CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Aprendizagens essenciais do Componente Curricular Arte
Ensino fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais)
Olá, professor(a)!
A Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo reúne esforços nesse ano de 2021 para implementar o Currículo do Estado do Espírito Santo, elaborado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre eles está a elaboração do Mapa de Progressão das Aprendizagens que demonstre como as aprendizagens do currículo se relacionam ao longo do ensino fundamental. A BNCC de Arte foi elaborada na perspectiva da progressão das aprendizagens ao longo dos anos no Ensino Fundamental, logo no Currículo do Espírito Santo, de Arte, também é previsto que algumas aprendizagens progridam.
Veja como uma habilidade está identificada no documento:
Código Alfanumérico – EF15AR01-02/ES
EF – Ensino Fundamental | 15- primeiro ao quinto ano. | AR – componente curricular Arte | 01 – posição da habilidade | 02 – relacionado ao ano | ES – habilidade modificada pelo estado |
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular a progressão das aprendizagens pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos – sendo expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores – que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos.
Dessa forma, a progressão das aprendizagens, que se explicita na comparação das habilidades em cada ano, ou de um ano para o outro, pode estar relacionada aos:
No componente de Arte do Ensino Fundamental a progressão das habilidades pode ser notada entre os anos iniciais e finais, no que se refere aos processos cognitivos. Cabe aqui explicar que a BNCC, do componente de Arte, foi elaborada em dois únicos blocos, um que abarca as habilidades do 1º ao 5º ano e outro do 6º ao 9º ano, assim há uma repetição desses processos ao longo dos anos referenciados. O que não diminui a importância dessas aprendizagens e pelo contrário reforça conhecimentos que vão sendo construídos.
Na reelaboração do Currículo do Espírito Santo, no componente de Arte, as habilidades foram se desdobrando em cada ano provocando uma ampliação dos seus objetos de conhecimento e/ou dos modificadores. No entanto, devido as especificações que são próprias das linguagens artísticas, nem todas as habilidades precisaram ser desdobradas ou passam por uma progressão. Na apresentação da tabela todas foram descritas lado a lado e são indicadas por cores diferentes, entre as que possuem progressão e as que não possuem. Como no exemplo abaixo:
Vale aqui, relembrar, que o ensino da arte exige uma metodologia integrada de diferentes conhecimentos que são inerentes as especificações das linguagens artísticas. Assim, retomamos os conceitos de dimensão do conhecimento que rege o currículo de Arte: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Essas 6 (seis) dimensões são indissociáveis e simultâneas. Os objetos de conhecimento do componente perpassam por essas dimensões, de acordo com suas características. Elas serão requisitadas conforme a natureza do objeto que estará sendo trabalhado e dizem respeito a todas as linguagens abordadas pela BNCC. Assim, as habilidades do componente de Arte se intercruzam inúmeras vezes, independe da sua progressão.
Os aprofundamentos das aprendizagens também podem ser notados pelo contexto que as habilidades se desenvolvem, no âmbito local, regional, nacional e global. Há que se considerar ainda, a progressão que se dá na utilização de diferentes recursos tecnológicos com o avançar dos anos.
A sistematização das progressões foi realizada pela divisão de 5 (cinco) tabelas, cada uma delas, relacionadas a um Campo Temático. As tabelas se dividem em Objetos de Conhecimento e Anos, demonstrando as habilidades relacionadas a cada objeto de conhecimento que possuem progressão ano a ano. Mesmo as habilidades que se repetem ano a ano são incluídas na tabela para que se possa identificar quando elas precisam ser trabalhadas.
Para uma melhor visualização das progressões foram utilizados apenas os códigos das habilidades nos campos da tabela e transformados em hiperlinks para que as habilidades na integra sejam facilmente visualizadas.
Esperamos que esse Mapa de Progressões seja útile colabore com o desenvolvimento do ensino- aprendizagem do componente de Arte nas escolas da rede estadual, mesmo sabendo que é você professor (a) o grande agente desse desenvolvimento curricular.
Sucesso e ótimo trabalho!
Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental
Unidade Temática Artes Visuais |
|||||||||
Objeto de conhecimento |
Habilidades por ano |
||||||||
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
5º ANO |
6º ANO |
7ª ANO |
8º ANO |
9º ANO |
|
Contextos e práticas |
|||||||||
Elementos da linguagem |
EF15AR0203ES |
||||||||
Matrizes estéticas e culturais |
EF15AR0305ES |
|
|||||||
Materialidades |
EF15AR0403ES |
EF69AR0508ES |
|||||||
Processo de criação |
EF15AR0503ES |
||||||||
EF69AR0706ES |
|||||||||
Sistemas de linguagem |
EF69AR0809ES |
Unidade Temática Dança |
|||||||||
Objeto de conhecimento |
Habilidades por ano |
||||||||
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
5º ANO |
6º ANO |
7ª ANO |
8º ANO |
9º ANO |
|
Contextos e práticas |
|||||||||
Elementos da linguagem |
EF15AR09 |
||||||||
Processo de criação |
|||||||||
EF15AR1201ES |
EF15AR1202ES |
EF15AR1204ES |
|||||||
Unidade Temática Música |
|||||||||
Objeto de conhecimento |
Habilidades por ano |
||||||||
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
5º ANO |
6º ANO |
7ª ANO |
8º ANO |
9º ANO |
|
Contextos e práticas |
EF69AR1608ES |
EF69AR1609ES |
|||||||
EF69AR1709ES |
|||||||||
EF69AR1806ES |
EF69AR1809ES |
||||||||
EF69AR1906ES |
EF69AR1909ES |
||||||||
Elementos da linguagem |
EF15AR1402ES |
||||||||
Materialidades |
EF15AR1501ES |
EF15AR1502ES |
EF15AR1504ES |
||||||
Notação e registro musical |
EF15AR16 |
EF69AR2208ES |
EF69AR22 |
||||||
Processo de criação |
EF15AR1702ES |
EF15AR1703ES |
EF15AR1705ES |
EF69AR2306ES |
EF69AR2308ES |
EF69AR2309ES |
Unidade Temática Artes Integradas |
|||||||||
Objeto de conhecimento |
Habilidades por ano |
||||||||
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
5º ANO |
6º ANO |
7ª ANO |
8º ANO |
9º ANO |
|
Contextos e Práticas |
|
||||||||
Processo de criação |
EF69AR3206ES |
EF69AR3207ES |
|||||||
Matrizes Estéticas e Culturais |
EF69AR3307ES |
||||||||
Patrimônio Cultural |
EF15AR2504ES |
EF69AR3407ES |
|||||||
Arte e tecnologia |
EF15AR2604ES |
EF15AR2605ES |
EF69AR3506ES |
EF69AR3507ES |