Progressão das Habilidades do Componente de Língua Inglesa

Olá, professor (a)!

Na perspectiva do Currículo do Espírito Santo, à luz da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, entende-se que o processo de ensino- aprendizagem é orientado pelas habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a etapa do Ensino Fundamental tendo como meta o conhecimento prático, intelectual e emocional.

Nos Anos Finais, a Progressão de Habilidades se dá por meio das aprendizagens essenciais, apresentadas gradativamente e aprofundadas ao longo dos anos, tornando a aprendizagem desafiadora no percurso de sua formação. Dessa forma, neste documento, as habilidades serão apresentadas – considerando as Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento – a fim de ressaltar o avanço durante esta etapa.

No componente de Língua Inglesa, tal como aparece no documento oficial do Currículo, o Ensino Fundamental – Anos Finais possui cinco Unidades Temáticas: Oralidade, Leitura, Escrita, Conhecimento Linguístico e Dimensão Intercultural.

Vale destacar que, no que diz respeito à Língua Inglesa, esse componente curricular não é contemplado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, apenas nos Anos Finais.

No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:

EF06LI01ES

Ensino Fundamental sexto ano componente de Língua Inglesa posição da habilidade alteração para o Espírito Santo

EF6LI01ES
Ensino Fundamentalsexto anocomponente de Língua Inglesaposição da habilidadealteração para o Espírito Santo

Obs.: as habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla /ES no final – ex:

EF6LI01ES. As habilidades complementadas, são grifadas por cada ano do Ensino Fundamental.

Segue abaixo, na tabela 1, um exemplo de Progressão das Habilidades por meio da Unidade Temática: “Oralidade”:

UNIDADE TEMÁTICA: Oralidade
ANOOBJETO DE CONHECIMENTOHABILIDADES QUE O ESTUDANTE DEVE DESENVOLVER
  Práticas discursivas de interação social para a construção de laços afetivos e o convívio social(EF06LI01-ES) Interagir em situações de intercâmbio oral demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa, em diferentes contextos e situações; cumprimentando, pedindo ajuda, apresentando a si mesmo e aos outros.
  Práticas de compreensão e produção oral e escrita que promovam a convivência e colaboração em sala de aula.(EF07LI01-ES) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aulas, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos, considerando o outro, seu tempo e modo de falar, garantindo a todos a produção do “seu inglês”.
  Elementos da linguagem(EF08LI01-ES) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos no contexto escolar e para além dele, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
  Práticas de compreensão e produção oral e escrita que utilizem a persuasão como estratégia de comunicação.(EF09LI01-ES) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia e a comunicação tendo como referência debates, frases provenientes da mídia ou demais frases de efeito de diversos grupos sociais e políticos.

Sucesso e ótimo trabalho!

Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental

Campo Temático

Ano

Eixo Oralidades

 

 

 

HABILIDADES

EF06LI01ES

EF06LI02ES

EF06LI03

EF06LI04ES

EF06LI05ES

EF06LI06ES

EF07LI01ES

EF07LI02ES

EF07LI03

EF07LI04ES

EF07LI05ES

EF08LI01ES

EF08LI02

EF08LI03ES

EF08LI04ES

EF09LI01ES

EF09LI02

EF09LI03ES

EF09LI04ES

 

Campo Temático

Ano

Eixo Leitura

 

 

 

 

HABILIDADES

EF06LI07ES

EF06LI08

EF06LI09

EF06LI10

EF06LI11

EF06LI12ES

EF07LI06

EF07LI07

EF07LI08

EF07LI09

EF07LI10

EF07LI11ES

EF08LI05

EF08LI06ES

EF08LI07

EF08LI08

EF09LI05ES

EF09LI06ES

EF09LI07ES

EF09LI08ES

EF09LI09ES

 

Campo Temático

Ano

Eixo Escrita

HABILIDADES

EF06LI13

EF06LI14ES

EF06LI15

EF07LI12

EF07LI13ES

EF07LI14ES

EF08LI09ES

EF08LI10ES

EF08LI11

EF09LI10ES

EF09LI11

EF09LI12

 

Campo Temático

Ano

Eixo Conhecimento Linguístico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HABILIDADES

EF06LI16

EF06LI17ES

EF06LI18ES

EF06LI19

EF06LI20

EF06LI21ES

EF06LI22

EF06LI23

EF07LI15

EF07LI16

EF07LI17ES

EF07LI18ES

EF07LI19ES

EF07LI20ES

EF08LI12ES

EF08LI13ES

EF08LI14

EF08LI15ES

EF08LI16ES

EF08LI17ES

EF09LI13ES

EF09LI14

EF09LI15ES

 

Campo Temático

Ano

Eixo Dimensão Intercultural

HABILIDADES

EF06LI24ES

EF06LI25ES

EF06LI26ES

EF07LI21ES

EF07LI22ES

EF07LI23ES

EF08LI18ES

EF08LI19ES

EF08LI20ES

EF09LI16ES

EF09LI17ES

EF09LI18ES

EF09LI19ES

 

Compartilhe nas suas redes sociais!
5 1 vote
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários