CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO

Progressão das Habilidades do Componente de Geografia

Olá professor!

Ao longo de todo o Currículo do Espírito Santo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas.

As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Uma característica que o Currículo do Componente de Geografia apresenta é a progressão das habilidades.

Dos anos iniciais aos anos finais, no componente curricular de Geografia, os objetos de conhecimento apresentam-se de forma mais aprofundada, tangenciando uma mesma Unidade Temática do 1° ao 9º ano, seguindo assim, um movimento em progressão.

Vale destacar que Unidade Temática se refere ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:                                                             

EF07GE02

EF: ensino fundamental07: sétimo anoGE: componente de Geografia02:  posição da habilidade

¹Posição da habilidade: refere-se à posição que a habilidade ocupa no processo da progressão.

Obs.: as habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla /ES no final – Ex.: EF06GE01/ES.

Segue, na tabela abaixo, um exemplo de progressão das habilidades por meio da unidade temática “Formas de representação e Pensamento Espacial”.

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial
AnoObjeto de conhecimentoHabilidade que o estudante deve desenvolver
Pontos de referênciaCriar mapas mentais a partir de trajetos que percorre diariamente, esse trajeto é curto considerando que é uma criança do primeiro ano, como exemplos podemos citar: o trajeto entre a sala de aula e a quadra, a sala de aula até a biblioteca e de casa até a escola.
Localização e orientaçãoEle começa a inserir nos seus mapas mentais alguns elementos da paisagem e passa a entender que a mercearia, a farmácia e a escola são pontos de referência dentro desse trajeto.
Representações cartográficasEle inicia a leitura e elaboração de legenda, que é um elemento da cartografia muito importante.
Sistema de orientaçãoReconhecer que os pontos cardeais são meios de orientação no espaço terrestre e serve para a localização em seus espaços de vivência, nas paisagens rurais e urbanas, em desenhos e representações cartográficas, a partir de um mapa simples do bairro, por exemplo.
Mapas e imagens de satéliteComparar mapas e imagens. É interessante destacar que o estudante já vem construindo esse conceito de mapas conceituais desde o primeiro ano.
Fenômenos naturais e sociais representado de diferentes maneiras, orientação, coordenadas geográficas, representação do espaço por meio de mapas e a linguagem cartográficaReconhecer a importância da orientação e localização e medir distâncias pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
Mapas Temáticos do Brasil: Linguagem cartográficaInterpretar e elaborar mapas temáticos do Brasil: político, dos estados, das cidades, da vegetação, do relevo, dentre outros. Importante destacar que o estudante já reconhece e faz a leitura das legendas.
Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e da África.Elaborar e interpretar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, modos de vida e usos e ocupação dos solos da América e a África.
Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representaçãoElaborar e interpretar mapas e gráficos, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidades, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Unidade Temática

 

O sujeito e seu lugar no mundo

Habilidades

EF01GE01ES

EF02GE01ES

EF03GE01ES

EF04GE01

EF05GE01ES

EF06GE01ES

EF07GE01ES

EF08GE01

EF09GE01ES

EF01GE02ES

EF02GE02ES

EF03GE02ES

EF04GE02ES

EF05GE02ES

EF06GE02ES

 

EF08GE02

EF09GE02ES

EF01GE03ES

EF02GE03ES

EF03GE03

EF04GE03ES

 

 

 

EF08GE03ES

EF09GE03

EF01GE04

 

 

 

 

 

 

EF08GE04ES

EF09GE04

 

Unidade Temática

 

Conexões e escala

Habilidades

EF01GE05ES

EF02GE04ES

EF03GE04ES

EF04GE04ES

EF05GE03ES

EF06GE03ES

EF07GE02

EF08GE05

EF09GE05ES

 

EF02GE05ES

 

EF04GE05

EF05GE04

EF06GE04ES

EF07GE03ES

EF08GE06ES

EF09GE06

 

 

 

EF04GE06

 

EF06GE05ES

EF07GE03AES

EF08GE07

EF09GE07

 

 

 

 

 

 

EF07GE03BES

EF08GE08ES

EF09GE08

 

 

 

 

 

 

EF07GE04ES

EF08GE09

EF09GE09

 

 

 

 

 

 

 

EF08GE10ES

 

 

 

 

 

 

 

 

EF08GE11ES

 

 

 

 

 

 

 

 

EF08GE12

 

 

Unidade Temática

 

Mundo do trabalho

Habilidades

EF01GE06

EF02GE06ES

EF03GE05

EF04GE07

EF05GE05ES

EF06GE06ES

EF07GE05ES

EF08GE13ES

EF09GE10ES

EF01GE07ES

EF02GE07ES

 

EF04GE08

EF05GE06

EF06GE07ES

EF07GE06ES

EF08GE14ES

EF09GE11ES

 

 

 

 

EF05GE07ES

 

EF07GE07ES

EF08GE15ES

EF09GE12

 

 

 

 

 

 

EF07GE08ES

EF08GE16

EF09GE13ES

 

 

 

 

 

 

 

EF08GE17ES

 

 

Unidade Temática

 

Formas de representação e pensamento espacial

Habilidades

EF01GE08

EF02GE08ES

EF03GE06

EF04GE09

EF05GE08

EF06GE07AES

EF07GE09

EF08GE18ES

EF09GE14

EF01GE09

EF02GE09ES

EF03GE07

EF04GE10

EF05GE09

EF06GE08ES

EF07GE10

EF08GE19

EF09GE15

 

EF02GE10

 

 

 

EF06GE09ES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Unidade Temática

 

Natureza, ambiente e qualidade de vida

Habilidades

EF01GE10

EF02GE11ES

EF03GE08

EF04GE11

EF05GE10

EF06GE10

EF07GE11

EF08GE20

EF09GE16ES

EF01GE11

 

EF03GE09ES

 

EF05GE11

EF06GE11ES

EF07GE12

EF08GE21ES

EF09GE17

 

 

EF03GE10

 

EF05GE12ES

EF06GE12ES

 

EF08GE22

EF09GE18

 

 

EF03GE11ES

 

 

EF06GE13

 

EF08GE23

 

 

 

 

 

 

 

 

EF08GE24

 

 

Compartilhe nas suas redes sociais!
5 3 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários