CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente Curricular de Matemática
Olá professor (a)!
O novo currículo do Ensino Fundamental foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aprovado por meio da Resolução CEE/ES nº 5.190/18 em 31/12/2018, e elaborado em conjunto por diversos profissionais de educação do Estado e dos Municípios, em regime de colaboração. Esse documento apresenta uma educação comprometida com o desenvolvimento de competências e habilidades, que incluem o domínio do conhecimento, mas vão para além dele, pois pressupõe também o domínio de habilidades e atitudes necessárias para viver, atuar e intervir no mundo de maneira crítica.
Sendo assim, é necessário compreender como se organizam as competências e habilidades elencadas nesse documento e a partir dessas primícias elaborar estratégias de como aplicá-las de forma a abarcar todos os estudantes. Para auxiliar você, professor (a), a compreender melhor como estão organizadas as habilidades neste novo currículo, a Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo reúne esforços nesse ano de 2021 para implementar o Currículo do Estado do Espírito Santo, elaborado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre eles está a elaboração do Mapa de Progressão das Aprendizagens que demonstre como as aprendizagens do currículo se relacionam ao longo do Ensino Fundamental. Esse mapa foi elaborado com objetivo de orientar, sistematizar e fomentar o seu trabalho, além de flexibilizar o currículo, buscando melhorar a aprendizagem dos estudantes e auxiliar o processor de construção do seu plano de ensino.
Ao longo de todo o currículo, podemos diferenciar as habilidades, considerando-se que algumas são mais simples e outras mais complexas. No componente curricular de Matemática, na etapa do Ensino Fundamental, os objetos de conhecimento apresentam-se de forma mais aprofundada, tangenciando as cinco unidades temáticas do 1° ao 9º ano, seguindo assim, um movimento em espiral.
Clique nas palavras e compreenda as finalidades de cada uma dessa unidades temáticas:
Unidade temática NÚMEROS ;
Unidade temática ÁLGEBRA ;
Unidade temática GEOMETRIA ;
Unidade temática GRANDEZAS E MEDIDAS ;
Unidade temática PROPABILIDADE E ESTATÍSTICA .
A Unidade Temática se refere ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As habilidades, por sua vez, expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Para tanto, elas são descritas de acordo com uma determinada estrutura, que busca explicitar, o que deve ser aprendido pelo estudante, em qual profundidade e em qual contexto.
Veja como uma habilidade está identificada no documento:
Código Alfanumérico – EF01MA23/ES
EF – Ensino Fundamental | 01 – primeiro ano | MA – componente curricular Matemática | 23 – posição da habilidade | ES – habilidade modificada pelo estado |
Agora entenda a estrutura da descrição de uma habilidade. Veja abaixo, como exemplo, habilidade EF01MA23/ES de Matemática do 1º ano do Ensino Fundamental:
Os verbos presentes nas habilidades do Currículo do Espírito Santo explicitam os processos cognitivos que se espera sejam desenvolvidos pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.
Os modificadores devem ser entendidos como a explicitação da situação ou condição em que a habilidade deve ser desenvolvida, considerando a faixa etária dos alunos. Ainda assim, as habilidades não descrevem ações ou condutas esperadas do professor, nem induzem à opção por abordagens ou metodologias. Essas escolhas estão no âmbito dos currículos e dos projetos pedagógicos, considerando o contexto e as características dos seus alunos. Vale destacar que o uso de numeração sequencial para identificar as habilidades de cada ano não representa uma ordem ou hierarquia esperada das aprendizagens.
A progressão das aprendizagens essenciais pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos em jogo – sendo expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores – que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos.
Dessa forma, a progressão das aprendizagens, que se explicita na comparação das habilidades em cada ano, ou de um ano para o outro, pode estar relacionada aos:
Ponderando a progressão das aprendizagens apontada no documento capixaba, cinco tabelas foram desenvolvidas para evidenciar a progressão das habilidades de acordo com seu grau de complexidade. A partir de alguns objetos de conhecimento dentro das unidades temáticas é possível perceber a progressão das habilidades, ano a ano e, por vez, dentro do mesmo ano. As células não preenchidas demonstram que naquele ano não houve progressão daquela habilidade e/ou objeto de conhecimento, porém pode haver progressão da habilidade e/ou objeto de conhecimento em outra unidade temática, uma vez que, algumas habilidades perpassam mais de uma unidade.
Desse modo, é importante que as tabelas sejam compreendidas como um todo conectado.
Para uma melhor visualização das progressões foram utilizados apenas os códigos das habilidades nos campos da tabela e transformados em hiperlinks para que as habilidades na integra sejam facilmente visualizadas.
Desse modo, por meio do mapa é possível que o professor perceba:
- A partir do objeto de conhecimento, em quais anos ele é abordado e/ou o seu aprofundamento dentro de um mesmo ano;
- A partir da habilidade, em qual ano uma habilidade é mobilizada;
- A partir dos verbos da habilidade, o desenvolvimento do processo cognitivo e como sua complexidade se dá.
- A partir dos modificadores da habilidade, a expansão dos contextos, do micro para o macro, no âmbito local, regional, nacional e global.
Há que se considerar ainda, a progressão que se dá na utilização de diferentes recursos tecnológicos com o avançar dos anos.
A partir dessa sistematização, esse documento visa contribuir e subsidiar a prática docente quanto: ao processo de planejamento e elaboração do plano de ensino; à seleção de materiais didáticos; às estratégias de acompanhamento pedagógico; e à implementação de um processo avaliativo.
Exemplo de progressão de um grupo de habilidades da unidade temática Probabilidade e Estatística – 1º ao 5º ano do EF.
Esperamos que esse Mapa de Progressão da Aprendizagens seja útile colabore com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do componente curricular Matemática nas escolas da rede estadual, mesmo sabendo que é você professor (a) o grande agente desse desenvolvimento curricular.
Sucesso e ótimo trabalho!
Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental
Objetos de Conhecimentos |
Habilidades por ano |
||||||||
1° Ano |
2° Ano |
3º Ano |
4º Ano |
5º Ano |
6º Ano |
7º Ano |
8º Ano |
9º Ano |
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Contagem Quantificação; Leitura; Escrita; Comparação; Ordenação de Números Naturais e Racionais |
EF01MA01ES EF01MA02ES EF01MA03ES EF01MA04ES EF01MA05ES EF01MA06ES |
EF02MA01ES EF02MA02ES EF02MA03ES |
EF03MA01ES |
EF04MA01ES |
EF05MA01ES |
EF06MA01
|
EF07MA03 EF07MA04ES
|
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|
Composição e decomposição de NúmerosNaturais e Racionais |
EF01MA07ES |
EF02MA04ES |
EF03MA02ES |
EF04MA02ES EF04MA10ES |
EF05MA02ES |
EF06MA02ES |
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|
Operações Básicas: Adição e Subtração de Números Naturais e Racionais |
EF01MA08ES
|
EF02MA05ES EF02MA06ES EF02MA07ES
|
EF03MA03ES EF03MA04ES EF03MA05ES EF03MA06ES |
EF04MA03ES
|
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|
|
|
|
Operações Básicas: Multiplicação e Divisão de Números Naturais e Racionais |
EF01MA23ES EF01MA24ES |
EF02MA08ES EF02MA24ES
|
EF03MA07ES EF03MA08ES
|
EF04MA04ES EF04MA05ES EF04MA06 EF04MA07ES EF04MA08ES |
EF05MA07 EF05MA08 EF05MA09 |
EF06MA04 EF06MA05 EF06MA06ES |
EF07MA01 |
EF08MA03 |
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Operações Básicas: Potenciação e Radiciação |
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EF06MA03 EF06MA11 EF06MA12 |
EF07MA11ES EF07MA12ES
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EF08MA01 EF08MA02 |
EF09MA03ES |
Números Fracionários |
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EF03MA09ES |
EF04MA09ES |
EF05MA03ES EF05MA04ES EF05MA05
|
EF06MA07 EF06MA08 EF06MA09 EF06MA10ES |
EF07MA05ES EF07MA06 EF07MA07 EF07MA08 EF07MA09 EF07MA10 |
EF08MA05 |
|
Porcentagem e Juros |
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EF05MA06
|
EF06MA13 |
EF07MA02
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EF08MA04ES |
EF09MA05ES EF09MA18 EF09MA24ES |
Números Irracionais |
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EF09MA01 EF09MA02 |
Números Reais |
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EF09MA04 |
Objetos de Conhecimentos |
Habilidades por ano |
||||||||
1° Ano |
2° Ano |
3º Ano |
4º Ano |
5º Ano |
6º Ano |
7º Ano |
8º Ano |
9º Ano |
|
Padrão de figuras; Sequências |
EF01MA09ES EF01MA10ES |
EF02MA09ES EF02MA10ES EF02MA11ES |
EF03MA10ES |
EF04MA11ES EF04MA12 |
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|
EF07MA14
|
EF08MA10 EF08MA11ES |
|
Relação de igualdade; Propriedade de igualdade; Noção de equivalência |
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EF03MA11ES |
EF04MA13ES EF04MA14ES EF04MA15ES |
EF05MA10ES EF05MA11ES |
EF06MA14 EF06MA15 EF06MA16ES |
EF07MA16 |
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Linguagem algébrica: variável e incógnita e equações |
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EF07MA13 EF07MA15 EF07MA18 |
EF08MA06ES EF08MA071 EF08MA09 |
EF09MA26ES EF09MA09 |
Proporcionalidade |
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EF05MA12 EF05MA13 |
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EF07MA17 |
EF08MA12 EF08MA13ES |
EF09MA07 EF09MA08 |
Sistema de equações lineares |
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EF08MA08 |
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Polinômios |
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EF09MA09 EF09MA27ES |
Função |
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EF09MA06 |
Objetos de Conhecimentos |
Habilidades por ano |
||||||||
1° Ano |
2° Ano |
3º Ano |
4º Ano |
5º Ano |
6º Ano |
7º Ano |
8º Ano |
9º Ano |
|
Localização de objetos e pessoas no espaço e no plano cartesiano |
EF01MA11ES EF01MA12ES
|
EF02MA12ES EF02MA13ES |
EF03MA12ES |
EF04MA16ES |
EF05MA14ES EF05MA15
|
EF06MA16ES |
EF07MA19ES |
|
EF09MA16 |
Figuras Geométricas Espaciais |
EF01MA13ES |
EF02MA14ES |
EF03MA13ES EF03MA14ES |
EF04MA17ES |
EF05MA16ES |
EF06MA17 |
|
|
EF09MA17 |
Figuras Geométricas Planas |
EF01MA14ES |
EF02MA15ES |
EF03MA15ES EF03MA16ES |
EF04MA18ES EF04MA19ES |
EF05MA17ES EF05MA18ES |
EF06MA21 |
EF07MA20 EF07MA21 EF07MA22 |
EF08MA18 |
EF09MA12 EF09MA11 |
Retas; Construções Geométricas |
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EF06MA22 EF06MA23 |
EF07MA23 EF07MA24 EF07MA25 EF07MA26 |
EF08MA15 EF08MA16 |
EF09MA10 |
Polígonos |
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EF06MA18 EF06MA19 EF06MA20 |
EF07MA27 EF07MA28 |
EF08MA14 EF08MA17ES
|
EF09MA15
|
Relações Métricas no Triângulo Retângulo |
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EF09MA13 EF09MA14ES EF09MA25 |
Objetos de Conhecimentos |
Habilidades por ano |
||||||||
1° Ano |
2° Ano |
3º Ano |
4º Ano |
5º Ano |
6º Ano |
7º Ano |
8º Ano |
9º Ano |
|
Medidas de Comprimento, Massa e Capacidade |
EF01MA15ES |
EF02MA16ES EF02MA17ES |
EF03MA17ES EF03MA18ES EF03MA19ES EF03MA20ES |
EF04MA20ES EF04MA21 |
EF05MA19ES |
EF06MA24 |
EF07MA29ES |
|
|
Vistas, Perímetro, Área e Volume |
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EF05MA20ES EF05MA21ES |
EF06MA28 EF06MA29 |
EF07MA30 EF07MA31 EF07MA32 EF07MA33 |
EF08MA19 EF08MA20 EF08MA21
|
EF09MA19 |
Medidas de Tempo |
EF01MA16ES EF01MA17ES EF01MA18ES EF01MA25ES |
EF02MA18ES EF02MA19ES EF02MA25ES
|
EF03MA22ES EF03MA23ES
|
EF04MA22ES
|
|
|
|
|
|
Medidas de Temperatura |
|
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|
EF04MA23ES EF04MA24 |
|
|
|
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|
Sistema Monetário Brasileiro |
EF01MA19ES |
EF02MA20ES |
EF03MA24ES EF03MA21ES |
EF04MA25ES |
|
|
|
|
|
Ângulos |
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EF06MA251 EF06MA26 EF06MA27 |
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|
Objetos de Conhecimentos |
Habilidades por ano |
||||||||
1° Ano |
2° Ano |
3º Ano |
4º Ano |
5º Ano |
6º Ano |
7º Ano |
8º Ano |
9º Ano |
|
Cálculo de probabilidade |
EF01MA20ES |
EF02MA21ES |
EF03MA25ES |
EF04MA26ES |
EF05MA22 EF05MA23 |
EF06MA30 |
EF07MA34 |
EF08MA22 |
EF09MA20 |
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas |
EF01MA21ES |
EF02MA22ES |
EF03MA26ES EF03MA27ES |
EF04MA27ES |
EF05MA24ES |
EF06MA31 EF06MA32
|
EF07MA37 |
|
EF09MA21 |
Etapas da pesquisa |
EF01MA22ES |
EF02MA23ES |
EF03MA28ES |
EF04MA28ES |
EF05MA25ES |
EF06MA33ES |
EF07MA36 |
EF08MA24 EF08MA26 EF08MA27 |
EF09MA23 |
Construção de gráficos |
|
|
|
|
|
EF06MA34 |
|
EF08MA23 |
|
Medidas de tendência central |
|
|
|
|
|
|
EF07MA35 |
EF08MA25 |
|