CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO

Aprendizagens essenciais do Componente Curricular Arte

Ensino fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais)

Olá, professor(a)!

A Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo reúne esforços nesse ano de 2021 para implementar o Currículo do Estado do Espírito Santo, elaborado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre eles está a elaboração do Mapa de Progressão das Aprendizagens que demonstre como as aprendizagens do currículo se relacionam ao longo do ensino fundamental. A BNCC de Arte foi elaborada na perspectiva da progressão das aprendizagens ao longo dos anos no Ensino Fundamental, logo no Currículo do Espírito Santo, de Arte, também é previsto que algumas aprendizagens progridam.

Veja como uma habilidade está identificada no documento:

Código Alfanumérico – EF15AR01-02/ES

EF – Ensino Fundamental15- primeiro ao quinto ano.AR – componente curricular Arte01 – posição da habilidade02 – relacionado ao anoES – habilidade modificada pelo estado

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular a progressão das aprendizagens pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos – sendo expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores – que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos.

Dessa forma, a progressão das aprendizagens, que se explicita na comparação das habilidades em cada ano, ou de um ano para o outro, pode estar relacionada aos:

No componente de Arte do Ensino Fundamental a progressão das habilidades pode ser notada entre os anos iniciais e finais, no que se refere aos processos cognitivos. Cabe aqui explicar que a BNCC, do componente de Arte, foi elaborada em dois únicos blocos, um que abarca as habilidades do 1º ao 5º ano e outro do 6º ao 9º ano, assim há uma repetição desses processos ao longo dos anos referenciados. O que não diminui a importância dessas aprendizagens e pelo contrário reforça conhecimentos que vão sendo construídos.

Na reelaboração do Currículo do Espírito Santo, no componente de Arte, as habilidades foram se desdobrando em cada ano provocando uma ampliação dos seus objetos de conhecimento e/ou dos modificadores. No entanto, devido as especificações que são próprias das linguagens artísticas, nem todas as habilidades precisaram ser desdobradas ou passam por uma progressão. Na apresentação da tabela todas foram descritas lado a lado e são indicadas por cores diferentes, entre as que possuem progressão e as que não possuem. Como no exemplo abaixo:

Elementos da linguagem

EF15AR0201ES

EF15AR0202ES

EF15AR0203ES

Possui Progressão

Não Possui Progressão

Vale aqui, relembrar, que o ensino da arte exige uma metodologia integrada de diferentes conhecimentos que são inerentes as especificações das linguagens artísticas.  Assim, retomamos os conceitos de dimensão do conhecimento que rege o currículo de Arte: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Essas 6 (seis) dimensões são indissociáveis e simultâneas. Os objetos de conhecimento do componente perpassam por essas dimensões, de acordo com suas características. Elas serão requisitadas conforme a natureza do objeto que estará sendo trabalhado e dizem respeito a todas as linguagens abordadas pela BNCC. Assim, as habilidades do componente de Arte se intercruzam inúmeras vezes, independe da sua progressão.

Os aprofundamentos das aprendizagens também podem ser notados pelo contexto que as habilidades se desenvolvem, no âmbito local, regional, nacional e global. Há que se considerar ainda, a progressão que se dá na utilização de diferentes recursos tecnológicos com o avançar dos anos.

A sistematização das progressões foi realizada pela divisão de 5 (cinco) tabelas, cada uma delas, relacionadas a um Campo Temático. As tabelas se dividem em Objetos de Conhecimento e Anos, demonstrando as habilidades relacionadas a cada objeto de conhecimento que possuem progressão ano a ano. Mesmo as habilidades que se repetem ano a ano são incluídas na tabela para que se possa identificar quando elas precisam ser trabalhadas. 

Para uma melhor visualização das progressões foram utilizados apenas os códigos das habilidades nos campos da tabela e transformados em hiperlinks para que as habilidades na integra sejam facilmente visualizadas.

Esperamos que esse Mapa de Progressões seja útile colabore com o desenvolvimento do ensino- aprendizagem do componente de Arte nas escolas da rede estadual, mesmo sabendo que é você professor (a) o grande agente desse desenvolvimento curricular.

Sucesso e ótimo trabalho!

Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental

Unidade Temática Artes Visuais

Objeto de conhecimento

Habilidades por ano

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

6º ANO

7ª ANO

8º ANO

9º ANO

Contextos e práticas           

EF15AR0101ES

EF15AR0102ES

EF15AR0103ES

EF15AR0104ES

EF15AR0105ES

EF69AR0106ES

EF69AR0107ES

EF69AR0108ES

EF69AR0109ES

EF69AR0206ES

EF69AR0207ES

EF69AR0208ES

EF69AR0209ES

EF69AR0306ES

EF69AR0307ES

EF69AR0308ES

EF69AR0309ES

Elementos da linguagem      

EF15AR0201ES

EF15AR0202ES

EF15AR0203ES

EF15AR0204ES

EF15AR0205ES

EF69AR04

EF69AR0407ES

EF69AR0408ES

EF69AR0409ES

Matrizes estéticas e culturais         

EF15AR0301ES

EF15AR0302ES

EF15AR0303ES

EF15AR0304ES

EF15AR0305ES

 

Materialidades

EF15AR0401ES

EF15AR0402ES

EF15AR0403ES

EF15AR0404ES

EF15AR0405ES

EF69AR0506ES

EF69AR0507ES

EF69AR0508ES

EF69AR0509ES

Processo de criação

EF15AR0501ES

EF15AR0502ES

EF15AR0503ES

EF15AR0504ES

EF15AR0505ES

EF69AR0606ES

EF69AR0607ES

EF69AR0608ES

EF69AR0609ES

EF15AR06

EF15AR06

EF15AR0603ES

EF15AR0604ES

EF15AR0605ES

EF69AR0706ES

EF69AR0707ES

EF69AR0708ES

EF69AR0709ES

Sistemas de linguagem

EF15AR0701ES

EF15AR0702ES

EF15AR0703ES

EF15AR0704ES

EF15AR0705ES

EF69AR0806ES

EF69AR0807ES

EF69AR0808ES

EF69AR0809ES

 

Unidade Temática Dança

Objeto de conhecimento

Habilidades por ano

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

6º ANO

7ª ANO

8º ANO

9º ANO

Contextos e práticas

EF15AR0801ES

EF15AR0802ES

EF15AR0803ES

EF15AR0804ES

EF15AR0805ES

EF69AR0906ES

EF69AR0907ES

EF69AR0908ES

EF69AR0909ES

Elementos da linguagem

EF15AR0901ES

EF15AR0902ES

EF15AR09

EF15AR0904ES

EF15AR09

EF69AR1006ES

EF69AR1007ES

EF69AR1008ES

EF69AR1009ES

EF15AR1001ES

EF15AR1002ES

EF15AR1003ES

EF15AR1004ES

EF15AR1005ES

EF69AR1106ES

EF69AR1107ES

EF69AR1108ES

EF69AR1109ES

Processo de criação

EF15AR1101ES

EF15AR1102ES

EF15AR1103ES

EF15AR1104ES

EF15AR1105ES

EF69AR1206ES

EF69AR12

EF69AR1208ES

EF69AR1209ES

EF69AR1306ES

EF69AR1307ES

EF69AR1308ES

EF69AR1309ES

EF15AR1201ES

EF15AR1202ES

EF15AR1203ES

EF15AR1204ES

EF15AR1205ES

EF69AR1406ES

EF69AR1407ES

EF69AR14

EF69AR1409ES

EF69AR1506ES

EF69AR1507ES

EF69AR1508ES

EF69AR1509ES

 

Unidade Temática Música

Objeto de conhecimento

Habilidades por ano

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

6º ANO

7ª ANO

8º ANO

9º ANO

Contextos e práticas

EF15AR1301ES

EF15AR1302ES

EF15AR1303ES

EF15AR1304ES

EF15AR1305ES

EF69AR1606ES

EF69AR1607ES

EF69AR1608ES

EF69AR1609ES

EF69AR1706ES

EF69AR1707ES

EF69AR1708ES

EF69AR1709ES

EF69AR1806ES

EF69AR1807ES

EF69AR1808ES

EF69AR1809ES

EF69AR1906ES

EF69AR1907ES

EF69AR1908ES

EF69AR1909ES

Elementos da linguagem

EF15AR1401ES

EF15AR1402ES

EF15AR1403ES

EF15AR1404ES

EF15AR1405ES

EF69AR2006ES

EF69AR2007ES

EF69AR2008ES

EF69AR2009ES

Materialidades

EF15AR1501ES

EF15AR1502ES

EF15AR1503ES

EF15AR1504ES

EF15AR1505ES

EF69AR2106ES

EF69AR21

EF69AR2108ES

EF69AR2109ES

Notação e registro musical

EF15AR1601ES

EF15AR1602ES

EF15AR16

EF15AR16

EF15AR16

EF69AR2206ES

EF69AR2207ES

EF69AR2208ES

EF69AR22

Processo de criação

EF15AR1701ES

EF15AR1702ES

EF15AR1703ES

EF15AR1704ES

EF15AR1705ES

EF69AR2306ES

EF69AR2307ES

EF69AR2308ES

EF69AR2309ES

 

Unidade Temática Teatro

Objeto de conhecimento

Habilidades por Ano

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

6º ANO

7ª ANO

8º ANO

9º ANO

Contextos e práticas           

EF15AR1801ES

 

EF15AR1802ES

 

EF15AR1803ES

 

EF15AR1804ES

 

EF15AR1805ES

 

EF69AR2406ES

EF69AR2407ES

EF69AR2408ES

EF69AR2409ES

EF69AR2506ES

EF69AR2507ES

EF69AR2508ES

EF69AR2509ES

Elementos da linguagem      

EF15AR1901ES

EF15AR1902ES

EF15AR1903ES

EF15AR1904ES

EF15AR1905ES

EF69AR2606ES

EF69AR2607ES

EF69AR2608ES

EF69AR2609ES

Processo de criação

EF15AR2001ES

EF15AR2002ES

EF15AR2003ES

EF15AR2004ES

EF15AR2005ES

EF69AR2706ES

EF69AR2707ES

EF69AR2708ES

EF69AR2709ES

EF15AR2101ES.

EF15AR21

EF15AR2103ES

EF15AR21

EF15AR2105ES

EF69AR2806ES

EF69AR2807ES

EF69AR2808ES

EF69AR2809ES

EF15AR22

EF15AR2202ES

EF15AR2203ES

EF15AR2204ES

EF15AR2205ES

EF69AR2906ES

EF69AR2907ES

EF69AR2908ES

EF69AR2909ES

EF69AR3006ES

EF69AR3007ES

EF69AR3008ES

EF69AR3009ES

 

Unidade Temática Artes Integradas

Objeto de conhecimento

Habilidades por ano

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

6º ANO

7ª ANO

8º ANO

9º ANO

Contextos e Práticas

 

EF69AR3106ES

EF69AR3107ES

EF69AR3108ES

EF69AR3109ES

Processo de criação

EF15AR2301ES

EF15AR2302ES

EF15AR2403ES

EF15AR2304ES

EF15AR2305ES

EF69AR3206ES

EF69AR3207ES

EF69AR3208ES

EF69AR3209ES

Matrizes Estéticas e Culturais

EF15AR2401ES

EF15AR2402ES

EF15AR2403ES

EF15AR2404ES

EF15AR2405ES

EF69AR3306ES

EF69AR3307ES

EF69AR3308ES

EF69AR3309ES

Patrimônio Cultural

EF15AR2501ES

EF15AR2502ES

EF15AR2503ES

EF15AR2504ES

EF15AR2505ES

EF69AR3406ES

EF69AR3407ES

EF69AR3408ES

EF69AR3409ES

Arte e tecnologia

EF15AR26

EF15AR26

EF15AR2603ES

EF15AR2604ES

EF15AR2605ES

EF69AR3506ES

EF69AR3507ES

EF69AR3508ES

EF69AR3509ES

 

Compartilhe nas suas redes sociais!
5 1 vote
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários