Caro(a) Professor(a)!
A Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB), da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU), convida vocês a conhecerem as Orientações Curriculares, elaboradas por Etapas de Ensino e Componentes Curriculares a partir do Currículo do nosso estado.
Indicamos que, para uma melhor visualização dos documentos curriculares interativos o acesso deve ser por meio do navegador Firefox e/ou Adobe.
Educação Física
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (SEDU)
Av. César Hilal, 1111 – Santa Lúcia
CEP: 29056-085 – Vitória / ES
As orientações curriculares de 2025 já estão com os novos descritores do Saeb?
Boa Tarde,
O INEP somente disponibilizara a nova matriz em março.
Neste momento somente estamos informando o PAEPES.
Att.
GECEB/SEDU
Saudações!
As orientações da 2ª série do ITINERÁRIO FORMATIVO DE TERRA, VIDA E COSMOS, na disciplina DO MICRO AO MACRO, A QUÍMICA ESTÁ EM TUDO? estão com a redação errada.
As orientações da 3ª série estão repetidas, e não há nenhuma orientação para a 2ª série.
Favor corrigir
Boa Tarde,
Favor acessar o documento novamente e verificar se foi corrigido.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia! As orientações curriculares de 2025, já contém os descritores do novo Saeb?
Boa Tarde,
O INEP somente disponibilizara a nova matriz em março.
Neste momento somente estamos informando o PAEPES.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde!
Quando teremos as publicações das rotinas? Principalmente as de matemática.
Boa tarde,
Estamos com a previsão de iniciar a apresentação das rotinas a partir do dia 20/01.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde!
Quando as rotinas estarão disponíveis para acesso? Principalmente as de matemática.
Fico no aguardo. Desde já, agradeço!
Boa tarde,
Estamos com a previsão de iniciar a apresentação das rotinas a partir do dia 20/01.
Att.
GECEB/SEDU
Estamos encantados com essa página interativa. Quando teremos as publicações de língua portuguesa?
Bom dia,
Obrigado pelo elogio!
Favor acessar novamente, atualizamos com os documentos de Língua Portuguesa.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Não consegui abrir o documento Ensino Médio Formação Básica Língua Portuguesa. Já tentei abrir com vários navegadores.
Bom dia,
Favor tentar acessar novamente, atualizamos os documentos de Língua Portuguesa.
Att.
GECEB/SEDU
Quanto teremos atualização dos conteúdos programáticos para 2025?
Boa Tarde,
Já iniciamos as publicações dos documentos https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
BOM DIA. QUANDO SERÁ DISPONIBILIZADA AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES 2025?
Bom dia,
Já iniciamos as publicações dos documentos https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/orientacoescurriculares
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia! Por meio de qual e-mail eu consigo entrar em contato com vocês?
Bom dia,
Segue o e-mail gerenciadecurriculo@sedu.es.gov.br
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde estou precisando dos descritores do segundo ano do ensino fundamental do 1º, 2º, 3º trimestre das disciplinas de português e matemática.
Bomdia Neuza,
Para matrizes Saeb, https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/matrizes-e-escalas,
E para matrizes Paebes, Avaliação e Monitoramento Espirito Santo.
Att.
GECEB/SEDU
Boa Tarde, onde está localizado os descritores, que ficavam disponibilizados nas Orientações Curriculares?
Boa tarde, Kelly. Qual componente?
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. Estou precisando do Nivelamento de Língua Portuguesa referente ao 2º trimestre da 2ª série do Ensino Médio.
Boa Tarde,
Você já acessou o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/recomposicaodasaprendizagens/ ?
Att.
GECEB/SEDU
Olá. Estou precisando das ementas das disciplinas profissionalizantes do Ensino Médio Integrado – Técnico de Segurança do Trabalho. Onde consigo?
Bom dia,
Já tentou procurar no endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/ementas/
Att.
GECEB/SEDU
O material estruturado elaborado de Língua Portuguesa da 3ª série do ensino médio, para esta semana contempla exercícios de revisão para o Enem, no entanto os exercícios são muito fáceis em comparação às questões que são cobradas nesse exame. Por que não retiraram questões de provas anteriores para que trabalhássemos com os alunos?
Olá, professora!
Agradecemos sua pergunta e interesse em entender nossas escolhas curriculares. A utilização das questões do Paebes adequam-se às necessidades dos estudantes da Educação Básica e, apesar de apresentarem um nível de complexidade menor, é possível também aplicá-las como revisão para o Enem.
Além disso, disponibilizamos um material de apoio que contém questões, majoritariamente, do Enem, que pode ser acessado no seguinte link: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/05/lp3serienivelamento.pdf. Esse recurso pode ser muito útil para complementar o estudo dos(as) alunos(as).
Agradecemos sua dedicação e estamos à disposição para qualquer outra dúvida.
Equipe de Língua Portuguesa – GECEB/SEDU
Agradeço a disponibilização do material de apoio.
Bom dia
Gostaria de receber se possível a ligação da BNCC cos os descritores.
Podem me ajudar?
Bom dia, professor!
Poderia explicar, de forma detalhada, a que está se referindo quando diz BNCC?
Att.
GECEB/SEDU
Eu “tô” num caso de amor com esse novo layout
Agradeço muitíssimo, Vania!
Foi pensado com muito carinho pela nossa Gerência de Currículo e eu tive o privilégio de fazer os desenhos dos nossos monumentos.
Dianni Pereira de Oliveira
GECEB/SEDU
Boa tarde!
Matriz de Referência – AMA 2024 – 3ª edição?
Componente Curricular: Matemática
Boa Tarde Ana,
Favor detalhar um pouco mais sua solicitação.
Caso esteja se referindo aos documentos da AMA, segue o link de acesso.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/recomposicaodasaprendizagens/
Att.
GECEB/SEDU
Obrigada!
Ana,
Avalie o tema. A avaliação fica após os conteúdos e antes dos comentários.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. Poderia enviar o link das orientações para os estudantes da educação especial?
Bom dia,
A Gerência de Currículo da Educação Básica não realiza as adaptações para os estudantes da Educação Especial.
Toda SRE tem um grupo que profissionais que podem realizar este trabalho.
Procure se informar na sua SRE qual o ramal deste grupo para você fazer sua solicitação.
Att.
GECEB/SEDU
Boa noite!
Com a mudança, não localizei as orientações curriculares da EJA. Poderia me orientar?
Bom dia Rosiele,
Seguem os endereços com documentos do EJA.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/eja/
Att.
GECEB/SEDU
Boa noite. Analisando os currículos da 2ª e 3ª séries nos itinerários de “Matemática Financeira” e “Estatística”, pude observar que os conteúdos abordados no 3º trimestre são os mesmos para ambas as séries. É isso mesmo??
E os Cadernos Metodológicos serão divulgados quando?
Bom dia Wandressa,
O caderno metodológico de Ed. Fiscal está disponível no site https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/cadernosmetodologicos/
Quanto aos cadernos de Educação Financeira, a Sedu adquiriu uma coleção para tratar da temática com os estudantes.
Quanto ao Itinerário, fizemos um caderno com práticas para as unidades curriculares. Você encontra este material no site do currículo na pasta materiais de apoio para o EM https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/itinerarios/
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia, prezada Wandressa
Sim, os objetos de conhecimento da 2ª e da 3ª série são iguais para a Unidade Curricular (UC) Matemática Financeira. O mesmo ocorre com a UC Estatística. Mas os projetos que os estudantes devem desenvolver em cada série devem ser diferentes. Nas Orientações Curriculares, indicamos tema(s) integrador(es) que podem auxiliar na escolha das temáticas dos projetos em cada série.
Atenciosamente,
GECEB/SEDU
Boa tarde. Gostaria de informações sobre o atraso dos conteúdos do itinerário de esportes na disciplina de morfologia que não foram disponibilizados no segundo trimestre e no final foram colocados conteúdos que não pertencem ao itinerário esportes na disciplina de morfologia, sendo colocado conteúdos de plantas! Morfologia no itinerário de esportes é morfologia humana!
Prezada Professora, O processo de carregamento das informações curriculares para o SEGES foi extremamente complexo, envolvendo diferentes executores, regramentos e problemas.
Sentimos por esse problema. Estamos avaliando uma maneira de correção, sem grande prejuízos de retrabalho para os professores.
Informaremos quando estiver disponível .
Att.
GECEB/SEDU
Obrigada pela resposta, fui orientada agora fazer o registro manual do segundo trimestre .
Boa Tarde!
Por que mudaram o formato da página? Estava bom, todas as abas na mesma página.
Boa tarde. Eu não sei se o problema está ocorrendo apenas na minha escola, mas as habilidades do conteúdo de morfologia do itinerário de esportes não foram disponibilizadas no decorrer do segundo trimestre, atrasando todo o preenchimento no seges. Agora está disponível as habilidades do segundo e do terceiro trimestre, porém as do segundo trimestre não são da disciplina de morfologia, mas parece ser de outro itinerário. Assim, continuo sem preencher no seges do segundo trimestre. Isso preocupa, pois já estamos no terceiro trimestre e se o problema continua, não daremos conta no final do ano de fazer todo o preenchimento no seges para finalizar o ano letivo. Temo que acabe acontecendo o que ocorreu com meus colegas da EJA, que por falta de orientação correta, tiveram que trabalhar em casa no período de recesso em julho para finalizar as pautas. Recesso e férias é descanso do professor, não trabalho remoto.
Prezada Professora, O processo de carregamento das informações curriculares para o SEGES foi extremamente complexo, envolvendo diferentes executores, regramentos e problemas.
Sentimos por esse problema. Estamos avaliando uma maneira de correção, sem grande prejuízos de retrabalho para os professores.
Informaremos quando estiver disponível .
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Eu não sei se o problema está ocorrendo apenas na minha escola, mas as habilidades do conteúdo de morfologia do itinerário de esportes não foram disponibilizadas no decorrer do segundo trimestre, atrasando todo o preenchimento no seges. Agora está disponível as habilidades do segundo e do terceiro trimestre, porém as do segundo trimestre não são da disciplina de morfologia, mas parece ser de outro itinerário. Assim, continuo sem preencher no seges do segundo trimestre. Isso preocupa, pois já estamos no terceiro trimestre e se o problema continua, não daremos conta no final do ano de fazer todo o preenchimento no seges para finalizar o ano letivo. Temo que acabe acontecendo o que ocorreu com meus colegas da EJA, que por falta de orientação correta, tiveram que trabalhar em casa no período de recesso em julho para finalizar as pautas. Recesso e férias é descanso do professor, não trabalho remoto.
Prezada Professora, O processo de carregamento das informações curriculares para o SEGES foi extremamente complexo, envolvendo diferentes executores, regramentos e problemas.
Sentimos por esse problema. Estamos avaliando uma maneira de correção, sem grande prejuízos de retrabalho para os professores.
Informaremos quando estiver disponível .
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia! Sugiro que as rotinas sejam formatadas de uma forma que não desperdice tanto papel. Não há necessidade de espaço entre o títtulo e um texto, espaço entre o texto e início do enunciado, espaço entre o enunciado e as opções, espaço tão grande entre uma questão e outra. Quando há um poema que os versos não são muito grandes, a atividade pode vir do lado. É importante também as margens serem estreitas. Espero que minha sugestão seja levada em consideração. Eu agradeço e o meio ambiente também.
Prezada Professora, obrigado pelas sugestões. Encaminharemos para o setor de desenho gráfico para o planejamento devido.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. Eu não sei se o problema está ocorrendo apenas na minha escola, mas as habilidades do conteúdo de morfologia do itinerário de esportes não foram disponibilizadas no decorrer do segundo trimestre, atrasando todo o preenchimento no seges. Agora está disponível as habilidades do segundo e do terceiro trimestre, porém as do segundo trimestre não são da disciplina de morfologia, mas parece ser de outro itinerário. Assim, continuo sem preencher no seges do segundo trimestre. Isso preocupa, pois já estamos no terceiro trimestre e se o problema continua, não daremos conta no final do ano de fazer todo o preenchimento no seges para finalizar o ano letivo. Temo que acabe acontecendo o que ocorreu com meus colegas da EJA, que por falta de orientação correta, tiveram que trabalhar em casa no período de recesso em julho para finalizar as pautas. Recesso e férias é descanso do professor, não trabalho remoto.
Prezada Professora, O processo de carregamento das informações curriculares para o SEGES foi extremamente complexo, envolvendo diferentes executores, regramentos e problemas.
Sentimos por esse problema. Estamos avaliando uma maneira de correção, sem grande prejuízos de retrabalho para os professores.
Informaremos quando estiver disponível .
Att.
GECEB/SEDU
bom dia, os conteúdos do 2º e 3º trimestre de língua inglesa do fundamental séries finais (9º ano) estão iguais, está certo?
Prezado Professor, há apenas dois objetos de conhecimento que se repetem, mas com o objetivo de reforçar as habilidades.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde, tudo bem? Gostaria de informações sobre a questão de os conteúdos dos itinerários formativos de Matemática Financeira da 2° e 3° séries serem iguais para esse 3 trimestre e um desses conteúdos (renda fixa) já ter sido visto no trimestre anterior.
Boa tarde, prezado Carlos
Sim, na Unidade Curricular Matemática Financeira há objetos de conhecimento previstos para a 2ª e a 3ª série. É o caso dos objetos previstos para o 3º trimestre. Considerando que o eixo estruturante é Processos Criativos, o(a) professora(a) pode retomar o desenvolvimento das habilidades relacionadas a esses objetos por meio de outro projeto criativo.
Atenciosamente,
GECEB/SEDU
Boa tarde, prezado Carlos
Para o 3º trimestre, os objetos de conhecimento da Unidade Curricular Matemática Financeira são iguais na 2ª e na 3ª série. Considerando que o eixo estruturante é Processos Criativos, o(a) professora(a) pode retomar o desenvolvimento das habilidades relacionadas a esses objetos por meio de outro projeto criativo.
Quanto ao objeto de conhecimento renda fixa, ele é tratado na 2ª série, no 2º trimestre e no 3º trimestre. Mas a abordagem é diferente: no 2º trimestre esse objeto de conhecimento é utilizado para desenvolver habilidades do eixo Mediação e Intervenção Sociocultural e no 3º trimestre o objeto de conhecimento é usado para desenvolver habilidades do eixo Processos Criativos.
Atenciosamente,
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde, os conteúdos dos itinerários formativos de Matemática Financeira referente às 2 e 3 séries para o 3 trimestre, estão repetidos. Gostaria de saber se currículo será o mesmo para ambas as séries.
Boa tarde, prezado Carlos
Sim, na Unidade Curricular Matemática Financeira há objetos de conhecimento previstos para a 2ª e a 3ª série. É o caso dos objetos previstos para o 3º trimestre. Considerando que o eixo estruturante é Processos Criativos, o(a) professora(a) pode retomar o desenvolvimento das habilidades relacionadas a esses objetos por meio de outro projeto criativo.
Atenciosamente,
GECEB/SEDU
Bom dia!
Quando ficará disponível no site as orientações curriculares do 3° trimestre do itinerário de Percurso filosófico sobre a evolução humana?
Bom dia Filipe,
O material foi inserido hoje.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Gostaria de saber quando irão disponiblizar o currículo do 3º trimestre do Itinerário Percurso filosófico da evolução humana.
Bom dia Narilene,
O material foi inserido hoje.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. Com relação aos conteúdos previstos para trabalhar com a disciplina de Biologia no primeiro e segundo trimestre, a equipe que elaborou realmente acredita que é possível trabalhar esses conteúdos de forma a considerar o processo ensino aprendizagem do educando? ´Qualquer professor de Biologia com uma boa formação, sabe que é impossível. Agora no segundo trimestre, não consigo registrar na pauta os conteúdos que ainda estou trabalhando, pois não deu tempo de trabalhar no primeiro trimestre e são fundamentais para o estudante compreender outros conteúdos posteriormente. A pauta no segundo trimestre só consta habilidades e objetos do conhecimento do segundo trimestre.
Boa Tarde professora!
Agradecemos sua contribuição em relação as orientações curriculares e as consideraremos para a elaboração das próximas edições.
Destacamos que as orientações curriculares não substituem o Currículo, mas, foram elaboradas para auxiliar sua implementação. A inserção nas orientações curriculares da coluna “Detalhamentos do objeto de conhecimento” foi realizada para colaborar com o professor em suas escolhas para a elaboração do seu Plano de Ensino, no qual, os Eixos Estruturantes e suas respectivas Habilidade Específicas devem ser desenvolvidas dentro da temática principal do aprofundamento e darem aos estudantes a oportunidade de aprofundar seus estudos em temas de seu interesse.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Obrigada pelo retorno, mas ainda continuamos sem orientação de como vamos lançar os conteúdos na pauta do segundo trimestre sendo que ainda estamos desenvolvendo os conteúdos que estão previstos no primeiro trimestre, visto que é impossível trabalhar conteúdos que são a base para muitos outros em um único trimestre. Por exemplo, na pauta só tem possibilidade de lanças anatomia e fisiologia. Estou concluindo agora meiose e formação de gametas. Gostaria que as orientações de como fazer fosse passado para os pedagogos, pois eles não tem a resposta. Assim o preenchimento das pautas vão ficando atrasados.
Bom dia!
Agradecemos sua colaboração. Esse feedback é muito importante para nossa equipe! Quanto ao seu questionamento, essa semana inicia-se o período de formação para orientar a equipe gestora sobre o SEGES. Quanto ao registro do conteúdo do primeiro trimestre no segundo trimestre, mantemos a orientação anterior: marcar o objeto de conhecimento no primeiro trimestre, onde ele aparece, para constar no processo de monitoramento da SEDU. No segundo trimestre, registrar esse objeto de conhecimento no espaço para registro manual, para justificar a realização de seu plano de aula.
Att.
GECEB/SEDU
Paginação incorreta novamente na rotina da 2ª série da 23ª semana. Os estudantes acabam bagunçando tudo na hora de colocar na pasta.
Agradecemos a comunicação! Já foi acertado o número de páginas!
Olá, gostaria de fazer uma observação. Na RPE da semana 23 (1a série) o exercício resolvido 1 letra B e sua respectiva solução não faz sentido.
Boa Tarde,
De qual componente você se refere? Português ou Matemática?
GECEB/SEDU
Boa tarde, Fabrício! Você está se referindo ao material de Língua Portuguesa ou de Matemática?
Bom Dia !! Gostaria de auxílio para localizar material de atividades para Educação Especial.
Obrigado pela atenção.
Bom dia Marcelo,
Você já obteve acesso a este material https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/geepei/
Att.
GECEB/SEDU
boa noite,sou professora da sala de recurso e gostaria de saber se posso estar usando este mesmo currículo para atender o EJA.
Prezada Professora,
O material para o Ensino Médio ainda está em desenvolvimento pela Gerência de educação de Jovens e Adultos .
Por enquanto, apenas dispomos do material de EF, em https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ .
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!
Poderia me disponibilizar o link para ter acesso ao currículo da 3ª etapa do ensino médio da EJA?
Agradeço!
Prezada Professora,
O material para o Ensino Médio ainda está em desenvolvimento pela Gerência de educação de Jovens e Adultos .
Por enquanto, apenas dispomos do material de EF, em https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/
Att.
GECEB/SEDU
Olá.
Gostaria de saber por que os links do Material Estruturado do 6º e 7º ano do 2º trimestre de Língua Portuguesa não estão mais disponíveis?
Por gentileza, poderiam disponibilizá-los novamente?
Boa Tarde,
Grato pela contribuição, já efetuamos a devida atualização no documento. Favor acessar novamente para obter acesso.
Att.
GECEB/SEDU
Caros,
Gostaríamos de acesso do material estruturado dos 6º e 7º anos do Segundo Trimestre da Disciplina de Língua Portuguesa. Eles estavam disponíveis, mas agora não mais.
Forte abraço!
Boa Tarde,
Grato pela contribuição, já efetuamos a devida atualização no documento. Favor acessar novamente para obter acesso.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!
Onde estão disponíveis os cadernos metodológicos sugeridos nas orientações curriculares de Biologia?
Boa Tarde,
Os cadernos metodológicos estão disponíveis no link: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/cadernosmetodologicos/
Att.
GECEB/SEDU
Olá,
As orientações curriculares/currículo prioritário de LP, que está disponível no site hoje (25/07) é realmente a prevista para o 3º trimestre, ou ainda sofrerá mudanças??
Bom dia Raiane,
São ainda para o 2o trimestre. 3o trimestre com data a partir de 09 setembro 24.
Att.
Victor
Olá, boa tarde, uma observação para correção, no ensino fundamental anos finais, no 3 trimestre do ensino religioso na página 16, está informando o trimestre errado, lá informa 1° trimestre, quando na verdade é o terceiro.
Bom dia,
Faremos a correção. Obrigado.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde! Os descritores da Semana 20 de Língua Portuguesa do 1º ano estão diferentes. Quando abro o Guia aparecem os descritores D062_P e D050_P. E na sugestão de atividades aparecem o D074_P, D017_P e D039_P. Quais devemos seguir?
Boa tarde, Sonia!
Agradecemos sua observação! Os descritores a serem seguidos devem ser os do Material Estruturado (D074, D017 e D039). Iremos corrigir as informações da organização da RPE.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!
Gostaria de saber por que os links das Rotinas Pedagógicas aparecem e desaparecem constantemente?
Por gentileza, poderiam disponibilizá-los novamente?
Bom dia Chistiane,
Os links das Rotinas Pedagógicas continuam no site. Conferimos aqui no sistema e não recebemos nenhuma reclamação a esse respeito. Envio o link do site das rotinas para que você consiga verificar: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/rpe .
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. As atividades de revisão para AMA precisam estar alinhadas com os descritores e objetos de conhecimento trabalhados até aqui. Assim como na rotina, é necessário que tenha o material estruturado especificando os descritores e questões pertinentes. No material sugerido da 2ª série de Língua Portuguesa, as questões são do ENEM, ou seja, outro nível. É necessários questões no estilo e nível AMA/ PAEBES.
Prezada Ellaine,
Agradecemos a sugestão. Ficaremos atentos nas próximas rotinas.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Qual a matriz da AMA do 2º trimestre para planejamento da revisão? O material disponibilizado contempla poucos descritores.
Boa tarde Ellaine!
As Matrizes de Referência da AMA, 2º trimestre, já estão disponíveis por meio deste link: https://drive.google.com/drive/folders/1bu1SjwU6gSica_G8Xz2QBqeXB9k7sXeU
Att.
GECEB/SEDU
Onde encontro as orientações curriculares com as habilidades do EJA?
Prezado Fábio,
Por enquanto estamos disponibilizando o currículo da EJA que já está disponível no nosso site. https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. A rotina pedagógica da semana 15 do 1o ano contem a seguinte afirmação: “Relacionar os trovadores medievais galego-portugueses com os cantadores nordestinos brasileiros une as duas pontas históricas da língua portuguesa, demonstrando a sua importância internacional, em movimento de busca de unidade. Na nossa música popular, também ocorrem algumas manifestações desses cantadores que se assemelham aos trovadores. Alguns deles são fiéis à estrutura de composição, à temática medieval e a uma variante arcaica ou regionalista da língua, com termos de pouco uso contemporâneo, sobretudo nos ambientes urbanos. Isso faz com que suas cantigas estejam muito próximas das medievais, considerando a distância temporal de 1000 anos, ao mesmo tempo que são um exemplo típico da cultura do sertão brasileiro.” Podem explicar melhor o que significa isso? Há ideias muito originais nessa afirmação… fiquei muito surpreso… equiparando variação regional com variação histórica, ambientes urbanos com o sertão brasileiro… esse material, nesse “movimento em busca de unidade”, conseguiu realmente juntar manifestações culturais muito diferentes e heterogêneas. Gostei da sugestão… vamos descontextualizar as manifestações artísticas-culturais para simplificar ao máximo. Isso vai ajudar bastante o nosso trabalho de educadores e também a aprendizagem dos alunos. Parabéns!
Prezado Maurício,
Agradecemos o elogio.
Estamos trabalhando sempre com a intenção de melhorar o material disponibilizado e, sempre que possível, com ideias inovadoras.
Bom trabalho para você!
GECEB/SEDU
Meus parabéns! Conteúdos muito bem esquematizados.
Obrigado !