CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO

Progressão das Habilidades do Componente Curricular de Matemática

Olá professor (a)!

O novo currículo do Ensino Fundamental foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aprovado por meio da Resolução CEE/ES nº 5.190/18 em 31/12/2018, e elaborado em conjunto por diversos profissionais de educação do Estado e dos Municípios, em regime de colaboração. Esse documento apresenta uma educação comprometida com o desenvolvimento de competências e habilidades, que incluem o domínio do conhecimento, mas vão para além dele, pois pressupõe também o domínio de habilidades e atitudes necessárias para viver, atuar e intervir no mundo de maneira crítica.

Sendo assim, é necessário compreender como se organizam as competências e habilidades elencadas nesse documento e a partir dessas primícias elaborar estratégias de como aplicá-las de forma a abarcar todos os estudantes. Para auxiliar você, professor (a), a compreender melhor como estão organizadas as habilidades neste novo currículo, a Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo reúne esforços nesse ano de 2021 para implementar o Currículo do Estado do Espírito Santo, elaborado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre eles está a elaboração do Mapa de Progressão das Aprendizagens que demonstre como as aprendizagens do currículo se relacionam ao longo do Ensino Fundamental. Esse mapa foi elaborado com objetivo de orientar, sistematizar e fomentar o seu trabalho, além de flexibilizar o currículo, buscando melhorar a aprendizagem dos estudantes e auxiliar o processor de construção do seu plano de ensino.

Ao longo de todo o currículo, podemos diferenciar as habilidades, considerando-se que algumas são mais simples e outras mais complexas.  No componente curricular de Matemática, na etapa do Ensino Fundamental, os objetos de conhecimento apresentam-se de forma mais aprofundada, tangenciando as cinco unidades temáticas do 1° ao 9º ano, seguindo assim, um movimento em espiral.

Clique nas palavras e compreenda as finalidades de cada uma dessa unidades temáticas:

Unidade temática NÚMEROS ;

Unidade temática ÁLGEBRA ;

Unidade temática GEOMETRIA ;

Unidade temática GRANDEZAS E MEDIDAS ;

Unidade temática PROPABILIDADE E ESTATÍSTICA .

A Unidade Temática se refere ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As habilidades, por sua vez, expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Para tanto, elas são descritas de acordo com uma determinada estrutura, que busca explicitar, o que deve ser aprendido pelo estudante, em qual profundidade e em qual contexto.

Veja como uma habilidade está identificada no documento:  

Código Alfanumérico – EF01MA23/ES

EF – Ensino Fundamental01 – primeiro anoMA – componente curricular Matemática23 – posição da habilidadeES – habilidade modificada pelo estado

Agora entenda a estrutura da descrição de uma habilidade. Veja abaixo, como exemplo, habilidade EF01MA23/ES de Matemática do 1º ano do Ensino Fundamental:

Os verbos presentes nas habilidades do Currículo do Espírito Santo explicitam os processos cognitivos que se espera sejam desenvolvidos pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.

Os modificadores devem ser entendidos como a explicitação da situação ou condição em que a habilidade deve ser desenvolvida, considerando a faixa etária dos alunos. Ainda assim, as habilidades não descrevem ações ou condutas esperadas do professor, nem induzem à opção por abordagens ou metodologias. Essas escolhas estão no âmbito dos currículos e dos projetos pedagógicos, considerando o contexto e as características dos seus alunos. Vale destacar que o uso de numeração sequencial para identificar as habilidades de cada ano não representa uma ordem ou hierarquia esperada das aprendizagens.

A progressão das aprendizagens essenciais pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos em jogo – sendo expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores – que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos.

Dessa forma, a progressão das aprendizagens, que se explicita na comparação das habilidades em cada ano, ou de um ano para o outro, pode estar relacionada aos:

Ponderando a progressão das aprendizagens apontada no documento capixaba, cinco tabelas foram desenvolvidas para evidenciar a progressão das habilidades de acordo com seu grau de complexidade. A partir de alguns objetos de conhecimento dentro das unidades temáticas é possível perceber a progressão das habilidades, ano a ano e, por vez, dentro do mesmo ano. As células não preenchidas demonstram que naquele ano não houve progressão daquela habilidade e/ou objeto de conhecimento, porém pode haver progressão da habilidade e/ou objeto de conhecimento em outra unidade temática, uma vez que, algumas habilidades perpassam mais de uma unidade.

Desse modo, é importante que as tabelas sejam compreendidas como um todo conectado.

Para uma melhor visualização das progressões foram utilizados apenas os códigos das habilidades nos campos da tabela e transformados em hiperlinks para que as habilidades na integra sejam facilmente visualizadas.

Desse modo, por meio do mapa é possível que o professor perceba:

  • A partir do objeto de conhecimento, em quais anos ele é abordado e/ou o seu aprofundamento dentro de um mesmo ano;
  • A partir da habilidade, em qual ano uma habilidade é mobilizada;
  • A partir dos verbos da habilidade, o desenvolvimento do processo cognitivo e como sua complexidade se dá.
  • A partir dos modificadores da habilidade, a expansão dos contextos, do micro para o macro, no âmbito local, regional, nacional e global.

Há que se considerar ainda, a progressão que se dá na utilização de diferentes recursos tecnológicos com o avançar dos anos.

A partir dessa sistematização, esse documento visa contribuir e subsidiar a prática docente quanto: ao processo de planejamento e elaboração do plano de ensino; à seleção de materiais didáticos; às estratégias de acompanhamento pedagógico; e à implementação de um processo avaliativo.

Exemplo de progressão de um grupo de habilidades da unidade temática Probabilidade e Estatística – 1º ao 5º ano do EF.

Esperamos que esse Mapa de Progressão da Aprendizagens seja útile colabore com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do componente curricular Matemática nas escolas da rede estadual, mesmo sabendo que é você professor (a) o grande agente desse desenvolvimento curricular.

Sucesso e ótimo trabalho!

Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental

Unidade Temática – Números

Objetos de Conhecimentos

Habilidades por ano

1° Ano

2° Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

6º Ano

7º Ano

8º Ano

9º Ano

Contagem Quantificação; Leitura; Escrita; Comparação; Ordenação de Números Naturais e Racionais

EF01MA01ES

EF01MA02ES

EF01MA03ES

EF01MA04ES

EF01MA05ES

EF01MA06ES

EF02MA01ES

EF02MA02ES

EF02MA03ES

EF03MA01ES

EF04MA01ES

EF05MA01ES

EF06MA01

 

EF07MA03

EF07MA04ES

 

 

 

Composição e decomposição de NúmerosNaturais e Racionais

EF01MA07ES

EF02MA04ES

EF03MA02ES

EF04MA02ES

EF04MA10ES

EF05MA02ES

EF06MA02ES

 

 

 

Operações Básicas: Adição e Subtração de Números Naturais e Racionais

EF01MA08ES

 

EF02MA05ES

EF02MA06ES

EF02MA07ES

 

EF03MA03ES

EF03MA04ES

EF03MA05ES

EF03MA06ES

EF04MA03ES

 

 

 

 

 

 

 

Operações Básicas: Multiplicação e Divisão de Números Naturais e Racionais 

EF01MA23ES

EF01MA24ES

EF02MA08ES

EF02MA24ES

 

EF03MA07ES

EF03MA08ES

 

EF04MA04ES

EF04MA05ES

EF04MA06

EF04MA07ES

EF04MA08ES

EF05MA07

EF05MA08

EF05MA09

EF06MA04

EF06MA05

EF06MA06ES

EF07MA01

EF08MA03

 

Operações Básicas:  Potenciação e Radiciação

 

 

 

 

 

EF06MA03

EF06MA11

EF06MA12

EF07MA11ES

EF07MA12ES

 

EF08MA01

EF08MA02

EF09MA03ES

Números Fracionários

 

 

EF03MA09ES

EF04MA09ES

EF05MA03ES

EF05MA04ES

EF05MA05

 

EF06MA07

EF06MA08

EF06MA09

EF06MA10ES

EF07MA05ES

EF07MA06

EF07MA07

EF07MA08

EF07MA09

EF07MA10

EF08MA05

 

Porcentagem e Juros

 

 

 

 

EF05MA06

 

EF06MA13

EF07MA02

 

EF08MA04ES

EF09MA05ES

EF09MA18

EF09MA24ES

Números Irracionais 

 

 

 

 

 

 

 

 

EF09MA01

EF09MA02

Números Reais

 

 

 

 

 

 

 

 

EF09MA04

 

Unidade Temática Álgebra

Objetos de Conhecimentos

Habilidades por ano

1° Ano

2° Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

6º Ano

7º Ano

8º Ano

9º Ano

Padrão de figuras;

Sequências

EF01MA09ES

EF01MA10ES

EF02MA09ES

EF02MA10ES

EF02MA11ES

EF03MA10ES

EF04MA11ES

EF04MA12

 

 

EF07MA14

 

EF08MA10

EF08MA11ES

 

Relação de igualdade;

Propriedade de igualdade;

Noção de equivalência

 

 

EF03MA11ES

EF04MA13ES

EF04MA14ES

EF04MA15ES

EF05MA10ES

EF05MA11ES

EF06MA14

EF06MA15

EF06MA16ES

EF07MA16

 

 

Linguagem algébrica: variável e incógnita e equações

 

 

 

 

 

 

EF07MA13

EF07MA15

EF07MA18

EF08MA06ES

EF08MA071

EF08MA09

EF09MA26ES

EF09MA09

Proporcionalidade

 

 

 

 

EF05MA12

EF05MA13

 

EF07MA17

EF08MA12

EF08MA13ES

EF09MA07

EF09MA08

Sistema de equações lineares

 

 

 

 

 

 

 

EF08MA08

 

Polinômios

 

 

 

 

 

 

 

 

EF09MA09

EF09MA27ES

Função

 

 

 

 

 

 

 

 

EF09MA06

 

Unidade Temática Geometria

Objetos de Conhecimentos

Habilidades por ano

1° Ano

2° Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

6º Ano

7º Ano

8º Ano

9º Ano

Localização de objetos e pessoas no espaço e no plano cartesiano

EF01MA11ES

EF01MA12ES

 

EF02MA12ES

EF02MA13ES

EF03MA12ES

EF04MA16ES

EF05MA14ES

EF05MA15

 

EF06MA16ES

EF07MA19ES

 

EF09MA16

Figuras Geométricas Espaciais

EF01MA13ES

EF02MA14ES

EF03MA13ES

EF03MA14ES

EF04MA17ES

EF05MA16ES

EF06MA17

 

 

EF09MA17

Figuras Geométricas Planas

EF01MA14ES

EF02MA15ES

EF03MA15ES

EF03MA16ES

EF04MA18ES

EF04MA19ES

EF05MA17ES

EF05MA18ES

EF06MA21

EF07MA20

EF07MA21

EF07MA22

EF08MA18

EF09MA12

EF09MA11

Retas; Construções Geométricas

 

 

 

 

 

EF06MA22

EF06MA23

EF07MA23

EF07MA24

EF07MA25

EF07MA26

EF08MA15

EF08MA16

EF09MA10

Polígonos

 

 

 

 

 

EF06MA18

EF06MA19

EF06MA20

EF07MA27

EF07MA28

EF08MA14

EF08MA17ES

 

 

EF09MA15

 

 

Relações Métricas no Triângulo Retângulo

 

 

 

 

 

 

 

 

EF09MA13

EF09MA14ES

EF09MA25

 

Unidade Temática Grandezas e Medidas

Objetos de Conhecimentos

Habilidades por ano

1° Ano

2° Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

6º Ano

7º Ano

8º Ano

9º Ano

Medidas de

Comprimento, Massa e

Capacidade

EF01MA15ES

EF02MA16ES

EF02MA17ES

EF03MA17ES

EF03MA18ES

EF03MA19ES

EF03MA20ES

EF04MA20ES

EF04MA21

EF05MA19ES

EF06MA24

EF07MA29ES

 

 

Vistas, Perímetro, Área e Volume

 

 

 

 

EF05MA20ES

EF05MA21ES

EF06MA28

EF06MA29

EF07MA30

EF07MA31

EF07MA32

EF07MA33

EF08MA19

EF08MA20

EF08MA21

 

EF09MA19

Medidas de Tempo

EF01MA16ES

EF01MA17ES

EF01MA18ES

EF01MA25ES

EF02MA18ES

EF02MA19ES

EF02MA25ES

 

EF03MA22ES

EF03MA23ES

 

EF04MA22ES

 

 

 

 

 

 

Medidas de Temperatura

 

 

 

EF04MA23ES

EF04MA24

 

 

 

 

 

Sistema Monetário Brasileiro

EF01MA19ES

EF02MA20ES

EF03MA24ES

EF03MA21ES

EF04MA25ES

 

 

 

 

 

Ângulos

 

 

 

 

 

EF06MA251

EF06MA26

EF06MA27

 

 

 

 


Unidade Temática Probabilidade e Estatística

Objetos de Conhecimentos

Habilidades por ano

1° Ano

2° Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

6º Ano

7º Ano

8º Ano

9º Ano

Cálculo de probabilidade

EF01MA20ES

EF02MA21ES

EF03MA25ES

EF04MA26ES

EF05MA22

EF05MA23

EF06MA30

EF07MA34

EF08MA22

EF09MA20

Leitura e interpretação de gráficos e tabelas

EF01MA21ES

EF02MA22ES

EF03MA26ES

EF03MA27ES

EF04MA27ES

EF05MA24ES

EF06MA31

EF06MA32

 

EF07MA37

 

EF09MA21

Etapas da pesquisa

EF01MA22ES

EF02MA23ES

EF03MA28ES

EF04MA28ES

EF05MA25ES

EF06MA33ES

EF07MA36

EF08MA24

EF08MA26

EF08MA27

EF09MA23

Construção de gráficos

 

 

 

 

 

EF06MA34

 

EF08MA23

 

Medidas de tendência central

 

 

 

 

 

 

EF07MA35

EF08MA25

 

 

Compartilhe nas suas redes sociais!
5 1 vote
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários