CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO

Progressão das Habilidades do Componente de Educação Física

Olá, Professor(a)!

Na perspectiva do Currículo do Espírito Santo, à luz da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, entende-se que o processo de ensino-aprendizagem é orientado pelas Habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a etapa do Ensino Fundamental. Tanto nos Anos Iniciais, quanto nos Anos Finais, as aprendizagens essenciais aprofundam-se ao longo dos anos, ou seja, o estudante irá deparar-se com desafios cada vez mais complexos no percurso de sua formação. Este aprofundamento é compreendido como Progressão de Habilidades.

Sendo assim, neste documento, as Habilidades serão apresentadas – considerando as Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento – de modo a ressaltar o progredimento durante esta etapa. No componente de Educação Física, tal como aparece no documento oficial do Currículo, o Ensino Fundamental possui seis Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura

Vale destacar que, no que tange à Educação Física, a Progressão de Habilidades possui algumas especificidades. Ao observarmos o Currículo e o presente documento, podemos perceber que algumas delas são desenvolvidas em blocos. Desse modo, determinadas Habilidades do mesmo bloco se repetem e a progressão é feita com o aprofundamento nos Objetos de Conhecimento.

Esta característica do Componente de Educação Física integra quatro blocos de Habilidades no Ensino Fundamental, sendo eles: Bloco 1 – 1º Ano e 2º Ano; Bloco 2 – 3º Ano ao 5º Ano (Anos Iniciais); Bloco 3 – 6º Ano e 7º Ano, e, por fim, Bloco 4 – 8º Ano e 9º Ano (Anos Finais).

No Currículo do Espírito Santo cada Habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:

EF67EF02

EF: Ensino Fundamental67: Sexto e sétimo anoEF: Componente de Educação Física02: Posição da Habilidade

Destacamos, ainda, que no componente Educação Física,algumas Unidades Temáticas não estão presentes em todos os Anos. São elas: Brincadeiras e Jogos, que não aparece no 8º Ano e no 9º Ano. Lutas, que ocorre apenas a partir do 3º Ano e segue até o último Ano do Ensino Fundamental. E Práticas Corporais de Aventura, que está presente apenas nos Anos Finais (6º ao 9º ano).

Obs.: As Habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla/ES no final – Ex.: EF35EF05-05/ES.As Habilidades complementadas, são grifadas por cada Ano do Ensino Fundamental.

Na tabela abaixo, podemos observar o processo de aprofundamento de uma Unidade Temática. Apresentamos por meio dela, o exemplo da Progressão das Habilidades na Unidade Temática Esportes.

UNIDADE TEMÁTICA: Esportes
ANOOBJETO DE CONHECIMENTOHABILIDADES QUE O ESTUDANTE DEVE DESENVOLVER
Esportes de Marca e Esportes de Precisão.Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes e seus fundamentos, explorando capacidades físicas e motoras por meio de atividades lúdicas e criativas.
Esportes de Marca e Esportes de Precisão.  Além da experimentação e fruição, o estudante do segundo ano começa a discutir de maneira mais elaborada, a importância das regras e da integridade física individual e coletiva.
Esportes de Campo e Taco; Esportes de Rede/Parede e Esportes de Invasão.Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. Com ênfase na participação e não no resultado.
Esportes de Campo e Taco; Esportes de Rede/Parede e Esportes de Invasão.No quarto ano, o estudante também por meio de atividades lúdicas, iniciará a experimentação dos esportes evidenciando as capacidades físicas, como a força muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora, e permitem discussões sobre a importância do seu desenvolvimento tanto para a aptidão física relacionada ao desempenho esportivo como para a saúde e qualidade de vida.
Esportes de Campo e Taco; Esportes de Rede/Parede e Esportes de Invasão.  No último ano dos anos finais, o aprofundamento da complexidade se dá com a proposição da prática de esportes que não sejam conhecidos pelos estudantes.
Esportes de Marca; Esportes de Precisão; Esportes de Invasão e Esportes técnico-combinatórios.Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
Esportes de Marca; Esportes de Precisão; Esportes de Invasão e Esportes técnico-combinatórios.Propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola.
Esportes de rede/parede; Esportes de Campo e Taco; Esportes de Invasão e Esportes de Combate.  Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. A experimentação de diferentes papéis nos esportes possibilita explorar situações de aprendizagem nas quais os estudantes exercitem o senso de justiça, o diálogo e a alteridade.
 Esportes de rede/parede; Esportes de Campo e Taco; Esportes de Invasão e Esportes de Combate.Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência, etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

Para facilitar a leitura e compreensão de como as Habilidades se aprofundam ao longo da Etapa do Ensino Fundamental, criamos Hyperlinks que orientam o percurso do leitor entre os códigos e descrições pertinentes à cada um deles.

Sucesso e ótimo trabalho!

Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental

Unidade Temática

Ano

Brincadeiras e Jogos

HABILIDADES

EF12EF0101ES

EF12EF02

EF12EF03ES

EF12EF04ES

EF12EF0102ES

EF12EF02

EF12EF03ES

EF12EF04ES

EF35EF0103ES

EF35EF0203ES

EF35EF03

EF35EF04

EF35EF0104ES

EF35EF0204ES

EF35EF03

EF35EF04

EF35EF0105ES

EF35EF0205ES

EF35EF0305ES

EF35EF04

EF67EF01ES

EF67EF02

 

EF67EF01ES

EF67EF02

 

 

 

Unidade Temática

Ano

Esportes

HABILIDADES

EF12EF0501ES

EF12EF0601ES

EF12EF0502ES

EF12EF0602ES

EF35EF0503ES

EF35EF06

EF35EF0504ES

EF35EF06

EF35EF0505ES

EF35EF06

EF67EF0306ES

EF67EF04

EF67EF05

EF67EF06

EF67EF07

EF67EF0307ES

EF67EF04

EF67EF05

EF67EF06

EF67EF07

EF89EF01ES

EF89EF02

EF89EF03

EF89EF04

EF89EF05

EF89EF06

EF89EF01ES

EF89EF02

EF89EF03

EF89EF04

EF89EF05

EF89EF06

 

Unidade Temática

Ano

Ginásticas

HABILIDADES

EF12EF07

EF12EF0801ES

EF12EF09

EF12EF10

EF12EF0702ES

EF12EF0802ES

EF12EF09

EF12EF10

EF35EF0703ES

EF35EF08

EF35EF0704ES

EF35EF08

EF35EF0705ES

EF35EF08

 

EF67EF08ES

EF67EF0906ES

EF67EF10

 

 

EF67EF08ES

EF67EF0907ES

EF67EF10

EF89EF0708ES

EF89EF08

EF89EF09

EF89EF1008ES

EF89EF11

EF89EF0709ES

EF89EF08

EF89EF09

EF89EF1009ES

EF89EF11

 

Unidade Temática

Ano

Danças

HABILIDADES

EF12EF1101ES

EF12EF12ES

EF12EF11ES

EF12EF12ES

EF35EF09ES

EF35EF10ES

EF35EF11ES

EF35EF12

EF35EF09ES

EF35EF10ES

EF35EF11ES

EF35EF12

EF35EF09ES

EF35EF10ES

EF35EF11ES

EF35EF12

EF67EF1106ES

EF67EF12

EF67EF13ES

 

EF67EF1107ES

EF67EF12

EF67EF13ES

EF89EF12ES

EF89EF13ES

EF89EF14ES

EF89EF15

EF89EF12ES

EF89EF13ES

EF89EF14ES

EF89EF15

 

Unidade Temática

Ano

Lutas

HABILIDADES

 

 

EF35EF13ES

EF35EF14ES

EF35EF15

EF35EF13ES

EF35EF14ES

EF35EF15

EF35EF13ES

EF35EF14ES

EF35EF15

EF67EF14

EF67EF15

EF67EF16

EF67EF17

EF67EF14

EF67EF15

EF67EF16

EF67EF17

EF89EF16

EF89EF17

EF89EF18

EF89EF16

EF89EF17

EF89EF18

 

Unidade Temática

Ano

Práticas Corporais de Aventura

HABILIDADES

 

 

 

 

 

EF67EF1806ES

 

EF67EF19

 

EF67EF20ES

 

EF67EF21

EF67EF1807ES

 

EF67EF19

 

EF67EF20

 

EF67EF21

 

EF89EF1908ES

 

EF89EF20

 

EF89EF21

 

 

 

 

EF89EF1909ES

 

EF89EF20

 

EF89EF21

 

 

 

 

Compartilhe nas suas redes sociais!
5 2 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários