2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024 E 13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024 E 13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024
13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024
13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024
13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
2ª SEMANA 11 A 15 DE MARÇO/2024
3ª SEMANA 18 A 22 DE MARÇO/2024
4ª SEMANA 25 A 28 DE MARÇO/2024
5ª SEMANA 01 A 05 DE ABRIL/2024
6ª SEMANA 08 A 12 DE ABRIL/2024
7ª SEMANA 15 A 19 DE ABRIL/2024
8ª SEMANA 22 A 26 DE ABRIL/2024
12ª SEMANA 20 A 24 DE MAIO/2024
13ª SEMANA 27 A 29 DE MAIO/2024
14ª SEMANA 03 A 07 DE JUNHO/2024
15ª SEMANA 10 A 14 DE JUNHO/2024
16ª SEMANA 17 a 21 de JUNHO/24
17ª SEMANA 24 a 28 de JUNHO/24
18ª SEMANA 01 a 05 de JUNHO/24
19ª SEMANA 08 a 12 de JUNHO/24
20ª SEMANA 29/07 a 02 de AGOSTO/24
21ª SEMANA 05/08 a 09 de AGOSTO/24
22ª SEMANA 12/08 a 16 de AGOSTO/24
23ª SEMANA 19/08 a 23 de AGOSTO/24
24ª SEMANA 26/08 a 30 de AGOSTO/24
25ª SEMANA 02/09 a 05 de SETEMBRO/24
26ª SEMANA 09/09 a 13 de SETEMBRO/24
27ª SEMANA 16/09 a 20 de SETEMBRO/24
28ª SEMANA 23/09 a 27 de SETEMBRO/24
29ª SEMANA 30/09 a 04 de OUTUBRO/24
30ª SEMANA 07/10 a 11 de OUTUBRO/24
31ª SEMANA 16/10 a 18 de OUTUBRO/24
Existe alguma previsão de data para as matrizes de referência da AMA?
Boa Tarde Fabiana,
Favor acessar o seguinte endereço para obter acesso aos documentos solicitados.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/recomposicaodasaprendizagens/
Att.
GECEB/SEDU
Venho reclamar da organização da 30ª rotina pedagógica, ela veio de uma forma muito estença e confusa.
Espero que seja resolvido!
Prezado professor, bom dia!
De qual componente? Português ou Matemática? Agradecemos o retorno.
Certamente ficaremos atentos ao seu comentário.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Estão faltando as páginas 08 e 09 da Rotina pedagógica de Língua Portuguesa da 3ª série, que compreendem as duas últimas semanas de outubro. Logo, não consigo terminar a 2ª sequência deste mês. Podem me ajudar, por favor?
Bom dia, professora.
Houve uma inconsistência na formatação do material.
Considere, por favor, na semana 32: datas 21/10 a 25/10 (página 08) e na semana 34: datas 04/11 a 08/11 (página 10).
Na próxima semana esse arquivo será alterado. Agradecemos o contato.
Att.
GECEB/SEDU
Muito obrigada!
Boa noite! Onde encontrar os descritores da AMA 3º trimestre?
Bom dia,
Favor acessar o seguinte endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/recomposicaodasaprendizagens/
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde! Poderia verificar, por gentileza, a sequência de páginas da semana 27. Grata!
Boa Tarde,
Favor informar de qual componente e série e qual o problema detectado.
Grato,
GECEB/SEDU
Bom dia. Assim que puderem, disponibilizem o material estruturado de Língua Portuguesa da 2ª série referente a 24ª semana?
Desde já agradeço.
Prezada Professora, já está disponível no endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/rpe/
Cordialmente,
GECEB/SEDU
Bom dia!
O material de Matemática da semana do dia 12/08 a 16/08 da 1ª série está errado. Na página 08 fala que uma função quadrática com a>0 (positivo) é crescente, mas não podemos afirmar isso. Quando o coeficiente a é positivo só podemos falar que a concavidade da parábola está voltada para cima. A função será crescente de (Xvertice, infinito) e decrescente de (-infinito, Xvertice). O exemplo para a<0 também está errado.
O mesmo erro se repete na página 09 quando colocaram o gráfico da função.
Att,
Patrícia F. B. Anjos
Boa tarde, prezada professora Patrícia
Sim a afirmação está equivocada. Realizamos a correção dessa parte no material. Agradecemos pelo seu retorno e nos colocamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe de Matemática – GECEB/SEDU
Obrigada pelo retorno e correção. O material da próxima semana também contém o mesmo erro.
Sigo à disposição.
Existe alguma previsão de data para as matrizes de referência da AMA?
Boa tarde, Juliano!
As Matrizes de Referência da AMA, 2º trimestre, já estão disponíveis por meio deste link: https://drive.google.com/drive/folders/1bu1SjwU6gSica_G8Xz2QBqeXB9k7sXeU
Att.
GECEB/SEDU
Muito Obrigado !
Bom dia!
Por gentileza, seria possível colocarem novamente o link da 15ª Semana?
Língua Portuguesa, 1ª série.
Olá, Christiane, Boa Tarde, O link citado está disponível desde 12 de junho no site.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!
As rotinas de língua portuguesa do 2º trimestre não informam o conteúdo programático, como foi feito no 1º trimestre e como é feito com as rotinas de matemática.
Isso tem dificultado a elaboração de planos de ensino e guias de aprendizagem para os alunos da minha escola.
Seria possível ter acesso a essa informação de algum outro modo?
Boa tarde, Vinícius!
As informações referentes ao conteúdo programático estão no próprio Material Estruturado. Na planilha da Rotina Pedagógica Escolar, a partir do 2º trimestre, constam apenas informações de nível curricular e de avaliações.
Att.
GECEB/SEDU
Onde posso ter acesso à Matriz de referência do AMA 2 trimestre?
Prezado Professor Paulo, as referências estão em fase de revisão e muito em breve estarão disponíveis.
Boa tarde, Paulo!
As Matrizes de Referência da AMA, 2º trimestre, já estão disponíveis por meio deste link: https://drive.google.com/drive/folders/1bu1SjwU6gSica_G8Xz2QBqeXB9k7sXeU
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Gostaria de orientações a respeito da rotina pedagógica para as turmas da EJA, devemos seguir a da 2ª série na 2ª etapa, por exemplo? Com as devidas adaptações à realidade dos alunos de EJA-diurno.
Boa Tarde,
Favor consultar o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ para obter acesso aos documentos da DCEJA.
GECEB/SEDU
Boa tarde!
O link da Semana 16 de Língua Portuguesa está com erro na leitura. Apesar de conseguir acessar, não é possível imprimi-lo.
Peço, por gentileza, que corrijam o quanto antes para que possamos trabalhar com nossos alunos haja vista, que é referente a semana de 17 a 21/06.
Boa Tarde,
Desculpe, a sua mensagem demorou a processar. Mas de qual série?
GECEB/SEDU
Boa noite,
Sugiro criarem versões diferentes do material para professores e alunos, assim poderemos ter materiais sem gabarito, que possam ser impressos sem precisarmos ficar convertendo em word e editando (o que SEMPRE faço!!!)
Registro ainda que, para a Educação do Campo, a quantidade de conteúdo é fora da realidade.
Lilian
Prezada professora Lilian,
Infelizmente para este ano de 2024 não temos condições de alterar a estrutura, inclusive porque estamos próximos de finalizar a elaboração das rotinas para 2024. Mas assimilaremos a sua sugestão para o projeto de 2025.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. Gostaria de saber onde está o link do material sugerido da 2ª série do Ensino Médio referente às escolas literárias do Realismo e Naturalismo nas orientações para o 2º trimestre. Acessei esse material uns dias atrás e agora não estou conseguindo encontrá-lo.
Prezada Beatriz,
O link sobre Realismo está na 16ª semana. Naturalismo ainda não foi abordado.
GECEB/SEDU
Qual é a orientação para a EJA? A 2ª etapa pode seguir a rotina pedagógica da 2ª série?
Boa Tarde,
Favor consultar o endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/dceja/ para obter acesso aos documentos da DCEJA.
GECEB/SEDU
A questão 8, da semana 16, houve divergência no gabarito.
At.te,
Marcelo
Bom dia,
Desculpe, mas seria Matemática ou Língua Portuguesa e qual Série?
GECEB/SEDU
Boa tarde. As atividades com foco nos descritores de Língua Portuguesa, referentes a 2ª série – 14ª semana – estão em formado de print /imagem, Isso dificulta a formatação para impressão. Há como fazê-la em forma de texto?
Prezada Ellaine,
Todas as atividades estão em formato .pdf.
GECEB/SEDU
Eu queria saber por que só tem a rotina pedagógica para o ensino médio, uma vez que esses já são selecionados como prioritários? Estou com as turmas do 9°ano, que era para ser também priorizado já que eles são turmas de Paebes. Nós professores temos a autonomia de selecionar as habilidades/conteúdos importantes, mas é preferível para otimização de tempo essa rotina pedagógica estabelecida para essa série também.
Prezado Jonas,
Você poderia nos informar se você leciona Língua Portuguesa ou Matemática? Isto é necessário para elaborarmos a nossa resposta ao seu questionamento.
GECEB/SEDU
Bom dia. Conforme a portaria 107-R, referente ao SEGES, o professor deverá aplicar, registrar até o 30º dia letivo de cada trimestre, no mínimo 50% da nota total, ou seja, no 2º trimestre, temos de lançar 15 pontos até o início de julho. A RPE contemplará momentos para essas avaliações, haja vista que o tempo dá mal para desenvolver as tarefas. Há um planejamento de aplicação de avaliação desses 15 pontos nesse mês de junho? Gostaria também que a rotina permitisse uma semana para o professor orientar a redação de forma que ensine a estrutura, o aluno produza, o professor auxilie numa reescrita e ocorra a postagem na letrus. Penso ser necessário.
Prezada professora,
O planejamento de aplicação de avaliação é realizado internamente, sob a supervisão do grupo pedagógico da escola. Na semana 19, de 08 de julho a 12 de julho, não será encaminhado material estruturado. Nestes dias, a escola deverá realizar a revisão de descritores da AMA do primeiro trimestre e a avaliação formativa do segundo trimestre.
Sobre o professor orientar a redação, de forma que ensine a estrutura, bem como a produção do aluno, a própria plataforma da Letrus já faz isso. Entretanto, todas as séries serão contempladas no material estruturado de acordo com o calendário da Letrus.
Na plataforma Letrus, é disponibilizado ao estudante e ao professor um material pré-textual:
1. Estudo das competências (A Letrus e a BNCC)
2. Estudo do tema – Material de repertório, contendo textos de apoio que estão sinalizados no sumário:
– “Teorizando”: a proposta é trazer textos elucidativos sobre o tema.
– “Saiba mais!”: a proposta é trazer uma curiosidade ou uma informação extra sobre o tema.
– “De olho nos dados!”: traz dados feitos em pesquisas diversificadas.
– “Universo artístico”: indica documentários, filmes, curtas, livros sobre a proposta de redação.
– “Selecionar, relacionar e organizar”: traz exercícios com itens objetivos de interpretação dos textos de apoio.
– “Análise da proposta de redação”: demonstra um fluxograma sobre o tema, a tese e os possíveis argumentos.
– “Referências bibliográficas”: traz todos as referências utilizadas no material.
Reforçando que essa informação estará sempre disponível no material estruturado na semana que se deve trabalhar a Letrus.
GECEB/SEDU
Boa noite Bruna como modificaram e a primeira semana do segundo trimestre foi retirada … Vc precisa clicar em cima da próxima.semana ..aí o link aparece.. sempre clica na semana que vai ser executada.
Espero ter ajudado!!
Postei o meu comentário aqui mas ele foi apagado e nem foi respondido, gostaria de saber o por que… Vou postar de novo e gostaria de uma resposta!
1) Poderiam disponibilizar o material em DOC? Minha escola (assim como várias do estado) contam com alunos com baixa visão e o material precisa ser ampliado. Não dá para usar um conversor de PDF para DOC pois as equações matemáticas ficam todas desconfiguradas.
2) Vão disponibilizar o material para alunos com necessidades especiais? Eles também são responsabilidade do estado…
3) Poderiam disponibilizar logo todo o material do 2º trimestre? Gostaria de adiantar a impressão dos materiais para os alunos e montar a apostila para eles…
AGUARDO RESPOSTAS…
Professor, desculpe a demora.
Estamos em contato com a Gerência de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva os meios para atender às diversidades de demandas. Não podemos oferecer em .doc, sob risco de alterações não autorizadas.
Em breve retornaremos com as possibilidade de atendimento.
Cordialmente,
GECEB/SEDU
Prezado Professor Thiago, a orientação da Gerência de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva indica que utilize recursos da educação especial, recebido pela escola, para fazer as impressões em papel A3 em copiadoras próprias ou em lojas especializadas, assim como fazer a orientação junto aos profissionais de educação especial disponibilizados às escolas para o atendimento às outras necessidades.
Cordialmente,
GECEB/SEDU
Bom dia. Por que foi retirado o link das Atividades que existiam no RPE? É possível disponibiliza-lo novamente? O material era bom.
Obrigada.
Prezada Bruna,
Desculpe, mas não entendi a demanda. Todas as atividades, desde o início das Rotinas, estão disponíveis em https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/rpe/.
Se não for essa a questão, por gentileza especificá-la.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Gostaria que nas atividades da RPE de Língua Portuguesa da 14ª semana fosse abordado o descritor “D054_P Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos morfossintáticos.” . A pessoa que elabora o material sabe como esse descritor cai nas avaliações externas? Não há uma questão no modelo das provas. Dessa forma, fica difícil preparar aluno para Paebes e Saeb, elevar índice de escola. Outra coisa, não há uma metodologia ativa para desenvolver Oração adjetiva? É sério que em pleno século XXI a aula será tradicional?
Seguem exemplos de enunciados com o descritor D054 semelhantes das avaliações externas:
Oração adjetiva, utiliza pronome relativo, talvez não seja adequado inserir o descritor que faça essa abordagem. Eu gostaria que o objeto de conhecimento, descritor e atividades fosse melhor relacionados. Na 13ª semana, falei de oração coordenada e não havia uma atividade sobre os descritores, relacionando com oração coordenada. Se eu quis, eu utilizei memes para falar de oração coordenada e marcas linguísticas. Acredito que essa função é de quem prepara o material . E não me diga que é um material sugestivo, possível de ser complementado. Pegou para fazer, faça direito.
Estou cansada de toda semana ter de ficar alinhando essas coisas, complementando material, formatando atividade para impressão. Essa aulas da rotina são chatas, tradicionais .
Bom Dia, Professora!
Reconhecemos os seus questionamentos diante do material elaborado. Salientamos a importância de um diálogo respeitoso, frente a um material inédito, isto é, que ainda se encontra em fase de construção, e que chega com o intuito de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade do educador e do educando em sala de aula.
O primeiro questionamento realizado refere-se a 14ª semana, porém não é especificada a série. Entendendo que se trata da 3ª, os exercícios da referida semana apresentam, de fato, um viés mais tradicional, em razão, principalmente, da dificuldade dos estudantes de compreender esse objeto de conhecimento. Os exemplos citados em seu comentário, inclusive, não manifestam relação direta com as orações subordinadas adjetivas. Salientamos que, ao longo deste trimestre – nas semanas 17, 20 e 21 – o descritor supramencionado será também trabalhado.
Sobre a metodologia, entende-se que o(a) professor(a) deve ter autonomia para escolhê-la, já que cada turma é diferente, inclusive contextos escolares divergentes. Além disso, no próprio Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges) há uma coluna que exibe diferentes propostas metodológicas a serem escolhidas e aplicadas pelo(a) próprio professor(a), diante dessas particularidades.
Estamos revisando os processos de disponibilização e otimização dos materiais e das planilhas, a fim de mitigar possíveis contratempos no planejamento das aulas e visando garantir uma abordagem mais eficaz e aprofundada dos temas propostos.
Lamentamos que esteja lidando de forma onerosa com as Rotinas Pedagógicas Escolares e seus respectivos Materiais Estruturados. Enquanto educador(a), sabemos que a elaboração e o planejamento de aulas não são – e nem devem ser – atividades estanques, mas sim contínuas e contextualizadas.
Cordialmente,
GECEB/SEDU
Eu não tenho autonomia para desenvolver uma metodologia ativa na rotina, uma vez que tenho 03 aulas para desenvolver um objeto de conhecimento, descritores e dar conta de redação. Acredito que foi um erro do Estado implementar a rotina pedagógica sem ter um material anual elaborado e revisado. É cansativo para mim a cada semana ter de ficar corrigindo erros gritantes. Fui planejar a rotina de português da 2ª série e o objeto de conhecimento é pronome com atividade coerente. No entanto, no final do material há questões de sentido de conjunção. Não tem nada a ver com o objeto de conhecimento. As atividades propostas formatadas no word ficaram em 11 páginas. Não dá né?!
Prezada professora,
O currículo trabalhado nas rotinas é um currículo priorizado, a partir do documento nacional e dos resultados das nossas avaliações. É imprescindível que você comece a analisar primeiramente sob o viés das habilidades e depois do objeto de conhecimento. Por meio das habilidades e de seus respectivos descritores que são produzidos os exercícios e, a partir deles, que abordamos o objeto de conhecimento. Por isso, se foi abordado questão com conjunção, como você citou, é porque nosso objeto de conhecimento solicita nessa semana: “forma de composição do texto, coesão e articuladores e progressão temática”, da mesma forma que a habilidade referida na rotina tem como objetivo que o aluno “use e reconheça elementos e recursos coesivos DIVERSOS que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática”.
Além disso, como já dito anteriormente, a rotina não pretende e não deve sugerir uma metodologia. Ela, indubitavelmente, é de responsabilidade do professor.
Agradecemos suas considerações sobre o material.
Att.
GECEB/SEDU
Desculpe-me, a rotina não trabalha habilidade. É algo bem pontual com foco em descritores. Habilidades demandam tempo para serem desenvolvidas. A rotina apenas seleciona questões aleatórias sobre os descritores e que, por muitas vezes, não se relacionam com o objeto de conhecimento. É necessário todo um raciocínio, progressão de ideias para desenvolver algo. A rotina não tem isso. Infelizmente, é necessário repensar esse material. Contratar uma empresa especializada. Fica a sugestão. Banco de questões, eu mesma posso acessa pelo google.
Prezada Ellaine,
Todas as suas considerações estão sendo tratadas como contribuições para a elaboração de novas Rotinas e atividades.
Att.
GECEB/SEDU
Boa noite. Tem esse material em docs?
Boa Noite Hilton,
Os documentos somente são disponibilizados no formato PDF.
Att.
GECEB/SEDU
Boa Tarde!
A Rotina da 12ª semana da 1ª série se repete na 14ª semana. É isso mesmo?
Prezada Karoline,
As 1a e 2a séries não tiveram material estruturado. Período destinado à recuperação. Reiniciará na 14a semana.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde. A 2ª série não tem rotina para a próxima semana, no entanto a 3ª série tem. É isso mesmo? Além disso, a rotina da 3ª série na 3ª semana, as atividades não contemplam os dois descritores. Eu fico angustiada com essas coisas.
Prezada Ellaine, em “…além disso, a rotina da 3ª série na 3ª semana…”, vc quis dizer 13a. semana? Só para orientar a nossa resposta, por favor…
Isso, 13ª semana.
Prezada Ellaine, a diferença é que as 1a. e 2a. Séries têm mais conteúdo, por isso duas semanas de recuperação. Quanto à questão da 3a. série, houve um problema de edição do material, já corrigido e disponibilizado no site.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia, por quais razões não constam nas rotinas pedagógicas do segundo trimestre os conteúdos programáticos? Nós já começamos um trabalho com esses conteúdos, agora deveremos interrompê-lo?
Prezado professor, nos arquivos dos materiais estruturados você encontra esta informação.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Como planejar a próxima semana sem as orientações? Professor planeja com antecedência. Disponibilizando hoje, não dá tempo de planejar para segunda.
Abraços.
Ellaine,
Na próxima semana somente a 3ª série do EM já deverá trabalhar com as rotinas pedagógicas. As 1ª e 2ª séries começam este trabalho dia 03 de junho.
GECEB/SEDU
O objeto de conhecimento está descrito no material estruturado como Oração coordenada. A atividade está mais voltada para o descritor D037 do que para o D044_P e o D054_P . As questões nas avaliações externas sobre “Marcas linguísticas” e “Efeito de sentido dos recursos morfossintáticos” não enfatizam o sentido dos conectivos. Isso é explorado no descritor D037.
Prezada prof.ª Ellaine,
Antes de tudo, agradecemos os seus questionamentos, que contribuem efetivamente para a melhoria da qualidade de nossos materiais.
O D037 determina o reconhecimento das relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para a sua continuidade. Como não há o trabalho com partes de um texto ao longo da explicação do conteúdo e nos exercícios, não faria sentido utilizar esse descritor para essa semana. Em contrapartida, o D054 compreende a exploração de recursos morfossintáticos, incluindo, dessa forma, o trabalho com recursos coesivos (advérbios, conjunções etc.). Assim, seria perfeitamente cabível a sua utilização. Quanto ao uso do D044, como o referido descritor não foi trabalhado na 1ª edição da AMA (3ª série) e como ele pode – e deve – ser trabalhado independentemente da área de estudo ou do campo de atuação, observamos a importância de trabalhá-lo ao longo deste trimestre.
Esperamos ter respondido às dúvidas e nos colocamos à disposição para demais esclarecimentos.
Att,
GECEB/SEDU
Não foi deixado a semana de recuperação trimestral, é um direito do estudante e não tem como iniciar conteúdo novo nessa semana se tiver estudante de recuperação.
Prezada,
Primeiramente agradeço o seu alerta.
Diante do fato, reorganizamos nosso cronograma. Ele deve ser postado ainda hoje. Fique atenta!
Att.
GECEB/SEDU
Já possui alguma orientação como o PFA irá trabalhar? pois as rotinas já são bem apertadas, ainda tendo que ceder para o PFA trabalhar algo que não seja alinhado fica difícil
Prezada Lézia,
As informações estarão atualizadas até dia 16 de maio 24, no link https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/recomposicaodasaprendizagens/
Att.
GECEB/SEDU
Achei uma boa ideia.
Bom dia. A unificação de todas as escolas estaduais trabalhar os mesmos conteúdos na mesma semana, desconsidera as especificidade de cada região, escola e turma, pois a fragilidade de uma escola pode ser a potencialidade de outra.
Prezado,
Compreendemos o seu questionamento e o consideramos muito pertinente.
Sugerimos que você faça esta contextualização, utilizando exemplos da sua região.
Att.
GECEB/SEDU
Eu achei muito bacana essa idéia da rotina. Facilita bastante o meu trabaho de organizar o que será ministrado no período e a busca por exercícios.
Qual é a proposta de Língua Portuguesa para maio?
O material já está acessível para estudo, em planejamento?
Prezados,
Começamos a publicação das rotinas no nosso site.
Acesse Rotina Pedagógica Escolar – RPE – Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB) (sedu.es.gov.br).
Att.
GECEB/SEDU
Olá,
Sugiro que os materiais não tenham tantos detalhes verdes. Fica tudo preto na hora de imprimir e aumenta o nosso trabalho.
Lilian,
Mudamos os nossos arquivos para o 2 º trimestre justamente para evitar problemas na impressão.
Att.
GECEB/SEDU
Sugiro que cada material seja enviado para quinze dias de aula, uma vez que o material é bom, os conteúdos são vastos, e não temos conseguido dar conta de tudo em apenas uma semana.
Prezada Aline,
Os materiais já estão produzidos a partir de uma priorização curricular que não trabalha a maior parte das habilidades que deveriam ser trabalhadas. Neste sentido, sugerimos que pense em propostas metodológicas que propiciem um trabalho colaborativo o que pode potencializar ou acelerar a utilização das rotinas pedagógicas.
Att.
GECEB/SEDU
Sugiro na 5ª semana de LP no 3º ano, o capitulo da minisserie ‘Um só coração’ que retrata A semana de Arte Moderna e está disponível no Youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=5Re1mLU4GU0&pp=ygUndW0gc8OzIGNvcmHDp8OjbyBzZW1hbmEgZGUgYXJ0ZSBtb2Rlcm5h
Bom dia Weliton,
Obrigado pela sugestão.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!!
Muito obrigada, professor!! Achei bacana o resumo através desse formato!!
Bom dia! Gostaria de sugerir que o material da Rotina Pedagógica Escolar enviado para trabalharmos dentro de uma semana letiva, mantendo-se no mesmo formato, fosse quinzenal ao invés de semanal. Principalmente nas 3ªs séries em que no leciono com 3 aulas semanais. Os conteudos precisam de maior número de aulas para serem explorados. Obrigada!
Prezada Josi,
Agradecemos a sua sugestão. Nas próximas produções vamos analisar a possibilidade de reduzirmos o tamanho material para a 3ª série EM.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!! Achei prefeito com conteúdo muito bem elaborado, porém o tempo está curto para um material riquíssimo!! Concordo com a professora Josi: aumentar o tempo para ministrar as aulas de semana para quinzenal.
Bom dia, é possível melhorar a qualidade das imagens das questões de matemática? As imagens atuais estão com a qualidade muito baixa e no momento da impressão perdem ainda mais qualidade.
Bom dia Mariana,
Obrigado pela sugestão, estamos na busca de uma melhor qualidade dos materiais publicados.
Caso queira informar qual item em particular você identificou o problema, favor responder.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Em relação ao plano de Ensino ele deve ser feito baseado na RPE ou nas orientações curriculares de 2024 que foram postas no site no início do ano?
Prezado Professor,
Favor utilizar a Rotina Pedagógica Escolar como referência.
Att.
GECEB/SEDU
Boa noite
Gostaria de ter acesso à rotina pedagógica das outras etapas da educação básica . Ou esse material foi elaborado apenas para o ensino médio ?
Bom dia,
Foi elaborado apenas para o Ensino Médio.
Há, entretanto, em curso, uma Formação Continuada para professores de Matemática. Procure o PCA de sua escola, ou a gestão.
Att.
GECEB/SEDU
Prezada Ruth,
As rotinas pedagógicas estão sendo produzidos para o EM. Contudo, se você olhar no nosso site poderá encontrar materiais para Matemática já produzidos no Avançar – Ensino Fundamental Anos Finais e além disso, sugestões de atividades para Língua Portuguesa.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde, matemática 2ª série ainda não foi adicionado a material sugestivo!
Bom dia,
Como estamos utilizando o mesmo link de acesso para as atualizações semanais, o seu navegador pode estar armazenando temporariamente no cache o documento antigo.
Caso isso ocorra, sugerimos que vocês limpem os dados de navegação do seu navegador e tentem acessar novamente os documentos.
Clique nos 3 pontinhos que ficam no lado direito superior do seu navegador, depois clique em “Limpar dados de Navegação”, escolha a opção de “Todo o período”, marque todas as opções, e por fim clique em “Remover dados”.
Após este processo tente acessar novamente os documentos.
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde!
Em Matemática – 2.a Série, está abrindo a rotina de Língua Portuguesa.
Boa tarde,
Os Arquivos foram atualizados,
Favor acessar novamente.
Att.
GECEB/SEDU