CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente de Geografia
Olá professor!
Ao longo de todo o Currículo do Espírito Santo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas.
As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Uma característica que o Currículo do Componente de Geografia apresenta é a progressão das habilidades.
Dos anos iniciais aos anos finais, no componente curricular de Geografia, os objetos de conhecimento apresentam-se de forma mais aprofundada, tangenciando uma mesma Unidade Temática do 1° ao 9º ano, seguindo assim, um movimento em progressão.
Vale destacar que Unidade Temática se refere ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:
EF07GE02
EF: ensino fundamental | 07: sétimo ano | GE: componente de Geografia | 02: posição da habilidade |
¹Posição da habilidade: refere-se à posição que a habilidade ocupa no processo da progressão.
Obs.: as habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla /ES no final – Ex.: EF06GE01/ES.
Segue, na tabela abaixo, um exemplo de progressão das habilidades por meio da unidade temática “Formas de representação e Pensamento Espacial”.
UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial |
Ano | Objeto de conhecimento | Habilidade que o estudante deve desenvolver |
1º | Pontos de referência | Criar mapas mentais a partir de trajetos que percorre diariamente, esse trajeto é curto considerando que é uma criança do primeiro ano, como exemplos podemos citar: o trajeto entre a sala de aula e a quadra, a sala de aula até a biblioteca e de casa até a escola. |
2º | Localização e orientação | Ele começa a inserir nos seus mapas mentais alguns elementos da paisagem e passa a entender que a mercearia, a farmácia e a escola são pontos de referência dentro desse trajeto. |
3º | Representações cartográficas | Ele inicia a leitura e elaboração de legenda, que é um elemento da cartografia muito importante. |
4º | Sistema de orientação | Reconhecer que os pontos cardeais são meios de orientação no espaço terrestre e serve para a localização em seus espaços de vivência, nas paisagens rurais e urbanas, em desenhos e representações cartográficas, a partir de um mapa simples do bairro, por exemplo. |
5º | Mapas e imagens de satélite | Comparar mapas e imagens. É interessante destacar que o estudante já vem construindo esse conceito de mapas conceituais desde o primeiro ano. |
6º | Fenômenos naturais e sociais representado de diferentes maneiras, orientação, coordenadas geográficas, representação do espaço por meio de mapas e a linguagem cartográfica | Reconhecer a importância da orientação e localização e medir distâncias pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. |
7º | Mapas Temáticos do Brasil: Linguagem cartográfica | Interpretar e elaborar mapas temáticos do Brasil: político, dos estados, das cidades, da vegetação, do relevo, dentre outros. Importante destacar que o estudante já reconhece e faz a leitura das legendas. |
8º | Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e da África. | Elaborar e interpretar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, modos de vida e usos e ocupação dos solos da América e a África. |
9º | Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação | Elaborar e interpretar mapas e gráficos, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidades, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. |
Unidade Temática |
|
||||||||
Conexões e escala |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
Habilidades |
|||||||||
|
|
||||||||
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
|
|
|
|
Unidade Temática |
|
||||||||
Mundo do trabalho |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
Habilidades |
|||||||||
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|||||
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
Unidade Temática |
|
||||||||
Natureza, ambiente e qualidade de vida |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
Habilidades |
|||||||||
|
|
||||||||
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|
|
|
|
|