CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO

Progressão das Habilidades do Componente de Língua Portuguesa

Olá, professor (a)!

A Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo reúne esforços nesse ano de 2021 para implementar o Currículo do Estado do Espírito Santo, elaborado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre eles está a elaboração do Quadro de Progressão das Aprendizagens que demonstre como as aprendizagens do currículo se relacionam ao longo do ensino fundamental. A BNCC foi elaborada na perspectiva da progressão das aprendizagens ao longo dos anos no Ensino Fundamental, logo no Currículo do Espírito Santo também é previsto que algumas aprendizagens progridam.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular a progressão das aprendizagens pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos – sendo expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores – que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos.

Ao longo de todo o Currículo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas e partem do geral para o específico, assim como o movimento de aprendizagem do nosso aluno se dá.

As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser garantidas aos alunos nas diferentes conjunturas e possibilidades escolares. Uma característica que o Currículo do Componente de Língua Portuguesa apresenta é a Progressão das Habilidades.

Dos anos iniciais aos anos finais, no componente curricular de Língua Portuguesa, os objetos de conhecimento se apresentam de forma mais aprofundada, relacionando-se alguns Campos de Atuação do 1° ao 9º ano, explicitando, assim, o movimento de progressão.

Os Campos de Atuação se referem ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Tendo em vista as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares.

Exemplificando: a habilidade EF15LP01 que se refere a  planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para que); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. Embora essa habilidade se repita do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sabemos que os textos que serão produzidos nessa trajetória terão níveis de complexidades diferenciados, haja vista, que nos primeiros anos, os alunos estarão vivenciando a aquisição da linguagem, já nos últimos anos espera-se que eles tenham mais propriedade e fruição tanto na produção e leitura dos textos quanto no conhecimento da gramática e multissemiótica.

As habilidades do componente de Português dos anos iniciais do Ensino Fundamental aparecem no mapa nas habilidades, embora não sejam perceptíveis em um primeiro olhar para a organização do mapa, elas estão inerentes a construção dele, pois todas as práticas, todos os eixos de linguagens estão divididos nos 9 anos do estudo da Língua Portuguesa.

No mapa de progressão de Língua Portuguesa há uma peculiaridade, ele está divido em cores a fim de facilitar a visualização da progressão, por se tratar de um documento relativamente extenso sobre os quais daremos uma breve explicação sobre cada Campo de Atuação.

Campo de Atuação TODOS: é o Campo de Atuação que identifica a função social de textos que circulam em campos da vida social dos alunos (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. Aborda a função social dos textos.

Campo de Atuação VIDA COTIDIANA: é um Campo exclusivo dos anos iniciais, está intrinsicamente ligado à leitura/escuta e escrita. Seu trabalho tem uma especificidade no que diz respeito à alfabetização. Espera-se que o aluno se aproprie de textos tais quais: bilhetes, recados, regulamentos a fim de interagir com seus familiares e seus pares. Tem o intuito de possibilitar ao jovem o reconhecimento pleno de sua autonomia na construção da sua identidade individual e social; resgatando as suas trajetórias e memórias, o seu autoconhecimento e alteridade para estruturação de seus projetos.

Campo de Atuação VIDA PÚBLICA: aborda de forma eloquente questões que têm relações com cidadania, direitos e deveres, como as leis são escritas, possibilitando a formação, por meio da leitura, de cidadãos críticos. A participação social torna-se evidenciada com estímulo à condição do estudante a convivência ética e respeitosa entre os cidadãos e com apropriação de gêneros: legais, jurídicos, normativos, utilizados em prol da defesa dos direitos do indivíduo, garantindo o protagonismo em face da sua comunidade.

Campo de Atuação PRÁTICAS DE ATUAÇÃO E PESQUISA: tem o intuito de apresentar e ensinar aos alunos a ler com propriedade textos como gráficos e infográficos, escrever textos de divulgação científica, familiarizar-se com termos técnicos, jargões de área científica, ambientar-se com textos da esfera acadêmica, com isso ter uma juventude preparada para lidar com o saber acadêmico-científico por meio da pesquisa, criação e construção de novos conhecimentos e, consequentemente, suscitada a aprender a aprender.

Campo de Atuação ARTÍSTICO-LITERÁRIO: traz vários conceitos de literatura que dialogam com outras artes, evidenciando a necessidade de colocar o aluno em contato com textos literários desde os anos iniciais.

Campo de Atuação JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO: esse campo nos é apresentado nos anos finais do Ensino Fundamental, em que se espera do aluno a proficiência no campo da leitura e da escrita. Há de entender o aluno como protagonista da sua história e que está inserido em mundo também digital, no qual as notícias chegam por meio de diversos veículos, por isso há necessidade de ter conhecimento profícuo sobre textos informativos, para ler de forma crítica os variados textos que até ele chega.

No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:

Obs.: as habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla /ES no final – ex: EF12LP01ES

Segue abaixo, na tabela 1, um exemplo de progressão das habilidades por meio das Práticas de Linguagem:

Práticas de Linguagem: LEITURA/ESCUTA
AnoObjeto de conhecimentoHabilidade que o estudante deve desenvolver
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Apreciação e réplica Relação entre gêneros e mídias.EF69LP01 Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.
Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos.EF07LP01 Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.
Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.EF08LP01 Identificar e comparar os vários editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.EF09LP01 Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais – a partir de experiências dos adolescentes nesses espaços – e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.

Sucesso e ótimo trabalho!

Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental

Língua Portuguesa

Campo de Atuação: Todos

Habilidades

EF15LP01

EF15LP02

EF15LP03

EF15LP04

EF01LP01ES

EF12LP01ES

EF12LP02

EF15LP05

EF15LP06

EF15LP07

EF15LP08ES

EF01LP02ES

EF01LP03ES

EF12LP03

EF01LP04ES

EF01LP05ES

EF01LP06ES

EF01LP07ES

EF01LP08ES

EF01LP09

EF01LP10ES

EF01LP11

EF01LP12

EF01LP13ES

EF01LP14

EF01LP15

EF15LP09

EF15LP10

EF15LP11

EF15LP12

EF15LP13

EF15LP01

EF15LP02

EF15LP03

EF15LP04

EF12LP01ES

EF12LP02ES

EF15LP05

EF15LP06

EF15LP07

EF15LP08ES

EF02LP01ES

EF12LP03ES

EF02LP02ES

EF02LP03ES

EF02LP04ES

EF02LP05ES

EF02LP06ES

EF02LP07ES

EF02LP08

EF02LP09

EF02LP10ES

EF02LP11ES

EF15LP09

EF15LP10

EF15LP11

EF15LP12

EF15LP13

EF15LP01

EF15LP02

EF15LP03

EF15LP04

EF35LP01ES

EF35LP02

EF35LP03

EF35LP04

EF35LP05

EF35LP06

EF15LP05

EF15LP06

EF15LP07

EF15LP08ES

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF35LP10

EF35LP11ES

EF35LP12

EF03LP01ES

EF03LP02

EF03LP03

EF35LP13ES

EF03LP04

EF03LP05

EF03LP06

EF03LP07

EF03LP08

EF03LP10

EF35LP14

EF03LP09

EF15LP09

EF15LP10

EF15LP11

EF15LP12

EF15LP13

EF15LP01

EF15LP02

EF15LP03

EF15LP04

EF35LP01

EF35LP02

EF35LP03

EF35LP04

EF35LP05

EF35LP06

EF15LP05

EF15LP06

EF15LP07

EF15LP08ES

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF15LP09

EF15LP10

EF15LP11

EF15LP12

EF15LP13

EF35LP10

EF35LP11ES

EF35LP12

EF04LP01

EF04LP02

EF35LP13ES

EF04LP03

EF04LP04

EF04LP05

EF04LP06

EF04LP08

EF35LP14

EF04LP07

EF15LP01

EF35LP01ES

EF35LP02

EF35LP03

EF15LP02

EF15LP03

EF15LP04

EF35LP04

EF35LP05

EF35LP06

EF15LP05

EF15LP06

EF15LP07

EF15LP08ES

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF15LP09

EF15LP10

EF15LP11

EF15LP12

EF15LP13

EF35LP10

EF35LP11ES

EF35LP12

EF05LP01

EF35LP13ES

EF05LP02

EF05LP03

EF05LP04ES

EF05LP05ES

EF05LP06ES

EF05LP07ES

EF05LP08

EF35LP14

EF69LP55

EF69LP56

EF67LP32ES

EF67LP33ES

EF06LP03ES

EF67LP34

EF67LP35ES

EF06LP04ES

EF06LP05

EF06LP06ES

EF06LP07

EF06LP08

EF69LP55

EF69LP56

EF67LP32ES

EF67LP33ES

EF07LP03ES

EF67LP34

EF67LP35ES

EF07LP04ES

EF07LP05ES

EF07LP06

EF07LP07ES

EF07LP08ES

EF07LP09ES

EF07LP10ES

EF07LP11

EF07LP12ES

EF67LP36

EF07LP13

EF67LP37ES

EF07LP14

EF67LP38

EF69LP55

EF69LP56

EF08LP04

EF08LP05

EF08LP06ES

EF08LP07

EF08LP08ES

EF08LP09

EF08LP10

EF08LP11

EF08LP12

EF08LP13

EF08LP14ES

EF08LP15

EF08LP16

EF89LP37

EF69LP55

EF69LP56

EF09LP04ES

EF09LP05ES

EF09LP06ES

EF09LP07

EF09LP08ES

EF09LP09ES

EF09LP10ES

EF09LP11ES

EF89LP37

EF09LP12

 

Práticas de Linguagem

Campo de Atuação: VIDA COTIDIANA

HABILIDADES

EF01LP17

EF01LP18

EF12LP05

EF12LP06

EF01LP19ES

EF12LP07ES

EF01LP20

EF15LP14

EF12LP04

EF02LP12

EF02LP13ES

EF02LP14ES

EF12LP05

EF12LP06

EF02LP15ES

EF12LP07ES

EF02LP16

EF02LP17

EF15LP14

EF03LP11

EF03LP12

EF03LP13ES

EF03LP14

EF03LP15

EF03LP16

EF03LP17

EF15LP14

EF04LP09

EF04LP10

EF04LP11

EF04LP12

EF04LP13

EF15LP14

EF05LP09

EF05LP10

EF05LP11

EF05LP12

EF05LP13

EF05LP14

 

 

 

 

 

Práticas de Linguagem

Campo de Atuação: VIDA PÚBLICA

HABILIDADES

EF12LP08

EF12LP09

EF12LP10

EF12LP11

EF12LP12

EF01LP21ES

EF12LP13

EF12LP14

EF12LP15ES

EF12LP16

EF12LP08

EF12LP09

EF12LP10

EF12LP11

EF12LP12ES

EF02LP18

EF02LP19

EF12LP13

EF12LP14

EF12LP15ES

EF12LP16

EF03LP18

EF03LP19

EF03LP20

EF03LP21

EF35LP15

EF03LP22

EF35LP16

EF35LP23

EF04LP14

EF04LP15

EF04LP16ES

EF35LP15

EF04LP17ES

EF35LP16

EF04LP18

EF05LP15ES

EF05LP16

EF05LP17

EF35LP15

EF05LP18

EF05LP19ES

EF35LP16

EF05LP20

EF05LP21

EF69LP20

EF69LP21

EF67LP15

EF67LP16

EF67LP17

EF67LP18ES

EF69LP22

EF69LP23

EF67LP19ES

EF69LP24

EF69LP25

EF69LP26

EF69LP27

EF69LP28

EF69LP20

EF69LP21

EF67LP15

EF67LP16

EF67LP17

EF67LP18ES

EF69LP22

EF69LP23

EF67LP19ES

EF69LP24

EF69LP25

EF69LP26

EF69LP27

EF69LP28

EF69LP20

EF69LP21

EF89LP17ES

EF89LP18

EF89LP19

EF89LP20

EF89LP24

EF69LP22

EF69LP23

EF89LP21

EF89LP25

EF89LP26ES

EF69LP24

EF69LP25

EF69LP26

EF89LP22

EF89LP27ES

EF89LP28

EF69LP27

EF69LP28

EF89LP23

EF89LP29

EF89LP30

EF89LP31

EF69LP20

EF69LP21

EF89LP17

EF89LP18

EF89LP19ES

EF89LP20ES

EF89LP24

EF69LP22

EF69LP23

EF89LP21

EF89LP25ES

EF89LP26

EF69LP24

EF69LP25

EF69LP26

EF89LP22

EF89LP27

EF89LP28

EF69LP27

EF69LP28

EF89LP23

EF89LP29ES

EF89LP30ES

EF89LP31

 

Práticas de Linguagem

Campo de Atuação: PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA

HABILIDADES

EF12LP17

EF01LP22

EF01LP23

EF01LP24

EF12LP17

EF02LP20ES

EF02LP21

EF02LP22

EF02LP23

EF02LP24ES

EF02LP25

EF03LP24

EF35LP17ES

EF03LP25ES

EF35LP18

EF35LP19

EF35LP20ES

EF03LP26

EF04LP19

EF04LP20ES

EF35LP17

EF04LP21ES

EF04LP22

EF35LP18

EF35LP19

EF35LP20

EF04LP23

EF04LP24

EF05LP22

EF05LP23

EF35LP17

EF05LP24ES

EF05LP25

EF35LP18

EF35LP19

EF35LP20ES

EF05LP26

EF05LP27

EF69LP29

EF69LP30

EF69LP31

EF69LP32

EF69LP33

EF69LP34

EF67LP20ES

EF69LP35

EF69LP36

EF69LP37

EF67LP21

EF67LP22

EF69LP38

EF69LP39

EF67LP23

EF67LP24

EF69LP40

EF69LP41

EF69LP42

EF69LP43

EF67LP25

EF67LP26

EF69LP29

EF69LP30

EF69LP32

EF69LP33

EF69LP34

EF67LP20ES

EF69LP35

EF69LP36

EF69LP37

EF67LP21

EF67LP22

EF69LP38

EF69LP39

EF67LP23

EF67LP24

EF69LP40

EF69LP41

EF69LP42

EF69LP43

EF67LP25

EF67LP26

EF69LP29

EF69LP30

EF69LP31

EF69LP32

EF69LP33

EF69LP34

EF69LP35

EF69LP36

EF69LP37

EF69LP38

EF69LP39

EF69LP40

EF69LP41

EF69LP42

EF69LP43

EF69LP29

EF69LP30

EF69LP31

EF69LP32

EF69LP33

EF69LP34

EF69LP35

EF69LP36

EF69LP37

EF69LP38

EF69LP39

EF69LP40

EF69LP41

EF69LP42

EF69LP43

 

Práticas de Linguagem

Campo de Atuação: ARTÍSTICO-LITERÁRIO

HABILIDADES

EF15LP15

EF15LP16

EF15LP17

EF12LP18

EF15LP18

EF15LP19

EF01LP25

EF01LP26

EF12LP19

EF15LP15

EF15LP16

EF15LP17

EF12LP18

EF15LP18

EF02LP26

EF15LP19

EF02LP27ES

EF02LP28

EF12LP19

EF02LP29ES

EF15LP15

EF35LP21

EF15LP16

EF15LP17

EF35LP23

EF35LP22

EF15LP18

EF35LP24

EF35LP25

EF35LP26

EF35LP27

EF15LP19

EF35LP28

EF35LP29

EF35LP30

EF35LP31

EF15LP15

EF35LP21

EF15LP16

EF35LP22

EF15LP18

EF15LP17

EF35LP23

EF35LP25

EF35LP26

EF35LP27

EF15LP19

EF35LP28

EF04LP27

EF35LP29

EF35LP30

EF35LP31

EF04LP26

EF04LP27ES

EF15LP15

EF15LP16

EF15LP17

EF15LP18

EF35LP21

EF35LP22

EF35LP23

EF35LP24

EF35LP25

EF35LP26

EF35LP27

EF15LP19

EF35LP28

EF35LP29

EF35LP30

EF35LP31

EF05LP28

EF69LP44

EF69LP45

EF69LP46

EF69LP47

EF69LP48

EF69LP49

EF67LP27ES

EF67LP28

EF67LP29ES

EF69LP50

EF69LP51

EF67LP30ES

EF67LP31

EF69LP52

EF69LP53

EF69LP54

EF69LP44

EF69LP45

EF69LP46

EF69LP47

EF69LP48

EF69LP49

EF67LP27ES

EF67LP28

EF67LP29ES

EF69LP50

EF69LP51

EF67LP30

EF67LP31

EF69LP52

EF69LP53

EF69LP54

EF69LP44

EF69LP45

EF69LP46

EF69LP47

EF69LP48

EF69LP49

EF89LP32

EF89LP33

EF89LP34

EF69LP50

EF69LP51

EF89LP35

EF89LP36

EF69LP52

EF69LP53

EF69LP54

EF69LP44

EF69LP45

EF69LP46

EF69LP47

EF69LP48

EF69LP49

EF89LP32

EF89LP33

EF89LP34

EF69LP50

EF69LP51

EF89LP35

EF89LP36

EF69LP52

EF69LP53

EF69LP54

 

Práticas de Linguagem

Campo de Atuação: JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO

HABILIDADES

 

 

 

 

 

EF69LP01

EF69LP02

EF69LP03

EF69LP04

EF69LP05

EF06LP01ES

EF06LP02

EF67LP01

EF67LP02

EF67LP03ES

EF67LP04

EF67LP05

EF67LP06

EF67LP07ES

EF67LP08

EF69LP06

EF69LP07

EF69LP08

EF69LP09

EF67LP09

EF67LP10ES

EF67LP11ES

EF67LP12ES

EF67LP13

EF69LP10

EF69LP11

EF69LP12

EF69LP13

EF69LP14

EF69LP15

EF67LP14ES

EF69LP16

EF69LP17

EF69LP18

EF69LP19

EF69LP01

EF69LP02

EF69LP03

EF69LP04

EF69LP05

EF07LP01

EF07LP02

EF67LP01

EF67LP02

EF67LP03ES

EF67LP04

EF67LP05

EF67LP06

EF67LP07ES

EF67LP08

EF69LP06

EF69LP07

EF69LP08

EF69LP09

EF67LP10

EF67LP11ES

EF67LP12ES

F67LP13

EF69LP10

EF69LP11

EF69LP12

EF69LP13

EF69LP14

EF69LP15

EF67LP14ES

EF69LP16

EF69LP17

EF69LP18

EF69LP19

EF69LP01

EF69LP02

EF69LP03

EF69LP04

EF69LP05

EF89LP01ES

EF08LP01

EF89LP02ES

EF89LP03

EF89LP04ES

EF89LP05ES

EF89LP06ES

EF89LP07

EF69LP06

EF69LP07

EF69LP08

EF69LP09

EF89LP08

EF89LP09

EF89LP10

EF08LP03

EF89LP11

EF69LP10

EF69LP11

EF69LP12

EF69LP13

EF69LP14

EF69LP15

EF89LP12

EF89LP13

EF69LP16

EF69LP17

EF69LP18

EF69LP19

EF89LP14

EF89LP15

EF89LP16

EF69LP01

EF69LP02

EF69LP03

EF69LP04

EF69LP05

EF89LP01ES

EF09LP01

EF89LP02

EF89LP03ES

EF09LP02

EF89LP04

EF89LP05ES

EF89LP07

EF69LP06

EF69LP07

EF69LP08

EF69LP09

EF89LP08

EF89LP09

EF89LP10

EF09LP03

EF89LP11

EF69LP10

EF69LP11

EF69LP12

EF69LP13

EF69LP14

EF69LP15

EF89LP12

EF89LP13

EF69LP16

EF69LP17

EF69LP18

EF69LP19

EF89LP14ES

EF89LP15

EF89LP16

 

Compartilhe nas suas redes sociais!
4.7 3 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
12 Comentários
O mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
HUMBERTO JOSE
HUMBERTO JOSE
2 anos atrás

Interessante, Parabéns!

Willian Ribeiro
Willian Ribeiro
2 anos atrás

Olá.

ZILMA BARBOZA
ZILMA BARBOZA
2 anos atrás

Boa noite…
Não consigo achar os Componentes Curriculares da EJA Prisional – Língua Portuguesa.

Charllene Pereira da Silva
Charllene Pereira da Silva
2 anos atrás

Muito bom este aplicativo, assim como a organização da plataforma para o acesso aos conteúdos…

Miranir
Miranir
2 anos atrás

Muito bom o material! Parabéns!!!

Juscilene Alvez
Juscilene Alvez
2 anos atrás

O material é muito interessante.

Priscila de Oliveira Cândido
Priscila de Oliveira Cândido
2 anos atrás

Muito bom! Ótimo conteúdo. Necessário para o professor ficar ciente, bem informado!

Ione Márcia Pinto Rodrigues
Ione Márcia Pinto Rodrigues
2 anos atrás

Muito bom! Parabéns!!!!

Flavio Rodrigues
Flavio Rodrigues
2 anos atrás

Pessoal, e o Mapa do ensino médio?

Flavio Rodrigues
Flavio Rodrigues
2 anos atrás

Isso é muito top! Parabéns!