CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO

Progressão das Habilidades do Componente de Ensino Religioso

Olá professor!

Ao longo de todo o Currículo do Espírito Santo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas.

As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Uma característica que o Currículo do Componente de Ensino Religioso apresenta é a retomada de habilidades já delineadas em anos anteriores. O que difere uma habilidade do ano anterior para o ano seguinte é o contexto da unidade temática com seu objeto de conhecimento.

Vale destacar que Unidade Temática se refere ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares.

Dos anos iniciais aos anos finais, no componente curricular de Ensino Religioso, os objetos de conhecimento apresentam-se de forma diferenciada, tangenciando, no geral, mesma Unidade Temática nos diferentes anos de ensino. As habilidades que visam identificar os objetos de conhecimento, que se repetem com constância, seguem assim, um movimento conceitual característico do ensino identitário. Evidencia-se nesse movimento um viés introspectivo em vez do ato progressivo das habilidades, característico de outros componentes curriculares.

No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra os esquemas abaixo, ao exemplificar um movimento conceitual das habilidades por meio da unidade temática: 

Sistematização do Mapa de progressão:

EF: ensino fundamental04:quarto anoER: componente de Ensino Religioso02:  posição da habilidade [1]
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental).  
Ano 4ºObjeto de ConhecimentoHabilidade que o estudante deve desenvolver
 Ritos religiososA habilidade a ser desenvolvida nesse momento do ensino, consiste no ato conceitual de identificar os diferentes ritos nos quais os modos de agir se submetem. Não significa apenas identificar os ritos das diferentes religiões em estudo. Por isso, a ideia de movimento conceitual que vai além da noção comum de ritos presentes nas manifestações religiosas.
 Representações religiosas na ArteO movimento conceitual nessa habilidade implica na capacidade e na habilidade de compreender que as Representações religiosas estão presentes em outras realidades. O que dimensiona o ensino religioso para a transversalidade de sua temática.

¹Posição da habilidade: refere-se à posição que a habilidade ocupa no processo da progressão (movimento conceitual).

Obs.: as habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla /ES no final – Ex.: EF04GE02/ES.

Apresentamos para você também na próxima tabela, o Mapa de Progressão da Aprendizagens e esperamos queseja útile colabore com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do componente curricular Ensino religioso nas escolas, sabendo que é você professor (a) o grande agente desse desenvolvimento curricular.

Sucesso e ótimo trabalho!

Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental

Unidade Temática / Ano

Identidades e alteridades Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental.

EF01ER01ES

EF01ER02

EF01ER03ES

EF01ER04

EF02ER01ES

EF02ER02ES

EF02ER03

EF02ER04ES

EF02ER05ES

EF03ER01

EF03ER02

EF03ER03ES

 

 

 

 

 

 

 

Manifestações religiosas contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental

EF01ER05ES

EF01ER06

EF02ER06

EF02ER07

EF03ER04

EF04ER02

EF03ER05

EF03ER06

EF04ER01

EF04ER02

EF04ER03

EF04ER04

EF04ER05

 

 

EF07ER01

EF07ER02

EF07ER03

EF07ER04

EF07ER05

 

 

Crenças religiosas e filosofias de vida contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental.

 

 

 

EF04ER06

EF04ER07

EF05ER01

EF05ER02

EF05ER03

CE1

CE2

CE4

EF06ER01

EF06ER02

EF06ER03

EF06ER04

EF06ER05

EF06ER06

EF06ER07

 

EF07ER06

EF07ER07

EF07ER08

EF08ER01

EF08ER02

EF08ER03

EF08ER04

EF08ER05

EF08ER06

EF08ER07

 

EF09ER01

EF09ER02

EF09ER03

EF09ER04

EF09ER05

EF09ER06

EF09ER07

EF09ER08

 

Compartilhe nas suas redes sociais!
0 0 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Edimar J. Maciel
Edimar J. Maciel
1 mês atrás

Muito bom !!!