2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024 E 13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
32ª SEMANA 21/10 a 25 de OUTUBRO/24
33ª SEMANA 28/10 a 01 de NOVEMBRO/24
34ª SEMANA 04/11 a 11 de NOVEMBRO/24
35ª SEMANA 11/11 a 15 de NOVEMBRO/24
36ª SEMANA 18/11 a 22 de NOVEMBRO/24
37ª SEMANA 25/11 a 29 de NOVEMBRO/24
2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024 E 13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
32ª SEMANA 21/10 a 25 de OUTUBRO/24
33ª SEMANA 28/10 a 01 de NOVEMBRO/24
34ª SEMANA 04/11 a 11 de NOVEMBRO/24
35ª SEMANA 11/11 a 15 de NOVEMBRO/24
36ª SEMANA 18/11 a 22 de NOVEMBRO/24
37ª SEMANA 25/11 a 29 de NOVEMBRO/24
2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024
13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
32ª SEMANA 21/10 a 25 de OUTUBRO/24
33ª SEMANA 28/10 a 01 de NOVEMBRO/24
34ª SEMANA 04/11 a 11 de NOVEMBRO/24
35ª SEMANA 11/11 a 15 de NOVEMBRO/24
36ª SEMANA 18/11 a 22 de NOVEMBRO/24
37ª SEMANA 25/11 a 29 de NOVEMBRO/24
2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024
13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
32ª SEMANA 21/10 a 25 de OUTUBRO/24
33ª SEMANA 28/10 a 01 de NOVEMBRO/24
34ª SEMANA 04/11 a 11 de NOVEMBRO/24
35ª SEMANA 11/11 a 15 de NOVEMBRO/24
36ª SEMANA 18/11 a 22 de NOVEMBRO/24
37ª SEMANA 25/11 a 29 de NOVEMBRO/24
2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024
13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
32ª SEMANA 21/10 a 25 de OUTUBRO/24
33ª SEMANA 28/10 a 01 de NOVEMBRO/24
34ª SEMANA 04/11 a 11 de NOVEMBRO/24
35ª SEMANA 11/11 a 15 de NOVEMBRO/24
36ª SEMANA 18/11 a 22 de NOVEMBRO/24
37ª SEMANA 25/11 a 29 de NOVEMBRO/24
2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024
13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
32ª SEMANA 21/10 a 25 de OUTUBRO/24
33ª SEMANA 28/10 a 01 de NOVEMBRO/24
34ª SEMANA 04/11 a 11 de NOVEMBRO/24
35ª SEMANA 11/11 a 15 de NOVEMBRO/24
36ª SEMANA 18/11 a 22 de NOVEMBRO/24
37ª SEMANA 25/11 a 29 de NOVEMBRO/24
Bom dia! Percebi inconsistência no conteúdo desta semana na Rotina de Língua Portuguesa ( 35ª semana ), da 2ª Série, página 05 “E possível transformar orações, passando-as da voz ativa para passiva e vice-versa, desde que o verbo seja transitivo direto ou indireto”. Verbo transitivo indireto não admite voz passiva, salvo alguns casos bem específicos. Espero ter contribuído para aprimorar esse material tão necessário para nossas escolas.
Boa tarde Elias, a sua contribuição foi muito importante.
Já fizemos a devida correção.
Agradecemos!
GECEB/SEDU
Sobre o edital de RPE, preciso dizer que faltou transparência. Cada candidato deveria elaborar as questões com gabarito mas, o edital não informa qual seria o critério de classificação. Qual foi o critério adotado? Gostaria de saber o que faltou para o candidato que não classificado e o que o canditado que foi classificado fez de diferente para ter conseguido a vaga. Ficou confuso. Espero não ver as questões que eu enviei sendo usada na rotina pedagógica de 2025. Já que não fui classificado, eu entendo que minhas questões não servem.
Professor, o edital alinha o trabalho às matrizes das avaliações externas, que são as referências para a elaboração dos trabalhos. Quanto às questões de seu trabalho, são sigilosas e não há acesso de outras pessoas que não as da equipe técnica da GECEB.
GECEB/SEDU
Sem classificação, sem nota. sem critério. Poderia ter sido mais transparente.
Boa Tarde,
Favor verificar melhor no documento https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
Com toda certeza. Não entendi nada do que eles fizeram.
Precisam rever este edital ,não ficou clara a iincrição o que era pra ser realizado neste modelo do Canva,o motivo da minha desclassificação po exemplo não bate,é preciso rever a data também esta errada do ano na plublicação aparece 2025.
Boa Tarde,
Favor verificar novamente no documento atualizado https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!
Há possibilidade de reabertura das inscrições, considerando as vagas não preenchidas?
Bom dia! Considerando as vagas remanescentes, há possibilidade de reabertura das inscrições?
Boa noite! Alguém pode me esclarecer sobre o resultado do processo seletivo para a bolsa de RPE?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
Olá! Alguém pode dizer onde encontro a lista de aprovados do eital nº 40 para elaborador RPE?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
O resultado do processo seletivo 44 sairá hoje?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
Quando sai o resultado do processo seletivo ?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
A classificação será postada nessa pagina?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
O resultado do processo seletivo para bolsa de RPE sairá neste espaço?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
Cadê o resultado?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
ONDE VEJO OS RESULTADOS PARA O PROCESSO DE ELABORADOR RPE?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
O resultado do do processo seletivo para bolsa de RPE foi disponibilizado em outro link?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
Estou procurando o resultado do processo seletivo
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
O resultado do processo seletivo para bolsa de RPE sairá neste espaço?
Bom dia,
O prazo foi finalizado para este processo.
Att.
GECEB/SEDU
Sobre as rotinas de Língua Portuguesa, peço que respeitem a estrutura dos poemas escolhidos. Por exemplo, na rotina da semana 33, vocês utilizaram o poema intitulado Soneto do grande autor Alvares de Azevedo. Um soneto, desde o século XIV, caracteriza-se por apresentar 2 quartetos e 2 tercetos. Vocês não podem ignorar essa escolha do autor e colocar todos os versos em uma única estrofe. Não é a primeira vez que isso acontece, inclusive na mesma rotina, no poema Tecendo a manhã de João Cabral de Melo e Neto, A canção do africano de Castro Alves e nos outros poema também não foram respeitadas a estrutura das estrofes.
Olá, professora!
Agradecemos sua observação quanto à disposição dos poemas em forma de soneto em nosso material. Optamos por apresentar os sonetos como se fossem uma única estrofe devido às limitações de espaço da página, de modo a garantir que todo o conteúdo fosse apresentado de forma clara e acessível (e que, como alertado por você há um mês, não desperdiçasse tanto papel).
Entendemos também que essa escolha pela junção das estrofes não prejudicaria o entendimento do enunciado e das alternativas das questões. Contudo, reconhecemos a importância de manter a estrutura original dos sonetos e nos comprometemos a atentar para esse detalhe em futuras edições.
Agradecemos novamente por sua contribuição e estamos à disposição para qualquer outra observação ou sugestão.
Atenciosamente,
Equipe de Língua Portuguesa – Gerência de Currículo da Educação Básica
Realmente a junção das estrofes não prejudica o entendimente, porém a forma como as estrofes se apresentam fazem parte da composição poética do escritor. Quando sugeri economia de papel, meu pedido foi que evitassem muitos espaços entre o enunciado e o texto, entre o título e texto.Uma outra dica é que quando o poema tiver versos curtos, a questão pode vir ao lado e não abaixo do texto. Atenciosamente,
Boa tarde, na 33ª semana de Língua Portuguesa na 3ª série, está indicado revisão para o ENEM, mas o material estruturado está com descritores. No ENEM há competências e habilidades diferentes. As questões não estão na complexidade no ENEM também. A revisão precisa ser conforme competência e habilidade do ENEM.
Olá, professora!
Agradecemos sua pergunta e interesse em entender nossas escolhas curriculares. A utilização das questões do Paebes adequam-se às necessidades dos estudantes da Educação Básica e, apesar de apresentarem um nível de complexidade menor, é possível também aplicá-las como revisão para o Enem.
Além disso, disponibilizamos um material de apoio que contém questões, majoritariamente, do Enem, que pode ser acessado no seguinte link: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/05/lp3serienivelamento.pdf. Esse recurso pode ser muito útil para complementar o estudo dos(as) alunos(as).
Agradecemos sua dedicação e estamos à disposição para qualquer outra dúvida.
Equipe de Língua Portuguesa – GECEB/SEDU
Atividade 8 da semana 32 não condiz.
Bom dia, prezado professor Paulo
Você está se referindo à atividade 8 (semana de 32) de qual série?
Atenciosamente,
Equipe de Matemática – GECEB/SEDU
Boa tarde! O Pedagogo pode se inscrever para qual etapa ou área dentro das Rotinas Pedagógicas? Obrigada.
A apostila do D71 MAT acredito que o conteúdo não condiz. alguém sabe dizer
Bom dia, prezado Izaac!
Você está se referindo a qual apostila?
Atenciosamente,
Equipe de Matemática – GECEB/SEDU
matemática D071 período 12/08 a 23/08 crescimento / decrescimento
Bom dia, prezado Izaac
No material da 24ª semana, 2ª série, está previsto o descritor D071_M e a habilidade EM13MAT402.
A habilidade a ser desenvolvida pelo estudante envolve a conversão da representação algébrica de funções quadráticas em representação geométrica. Ou seja, o traçado dos gráficos dessas funções.
O descritor avalia se o estudante é capaz de analisar o crescimento/decrescimento e os zeros de funções reais apresentadas em gráficos.
O material foi construído de forma que o estudante construa gráficos de funções quadráticas, analisando as relações entre representação algébrica e representação gráfica, bem como os principais aspectos do gráfico (zeros da função, concavidade, ponto de máximo ou ponto de mínimo).
Especificamente, no que diz respeito ao descritor, convidamos que você olhe as atividades 3, 4 e 5 que têm esse foco. Há outras ainda que utilizam a ideia de zeros da função quadrática.
Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe de Matemática – GECEB/SEDU
crescimento / decrescimento semana 24, D071
Bom dia, prezado Izaac
No material da 24ª semana, 2ª série, está previsto o descritor D071_M e a habilidade EM13MAT402.
A habilidade a ser desenvolvida pelo estudante envolve a conversão da representação algébrica de funções quadráticas em representação geométrica. Ou seja, o traçado dos gráficos dessas funções.
O descritor avalia se o estudante é capaz de analisar o crescimento/decrescimento e os zeros de funções reais apresentadas em gráficos.
O material foi construído de forma que o estudante construa gráficos de funções quadráticas, analisando as relações entre representação algébrica e representação gráfica, bem como os principais aspectos do gráfico (zeros da função, concavidade, ponto de máximo ou ponto de mínimo).
Especificamente, no que diz respeito ao descritor, convidamos que você olhe as atividades 3, 4 e 5 que têm esse foco. Há outras ainda que utilizam a ideia de zeros da função quadrática.
Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe de Matemática – GECEB/SEDU
Bom dia! Gostaria de saber qual a orientação para preenchimento dos conteúdos do Seges no que se refere ao mês de fevereiro, em Língua Portuguesa. Obrigado.
Prezado Wolmyr, com a implementação das Rotinas Pedagógicas Escolares, alterou-se substancialmente a arquitetura da orientação curricular. Tecnicamente, prevaleceram no currículo estruturado do SEGES as Rotinas. Para o mês de fevereiro, orientamos que lance no campo manual.
Saudações !
GECEB/SEDU
Bom dia! Por que retiraram a rotina de LP da 29 e 30 semana?
Bom dia, professor(a)!
Conferimos as semanas 29 e 30 das três séries de LP e todas se encontram disponíveis.
Att.
GECEB/SEDU
Mas o site com o endereço das atividades nao esta la mais.
Fran,
Favor tentar acessar o endereço de um outro navegador e confirmar se realmente não estão no endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/rpe/
Caso o erro ainda persista favor printar a sua tela para tentarmos verificar os motivos.
Att.
GECEB/SEDU
Prezados,
Venho, por meio deste, expressar minha insatisfação com a organização da trigésima rotina pedagógica destinada à 1ª série do Ensino Médio. Infelizmente, a forma como as atividades e conteúdos foram dispostos não tem favorecido o bom andamento dos estudos. A sequência e clareza que estavam presentes nas rotinas anteriores parecem ter sido prejudicadas, dificultando o entendimento e a fluidez no cumprimento das tarefas.
Nos ciclos pedagógicos anteriores, a organização era muito mais eficiente, proporcionando um melhor acompanhamento do conteúdo por parte dos alunos, o que não se observa nessa última edição. Solicito que seja revista a estrutura dessa rotina, a fim de que volte ao padrão de qualidade apresentado nas rotinas anteriores.
Agradeço pela atenção e aguardo melhorias nas próximas atividades.
Olá, Gustavo. Para que possamos melhorar o material, gostaríamos que esclarecesse quais são exatamente os pontos que estão confusos. Na semana anterior (semana 29), foi contemplada a explicação sobre o barroco: contexto histórico, a dualidade barroca, a expressão barroca e atividades. Na semana 30, o material aborda a produção artística de dois autores principais do Barroco: Antônio Vieira e Gregório de Matos. Dessa forma, destacamos a interpretação dos textos de cada um deles para que o aluno identificasse as características barrocas e se familiarizasse com as temáticas. Iniciamos, assim, com Antônio Vieira e seus sermões. Inserimos trechos do Sermão de Santo Antônio e incluímos questões de interpretação de texto desse Sermão. Logo após, iniciamos a explicação sobre Gregório de Matos. Demos vários exemplos e, para contextualizar, utilizamos um poema do autor “A Nosso Senhor Jesus Christo com Actos de Arrependido e Suspiros de Amor” com dois exercícios para que o aluno entenda essa temática religiosa por parte do Gregório de Matos. Por fim, acrescentamos no final do material mais três exercícios, totalizando 10 questões no material todo. Além disso, colocamos uma curiosidade sobre a Arquitetura Barroca, na página 08. Informamos que, nas semanas seguintes – inclusive as já postadas – a organização do Material obedece ao padrão anterior (exercícios somente no final). Esperamos ter esclarecido as dúvidas e colocamo-nos à disposição.
Att.
GECEB/SEDU
O arquivo da semana 33 (Mat 2 série) está igual ao da semana 32
Prezada Professora, bom dia.
A qual arquivo a Sra se refere? Os cadernos de “Material Estruturado” são diferentes.
Att.
GECEB/SEDU
Existe alguma previsão de data para as matrizes de referência da AMA?
Boa Tarde Fabiana,
Favor acessar o seguinte endereço para obter acesso aos documentos solicitados.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/recomposicaodasaprendizagens/
Att.
GECEB/SEDU
Venho reclamar da organização da 30ª rotina pedagógica, ela veio de uma forma muito estença e confusa.
Espero que seja resolvido!
Prezado professor, bom dia!
De qual componente? Português ou Matemática? Agradecemos o retorno.
Certamente ficaremos atentos ao seu comentário.
Att.
GECEB/SEDU
Em questão, é a de língua portuguesa.
Olá, Guilherme.
Para que possamos melhorar o material, gostaríamos que esclarecesse quais são exatamente os pontos que estão confusos. Na semana anterior (semana 29), foi contemplada a explicação sobre o barroco: contexto histórico, a dualidade barroca, a expressão barroca e atividades. Na semana 30, o material (que tem 10 páginas) aborda a produção artística de dois autores principais do Barroco: Antônio Vieira e Gregório de Matos. Dessa forma, destacamos a interpretação dos textos de cada um deles para que o aluno identificasse as características barrocas e se familiarizasse com as temáticas. Iniciamos, assim, com Antônio Vieira e seus sermões. Inserimos trechos do Sermão de Santo Antônio e incluímos questões de interpretação de texto desse Sermão. Logo após, iniciamos a explicação sobre Gregório de Matos. Demos vários exemplos e, para contextualizar, utilizamos um poema do autor “A Nosso Senhor Jesus Christo com Actos de Arrependido e Suspiros de Amor” com dois exercícios para que o aluno entenda essa temática religiosa por parte do Gregório de Matos. Por fim, acrescentamos no final do material mais três exercícios, totalizando 10 questões no material todo. Além disso, colocamos uma curiosidade sobre a Arquitetura Barroca, na página 08. Informamos que, nas semanas seguintes – inclusive as já postadas – a organização do Material obedece ao padrão anterior (exercícios somente no final). Esperamos ter esclarecido as dúvidas e colocamo-nos à disposição.
Att.
GECEB/SEDU
Tenho tudo a reclamar da organização da 30° Rotina Pedagogia de Lingua-Portuguesa.
Péssima organização e textos que são muito confusos.
Espero de vocês possam mudar isso, e fazer a Rotina Pedagogia voltar ao normal dela.
Bom dia,
Por favor, de qual série?
Att.
GECEB/SEDU
1ª Série.
Professora, todos os textos da 30ª semana referem-se ao Barroco, contendo, além de breves exposições informativas e biográficas (como de praxe em outros materiais que abordam essas manifestações literárias), textos que fazem parte da obra de Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos. Iniciamos, assim, com Antônio Vieira e seus sermões. Inserimos trechos do Sermão de Santo Antônio e incluímos questões de interpretação de texto desse Sermão. Logo após, iniciamos a explicação sobre Gregório de Matos. Demos vários exemplos e, para contextualizar, utilizamos um poema do autor “A Nosso Senhor Jesus Christo com Actos de Arrependido e Suspiros de Amor” com dois exercícios para que o aluno entenda essa temática religiosa por parte do Gregório de Matos. Gostaríamos que pontuasse quais textos são muito confusos. Quanto à organização da RPE para essa semana, devido ao tamanho extenso do documento e à quantidade de aulas, optamos por lançar mão de exercícios ao longo do próprio material. Nas semanas seguintes, a organização do Material obedece ao padrão anterior. Esperamos ter esclarecido as dúvidas e colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos.
Att.
GECEB/SEDU
A nova organização da 30ª rotina, não agradou muito, a organização das primeiras rotinas era melhor, conteúdo depois atividades.
Olá, Gustavo. Para que possamos melhorar o material, gostaríamos que esclarecesse quais são exatamente os pontos que estão confusos. Na semana anterior (semana 29), foi contemplada a explicação sobre o barroco: contexto histórico, a dualidade barroca, a expressão barroca e atividades. Na semana 30, o material aborda a produção artística de dois autores principais do Barroco: Antônio Vieira e Gregório de Matos. Dessa forma, destacamos a interpretação dos textos de cada um deles para que o aluno identificasse as características barrocas e se familiarizasse com as temáticas. Iniciamos, assim, com Antônio Vieira e seus sermões. Inserimos trechos do Sermão de Santo Antônio e incluímos questões de interpretação de texto desse Sermão. Logo após, iniciamos a explicação sobre Gregório de Matos. Demos vários exemplos e, para contextualizar, utilizamos um poema do autor “A Nosso Senhor Jesus Christo com Actos de Arrependido e Suspiros de Amor” com dois exercícios para que o aluno entenda essa temática religiosa por parte do Gregório de Matos. Por fim, acrescentamos no final do material mais três exercícios, totalizando 10 questões no material todo. Além disso, colocamos uma curiosidade sobre a Arquitetura Barroca, na página 08. Informamos que, nas semanas seguintes – inclusive as já postadas – a organização do Material obedece ao padrão anterior (exercícios somente no final). Esperamos ter esclarecido as dúvidas e colocamo-nos à disposição.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Estão faltando as páginas 08 e 09 da Rotina pedagógica de Língua Portuguesa da 3ª série, que compreendem as duas últimas semanas de outubro. Logo, não consigo terminar a 2ª sequência deste mês. Podem me ajudar, por favor?
Bom dia, professora.
Houve uma inconsistência na formatação do material.
Considere, por favor, na semana 32: datas 21/10 a 25/10 (página 08) e na semana 34: datas 04/11 a 08/11 (página 10).
Na próxima semana esse arquivo será alterado. Agradecemos o contato.
Att.
GECEB/SEDU
Muito obrigada!
Boa noite! Onde encontrar os descritores da AMA 3º trimestre?
Bom dia,
Favor acessar o seguinte endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/recomposicaodasaprendizagens/
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde! Poderia verificar, por gentileza, a sequência de páginas da semana 27. Grata!
Boa Tarde,
Favor informar de qual componente e série e qual o problema detectado.
Grato,
GECEB/SEDU
Bom dia. Assim que puderem, disponibilizem o material estruturado de Língua Portuguesa da 2ª série referente a 24ª semana?
Desde já agradeço.
Prezada Professora, já está disponível no endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/rpe/
Cordialmente,
GECEB/SEDU
Bom dia!
O material de Matemática da semana do dia 12/08 a 16/08 da 1ª série está errado. Na página 08 fala que uma função quadrática com a>0 (positivo) é crescente, mas não podemos afirmar isso. Quando o coeficiente a é positivo só podemos falar que a concavidade da parábola está voltada para cima. A função será crescente de (Xvertice, infinito) e decrescente de (-infinito, Xvertice). O exemplo para a<0 também está errado.
O mesmo erro se repete na página 09 quando colocaram o gráfico da função.
Att,
Patrícia F. B. Anjos
Boa tarde, prezada professora Patrícia
Sim a afirmação está equivocada. Realizamos a correção dessa parte no material. Agradecemos pelo seu retorno e nos colocamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe de Matemática – GECEB/SEDU
Obrigada pelo retorno e correção. O material da próxima semana também contém o mesmo erro.
Sigo à disposição.
Existe alguma previsão de data para as matrizes de referência da AMA?
Boa tarde, Juliano!
As Matrizes de Referência da AMA, 2º trimestre, já estão disponíveis por meio deste link: https://drive.google.com/drive/folders/1bu1SjwU6gSica_G8Xz2QBqeXB9k7sXeU
Att.
GECEB/SEDU
Muito Obrigado !
Bom dia!
Por gentileza, seria possível colocarem novamente o link da 15ª Semana?
Língua Portuguesa, 1ª série.
Olá, Christiane, Boa Tarde, O link citado está disponível desde 12 de junho no site.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!
As rotinas de língua portuguesa do 2º trimestre não informam o conteúdo programático, como foi feito no 1º trimestre e como é feito com as rotinas de matemática.
Isso tem dificultado a elaboração de planos de ensino e guias de aprendizagem para os alunos da minha escola.
Seria possível ter acesso a essa informação de algum outro modo?
Boa tarde, Vinícius!
As informações referentes ao conteúdo programático estão no próprio Material Estruturado. Na planilha da Rotina Pedagógica Escolar, a partir do 2º trimestre, constam apenas informações de nível curricular e de avaliações.
Att.
GECEB/SEDU
Onde posso ter acesso à Matriz de referência do AMA 2 trimestre?
Prezado Professor Paulo, as referências estão em fase de revisão e muito em breve estarão disponíveis.
Boa tarde, Paulo!
As Matrizes de Referência da AMA, 2º trimestre, já estão disponíveis por meio deste link: https://drive.google.com/drive/folders/1bu1SjwU6gSica_G8Xz2QBqeXB9k7sXeU
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Gostaria de orientações a respeito da rotina pedagógica para as turmas da EJA, devemos seguir a da 2ª série na 2ª etapa, por exemplo? Com as devidas adaptações à realidade dos alunos de EJA-diurno.
Boa Tarde,
Favor consultar o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ para obter acesso aos documentos da DCEJA.
GECEB/SEDU
Boa tarde!
O link da Semana 16 de Língua Portuguesa está com erro na leitura. Apesar de conseguir acessar, não é possível imprimi-lo.
Peço, por gentileza, que corrijam o quanto antes para que possamos trabalhar com nossos alunos haja vista, que é referente a semana de 17 a 21/06.
Boa Tarde,
Desculpe, a sua mensagem demorou a processar. Mas de qual série?
GECEB/SEDU
Boa noite,
Sugiro criarem versões diferentes do material para professores e alunos, assim poderemos ter materiais sem gabarito, que possam ser impressos sem precisarmos ficar convertendo em word e editando (o que SEMPRE faço!!!)
Registro ainda que, para a Educação do Campo, a quantidade de conteúdo é fora da realidade.
Lilian
Prezada professora Lilian,
Infelizmente para este ano de 2024 não temos condições de alterar a estrutura, inclusive porque estamos próximos de finalizar a elaboração das rotinas para 2024. Mas assimilaremos a sua sugestão para o projeto de 2025.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. Gostaria de saber onde está o link do material sugerido da 2ª série do Ensino Médio referente às escolas literárias do Realismo e Naturalismo nas orientações para o 2º trimestre. Acessei esse material uns dias atrás e agora não estou conseguindo encontrá-lo.
Prezada Beatriz,
O link sobre Realismo está na 16ª semana. Naturalismo ainda não foi abordado.
GECEB/SEDU
Qual é a orientação para a EJA? A 2ª etapa pode seguir a rotina pedagógica da 2ª série?
Boa Tarde,
Favor consultar o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ para obter acesso aos documentos da DCEJA.
GECEB/SEDU
A questão 8, da semana 16, houve divergência no gabarito.
At.te,
Marcelo
Bom dia,
Desculpe, mas seria Matemática ou Língua Portuguesa e qual Série?
GECEB/SEDU
Boa tarde. As atividades com foco nos descritores de Língua Portuguesa, referentes a 2ª série – 14ª semana – estão em formado de print /imagem, Isso dificulta a formatação para impressão. Há como fazê-la em forma de texto?
Prezada Ellaine,
Todas as atividades estão em formato .pdf.
GECEB/SEDU
Eu queria saber por que só tem a rotina pedagógica para o ensino médio, uma vez que esses já são selecionados como prioritários? Estou com as turmas do 9°ano, que era para ser também priorizado já que eles são turmas de Paebes. Nós professores temos a autonomia de selecionar as habilidades/conteúdos importantes, mas é preferível para otimização de tempo essa rotina pedagógica estabelecida para essa série também.
Prezado Jonas,
Você poderia nos informar se você leciona Língua Portuguesa ou Matemática? Isto é necessário para elaborarmos a nossa resposta ao seu questionamento.
GECEB/SEDU
Bom dia. Conforme a portaria 107-R, referente ao SEGES, o professor deverá aplicar, registrar até o 30º dia letivo de cada trimestre, no mínimo 50% da nota total, ou seja, no 2º trimestre, temos de lançar 15 pontos até o início de julho. A RPE contemplará momentos para essas avaliações, haja vista que o tempo dá mal para desenvolver as tarefas. Há um planejamento de aplicação de avaliação desses 15 pontos nesse mês de junho? Gostaria também que a rotina permitisse uma semana para o professor orientar a redação de forma que ensine a estrutura, o aluno produza, o professor auxilie numa reescrita e ocorra a postagem na letrus. Penso ser necessário.
Prezada professora,
O planejamento de aplicação de avaliação é realizado internamente, sob a supervisão do grupo pedagógico da escola. Na semana 19, de 08 de julho a 12 de julho, não será encaminhado material estruturado. Nestes dias, a escola deverá realizar a revisão de descritores da AMA do primeiro trimestre e a avaliação formativa do segundo trimestre.
Sobre o professor orientar a redação, de forma que ensine a estrutura, bem como a produção do aluno, a própria plataforma da Letrus já faz isso. Entretanto, todas as séries serão contempladas no material estruturado de acordo com o calendário da Letrus.
Na plataforma Letrus, é disponibilizado ao estudante e ao professor um material pré-textual:
1. Estudo das competências (A Letrus e a BNCC)
2. Estudo do tema – Material de repertório, contendo textos de apoio que estão sinalizados no sumário:
– “Teorizando”: a proposta é trazer textos elucidativos sobre o tema.
– “Saiba mais!”: a proposta é trazer uma curiosidade ou uma informação extra sobre o tema.
– “De olho nos dados!”: traz dados feitos em pesquisas diversificadas.
– “Universo artístico”: indica documentários, filmes, curtas, livros sobre a proposta de redação.
– “Selecionar, relacionar e organizar”: traz exercícios com itens objetivos de interpretação dos textos de apoio.
– “Análise da proposta de redação”: demonstra um fluxograma sobre o tema, a tese e os possíveis argumentos.
– “Referências bibliográficas”: traz todos as referências utilizadas no material.
Reforçando que essa informação estará sempre disponível no material estruturado na semana que se deve trabalhar a Letrus.
GECEB/SEDU
Boa noite Bruna como modificaram e a primeira semana do segundo trimestre foi retirada … Vc precisa clicar em cima da próxima.semana ..aí o link aparece.. sempre clica na semana que vai ser executada.
Espero ter ajudado!!
Postei o meu comentário aqui mas ele foi apagado e nem foi respondido, gostaria de saber o por que… Vou postar de novo e gostaria de uma resposta!
1) Poderiam disponibilizar o material em DOC? Minha escola (assim como várias do estado) contam com alunos com baixa visão e o material precisa ser ampliado. Não dá para usar um conversor de PDF para DOC pois as equações matemáticas ficam todas desconfiguradas.
2) Vão disponibilizar o material para alunos com necessidades especiais? Eles também são responsabilidade do estado…
3) Poderiam disponibilizar logo todo o material do 2º trimestre? Gostaria de adiantar a impressão dos materiais para os alunos e montar a apostila para eles…
AGUARDO RESPOSTAS…
Professor, desculpe a demora.
Estamos em contato com a Gerência de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva os meios para atender às diversidades de demandas. Não podemos oferecer em .doc, sob risco de alterações não autorizadas.
Em breve retornaremos com as possibilidade de atendimento.
Cordialmente,
GECEB/SEDU
Prezado Professor Thiago, a orientação da Gerência de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva indica que utilize recursos da educação especial, recebido pela escola, para fazer as impressões em papel A3 em copiadoras próprias ou em lojas especializadas, assim como fazer a orientação junto aos profissionais de educação especial disponibilizados às escolas para o atendimento às outras necessidades.
Cordialmente,
GECEB/SEDU