CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente de Educação Física
Olá, Professor(a)!
Na perspectiva do Currículo do Espírito Santo, à luz da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, entende-se que o processo de ensino-aprendizagem é orientado pelas Habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a etapa do Ensino Fundamental. Tanto nos Anos Iniciais, quanto nos Anos Finais, as aprendizagens essenciais aprofundam-se ao longo dos anos, ou seja, o estudante irá deparar-se com desafios cada vez mais complexos no percurso de sua formação. Este aprofundamento é compreendido como Progressão de Habilidades.
Sendo assim, neste documento, as Habilidades serão apresentadas – considerando as Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento – de modo a ressaltar o progredimento durante esta etapa. No componente de Educação Física, tal como aparece no documento oficial do Currículo, o Ensino Fundamental possui seis Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura.
Vale destacar que, no que tange à Educação Física, a Progressão de Habilidades possui algumas especificidades. Ao observarmos o Currículo e o presente documento, podemos perceber que algumas delas são desenvolvidas em blocos. Desse modo, determinadas Habilidades do mesmo bloco se repetem e a progressão é feita com o aprofundamento nos Objetos de Conhecimento.
Esta característica do Componente de Educação Física integra quatro blocos de Habilidades no Ensino Fundamental, sendo eles: Bloco 1 – 1º Ano e 2º Ano; Bloco 2 – 3º Ano ao 5º Ano (Anos Iniciais); Bloco 3 – 6º Ano e 7º Ano, e, por fim, Bloco 4 – 8º Ano e 9º Ano (Anos Finais).
No Currículo do Espírito Santo cada Habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:
EF67EF02
EF: Ensino Fundamental | 67: Sexto e sétimo ano | EF: Componente de Educação Física | 02: Posição da Habilidade |
Destacamos, ainda, que no componente Educação Física,algumas Unidades Temáticas não estão presentes em todos os Anos. São elas: Brincadeiras e Jogos, que não aparece no 8º Ano e no 9º Ano. Lutas, que ocorre apenas a partir do 3º Ano e segue até o último Ano do Ensino Fundamental. E Práticas Corporais de Aventura, que está presente apenas nos Anos Finais (6º ao 9º ano).
Obs.: As Habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla/ES no final – Ex.: EF35EF05-05/ES.As Habilidades complementadas, são grifadas por cada Ano do Ensino Fundamental.
Na tabela abaixo, podemos observar o processo de aprofundamento de uma Unidade Temática. Apresentamos por meio dela, o exemplo da Progressão das Habilidades na Unidade Temática Esportes.
UNIDADE TEMÁTICA: Esportes |
ANO | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES QUE O ESTUDANTE DEVE DESENVOLVER |
1º | Esportes de Marca e Esportes de Precisão. | Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes e seus fundamentos, explorando capacidades físicas e motoras por meio de atividades lúdicas e criativas. |
2º | Esportes de Marca e Esportes de Precisão. | Além da experimentação e fruição, o estudante do segundo ano começa a discutir de maneira mais elaborada, a importância das regras e da integridade física individual e coletiva. |
3º | Esportes de Campo e Taco; Esportes de Rede/Parede e Esportes de Invasão. | Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. Com ênfase na participação e não no resultado. |
4º | Esportes de Campo e Taco; Esportes de Rede/Parede e Esportes de Invasão. | No quarto ano, o estudante também por meio de atividades lúdicas, iniciará a experimentação dos esportes evidenciando as capacidades físicas, como a força muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora, e permitem discussões sobre a importância do seu desenvolvimento tanto para a aptidão física relacionada ao desempenho esportivo como para a saúde e qualidade de vida. |
5º | Esportes de Campo e Taco; Esportes de Rede/Parede e Esportes de Invasão. | No último ano dos anos finais, o aprofundamento da complexidade se dá com a proposição da prática de esportes que não sejam conhecidos pelos estudantes. |
6º | Esportes de Marca; Esportes de Precisão; Esportes de Invasão e Esportes técnico-combinatórios. | Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. |
7º | Esportes de Marca; Esportes de Precisão; Esportes de Invasão e Esportes técnico-combinatórios. | Propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola. |
8º | Esportes de rede/parede; Esportes de Campo e Taco; Esportes de Invasão e Esportes de Combate. | Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. A experimentação de diferentes papéis nos esportes possibilita explorar situações de aprendizagem nas quais os estudantes exercitem o senso de justiça, o diálogo e a alteridade. |
9º | Esportes de rede/parede; Esportes de Campo e Taco; Esportes de Invasão e Esportes de Combate. | Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência, etc.) e a forma como as mídias os apresentam. |
Para facilitar a leitura e compreensão de como as Habilidades se aprofundam ao longo da Etapa do Ensino Fundamental, criamos Hyperlinks que orientam o percurso do leitor entre os códigos e descrições pertinentes à cada um deles.
Sucesso e ótimo trabalho!
Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental
Unidade Temática |
Ano |
||||||||
Brincadeiras e Jogos |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
HABILIDADES |
EF12EF0101ES EF12EF02 EF12EF04ES |
EF12EF04ES |
EF35EF0203ES EF35EF03 EF35EF04 |
EF35EF0104ES EF35EF0204ES EF35EF03 EF35EF04 |
EF35EF0105ES EF35EF0205ES EF35EF0305ES EF35EF04 |
EF67EF02
|
EF67EF02 |
|
|
Unidade Temática |
Ano |
||||||||
Esportes |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
HABILIDADES |
EF12EF0501ES EF12EF0601ES |
EF12EF0502ES EF12EF0602ES |
EF35EF06 |
EF35EF0504ES EF35EF06 |
EF35EF0505ES EF35EF06 |
EF67EF07 |
EF67EF0307ES EF67EF04 EF67EF05 EF67EF06 EF67EF07 |
EF89EF01ES EF89EF02 EF89EF03 EF89EF04 EF89EF05 EF89EF06 |
EF89EF01ES EF89EF02 EF89EF03 EF89EF04 EF89EF05 EF89EF06 |
Unidade Temática |
Ano |
||||||||
Ginásticas |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
HABILIDADES |
EF12EF10 |
EF12EF10 |
EF35EF08 |
EF35EF08 |
EF35EF08
|
EF67EF10
|
EF67EF10 |
EF89EF11 |
EF89EF11 |
Unidade Temática |
Ano |
||||||||
Danças |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
HABILIDADES |
EF12EF12ES |
EF12EF12ES |
EF35EF12 |
EF35EF12 |
EF35EF12 |
EF67EF13ES
|
EF67EF13ES |
EF89EF15 |
EF89EF15 |