CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO

Progressão das Habilidades do Componente de Ciências

Caro (a) Professor (a),

O Currículo do Espírito Santo apresenta uma educação comprometida com o desenvolvimento de competências e habilidades, que incluem o domínio do conhecimento, mas vão para além dele, pois pressupõe também o domínio de habilidades e atitudes necessárias para viver, atuar e intervir no mundo de maneira crítica.

O novo currículo do Ensino Fundamental foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aprovado por meio da Resolução CEE/ES nº 5.190/18 em 31/12/2018, e elaborado em conjunto por diversos profissionais de educação do Estado e dos Municípios, em regime de colaboração.

Sendo assim, é necessário compreender como se organiza as Competências e Habilidades elencadas neste documento e, a partir dessas premissas, elaborar estratégias de como aplicá-las de forma a abarcar todos os estudantes. Para auxiliar você, professor(a), a compreender melhor como estão organizadas as habilidades neste novo currículo, foi elaborado o Mapa de Progressão das Habilidades, com objetivo de orientar, sistematizar e fomentar o seu trabalho, além de flexibilizar o currículo, buscando melhorar a aprendizagem dos estudantes. Portanto, este documento representa mais uma ferramenta para o professor, com objetivo de ajudá-lo a organizar o seu plano de ensino.

Neste novo currículo as habilidades estão identificadas por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:

EF01CI02/ES

EF: Ensino Fundamental01: primeiro anoCI: Componente Ciências02: posição da habilidadeES: habilidade modificada pelo Estado

Precisamos compreender também que alguns objetos de conhecimento perpassam por mais de uma unidade temática e isso evidencia a proposta de integralidade deste novo currículo, por isso é necessário pensar em estratégias que permitam ao estudante entender essas inter-relações.

Compreendemos a complexidade do componente curricular de Ciências, visto que, ele engloba objetos de conhecimento de Biologia, Física, Química e alguns tópicos de Geografia, além disso, a partir deste novo currículo alguns conceitos estão presentes desde o primeiro ano do ensino fundamental. Assim, este mapa de progressão foi elaborado contemplando as Unidades Temáticas e as Habilidades existentes no ensino fundamental anos iniciais e ensino fundamental anos finais no currículo do Espírito Santo estruturadas e evidenciando a evolução e o seu grau de complexidade.

As Habilidades, por sua vez, expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Para tanto, elas são descritas de acordo com uma determinada estrutura, que busca explicitar, o que deve ser aprendido pelo estudante, em qual profundidade e em qual contexto.

Veja abaixo, como exemplo, a primeira habilidade de Ciências, do 7º Ano do Ensino Fundamental:

Os verbos presentes no Currículo do Espírito Santo explicitam os processos cognitivos que devem ser desenvolvidos pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a progressão das aprendizagens, que se explicita na comparação das habilidades em cada ano, ou de um ano para o outro, pode estar relacionado aos processos cognitivos, aos objetos de conhecimento e/ou aos modificadores.

Esses verbos podem contribuir também para subsidiar o processo de seleção de materiais didáticos, estratégias de acompanhamento pedagógico e a implementação de um processo avaliativo numa perspectiva formativa mais flexível, despertando nos estudantes o anseio de aprender.

Professor(a), perceba que as habilidades foram elaboradas pensando em uma aprendizagem integral e que o currículo de Ciências apresenta uma evolução da complexidade dos objetos de conhecimento de forma que o estudante compreenda sobre si, sobre o outro e sua importância e função na sociedade.

Assim, no quadro abaixo apresentamos um exercício para que você perceba que as habilidades apresentam uma progressão contínua dentro da unidade temática que estimula o uso de metodologias investigativas e possibilita o estudante interagir de maneira ativa no processo de ensino aprendizagem.

Progressão das aprendizagens no Ensino Fundamental
UNIDADE TEMÁTICA: VIDA E EVOLUÇÃO
AnoObjeto de conhecimentoObjeto de conhecimentoHabilidade que o estudante deve desenvolver
Conhecendo a espécie humana, animais e plantas e sua associação com o ambienteCaracterísticas Físicas externas do corpo humanoLocalizar e nomear partes do corpo humano, associando a sua função. Comparar o próprio corpo com as diferenças presentes nos colegas. Identificar os hábitos de higiene a associa-los a manutenção de sua saúde e da saúde coletiva.
Conhecendo a espécie humana, animais e plantas e sua associação com o ambienteAs plantas a sua associação com outros organismos vivos e com o ambienteConhecer e listar as principais plantas de seu ambiente, suas características e suas relações com os outros organismos (alimentação, medicamentos, etc.). Identificar a importância da água e da luz para manutenção da vida desses organismos.
Conhecendo a espécie humana, animais e plantas e sua associação com o ambientePrincipais habitats, hábitos alimentares e classificação dos animais de acordo com suas características.Identificar o modo de vida dos animais, incluindo seu habitat (ecossistemas e biomas), seus hábitos alimentares, forma de comunicação e locomoção. Comparar e separar esses animais em grupos de acordo com suas características física e seu modo de vida.
Conhecendo a espécie humana, animais e plantas e sua associação com o ambienteCadeias e teias alimentares e organismos envolvidos no processo de decomposição de animais e plantasEntender a posição de cada organismo dentro de uma cadeia alimentar (produtores, consumidores e decompositores) dentro dos diferentes ecossistemas e biomas.   Obs. Entender que a espécie humana está inserida e algumas dessas cadeias. Relacionar a participação dos microrganismos (bactérias e fungos) no processo de decomposição e na produção de alimentos, medicamentos, entre outros.
Fisiologia: Conhecendo o funcionamento dos organismos vivos (órgão, tecidos e Sistemas)Fisiologia: sistemas digestivo, respiratório, circulatório, e excretor; hábitos alimentaresIdentificar e descrever as principais partes que compões os principais sistemas e associa-los a manutenção da vida dos organismos. Associar os hábitos alimentares necessários à manutenção do funcionamento adequado dos sistemas fisiológicos e da manutenção da vida do organismo.
Fisiologia: Conhecendo o funcionamento dos organismos vivos (órgão, tecidos e Sistemas)Tecidos, órgãos e sistemas nervoso, sensorial, muscular e esquelético.Identificar a organização básica da fisiologia dos seres vivos, células, tecidos, órgão e sistemas. Identificar os sistemas que estão associados diretamente a interação dos organismos vivos com o ambiente externo (Sistema nervoso e sistema sensorial), assim como substâncias que podem atuar sobre o funcionamento desses sistemas.
Intervenções ambientais sobre as populações e intervenção dos organismos no ambienteFenômenos naturais e antrópicos e seus efeitos sobre as populações de animais e plantas.   Saúde (saneamento básico, vacina e desenvolvimento científico e tecnológico)Caracterizar os principais biomas e ecossistemas, e avaliar como catástrofes ou fenômenos naturais e a atividade antrópica interferem na vida das populações de animais e plantas. Analisar o desenvolvimento científico e tecnológico, assim como outras intervenções humanas que auxiliam na manutenção da vida, como a exemplo do saneamento básico e das vacinas, que contribuem com o aumento da expectativa de vida da espécie humana.
Processos reprodutivos – Propagação dos organismos vivosPrincipais forma de reprodução dos organismos vivos.Comparar as principais formas de reprodução sexuada e assexuada entre as espécies e identificar a sua relação com a evolução de manutenção dos organismos vivos. Reprodução Humana, métodos contraceptivos e ISTs.
Evolução dos Organismos e do ambienteTeorias de surgimento de vida na Terra, Evolução das espécies e preservação do patrimônio genéticosComparar as principais teorias evolutivas, associando questões genéticas ao processo evolutivo. Unidades de conservação como instrumento da preservação do patrimônio genético das espécies vegetais, animais e de microrganismo.

Estaprogressão entre os anos é apresentada de forma que o professor (a) perceba a importâncias dessas habilidades e como elas se desenvolvem, a partir dos objetos de conhecimento, em todo ensino fundamental e como esses conhecimentos se relacionam nesta etapa.

Para entender como estão dispostas as informações na tabela, veja os esquemas abaixo:

Além da progressão das habilidades entre os anos, também podemos ter uma progressão das habilidades dentro de um mesmo ano. Desta maneira, todas as habilidades que estão em uma célula da tabela apresentam progressão no mesmo ano. Veja o esquema abaixo.

Para facilitar a leitura do documento, as tabelas que compõem este material apresentam hiperlink’s, na qual é possível ter acesso à descrição de todas as habilidades que estão presentes em todo currículo do ensino fundamental.

Esperamos que este documento contribua para compreender a estrutura do novo currículo e que ajude a pensar e elaborar práticas que possibilitem aos estudantes um entendimento mais amplo da sociedade a qual está inserido.

Sucesso e ótimo trabalho!

Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental

TABELA 1 – PROGRESSÃO DAS HABILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Unidade Temática

1 ANO

2 ANO

3 ANO

4 ANO

5 ANO

6 ANO

7 ANO

8 ANO

9 ANO

Matéria e Energia

EF01CI01

EF02CI01ES

EF02CI02ES

 EF02CI03ES1

EF03CI01ES

EF03CI02ES

EF03CI03ES

EF04CI01ES

EF04CI02

EF04CI03

EF05CI01ES

EF05CI02ES1

EF05CI03ES

EF05CI04ES

EF05CI05

EF06CI01ES

EF06CI02ES

EF06CI03ES1

EF07CI12ES1

 

EF09CI01ES

EF09CI02ES

EF09CI03ES

 

EF06CI04ES1

 

 

EF05CI14ES

EF06CI15ES

EF06CI16ES

 

 

EF07CI01ES

EF07CI02ES

EF07CI03ES

EF07CI04-aES1

EF07CI04-bES

EF07CI061

EF07CI051

 

 

EF08CI01ES

EF08CI06

EF08CI02ES

EF08CI03

EF08CI04

EF08CI05

 

 

EF09CI04ES

EF09CI05ES

EF09CI06ES

EF09CI07

 

1 Esta habilidade perpassa por mais de uma Unidade Temática

TABELA 2 – PROGRESSÃO DAS HABILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Unidade Temática

1 ANO

2 ANO

3 ANO

4 ANO

5 ANO

6 ANO

7 ANO

8 ANO

9 ANO

Vida e Evolução

EF01CI02ES

EF01CI04

EF01CI03ES

 

 

 

EF05CI06ES

EF05CI07ES

EF05CI08ES

 EF05CI09ES

EF06CI05ES

EF06CI06ES

EF06CI07

EF06CI08ES

EF06CI09ES

EF06CI10ES

 

EF08CI07ES

EF08CI08ES

EF08CI09

EF08CI10ES

EF08CI11ES

EF09CI08ES

EF09CI09

EF09CI10

EF09CI11

 

EF02CI04ES

EF02CI05ES

EF02CI06ES

EF03CI04ES

EF03CI06ES

EF03CI05ES

EF04CI04ES

EF04CI05

EF04CI06

EF04CI07

EF04CI08

 

EF07CI07

EF07CI08

EF07CI09

EF07CI10

EF07CI11ES

 

EF09CI12ES

EF09CI13

 

TABELA 3 – PROGRESSÃO DAS HABILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Unidade Temática

1 ANO

2 ANO

3 ANO

4 ANO

5 ANO

6 ANO

7 ANO

8 ANO

9 ANO

Terra e Universo

 

EF07CI12ES1

EF07CI131

EF07CI14

EF08CI14ES1

EF08CI15ES

EF08CI16

 

EF01CI05ES

EF01CI06ES

EF02CI07ES

EF02CI08ES1

EF03CI08ES1

EF04CI09ES

EF04CI10ES

EF04CI11

EF05CI11ES

EF05CI10ES

EF05CI12ES1

EF05CI131

EF06CI14ES

 

EF08CI12ES

EF08CI13ES

EF09CI14

EF09CI15

EF09CI16ES1

EF09CI171

 

EF03CI07ES

EF03CI09ES

EF03CI10ES1

 

EF06CI11ES1

EF06CI12ES1

EF06CI13ES

EF07CI15ES

EF07CI16ES

 

 

1 Esta habilidade perpassa por mais de uma Unidade Temática

Compartilhe nas suas redes sociais!
0 0 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários