Progressão das Habilidades do Componente de Língua Inglesa
Olá, professor (a)!
Na perspectiva do Currículo do Espírito Santo, à luz da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, entende-se que o processo de ensino- aprendizagem é orientado pelas habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a etapa do Ensino Fundamental tendo como meta o conhecimento prático, intelectual e emocional.
Nos Anos Finais, a Progressão de Habilidades se dá por meio das aprendizagens essenciais, apresentadas gradativamente e aprofundadas ao longo dos anos, tornando a aprendizagem desafiadora no percurso de sua formação. Dessa forma, neste documento, as habilidades serão apresentadas – considerando as Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento – a fim de ressaltar o avanço durante esta etapa.
No componente de Língua Inglesa, tal como aparece no documento oficial do Currículo, o Ensino Fundamental – Anos Finais possui cinco Unidades Temáticas: Oralidade, Leitura, Escrita, Conhecimento Linguístico e Dimensão Intercultural.
Vale destacar que, no que diz respeito à Língua Inglesa, esse componente curricular não é contemplado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, apenas nos Anos Finais.
No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:
EF06LI01ES
Ensino Fundamental sexto ano componente de Língua Inglesa posição da habilidade alteração para o Espírito Santo
EF | 6 | LI | 01 | ES |
Ensino Fundamental | sexto ano | componente de Língua Inglesa | posição da habilidade | alteração para o Espírito Santo |
Obs.: as habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla /ES no final – ex:
EF6LI01ES. As habilidades complementadas, são grifadas por cada ano do Ensino Fundamental.
Segue abaixo, na tabela 1, um exemplo de Progressão das Habilidades por meio da Unidade Temática: “Oralidade”:
UNIDADE TEMÁTICA: Oralidade |
ANO | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES QUE O ESTUDANTE DEVE DESENVOLVER |
6º | Práticas discursivas de interação social para a construção de laços afetivos e o convívio social | (EF06LI01-ES) Interagir em situações de intercâmbio oral demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa, em diferentes contextos e situações; cumprimentando, pedindo ajuda, apresentando a si mesmo e aos outros. |
7º | Práticas de compreensão e produção oral e escrita que promovam a convivência e colaboração em sala de aula. | (EF07LI01-ES) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aulas, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos, considerando o outro, seu tempo e modo de falar, garantindo a todos a produção do “seu inglês”. |
8º | Elementos da linguagem | (EF08LI01-ES) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos no contexto escolar e para além dele, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas. |
9º | Práticas de compreensão e produção oral e escrita que utilizem a persuasão como estratégia de comunicação. | (EF09LI01-ES) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia e a comunicação tendo como referência debates, frases provenientes da mídia ou demais frases de efeito de diversos grupos sociais e políticos. |
Sucesso e ótimo trabalho!
Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental
Campo Temático |
Ano |
|||
Eixo Conhecimento Linguístico |
|
|
|
|
HABILIDADES |
EF06LI16 EF06LI17ES EF06LI18ES EF06LI19 EF06LI20 EF06LI21ES EF06LI22 EF06LI23 |
EF07LI15 EF07LI16 EF07LI17ES EF07LI18ES EF07LI19ES EF07LI20ES |
EF08LI12ES EF08LI13ES EF08LI14 EF08LI15ES EF08LI16ES EF08LI17ES |
EF09LI13ES EF09LI14 EF09LI15ES |