Prezado(a) Professor(a),
A Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo considera de extrema importância o processo contínuo e regular de implementação, em todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, das Leis n.º 10.639/2003 e n.º 11.645/2008, as quais, ao modificarem a Lei n.º 9.394/1996 (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) por meio do Artigo 26-A, estabeleceram a obrigatoriedade do estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena em todos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio do país.
O conteúdo vem de encontro com a necessidade que a educação tem de compromisso com a sociedade nos dias atuais. Temas bastante relevante e de fácil acesso.
Promover o diálogo sobre questões étnico-raciais desde a educação básica é fundamental para desconstruir estereótipos e preconceitos, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Os materiais disponibilizados são de fácil entendimento, bem organizados esteticamente, estão em conformidade com as normativas e Leis vigentes e contribuem com o trabalho docente, orientam a prática pedagógica e, facilitam a organização dos planejamentos didáticos.
Boa tarde. Seria possivel disponibilizar todo histórico de implementação da lei 10639 na rede estadual do ES?
As exigências da SEDU é de extrema importância, pois é preciso sempre mostrar os responsáveis pela formação dos povos brasileiros e a quão grandes são as inúmeras culturas que estão presentes em cada ser de todos cantinhos desse nosso lindo Brasil.
Respeito e orgulhoso sempre!
Sim, porque é importante conhecer a formação do povo brasileiro para respeitar e valorizar a diversidade.
Concordo!