Programa de incentivo à leitura, à escrita e a pesquisa, com enfoque no letramento literário e na democratização cultural, informacional e tecnológica, mobilizando e envolvendo todos os estudantes e profissionais de educação da rede pública de ensino do Estado do Espírito Santo.


APRESENTAÇÃO

O Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Educação, apresenta um conjunto de ações que possibilitam o desenvolvimento de experiências concretas de acesso e uso do livro e do incentivo da formação leitora junto à comunidade escolar da rede pública Estadual de ensino, através do Programa Mais Leitores, com o propósito de restabelecer as iniciativas de incentivo à leitura implementadas ao longo das últimas décadas pelo Governo Federal, bem como aquelas desenvolvidas no âmbito estadual.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Promover a democratização do acesso ao livro, à leitura, à escrita e à pesquisa, com disponibilização de acervo, sistema, infraestrutura, projetos e equipe especializada que proporcionem e promovam a formação de leitores nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Contribuir para a melhoria dos padrões de qualidade da educação básica e profissional, por meio do desenvolvimento e difusão da leitura junto à comunidade escolar capixaba;
  • Contribuir para a formação de uma sociedade leitora, a partir da implementação das ações propostas pelo presente Programa;
  • Implantar, revitalizar, informatizar e dinamizar as bibliotecas escolares da rede pública;
  • Difundir a cultura e o conhecimento junto ao público infanto-juvenil e adulto da educação básica e profissional;
  • Investir na aquisição e na distribuição de obras literárias e informativas;
  • Investir na aquisição de uma plataforma de livros e periódicos digitais para atender alunos e profissionais de educação da rede pública;
  • Promover o acesso às práticas de leitura, escrita e pesquisa, contribuindo para a melhoria do desempenho escolar dos alunos.

Proposição I

Criação, implementação e divulgação de ações de incentivo à leitura realizadas nas escolas públicas de educação básica e profissional do Espírito Santo.

Objetivo: Fomentar e difundir as práticas de leitura, escrita e pesquisa na comunidade escolar capixaba, buscando criar uma cultura leitora.

Proposição II

Implantação, revitalização, informatização e dinamização as Bibliotecas Escolares das escolas públicas do Espírito Santo.               

Objetivo: Contribuir para a ampliação do universo científico e cultural dos estudantes da educação básica e profissional da rede pública do Estado do Espírito Santo, através da criação, manutenção e revitalização de ambientes apropriados para o desenvolvimento da leitura e da pesquisa no espaço escolar.

Proposição III

Formação de mediadores para o incentivo à leitura, à escrita e à pesquisa nas escolas públicas da Rede Estadual.           

Objetivo: Possibilitar oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento aos profissionais de educação, formando mediadores para atuarem em programas e projetos de incentivo à leitura, à escrita e à pesquisa nas escolas da rede pública do Estado do Espírito Santo.

Compartilhe nas suas redes sociais!
0 0 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários