CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente de Ensino Religioso
Olá professor!
Ao longo de todo o Currículo do Espírito Santo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas.
As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Uma característica que o Currículo do Componente de Ensino Religioso apresenta é a retomada de habilidades já delineadas em anos anteriores. O que difere uma habilidade do ano anterior para o ano seguinte é o contexto da unidade temática com seu objeto de conhecimento.
Vale destacar que Unidade Temática se refere ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares.
Dos anos iniciais aos anos finais, no componente curricular de Ensino Religioso, os objetos de conhecimento apresentam-se de forma diferenciada, tangenciando, no geral, mesma Unidade Temática nos diferentes anos de ensino. As habilidades que visam identificar os objetos de conhecimento, que se repetem com constância, seguem assim, um movimento conceitual característico do ensino identitário. Evidencia-se nesse movimento um viés introspectivo em vez do ato progressivo das habilidades, característico de outros componentes curriculares.
No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra os esquemas abaixo, ao exemplificar um movimento conceitual das habilidades por meio da unidade temática:
Sistematização do Mapa de progressão:
EF: ensino fundamental | 04:quarto ano | ER: componente de Ensino Religioso | 02: posição da habilidade [1] |
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). |
Ano 4º | Objeto de Conhecimento | Habilidade que o estudante deve desenvolver |
Ritos religiosos | A habilidade a ser desenvolvida nesse momento do ensino, consiste no ato conceitual de identificar os diferentes ritos nos quais os modos de agir se submetem. Não significa apenas identificar os ritos das diferentes religiões em estudo. Por isso, a ideia de movimento conceitual que vai além da noção comum de ritos presentes nas manifestações religiosas. | |
Representações religiosas na Arte | O movimento conceitual nessa habilidade implica na capacidade e na habilidade de compreender que as Representações religiosas estão presentes em outras realidades. O que dimensiona o ensino religioso para a transversalidade de sua temática. |
¹Posição da habilidade: refere-se à posição que a habilidade ocupa no processo da progressão (movimento conceitual).
Obs.: as habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla /ES no final – Ex.: EF04GE02/ES.
Apresentamos para você também na próxima tabela, o Mapa de Progressão da Aprendizagens e esperamos queseja útile colabore com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do componente curricular Ensino religioso nas escolas, sabendo que é você professor (a) o grande agente desse desenvolvimento curricular.
Sucesso e ótimo trabalho!
Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental
Unidade Temática / Ano |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
Identidades e alteridades Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental. |
EF01ER02 EF01ER03ES EF01ER04 |
EF02ER01ES EF02ER02ES EF02ER03 EF02ER04ES EF02ER05ES |
EF03ER01 EF03ER02 EF03ER03ES
|
|
|
|
|
|
|
Manifestações religiosas contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental |
EF01ER05ES EF01ER06 |
EF02ER06 EF02ER07 |
EF03ER04 EF04ER02 EF03ER05 EF03ER06 |
EF04ER01 EF04ER02 EF04ER03 EF04ER04 EF04ER05 |
|
|
EF07ER01 EF07ER02 EF07ER03 EF07ER04 EF07ER05 |
|
|
Crenças religiosas e filosofias de vida contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental. |
|
|
|
EF04ER06 EF04ER07 |
EF05ER01 EF05ER02 EF05ER03 CE1 CE2 CE4 |
EF06ER01 EF06ER02 EF06ER03 EF06ER04 EF06ER05 EF06ER06 EF06ER07
|
EF07ER06 EF07ER07 EF07ER08 |
EF08ER01 EF08ER02 EF08ER03 EF08ER04 EF08ER05 EF08ER06 EF08ER07
|
EF09ER01 EF09ER02 EF09ER03 EF09ER04 EF09ER05 EF09ER06 EF09ER07 EF09ER08 |
Muito bom !!!