais séries (2 ª e 3ª séries). Parabenizo a disponibilização aqui no site das organizações curriculares para 2022, pois, a informação prévia auxilia muito o corpo docente a se organizar.
Parabéns!
Boa tarde!
Excelente material !
BOA TAREDE!
A EQUIPE MARAVILHOSA. BOM TRABALHO.
uma otima ideia e excelente material de apoio!
Quando terá os 2os e 3os trimestres?
Boa Tarde,
As orientações curriculares do 2 trimestre foram liberados hoje.
Agradeço a precisão das informações. Elas serão fundamentais para a elaboração do plano anual de ensino.
Excelente.
Bom dia! Preciso de orientações para as aulas de Redação.
Boa Tarde,
Favor verificar as orientações de Língua Portuguesa.
Obrigado,
BOM DIA!
PODERIA ME ENVIAR AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA EJA MÉDIO E EJA FUNDAMENTAL 2022.
Bom dia Rita,
Sugerimos que utilizem as Orientações Curriculares 2002 no endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares2022/ e realize adaptações para a Modalidade EJA.
Obrigado,
As orientações para Ciências – Anos Finais – apresenta uma cópia das “Habilidades correlacionadas com habilidades de outros componentes” do sexto ano, exatamente igual, para o sétimo, para o oitavo e para o nono ano. Parece que foi COPIA e COLA sem edição.
Boa Tarde,
Obrigado pela observação, o documento foi devidamente corrigido e está disponível para acesso.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares2022
Parabéns, ficou muito organizado. Ótimo material.
Boa tarde;
Onde eu busco material de estudo para Estudo Orientado?
Bom dia,
Verifique no endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/materiais/ se algum dos documentos atende sua solicitação.
Obrigado,
Material de excelência, obrigada pelo zelo com a educação!
Bom dia!
Quero parabenizar a todos pelo trabalho realizado até aqui. Notei que na ementa para ensino médio integrado, não consta o curso técnico de COMERCIO.
Abraços a todos
Bom dia,
Constam aqui no site apenas as ementas dos Aprofundamentos com oferta iniciando em 2022.
Como o Curso Técnico em Comércio somente será ofertado em escolas com 30 e 35 aulas semanais, somente tais ementas estão disponíveis.
Para acessá-las é necessário clicar no ícone “Materiais” > “Ementas”> “Ensino Médio”> “Itinerário de Formação Técnica e Profissional” e escolha o número de aulas semanais em que o curso técnico será ofertado: 30, 35 ou 43 aulas.
Onde está a orientação para a disciplina Língua Espanhola? Nos esqueceram novamente?
Boa Tarde,
Estamos conscientes da necessidade de atender a disciplina Língua Espanhola, e estamos nos organizando para resolver.
Obrigado,
Bom dia! Maravilha!!
Toda alinhamento que precisávamos para seguir com a qualidade necessária ao aprendizado nesse momento. certamente já é sucesso.
Bom dia!
Fico muito satisfeita pelo fato de que as mudanças serão efetivadas para aqueles que irão ingressar no ensino médio (1ª série), não interferindo na grade atual para as demais séries (2 ª e 3ª séries). Parabenizo a disponibilização aqui no site das organizações curriculares para 2022, pois, a informação prévia auxilia muito o corpo docente a se organizar. Juntos por uma educação de qualidade!
Abraço.
Foi muito importante participar deste conteúdo, juntos poderemos continuar nosso trabalho de forma alinhada e diversificada. Obrigada
Boa tarde!
Finalmente sinto-me incluído em um curso de verdadeira formação.
Boa tarde!
Parabéns pelo belo trabalho nas orientações para 2022. Muito bom! Com estas poderemos nos empenhar mais na realização de projetos, contando ainda com a segurança de que trabalharemos alinhados em benefício ao estudante, ainda mais para quem precisar mudar a residência, sendo assim, não ficará perdido no conteúdo. Fiquemos somente na responsabilidade da adaptação local.
Prezada equipe, acredito que o próximo semestre já estaremos falando ainda mais no assunto do novo ensino médio com alunado.
Na expectativa.
Grande abraço e muitas bençãos … iluminação… paz a cada um (a) e todos os seus.
Adeil
Excelente introdução com a abordagem nas diretrizes curriculares do ES 2022. O replanejamento com foco nos resultados neste retorno presencial.