Caro(a) Professor(a)!
A Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB), da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU), convida vocês a conhecerem as Orientações Curriculares, elaboradas por Etapas de Ensino e Componentes Curriculares a partir do Currículo do nosso estado.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES 2024
ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS
ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS
ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
ENSINO MÉDIO
ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Comentários
Meus parabéns! Conteúdos muito bem esquematizados.
Bom dia. Essa rotina pedagógica de Língua Portuguesa é muito incoerente. Na 3ª série, na 13ª semana foi abordado o objeto de conhecimento “Oração coordenada” com os descritores: D044_P Identificar marcas linguísticas em um texto, D054_P Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos morfossintáticos. Não abordou o descritor referente aos conectivos e deveria ter abordado.
Agora na 15ª semana que o conteúdo é 3ª geração do Modernismo com os descritores: D027_P Distinguir ideias centrais de secundárias ou tópicos e subtópicos em um dado gênero textual. D039_P Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas em um texto. D050_P Reconhecer a presença de valores sociais e éticos. D062_P Identificar discursos que contribuíram para a formação da identidade nacional em textos da literatura brasileira.
O que o descritor D039 está fazendo na 15ª semana? Não deveria ter sido abordado na 13ª quando se abordou morfossintaxe?
Além disso, se o objeto de conhecimento é 3ª geração do Modernismo, todos os descritores devem ser abordados em textos da 3ª geração do Modernismo para reforçar o conteúdo. Trabalhar descritor de forma isolada não precisa de rotina, banco de questões encontramos no Google.
É necessário que se alinhe isso.
Nesta quinzena, as atividades referentes aos descritores também estão em forma de imagem, dificultando a formatação da atividade para o aluno.
Prezada Ellaine,
Língua Portuguesa e seus descritos têm margens amplas de desenvolvimento. As Rotinas buscam um ponto de equilíbrio. Obrigado pelas sugestões.
Att.
GECEB/SEDU
Como faço para acessar os cadernos pedagógicos de PV do ensino médio do 2º trimestre?
Prezado Diego,
PV Diurno: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2022/12/Ementa-de-Projeto-de-Vida-diurno.pdf
PV Noturno: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2022/12/Ementa-de-Projeto-de-Vida-noturno.pdf
Att.
GECEB/SEDU
BOM DIA! ACESSEI AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE GEOGRAFIA DO FUNDAMENTAL 2, DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E O 2º TRIMESTRE ESTÁ IDÊNTICO AO 3º. PODEM ME AJUDAR??????
Bom dia,
Os documentos foram atualizados, favor acessar novamente.
Att.
GECEB/SEDU
AS OC PARA GEOGRAFIA (SÉRIES FINAIS) SÓ APARECEM PARA O 3º TRIMESTRE, FALTAM O 1º E 2º.
Bom dia,
Os documentos foram atualizados, favor acessar novamente.
Att.
GECEB/SEDU
Prezados. O conteúdo de Enhance Much do 2º trimestre está igual ao do 1º para a 3ªESP. Aguardo modificações.
Prezada Valeska,
Informamos que a Unidade Curricular Enhance Much? = Uso do Inglês como ferramenta de integração presente no Aprofundamento LINGUAGEM E SUAS TECNOLOGIAS: O ESPORTE, A CIÊNCIA E SUAS LINGUAGENS da 3ª série do Ensino Médio possui mesmos eixos estruturantes, detalhamento do objeto de conhecimento e habilidades específicas do eixo, porém observe que os módulos se diferem nas temáticas, assim como a articulação com as demais Unidades Curriculares do Aprofundamento tem diferença apenas no componente curricular Educação Física e ainda nos Temas Integradores.
Ressaltamos que nessa etapa de ensino (ao longo da 3ª série) busca-se intensificar e aprimorar as técnicas de leitura do estudante de forma que ele possa ler e interpretar textos em língua inglesa, por esse motivo apenas a temática apresentada nos módulos se difere, a saber:
1º Trimestre – Módulo I – Anabolizantes e dosagens hormonais no esporte;
2º Trimestre – Módulo II – Pré-disposição Genética & Esporte;
3º Trimestre – Módulo III – Esporte com Ciências.
Att.
GECEB/SEDU
Há um equívoco de todo modo, pois o mesmo não acontece nas orientações do 3º trimestre. Felizmente, minha autonomia e experiência me permitem proporcionar aos estudantes práticas que vão além de leitura instrumental. Mesmo assim, a riqueza das orientações curriculares sempre me foram extremamente importantes, exatamente nesse sentido de orientação. Infelizmente, os itinerários carecem disso! Que venham mudanças para melhor!
Prezada Valeska,
Apreciamos seu empenho em proporcionar aos estudantes práticas que vão além de leitura instrumental, porém ressaltamos que ainda que o detalhamento seja o mesmo, há possibilidade de “ir além da leitura instrumental”, não se tratando propriamente de um “equívoco”, já que é possível utilizar esse detalhamento. Por isso, agradecemos e registramos sua observação, a fim de verificarmos futuramente uma possível revisão.
Att.
GECEB/SEDU
As OC de Trajetória Humana do 2ºTrimestre da 3ªSérie está igual a da 2ª Série. Nem a série foi mudada.
Prezado Elson,
Favor atualizar a página que está acessando, efetuamos as devidas correções no documento.
Att.
GECEB/SEDU
O Conteúdo da Disciplina de Ciência Tecnologia e Saúde (Itinerário Terra. Vida e Cosmos) do 3º ano (2º trimestre) realmente é o mesmo conteúdo do 2º ano (3º trimestre)?
Prezado Geane,
Favor atualizar a página que está acessando, efetuamos as devidas correções no documento.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia! Não encontrei o arquivo com as orientações do 2º Trimestre (EM) para Perspectiva Geográfica: Desenvolvimento e Espaço referente a 3ª SÉRIE. Quando acesso o link da 3ª série abre um arquivo de 2ª série.
Prezado Caroline,
Favor atualizar a página que está acessando, efetuamos as devidas correções no documento.
Att.
GECEB/SEDU
Obrigada!
Estou admirada com as orientações curriculares do 6º ano no 2º trimestre! Sério, abri e fiquei chocada em como FINALMENTE está fazendo sentido em relação à realidade das turmas que ainda estão iniciando no Inglês. Tudo muito simples, bem explicado e que realmente pode ser usado em sala! Parabéns!
O segundo trimestre de sociologia em Movimento não está abrindo o link para a visualização dos conteúdos.
Boa Tarde Rafael,
O documento foi atualizado.
Favor acessar novamente.
Att.
GECEB/SEDU
Poderiam parar de mudar esses documentos no meio do jogo. Pior ano possível para estar na educação.
Prezada Raiane, por gentileza, nos explique melhor sobre quais documentos você está falando para que possamos ser mais assertivos no nosso retorno para a sua dúvida.
Att.
GECEB/SEDU
Porque as orientações curriculares de Matemática do 2º trimestre do EF ainda não podem ser acessadas?
Boa Tarde Elizabete,
Inserimos hoje no site, favor acessar novamente https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
Olá! Não consigo carregar os documentos de 2023 no Drive.
Boa Tarde,
Favor acessar novamente, realizamos algumas atualizações.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia, as orientações para o 2° Trimestre para Matemática para o Ensino Fundamental maior fica pronto quando?
Prezado,
As orientações estão disponíveis no nosso site.
Acesse 👩🏿🏫 Orientações Curriculares – Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB) (sedu.es.gov.br).
Att.
GECEB/SEDU
Não foi possível acessar, aparece em revisão.
Boa Tarde MIchele,
Inserimos hoje no site, favor acessar novamente https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia; aparece em revisão.
Boa Tarde Natan,
Inserimos hoje no site, favor acessar novamente https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
As orientações para o 2º Trimestre – Ensino Fundamental Anos Finais, ainda não estão disponíveis. Aparece como (Em Revisão) e o link do documento não abre.
Boa Tarde Marcos,
Inserimos hoje no site, favor acessar novamente https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
Também não estou conseguindo acessar, só diz que está em revisão
Boa Tarde Elizabete,
Inserimos hoje no site, favor acessar novamente https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
como eu consigo acessar as orientaçõe? SEMPRE PEDE SENHA
Bom dia,
Favor verificar novamente, atualizamos os arquivos.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia! Onde encontro as Orientações Curriculares para a EJA?
At. te
Elizabete
Boa Tarde,
Favor consultar o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ para obter acesso aos documentos da DCEJA.
GECEB/SEDU
Boa tarde.
A orientação para Narrativas de Clio no 2º trimestre está errada. O pdf que está lá é de Literatura.
Att,
Mayra
Boa Tarde Mayra,
O conteúdo foi atualizado. Obrigado pela observação.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde,
Falta a organização curricular de sociologia em movimento do 2º trimestre.
Atenciosamente ,
Stela.
Prezada Stella,
Já realizamos a devida atualização.
Att.
GECEB/SEDU
Prezada,
As orientações curriculares de Sociologia estão disponíveis em 2o-TRIM-SOC-FGB-EM-2024
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde.
Onde acho o material de eletiva das 3ª séries do ano passado, referentes ao 2⁰ e 3⁰ trimestres?
Obrigada.
Prezada,
As eletivas são organizadas nas unidades escolares.
Sugerimos verificar com seu pedagogo ou coordenador pedagógico como ocorreu no ano passado na sua unidade escolar.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde.
Onde encontro o material de eletiva das 3ª séries dos 2⁰ e 3⁰ trimestre do ano passado?
Prezada,
As eletivas são organizadas nas unidades escolares.
Sugerimos verificar com seu pedagogo ou coordenador pedagógico como ocorreu no ano passado na sua unidade escolar.
Att.
GECEB/SEDU
Boa noite, onde encontro as orientações curriculares da EJA fundamental anos finais?
Boa Tarde,
Favor consultar o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ para obter acesso aos documentos da DCEJA.
GECEB/SEDU
Boa tarde. A matriz referência de Matemática do ano 2023 continua sendo a mesma para a avalição do Paebes 2024?
Prezado Chargles,
Sugerimos que entre em contato com a Gerência de Avaliação – GEA.
Telefone: (27) 3636-7813 / 3636 7812
E-mail: iszambom@sedu.es.gov.br
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Quando clico no componente “língua portuguesa” e escolho a opção “ensino médio” aparece apenas informações sobre as disciplinas de aprofundamento. O que devo fazer para resolver esse problema?
Bom dia Bruna,
As Orientações Curriculares de Língua Portuguesa estão no link “Recomposição das Aprendizagens”, favor clicar no link para obter acesso.
Att.
GECEB/SEDU
Em ciências o conteúdo sobre “os seres vivos (cinco reinos)” não está contemplado em nenhum trimestre de nenhuma série. No entanto, o conteúdo foi cobrado na ultima prova de nivelamento… Rs
Prezado Max,
A SEDU não realiza prova de nivelamento. Os alunos realizam uma avaliação diagnóstica para subsidiar o processo de nivelamento no início do ano letivo. A prova de nivelamento tem como base as habilidades dos anos anteriores. Os objetos de conhecimento relacionados com a diversidade de seres vivos organizados nos 5 reinos podem ser explorados por meio das seguintes habilidades:
4° ano do Ensino Fundamental: EF04CI05, EF04CI06, EF04CI07 e EF04CI08
6° ano do Ensino Fundamental: EF06CI06/ES e EF08CI07/ES
2ª série do Ensino Médio: EM13CNT202BIO/ES e EM13CNT208BIO/ES,
3ª série do Ensino Médio: EM13CNT311BIO/ES e EM13CNT203
Aprofundamentos por áreas de conhecimento: Terra, Vida e cosmo:
Link de acesso ao currículo: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/documentos/
Att.
GECEB/SEDU
Não encontrei o material da 5ª semana p 1º ano.
Boa Tarde,
Favor informar se vocês faz referência a estes documentos
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/03/RPMAT1aSERIE5aSEMANA01a05abril2422-03-2024.pdf
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/03/RPLP1aSERIESEMANA501a05abril2422.03.24.pdf
Para os demais documentos da RPE acesso o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/rpe/
Att.
GECEB/SEDU
Sim.O caderno tem sido um suporte referencial para a preparação do plano de ensino e das atividades em sala de aula.
Plano de Ensino para o EJA, tem???
Ou usar o do regular??
Cada trimestre do regular é um semestre o EJA???
Boa Tarde,
Favor consultar o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ para obter acesso aos documentos da DCEJA.
GECEB/SEDU
As orientações curriculares de português e matemática foram contempladas com as semanas de rotinas pedagógicas, sendo um norte para as avaliações externas correlacionados com as habilidades previstas no paebes, saeb e diagnósticas.
Se os alunos serão avaliados também em Humanas, porque também não houve esta preocupação, um direcionamento aos professores?
Prezada Jânia,
Em primeiro lugar, ficamos felizes por perceber sua preocupação e, não há dúvida, ela é pertinente. Contudo, em 2024, estamos priorizando Língua Portuguesa e Matemática.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde!
Por que vocês estão dando um prazo tão curto para a aplicação da rotina pedagógica? A maioria dos alunos não consegue desenvolver todo o conteúdo em apenas uma semana. Precisamos de mais tempo para trabalhar com os meninos
Prezada Mariana,
Agradecemos a sua sugestão e, nos próximos planejamentos vamos ficar atentos à questão do prazo para execução das rotinas pedagógicas.
Att.
GECEB/SEDU
Boa noite, deixo aqui registrado que o tempo destinado para alguns descritores e conteúdos programáticos da 3ª série são insuficientes. Há somente 3 aulas semanais. Na semana 1 não houve tempo para finalizar o conteúdo, muito material para 3 aulas. Além disso os autores Monteiro Lobato e Euclides da Cunha, principais autores do Pré-Modernismo não foram mencionados no conteúdo programático Na semana 5 está a maior incoerência. São 3 aulas para trabalhar a 1ª fase do Modernismo e a Crase. Acredito que isso seja um engano e que logo será acertado. Ratifico que na 3ª série são apenas 3 aulas semanais. Conteúdos como Modernismo, Crase, Colocação Pronominal são enormes, precisam de muito mais aulas para serem trabalhados. Também é importante colocar os descritores de acordo com os conteúdos programáticos, pois nem sempre isso acontece.
Prezada Luzani,
Primeiramente agrademos as suas considerações que são necessárias para a melhoria dos materiais que estão sendo produzidos pela nossa Gerência. Já podemos afirmar que estamos atentos aos seus questionamentos e eles serão considerados nas nossas próximas produções.
Att.
GECEB/SEDU
As orientações de Biologia do 3º ano EM do 2º trimestre não estão lá, favor atualizar
Boa tarde Eduardo,
O documento foi atualizado, favor acessar novamente.
GECEB/SEDU
O material da 3ª seman de Língua Portuguesa, da 1ª série, não contempla o material estruturado.
Bom dia,
Como estamos utilizando o mesmo link de acesso para as atualizações semanais dos documentos curriculares, o seu navegador pode estar armazenando temporariamente no cache do navegador os documentos curriculares mais antigos.
Sugerimos que vocês limpem os dados de navegação do seu navegador para atualizar as informações dos documentos.
Para limpar o Cache do seu Navegador siga as seguintes instruções.
Clique nos três pontinhos que ficam no lado direito superior do seu navegador, depois clique em “Limpar dados de Navegação”, escolha a opção de “Todo o período”, marque todas as opções, e por fim clique em “Remover dados”.
Após este processo tente acessar novamente os documentos.
Caso ainda apresente o problema, favor entrar em contato novamente.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde! Na rotina da 1ª série ( 18/03 a 22/03) aparece o conteúdo ” Pré-Modernismo”, o mesmo para a 3ª série. No dia 08/03, quando baixei a rotina pela primeira vez, tinha outro conteúdo ( Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem). Aconteceu algum erro na atualização?
Bom dia,
Como estamos utilizando o mesmo link de acesso para as atualizações semanais dos documentos curriculares, o seu navegador pode estar armazenando temporariamente no cache do navegador os documentos curriculares mais antigos.
Sugerimos que vocês limpem os dados de navegação do seu navegador para atualizar as informações dos documentos.
Para limpar o Cache do seu Navegador siga as seguintes instruções.
Clique nos três pontinhos que ficam no lado direito superior do seu navegador, depois clique em “Limpar dados de Navegação”, escolha a opção de “Todo o período”, marque todas as opções, e por fim clique em “Remover dados”.
Após este processo tente acessar novamente os documentos.
Caso ainda apresente o problema, favor entrar em contato novamente.
Att.
GECEB/SEDU
Que bom que agora veio especificado o conteúdo programático a ser desenvolvido! Antes, os professores de Língua Portuguesa não tinham uma referência de qual conteúdo trabalhar para desenvolver a habilidade proposta e ainda eram as mesmas habilidades para todas as séries. Não dá para fazer um “copia e cola” das orientações curriculares em todas as séries do Ensino Médio. O professor precisa receber claramente qual habilidade e qual conteúdo programático deve desenvolver em cada série.
Boa tarde! As atividades da 2ª série ( semana 3) da disciplina de Língua Portuguesa não foram inseridas.
Bom dia,
Como estamos utilizando o mesmo link de acesso para as atualizações semanais dos documentos curriculares, o seu navegador pode estar armazenando temporariamente no cache do navegador os documentos curriculares mais antigos.
Sugerimos que vocês limpem os dados de navegação do seu navegador para atualizar as informações dos documentos.
Para limpar o Cache do seu Navegador siga as seguintes instruções.
Clique nos três pontinhos que ficam no lado direito superior do seu navegador, depois clique em “Limpar dados de Navegação”, escolha a opção de “Todo o período”, marque todas as opções, e por fim clique em “Remover dados”.
Após este processo tente acessar novamente os documentos.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde! As sugestões de atividades da semana 4 das terceiras séries (língua portuguesa) estão duplicadas com as da semana 3.
Bom dia,
Como estamos utilizando o mesmo link de acesso para as atualizações semanais dos documentos curriculares, o seu navegador pode estar armazenando temporariamente no cache do navegador os documentos curriculares mais antigos.
Sugerimos que vocês limpem os dados de navegação do seu navegador para atualizar as informações dos documentos.
Para limpar o Cache do seu Navegador siga as seguintes instruções.
Clique nos três pontinhos que ficam no lado direito superior do seu navegador, depois clique em “Limpar dados de Navegação”, escolha a opção de “Todo o período”, marque todas as opções, e por fim clique em “Remover dados”.
Após este processo tente acessar novamente os documentos.
Att.
GECEB/SEDU
Por que colocaram o Pré-Modernismo na 3a semana do 1o ano do EM? Qual é a lógica, podem explicar para que eu possa preparar as minhas aulas? Não consigo entender até agora….
Bom dia,
Como estamos utilizando o mesmo link de acesso para as atualizações semanais dos documentos curriculares, o seu navegador pode estar armazenando temporariamente no cache do navegador os documentos curriculares mais antigos.
Sugerimos que vocês limpem os dados de navegação do seu navegador para atualizar as informações dos documentos.
Para limpar o Cache do seu Navegador siga as seguintes instruções.
Clique nos três pontinhos que ficam no lado direito superior do seu navegador, depois clique em “Limpar dados de Navegação”, escolha a opção de “Todo o período”, marque todas as opções, e por fim clique em “Remover dados”.
Após este processo tente acessar novamente os documentos.
Caso ainda apresente o problema, favor entrar em contato novamente.
Att.
GECEB/SEDU
A questão é que vocês trocaram os conteudos no meio da sermana, vcs são muito bagunceiros, viu?
Prezada espacoimaginariodecontas,
Conforme informado, houve um equívoco quanto ao ponto específico que foi levantado, com relação ao pré-modernismo, pois houve uma troca de planilhas com os dados referentes aos descritores. E a troca foi feita justamente para a correção da situação.
Att.
GECEB/SEDU
O pré-modernismo no 1o ano do Ensino Médio, em Língua Portuguesa…. vcs revisam os textos antes de divulgá-los ou são malucos mesmo?
Bom dia,
O arquivo foi trocado no site. Pedimos desculpas.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia, não consegui encontrar os materiais da terceira semana da rotina pedagógica do 1ºano. Vocês podem disponibilizar?
Bom dia,
Como estamos utilizando o mesmo link de acesso para as atualizações semanais, o seu navegador pode estar armazenando temporariamente no cache o documento antigo.
Caso isso ocorra, sugerimos que vocês limpem os dados de navegação do seu navegador e tentem acessar novamente os documentos.
Clique nos 3 pontinhos que ficam no lado direito superior do seu navegador, depois clique em “Limpar dados de Navegação”, escolha a opção de “Todo o período”, marque todas as opções, e por fim clique em “Remover dados”.
Após este processo tente acessar novamente os documentos.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. As atividades da 2ª série ( semana 3) da disciplina de matemática não foram inseridas.
Bom dia,,
Como estamos utilizando o mesmo link de acesso para as atualizações semanais, o seu navegador pode estar armazenando temporariamente no cache o documento antigo.
Caso isso ocorra sugerimos que vocês limpem os dados de navegação do seu navegador e tentem acessar novamente os documentos.
Clique nos 3 pontinhos que ficam no lado direito superior do seu navegador, depois clique em “Limpar dados de Navegação”, escolha a opção de “Todo o período”, marque todas as opções, e por fim clique em “Remover dados”.
Após este processo tente acessar novamente os documentos.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde! Haverá sugestão de atividades para a semana 3 do componente língua portuguesa (segunda e terceira série)? Até o momento, só há sugestões de atividades para a primeira série. Obrigada.
Boa tarde,
Os documentos foram atualizados, no entanto o cache de seu navegador pode estar mantendo temporariamente o documento antigo.
De qualquer forma, segue os links com os documentos que solicitou.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/03/2a-SERIE-LINGUA-PORTUGUESA-SEMANA-2.pdf
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/03/LP-3a-Serie-3a-Semana.pdf
Att.
GECEB/SEDU
Boa Noite!
Onde encontro o plano de ensino e o material para as Aulas de Percurso Filosófico sobre a evolução humana?
Boa tarde,
As informações estão no caderno de práticas pedagógicas do Aprofundamento “Humanidades e Relações Socioambientais”, página 46. o material encontra-se no link; https://drive.google.com/file/d/1Avifpci1VLmEc-8KvBdDL1bXtBNoMQIO/view
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde! Gostaria d saber porque não encontro as orientações curriculares de Ensino Religioso do 3º trimestre das series finais do 6º ao 9º ano, pois quando clico aparece o 3º trimestre as series iniciais. Desde já eu agradeço e espero uma devolutiva,
Boa Tarde Professora Rita,
A Equipe da Gerência de Currículo já verificou a questão e estamos ajustando o referido documento.
Favor aguardar, em breve faremos a correção.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde!
Quero saber como faço para encontrar o currículo da modalidade EJA ,de Língua Portuguesa?
Boa Tarde,
Favor consultar o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ para obter acesso aos documentos da DCEJA.
GECEB/SEDU
Bom dia, preciso do currículo de história para EJA do ensino fundamental a partir da 5ª etapa e também de todo o ensino médio
Boa Tarde,
Favor consultar o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ para obter acesso aos documentos da DCEJA.
GECEB/SEDU
O que significa o número à esquerda: 10,25,50,100?
Bom dia,
São os números de itens que podem aparecer na página.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!
Prezada, onde encontro as orientações curriculares de Lingua Inglesa 2024 para os anos iniciais ?
Grata.
Prezada,
Informamos que no Currículo do Espírito Santo, o componente curricular Língua Inglesa está presente apenas no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, conforme estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Att.
GECEB/SEDU
Esse estado não respeita os professores e profissionais da área da ciências biológicas. Aonde já se viu introduzir criacionismo em aulas de biologia? Que fiquem ciente que já estamos entrando em contato com os colegas que trabalham com ciências biológicas e profissionais do direito do estado do Espirito Santo. Para juntos tomarmos as medidas legais necessárias.
Boa Tarde Professor,
A inclusão do criacionismo e design inteligente estão pontuados nas orientações curriculares como detalhamento do objeto de conhecimento “Teorias Evolutivas” uma vez que, os mesmos podem ser usados como parâmetro de comparação para a necessidade de comprovação científicas para as teorias científicas. e não para o contrário. Analisando a habilidade referente ao objeto de conhecimento (EM13CNT201 – Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente), perceba que ela sugere a comparação de “modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações comprovações”, ou seja, a citação do “criacionismo e design inteligente” foi com a ciência de que essas comparações são realizadas em sala de aula com o intuito de promover maior compreensão sobre o tema. Caso queira conhecer mais sobre as orientações curriculares sobre a temática, sugerimos consultar os “Materiais de Apoio para os Aprofundamentos dos Itinerários Formativos do Ensino Médio” especificamente o caderno de prática “Humanidades e Relações Socioambientais” para conhecer as sugestões de abordagem da temática encaminhada as nossas unidades escolares. o material encontra-se no link https://drive.google.com/file/d/1Avifpci1VLmEc-8KvBdDL1bXtBNoMQIO/view
Att.
GECEB/SEDU
Então já que é assim por que vocês não incluíram na grade o ensino de astrologia e alquimia? E outra, qual é o criacionismo que será ensinado o Hindu o Iorubá qual entre as milhares de crenças. Não adianta me mostrar um documento confeccionado pela secretaria do Estado do Espirito Santo ou se utilizar de brechas no currículo para inserir pseudociência em aulas de biologia. Segundo a constituição o estado é laico e a escola não deve ter papel nenhum em ensino de religião, isso compete as famílias. Ps. não existe contraponto científico a teoria da evolução.
Edgar,
Agradecemos suas considerações para melhoria do nosso trabalho.
Att.
GECEB/SEDU
Gostaria de saber com base em que vocês incluíram criacionismo e DI como parte do componente curricular no terceiro ano do ensino médio, sendo que os mesmos não apresentam respaldo científico nenhum. Sou professor de Biologia no estado de São Paulo. Isso é um total desrespeito com os profissionais da área da Biologia e nós entraremos com as medidas legais cabíveis em apoio aos colegas professores do estado do Espirito Santo.
Boa Tarde Professor,
A inclusão do criacionismo e design inteligente estão pontuados nas orientações curriculares como detalhamento do objeto de conhecimento “Teorias Evolutivas” uma vez que, os mesmos podem ser usados como parâmetro de comparação para a necessidade de comprovação científicas para as teorias científicas. e não para o contrário. Analisando a habilidade referente ao objeto de conhecimento (EM13CNT201 – Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente), perceba que ela sugere a comparação de “modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações comprovações”, ou seja, a citação do “criacionismo e design inteligente” foi com a ciência de que essas comparações são realizadas em sala de aula com o intuito de promover maior compreensão sobre o tema. Caso queira conhecer mais sobre as orientações curriculares sobre a temática, sugerimos consultar os “Materiais de Apoio para os Aprofundamentos dos Itinerários Formativos do Ensino Médio” especificamente o caderno de prática “Humanidades e Relações Socioambientais” para conhecer as sugestões de abordagem da temática encaminhada as nossas unidades escolares. o material encontra-se no link https://drive.google.com/file/d/1Avifpci1VLmEc-8KvBdDL1bXtBNoMQIO/view
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia, não estou conseguindo acessar a orientação curricular de sociologia do 2º bimestre.
Bom dia,
Favor tentar novamente, realizamos uma atualização.
Att.
GECEB/SEDU