CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO

Progressão das Habilidades do Componente de História

Caro professor, cara professora!

Ao longo de todo o Currículo do Espírito Santo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas.

As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares, visando a construção do conhecimento.

Dos anos iniciais aos anos finais no componente curricular de História, os objetos de conhecimento apresentam as habilidades de forma mais aprofundada, seguindo assim, um movimento em progressão que pode perpassar desde o 1º ao 9º ano, subdivididas, do 1º ao 5º ano, e do 6º ao 9º ano, ou ainda, operarem isoladas, ou seja, tendo um fim em si mesma sem uma conexão com outras habilidades. Entretanto elas são igualmente importantes e devem ser abordadas, pois estão sempre relacionadas a um objeto de conhecimento relevante para o aprendizado do estudante.

O Ensino Fundamental Anos Iniciais, prima pelo trabalho com a história próxima do estudante, o núcleo familiar, os espaços locais, físicos, sociais e culturais em que ele vive e todo o processo de formação dessa rede que o cerca.

O Ensino Fundamental Anos Finais, parte do 6º ano com a premissa de explicitar o ofício do historiador, visita a Pré-História e faz uma viagem pelo tempo e espaço até chegar aos dias atuais, sempre fazendo uma reflexão sobre os processos históricos ocorridos, suas influências e consequências nos desdobramentos da história humana, ou seja, há uma linearidade em que se expressa os fatos mais relevantes da história local, regional, nacional e global. Todo este processo histórico, em determinados momentos se apresenta interligado, conectado, em outros não.

O currículo do Espírito Santo apresenta o Campo Temático em torno do qual se agrupam os objetos de conhecimento que por sua vez reúne as habilidades, e, respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequando às especificidades dos diferentes componentes curriculares.

Percebam que mesmo havendo uma quebra na linearidade do Ensino Fundamental Anos Iniciais para os Anos Finais, uma vez que o 5º ano conclui identificando a formação das sociedades, com ênfase nas sociedades hidráulicas, e o 6º ano inicia o Ensino Fundamental Anos Finais abordando a noção de tempo, o papel do historiador e da História enquanto ciência no estudo da trajetória humana. Todavia, como a História é uma ciência que investiga o passado da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico, intrinsicamente se pode perceber a interligação do 5º ano que finaliza os Anos iniciais, para o início dos Anos finais com a temática abordada logo no início do 6º ano.

Vale ressaltar que a progressão pode ocorrer por meio dessa linearidade (ao longo dos anos, ou no decorrer do mesmo ano), e também por meio dos verbos presentes nas habilidades, que partem dos mais simples para se alcançar os de maior complexidade. Os mais simples são aqueles ligados a OBSERVAÇÃO, identificar, recordar, entender, etc., os intermediários são os ligados a TRANSFORMAÇÃO, aplicar, analisar, etc., já os mais complexos estão ligados a COMPREENSÃO, avaliar, criar, contextualizar, etc. Note que o verbo contido na habilidade, indica a ação que o (a) professor (a) deve abordar com os estudantes, se o verbo pede para identificar, não há necessidade de se cobrar ações como contextualizar, etc. Entretanto é bom lembrar que isso não engessa o trabalho, cabe ao (a) professor (a), adequar sua abordagem ao nível de aprendizagem que se encontra sua turma.

Espera-se que, no final desse processo ao ter contato com qualquer tipo de fonte histórica (documentos textuais; vestígios arqueológicos – fontes da culturamaterial e imaterial; representações pictóricas e registros orais), oestudante esteja apto a perceber, avaliar, debater, contextualizar e até produzir de forma autônoma, material relacionado ao assunto exposto. Acredita-se que o estudante enfrentaria muita dificuldade em realizar essas ações antes de concluir esse processo. Nisso consiste sua importância.

As imagens abaixo são um exemplo clássico dos livros de História, que sempre confundem os estudantes e gera o seguinte questionamento: Por que D. Pedro II, sendo filho de D. Pedro I, aparenta ter mais idade? Pergunta ligada ao verbo identificar. Ao arvorar o conhecimento o estudante contextualiza o momento histórico e compreende que D. Pedro I representa o Brasil recém independente de Portugal, a jovem nação, enquanto D. Pedro II, representa a monarquia decadente, justificando o apelo para transformar o Brasil em república.

Esse é um dos vários exemplos da importância dessa progressão na aprendizagem, e o salto qualitativo que se observa com esse processo.

Para ilustrar e facilitar a compreensão, o documento está disposto em quatro tabelas a seguir.

Sucesso e ótimo trabalho!

Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental

MAPA DE APRENDIZAGEM: ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – HISTÓRIA

ANO: 1º ano

CAMPO TEMÁTICO: Mundo pessoal: meu lugar no mundo.

OBJETO DE CONHECIMENTO: As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro) Memória e Cronologia

ANO: 2º Ano

CAMPO TEMÁTICO: A comunidade e seus registros.

OBJETO DE CONHECIMENTO: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

ANO: 3º Ano

CAMPO TEMÁTICO: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município.

OBJETO DE CONHECIMENTO: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a comunidade, a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vivemos

ANO: 4º Ano

CAMPO TEMÁTICO: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos.

OBJETO DE CONHECIMENTO: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras.

ANO: 5º Ano

CAMPO TEMÁTICO: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social.

OBJETO DE CONHECIMENTO: O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

EF01HI01ESIdentificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade, compreendendo e despertando memórias através de imagens, iconográficos, fotografias e vídeos, mudanças e permanências que envolvam seu próprio crescimento e do outro. Reconhecendo através de recursos visuais singularidades de comportamentos, identidade e pertencimento a sua família e de sua comunidade. 

EF02HI01ESReconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco, percebendo aproximações de comportamento e compreendendo que as diferenças devem ser respeitadas. A convivência em grupo exige respeito ao outro, identificando personagens em faixa etária variada e grupos étnicos diversos, trazendo relatos de vida, considerando o autoconhecimento e o conhecer do outro fundamental para estabelecer vínculos sociais e perspectivas de futuro que respeitem o diverso e compreendam identidades.

EF03HI01ES Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/ vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, celebrações, festejos tradicionais, manifestações culturais e etc., que desenvolvem relações de pertencimento dos sujeitos ao território.

 

 

EF04HI01ESReconhecer a História como ciência que estuda o resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo, estabelecendo conexões entre variações e continuidades de comportamento e estruturas no passado e no presente, percebidos no cotidiano, nas relações sociais, na família, na escola, na comunidade e demais espaços de convivência.

EF05HI01ES Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado e os grandes rios da Ásia Menor, África, América, Brasil e Espírito Santo, considerando sociedades e civilizações hidráulicas e identificando os conceitos de Estado teocrático, revolução agrícola e sociedade hidráulica.

 

MAPA DE APRENDIZAGEM: ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS – HISTÓRIA

ANO: 6º Ano

CAMPO TEMÁTICO: História: tempo, espaço e formas e registros.

OBJETO DE CONHECIMENTO: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.

ANO: 7º Ano

CAMPO TEMÁTICO: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.

OBJETO DE CONHECIMENTO: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.

ANO: 8º Ano

CAMPO TEMÁTICO: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.

OBJETO DE CONHECIMENTO: A questão do iluminismo e da ilustração.

ANO: 9º Ano

CAMPO TEMÁTICO: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo. A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.

EF06HI01ES – Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas), pensando o papel do historiador e refletindo sobre o papel da história enquanto ciência que estuda a trajetória humana ao longo do tempo, construindo Linhas do tempo individuais e coletivas para tornar material o entendimento dessas mudanças e permanências, relacionando-as a um espaço e tempo específico.

EF07HI01ESExplicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia, identificando semelhanças e diferenças entre a modernidade europeia e as demais sociedades em outros territórios/ espaços.

EF08HI01ESIdentificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. Compreendendo como a influência do Iluminismo foi importante para uma mudança nos hábitos políticos e culturais da Europa, evidenciando as mudanças trazidas: o aumento da leitura, a produção de manuais didáticos e enciclopédicos. Percebendo que esses instrumentos são de valiosa importância para a circulação do conhecimento laico e mudanças no comportamento cultural, social, político e econômico do século XVIII.

EF09HI01ESDescrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil, identificando a construção da lógica republicana e ideia de progresso no discurso da elite do Espírito Santo.

 

 

ANO/CAMPO TEMÁTICO

1

1º ANO

MUNDO PESSOAL: MEU LUGAR  NO MUNDO

2º ANO

A COMUNIDADE E SEUS REGISTROS

3º ANO

AS PESSOAS E OS GRUPOS QUE COMPÕEM A CIDADE E O MUNICÍPIO

4º ANO

TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS NAS TRAJETÓRIAS DOS GRUPOS HUMANOS

5º ANO

POVOS E CULTURAS: MEU LUGAR NO MUNDO E MEU GRUPO SOCIAL

HABILIDADES

EF01HI01ES

EF01HI02ES

EF01HI03ES

EF01HI04ES

EF02HI01ES

EF02HI02ES

EF02HI03ES

EF02HI04ES

EF02HI05ES

EF02HI06

EF02HI07ES

EF03HI01ES

EF03HI02ES

EF03HI03ES

EF03HI04

EF04HI01ES

EF04HI02ES

EF04HI03ES

EF05HI01ES

EF05HI02ES

EF05HI03ES

EF05HI04ES

EF05HI05ES

 

 

ANO/CAMPO TEMÁTICO

2

1º ANO

MUNDO PESSOAL: EU, MEU GRUPO SOCIAL E MEU  TEMPO

2º ANO

AS FORMAS DE REGISTRAR AS EXPERIÊNCIAS DA COMUNIDADE

3º ANO

O LUGAR EM QUE VIVE

4º ANO

CIRCULAÇÃO DE PESSOAS, PRODUTOS E CULTURAS

5º ANO

REGISTROS DA HISTÓRIA: LINGUAGENS E CULTURAS

HABILIDADES

 

EF01HI05ES

EF01HI06ES

EF01HI07ES

EF01HI08ES

 

 

 

 

EF02HI08ES

EF02HI09ES

 

EF03HI05ES

EF03HI06ES

EF03HI07ES

EF03HI08ES

EF04HI04ES

EF04HI05ES

EF04HI06ES

EF04HI07ES

EF04HI08ES

 

 

EF05HI06ES

EF05HI07ES

EF05HI08ES

EF05HI09ES

EF05HI10ES

 

 

ANO/CAMPO TEMÁTICO

3

1º ANO

 

2º ANO                                         O TRABALHO E A SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE

3º ANO

A NOÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO E PRIVADO

4º ANO

AS QUESTÕES HISTÓRICAS RELATIVAS ÀS MIGRAÇÕES

5º ANO

HABILIDADES

 

 

EF02HI10ES

EF02HI11ES

EF03HI09ES

EF03HI10ES

EF03HI11ES

EF03HI12ES

EF04HI09ES

EF04HI10ES

EF04HI11ES

EF04HI12ES

EF04HI13ES

EF04HI14ES

EF04HI15ES

EF04HI16ES

 

 

 

 

ANO/CAMPO TEMÁTICO

1

6º ANO

HISTÓRIA: TEMPO, ESPAÇO, FORMAS E REGISTROS

7º ANO

O MUNDO MODERNO E A CONEXÃO ENTRE SOCIEDADES AFRICANAS, AMERICANAS E EUROPEIAS

8º ANO

O MUNDO CONTEMPORÂNEO: O ANTIGO REGIME EM CRISE.

9º ANO

O NASCIMENTO DA REPÚBLICA NO BRASIL E OS PROCESSOS HISTÓRICOS ATÉ A METADE DO SÉCULO XX

HABILIDADES

EF06HI01ES

EF06HI02ES

EF06HI03ES

EF07HI01ES

EF07HI02ES

EF07HI03ES

EF08HI01ES

EF08HI02ES

EF08HI03ES

EF08HI04ES

EF08HI05ES

EF09HI01ES

EF09HI02ES

EF09HI03ES

EF09HI04ES

EF09HI05ES

EF09HI06ES

EF09HI07ES

EF09HI08ES

EF09HI09ES

 

 

ANO/CAMPO TEMÁTICO

2

6º ANO

MUNDO PESSOAL: MEU LUGAR NO MUNDO

7º ANO

HUMANISMOS, RENASCIMENTO, REFORMA PROTESTANTE E O NOVO MUNDO

8º ANO

OS PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NAS AMÉRICAS.

9º ANO

TOTALITARISMOS E CONFLITOS MUNDIAIS

HABILIDADES

EF06HI04ES

EF06HI05ES

EF06HI06ES

 

 

EF07HI04ES

EF07HI05ES

EF07HI06ES

 

 

 

 

EF08HI06ES

EF08HI07ES

EF08HI08ES

EF08HI09ES

EF08HI010ES

EF08HI011ES

EF08HI012ES

EF08HI013ES

EF08HI014ES

 

 

 

 

 

 

EF09HI010ES

EF09HI011ES

EF09HI012ES

EF09HI013ES

EF09HI014ES

EF09HI015ES

EF09HI016ES

 

 

ANO/CAMPO TEMÁTICO

3

6º ANO

A INVENÇÃO DO MUNDO CLÁSSICO E O CONTRAPONTO COM OUTRAS SOCIEDADES

7º ANO

A ORGANIZAÇÃO DO PODER E AS DINÂMICAS DO MUNDO COLONIAL AMERICANO

8º ANO

O BRASIL NO SÉCULO XIX

9º ANO

MODERNIZAÇÃO, DITADURA CIVIL-MILITAR E REDEMOCRATIZAÇÃO: O BRASIL APÓS 1946

HABILIDADES

EF06HI07ES

EF06HI08ES

 

 

EF07HI07ES

EF07HI08ES

EF07HI09ES

EF07HI10ES

EF07HI011ES

EF07HI12ES

 

 

 

 

 

 

 

EF08HI015ES

EF08HI16ES

EF08HI017ES

EF08HI18ES

EF08HI019ES

EF08HI020ES

EF08HI021ES

EF08HI22ES

 

 

 

 

 

 

 

 

EF09HI017ES

   EF09HI018ES

EF09HI019ES

EF09HI020ES

EF09HI021ES

EF09HI022ES

EF09HI023ES

EF09HI024ES

EF09HI025ES

EF09HI026ES

EF09HI027ES

EF09HI028ES

EF09HI029ES

 

 

ANO/ CAMPO TEMÁTICO

4

6º ANO

LÓGICAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA

7º ANO

LÓGICAS COMERCIAIS E MERCANTIS DA MODERNIDADE

8º ANO

CONFIGURAÇÕES DO MUNDO NO SÉCULO XIX

9º ANO

A HISTÓRIA RECENTE

HABILIDADES

EF06HI09ES

EF06HI10ES

EF06HI11ES

EF06HI12ES

EF06HI13ES

    EF06HI14ESS

EF06HI15ES

 

 

 

 

EF07HI13ES

EF07HI14ES

EF07HI15ES

EF07HI16ES

EF07HI17ES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EF08HI023ES

EF08HI24ES

EF08HI025ES

EF08HI26ES

EF08HI027ES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EF09HI030ES

EF09HI031ES

EF09HI032ES

EF09HI033ES

EF09HI034ES

EF09HI035ES

EF09HI036ES

 

 

ANO/CAMPO TEMÁTICO

5

6º ANO

TRABALHO E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL E CULTURAL

 

 

 

HABILIDADES

EF06HI16ES

EF06HI17ES

EF06HI18ES

EF06HI19ES

 

 

 

 

 

ANO

 

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

6º ANO

7º ANO

8º ANO

9º ANO

HABILIDADES

EF01HI01ES

EF01HI02ES
EF01HI03ES
EF01HI04ES

EF02HI01ES
EF02HI02ES
EF02HI03ES
EF02HI04ES

EF03HI01ES
EF03HI02ES

EF03HI03ES

EF03HI04

EF04HI01ES

EF04HI02ES
EF04HI03ES

EF04HI04ES

EF05HI01ES
EF05HI02ES

EF05HI03ES

EF05HI04ES

EF06HI01ES
EF06HI02ES

EF06HI03ES
EF06HI04ES

EF07HI01ES
EF07HI02ES
EF07HI03ES

EF07HI04ES

EF08HI01ES
EF08HI02ES

EF08HI03ES

EF08HI04ES

EF09HI01ES

EF09HI02ES
EF09HI03ES

EF09HI04ES

 

ANO

 

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

6º ANO

7º ANO

8º ANO

9º ANO

HABILIDADES

EF01HI05ES
EF01HI06ES

EF01HI07ES

EF01HI08ES

EF02HI05ES
EF02HI06

EF02HI07ES

EF02HI08ES

EF02HI09ES

EF03HI05ES

EF03HI06ES
EF03HI07ES

EF03HI08ES
EF03HI09ES

EF04HI05ES

EF04HI06ES
EF04HI07ES

EF04HI08ES

EF04HI09ES

EF05HI05ES

EF05HI06ES
EF05HI07ES

EF05HI08ES

EF05HI09ES

EF06HI05ES

EF06HI06ES

EF06HI07ES

EF06HI08ES

EF06HI09ES

EF07HI05ES
EF07HI06ES

EF07HI07ES

EF07HI08ES
EF07HI09ES

EF08HI05ES
EF08HI06ES

EF08HI07ES

EF08HI08ES
EF08HI09ES

EF09HI05ES

EF09HI06ES
EF09HI07ES

EF09HI08ES
EF09HI09ES

 

ANO

 

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

6º ANO

7º ANO

8º ANO

9º ANO

HABILIDADES

 

EF02HI10ES

EF02HI11ES

EF03HI10ES

EF03HI11ES

EF04HI10ES

EF04HI11ES

EF04HI12ES

EF04HI13ES

EF04HI14ES

EF05HI10ES

EF06HI10ES

EF06HI11ES

EF06HI12ES

EF06HI13ES

  EF06HI14ESS

EF07HI10ES

EF07HI011ES

EF07HI12ES

EF07HI13ES

EF07HI14ES

EF08HI010ES
EF08HI011ES

EF08HI012ES

EF08HI013ES

EF08HI014ES

EF09HI010ES

EF09HI011ES

EF09HI012ES

EF09HI013ES

EF09HI014ES

 

ANO

 

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

6º ANO

7º ANO

8º ANO

9º ANO

HABILIDADES

 

 

 

EF04HI15ES

EF04HI16ES

 

EF06HI15ES

EF06HI16ES

EF06HI17ES

EF06HI18ES

EF07HI15ES

EF07HI16ES

EF07HI17ES

 

EF08HI015ES

EF08HI16ES

EF08HI017ES

EF08HI18ES

EF08HI019ES

EF08HI020ES

EF08HI021ES

EF08HI22ES

EF08HI023ES

EF08HI24ES

EF08HI025ES

EF08HI26ES

EF08HI027ES

 

EF09HI015ES

EF09HI016ES

EF09HI017ES

EF09HI018ES

EF09HI019ES

EF09HI020ES

EF09HI021ES

EF09HI022ES

EF09HI023ES

EF09HI024ES

EF09HI025ES

EF09HI026ES

EF09HI027ES

EF09HI028ES

EF09HI029ES

EF09HI030ES

EF09HI031ES

EF09HI032ES

EF09HI033ES

EF09HI034ES

EF09HI035ES

EF09HI036ES

 

Compartilhe nas suas redes sociais!
0 0 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários