Recomposição das Aprendizagens

A recomposição das aprendizagens refere-se a um conjunto de ações sistematicamente organizadas que envolve: a busca ativa para reintegrar os estudantes ao ambiente escolar; a prevenção da evasão escolar; a redução da reprovação; a priorização curricular dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática; a utilização de material didático próprio; a aplicação de avaliações diagnósticas e formativas; a adoção de práticas pedagógicas adequadas e a formação dos educadores para fortalecer aprendizagens que não foram plenamente desenvolvidas.

Caro(a) Professor(a), para compreender melhor a organização das rotinas pedagógicas e fortalecer sua prática docente, recomendamos acessar as Orientações Curriculares. Essas orientações oferecem o cronograma anual organizado quinzenalmente, detalhando as habilidades, os objetos de conhecimento e as expectativas de aprendizagem, além de relacionar as habilidades com os descritores do PAEBES e/ou SAEB. Aproveite esse recurso para melhorar o ensino e os resultados de aprendizagem. Desejamos um ótimo trabalho e um bom planejamento ao longo do ano!

5º ANO
6º ANO
7º ANO
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9º ANO
1ª SÉRIE
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3ª SÉRIE

Caro(a) Professor(a), para compreender melhor a organização das rotinas pedagógicas e fortalecer sua prática docente, recomendamos acessar as Orientações Curriculares. Essas orientações oferecem o cronograma anual organizado quinzenalmente, detalhando as habilidades, os objetos de conhecimento e as expectativas de aprendizagem, além de relacionar as habilidades com os descritores do PAEBES e/ou SAEB. Aproveite esse recurso para melhorar o ensino e os resultados de aprendizagem. Desejamos um ótimo trabalho e um bom planejamento ao longo do ano!

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Maiara Nascimento
Maiara Nascimento
23 dias atrás

Oi. Outro comentário. Meus alunos identificaram que as questões são de IA. Eu conferi e realmente se tratam de 98% de produção por IA. Solicito que sejam tomadas providências. Se isso continuar, vou fazer denúncia no ministério público, pois as pessoas que “produzem” as questões estão recebendo para isso.

Atenciosamente,
Maiara

Julio Cesar Souza Almeida
Julio Cesar Souza Almeida
Editor
Responder a  Maiara Nascimento
18 dias atrás

Maiara, agradecemos por compartilhar sua preocupação, e compreendemos a seriedade do assunto que foi levantado. Gostaríamos de esclarecer que as questões de Língua Portuguesa seguem rigorosamente os parâmetros de qualidade e os descritores das provas externas, como a AMA e o Paebes, e foram criadas com base nos conteúdos programáticos desenvolvidos internamente.
No processo de elaboração, embora a Inteligência Artificial seja uma ferramenta que auxilia na estruturação e análise das questões algumas vezes, todas as produções são revisadas minuciosamente antes de serem entregues. Nosso objetivo é garantir que as questões estejam alinhadas com os critérios pedagógicos e com a diversidade dos gêneros textuais, sem comprometer a qualidade ou a adequação aos padrões exigidos. Outro detalhe importante é que, em relação ao suporte, podemos garantir que nossos(as) colaboradores se empenham intensamente em buscar os mais variados gêneros textuais – inclusive atualizados e de contexto local –, com atenção especial aos Temas Integradores, bem como ao nível textual que cada ano/etapa escolar exige.
Entendemos que pode haver preocupações em relação ao uso de IA, mas podemos assegurar que, em nenhum momento, a dependência dessa tecnologia substitui o trabalho humano na criação e revisão das questões. Caso haja algum equívoco específico em relação ao conteúdo ou à percepção de que as questões estão desprovidas de qualidade, ficaremos à disposição para revisar qualquer material e garantir que o trabalho atenda plenamente aos requisitos.
Reforçamos nosso compromisso com a educação de qualidade e nos colocamos à disposição para discutirmos qualquer aspecto do processo de elaboração das questões, para que possamos garantir a melhor experiência possível para os(as) alunos(as).
Atenciosamente, Equipe de Língua Portuguesa.

Maiara Nascimento
Maiara Nascimento
23 dias atrás

Olá!

Gostaria de chamar atenção para alguns erros que vi no material da quinzena 3, a ser usado na semana de 24/02:
(1) Palavra discussão escrita “discursão” na questão 4.
(2) As questões 7 e 8 tratam do trecho do livro Urupês. Mas quando se referem ao Jeca Tatu, nas alternativas, o denominam sertanejo. Sertanejo é quem vive no Sertão. Jeca tatu é caipira.

Por favor, revisem o material antes de disponibilizá-lo para nós. Só depois que imprimi todas as cópias é que vi os erros…

Atenciosamente,
Maiara

Julio Cesar Souza Almeida
Julio Cesar Souza Almeida
Editor
Responder a  Maiara Nascimento
18 dias atrás

Agradecemos imensamente pelo seu retorno e pela atenção dedicada às questões. Você está absolutamente correta em apontar a imprecisão no uso dos termos “sertanejo” e “caipira”. Sim, há uma diferença entre “sertanejo” e “caipira”, e, de fato, Jeca Tatu pode ser considerado mais como uma figura caipira do que sertaneja, embora esses termos, em alguns contextos, sejam usados de forma intercambiável. Essa distinção, embora muitas vezes sutil, pode causar confusão. Portanto, em relação às questões, vamos proceder com as correções necessárias:
1. Na primeira questão, o uso de “sertanejo” para se referir ao personagem Jeca Tatu, que é, de fato, uma figura caipira. Vamos substituir “sertanejo” por “caipira”, que é o termo mais adequado para caracterizar o personagem e sua representação na obra.
Correção:
Alternativa A: “descrição detalhada da vida simples e despretensiosa do caipira, representado por Jeca Tatu.”
2. Na segunda questão, vamos substituir “sertanejo” para que a questão reflita de forma mais precisa a identidade do personagem e o contexto da narrativa.
Correção:
Alternativa B: “retratação da vida simples e difícil do caipira.”
Ficamos à disposição para qualquer outra sugestão ou ajuste que julgar necessário. Sobre a palavra discussão escrita “discursão” sem dúvida foi erro de digitação e já corrigimos.
Agradecemos novamente pela colaboração e pelo cuidado com os detalhes! Todas as alterações já foram realizadas!
Atenciosamente, Equipe de Língua Portuguesa.

Maurizio Morelli
Maurizio Morelli
1 mês atrás

Bom dia. Gostaria de parabenizar a Sedu por esse trabalho maravilhoso. Estou com dificuldade na 1ª rotina pedagógica do 1º ano do E.M., que prevê o uso do LETRUS. As turmas ainda não estão cadastradas no app. O que fazer?

Última edição 1 mês atrás by Maurizio Morelli
Julio Cesar Souza Almeida
Julio Cesar Souza Almeida
Editor
Responder a  Maurizio Morelli
1 mês atrás

A Letrus tem a gestão da gerência de Ensino Médio. Encaminharemos a sua solicitação. Atenciosamente!
Mariana de Castro Atallah

Julio Cesar Souza Almeida
Julio Cesar Souza Almeida
Editor
Responder a  Maurizio Morelli
1 mês atrás

A Letrus tem a gestão da gerência de Ensino Médio. Encaminharemos a sua solicitação.
Atenciosamente!
Mariana de Castro Atallah

Julio Cesar Souza Almeida
Julio Cesar Souza Almeida
Editor
Responder a  Maurizio Morelli
18 dias atrás

Prezado Professor, segundo a GEM:
Considerando o início das atividades com a Plataforma de Correção de Texto com Apoio de Inteligência Artificial (Letrus), informamos que, em 2025, a formação para os professores será realizada de forma assíncrona, por meio de vídeo aulas.
Assim, encaminhamos em anexo (ENCAMINHAMOS EM SEU E-MAIL O REFERIDO ANEXO), os tutoriais de acesso da equipe escolar (gestores e professores), bem como dos estudantes à Plataforma de Correção de Texto, além dos links das videoaulas para o desenvolvimento da ação sobre junto aos estudantes de todas as séries do ensino médio.
Informamos ainda que para aprofundamento nessa ação, será oportunizada formação com certificado de 10 horas disponível na Plataforma do Cefope. As inscrições deverão ser realizadas a partir do dia 24/02, por meio do link: https://formacoes.sedu.es.gov.br/.

AS DEMAIS INFORMAÇÕES ENVIAMOS EM SEU E-MAIL.

Cordialmente,

Maurizio Morelli
Maurizio Morelli
1 mês atrás

“Mais uma vez, gostaria de parabenizar o pessoal do Sedu pelo seu compromisso com a educação e pela elaboração dessas rotinas. Por favor, verifiquem a informação contida na rotina da quinzena 6, L.P., 1º Ensino Médio: ‘Miguel de Cervantes, no século XII, satirizou as novelas de cavalaria com a obra Dom Quixote’.”

Julio Cesar Souza Almeida
Julio Cesar Souza Almeida
Editor
Responder a  Maurizio Morelli
25 dias atrás

Prezado Professor, favor verificar a atualização do documento. Ajuste realizado. Agradecemos o apontamento.
Marcos Valério Guimarães

Leiliani maria sacht pelição
Leiliani maria sacht pelição
10 dias atrás

Solicitação de Justificativa para o gabarito da questão atividade 2, do material estruturado da 3º quinzena, dos 8º anos.
Prezado(a) responsável pela elaboração do material estrutural de Língua Portuguesa,
Gostaria de solicitar uma justificativa detalhada quanto à atribuição do gabarito A à questão 2, que classifica o processo de formação da palavra infraestrutura como sendo aglutinação, pois me despertou uma dúvida.
Com base nos estudos da morfologia da Língua Portuguesa e na definição dos processos de formação de palavras, entende-se que a palavra infraestrutura é formada por derivação prefixal, conforme identificamos na gramática do Bechara (pag.110).
De acordo com Bechara (p.418) “chamamos aglutinação o processo de formar palavras compostas pela fusão ou maior integração dos dois radicais: planalto, fidalgo, lanígero, agrícola. Esta maior integração traduz-se pela perda da delimitação vocabular decorrente.”
Mas se formos considerar a formação da palavra por composição, o correto não seria justaposição? Já que a justaposição é caracterizada pela união de duas ou mais palavras ou elementos, sem que haja alteração fonológica ou morfológica de qualquer uma das partes, o que ocorre no caso de infra + estrutura.
Portanto, tendo em vista essa diferença fundamental, peço que seja revisada a classificação indicada, uma vez que, de acordo com as definições amplamente aceitas pela gramática normativa da Língua Portuguesa, a formação de infraestrutura se encaixa no processo de derivação ou, se formos considerar a formação por composição, por justaposição.
Referência bibliográfica:
Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Ed. 37. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico.– Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
Agradeço pela atenção e aguardo um posicionamento sobre o caso.
Atenciosamente,
Leiliani Sacht Pelição

Leiliani Sacht Pelição
Leiliani Sacht Pelição
11 dias atrás

Prezado(a) responsável pela elaboração do material estrutural de Língua Portuguesa,
Gostaria de solicitar uma justificativa detalhada quanto à atribuição do gabarito A à questão 2, que classifica o processo de formação da palavra infraestrutura como sendo aglutinação, pois me despertou uma dúvida. 
Com base nos estudos da morfologia da Língua Portuguesa e na definição dos processos de formação de palavras, entende-se que a palavra infraestrutura é formada por derivação prefixal, conforme identificamos na gramática do Bechara (pag.110). 
De acordo com Bechara (p.418) “chamamos aglutinação o processo de formar palavras compostas pela fusão ou maior integração dos dois radicais: planalto, fidalgo, lanígero, agrícola. Esta maior integração traduz-se pela perda da delimitação vocabular decorrente.”
Mas se formos considerar a formação da palavra por composição, o correto não seria justaposição? Já que a justaposição é caracterizada pela união de duas ou mais palavras ou elementos, sem que haja alteração fonológica ou morfológica de qualquer uma das partes, o que ocorre no caso de infra + estrutura. 
Portanto, tendo em vista essa diferença fundamental, peço que seja revisada a classificação indicada, uma vez que, de acordo com as definições amplamente aceitas pela gramática normativa da Língua Portuguesa, a formação de infraestrutura se encaixa no processo de derivação ou, se formos considerar a formação por composição, por justaposição.
Referência bibliográfica:
Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Ed. 37. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico.– Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
Agradeço pela atenção e aguardo um posicionamento sobre o caso.
Atenciosamente,
Leiliani Sacht Pelição

Renata
Renata
14 dias atrás

Bom dia, gostaria de saber porque na Quinzena 04 de Língua Portuguesa da 1ª Série o descritor está repetido D057_P?

Janaina Fortunato Alves Dias
Janaina Fortunato Alves Dias
1 mês atrás

A rotina pedagógica do 5º ano do dia 17/03 e do dia 24/03 de língua portuguesa estão com a mesma atividade.

Janaina Fortunato Alves Dias
Janaina Fortunato Alves Dias
1 mês atrás

A semana do dia 17/04 e 24/04 das rotinas pedagógicas do 5º ano está com a mesma atividade

DIEFFERSSON CRUZ
DIEFFERSSON CRUZ
1 mês atrás

A rotina Matemática 3ª série 2025 é está puxando a rotina da 1ª série. https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2025/01/CALENDARIO_RPE_MAT_1EM_280125.pdf
Favor corrigir no site.

Ligia
Ligia
2 meses atrás

Bom dia! Nas RPEs de Matemática do 6º e 7º anos não serão publicados os descritores do PAEBES de cada quinzena? Obrigada!

Mateus Xavier Corrêa
Mateus Xavier Corrêa
4 meses atrás

Parabenizar pelo formato da Rotina Pedagógica Escolar. Amei o formato!

Pamela
Pamela
4 meses atrás

Boa noite,eu gostaria de saber aonde consultar o gabarito da prova de matemática da AMA ,1 ano ensino médio desse ano?

Elias Campos Caetano
Elias Campos Caetano
4 meses atrás

Bom dia! Percebi inconsistência no conteúdo desta semana na Rotina de Língua Portuguesa ( 35ª semana ), da 2ª Série, página 05 “E possível transformar orações, passando-as da voz ativa para passiva e vice-versa, desde que o verbo seja transitivo direto ou indireto”. Verbo transitivo indireto não admite voz passiva, salvo alguns casos bem específicos. Espero ter contribuído para aprimorar esse material tão necessário para nossas escolas.

Jonathan
Jonathan
4 meses atrás

Sobre o edital de RPE, preciso dizer que faltou transparência. Cada candidato deveria elaborar as questões com gabarito mas, o edital não informa qual seria o critério de classificação. Qual foi o critério adotado? Gostaria de saber o que faltou para o candidato que não classificado e o que o canditado que foi classificado fez de diferente para ter conseguido a vaga. Ficou confuso. Espero não ver as questões que eu enviei sendo usada na rotina pedagógica de 2025. Já que não fui classificado, eu entendo que minhas questões não servem.

DIEGO PRATES NEZINE
DIEGO PRATES NEZINE
4 meses atrás

Sem classificação, sem nota. sem critério. Poderia ter sido mais transparente.

Jonathan
Jonathan
Responder a  DIEGO PRATES NEZINE
4 meses atrás

Com toda certeza. Não entendi nada do que eles fizeram.

Miriele Gonçalves dos Santos
Miriele Gonçalves dos Santos
4 meses atrás

Precisam rever este edital ,não ficou clara a iincrição o que era pra ser realizado neste modelo do Canva,o motivo da minha desclassificação po exemplo não bate,é preciso rever a data também esta errada do ano na plublicação aparece 2025.

Higor
Higor
4 meses atrás

Bom dia!
Há possibilidade de reabertura das inscrições, considerando as vagas não preenchidas?

Higor
Higor
4 meses atrás

Bom dia! Considerando as vagas remanescentes, há possibilidade de reabertura das inscrições?

Rosana
Rosana
4 meses atrás

Boa noite! Alguém pode me esclarecer sobre o resultado do processo seletivo para a bolsa de RPE?

Leziane
Leziane
4 meses atrás

Olá! Alguém pode dizer onde encontro a lista de aprovados do eital nº 40 para elaborador RPE?

Jessica
Jessica
4 meses atrás

O resultado do processo seletivo 44 sairá hoje?

Vanusa Alves Fernandes
Vanusa Alves Fernandes
4 meses atrás

Quando sai o resultado do processo seletivo ?

DIEGO PRATES NEZINE
DIEGO PRATES NEZINE
4 meses atrás

A classificação será postada nessa pagina?

Eduardo
Eduardo
4 meses atrás

O resultado do processo seletivo para bolsa de RPE sairá neste espaço?

Karina
Karina
4 meses atrás

Cadê o resultado?

GISLENE
GISLENE
4 meses atrás

ONDE VEJO OS RESULTADOS PARA O PROCESSO DE ELABORADOR RPE?

André Luiz dos Santos
André Luiz dos Santos
4 meses atrás

O resultado do do processo seletivo para bolsa de RPE foi disponibilizado em outro link?

Rafael
Rafael
4 meses atrás

Estou procurando o resultado do processo seletivo

Maíra
Maíra
4 meses atrás

Boa tarde! Em que local será postado o resultado do processo seletivo para a bolsa de RPE?
Obrigada!

Diego Prates Nezine
Diego Prates Nezine
4 meses atrás

O resultado da classificação do processo seletivo para bolsa sairá nesta pagina?

Mônica Cristina de Orequio
Mônica Cristina de Orequio
4 meses atrás

Boa tarde!

Não encontrei o resultado da inscrição para elaboradores da rotina pedagógica. Já saiu? Poderia me orientar onde achar?

Joao
Joao
4 meses atrás

Bom dia, cadê o resultado do processo seletivo?

Priscila
Priscila
4 meses atrás

Alguém sabe onde está o resultado da inscrição para Rotinas pedagógica 2025?

Raiane
Raiane
4 meses atrás

O resultado do processo seletivo para bolsa de RPE sairá neste espaço?

Rafael
Rafael

Pelo edital o resultado sairia hoje as 16h aqui!

Waleska
Waleska

Gostaríamos do resultado.

Waleska
Waleska
Responder a  Raiane
4 meses atrás

Também gostaria de saber, pois não achei o resultado

Luzani Marim Barrére
Luzani Marim Barrére
4 meses atrás

Sobre as rotinas de Língua Portuguesa, peço que respeitem a estrutura dos poemas escolhidos. Por exemplo, na rotina da semana 33, vocês utilizaram o poema intitulado Soneto do grande autor Alvares de Azevedo. Um soneto, desde o século XIV, caracteriza-se por apresentar 2 quartetos e 2 tercetos. Vocês não podem ignorar essa escolha do autor e colocar todos os versos em uma única estrofe. Não é a primeira vez que isso acontece, inclusive na mesma rotina, no poema Tecendo a manhã de João Cabral de Melo e Neto, A canção do africano de Castro Alves e nos outros poema também não foram respeitadas a estrutura das estrofes.

Luzani Marim Barrére
Luzani Marim Barrére

Realmente a junção das estrofes não prejudica o entendimente, porém a forma como as estrofes se apresentam fazem parte da composição poética do escritor. Quando sugeri economia de papel, meu pedido foi que evitassem muitos espaços entre o enunciado e o texto, entre o título e texto.Uma outra dica é que quando o poema tiver versos curtos, a questão pode vir ao lado e não abaixo do texto. Atenciosamente,

Ellaine Oliveira Ferreira
Ellaine Oliveira Ferreira
5 meses atrás

Boa tarde, na 33ª semana de Língua Portuguesa na 3ª série, está indicado revisão para o ENEM, mas o material estruturado está com descritores. No ENEM há competências e habilidades diferentes. As questões não estão na complexidade no ENEM também. A revisão precisa ser conforme competência e habilidade do ENEM.

Paulo Aristo
Paulo Aristo
5 meses atrás

Atividade 8 da semana 32 não condiz.

Joyce Machado
Joyce Machado
5 meses atrás

Boa tarde! O Pedagogo pode se inscrever para qual etapa ou área dentro das Rotinas Pedagógicas? Obrigada.

izaac gomes santos
izaac gomes santos
5 meses atrás

A apostila do D71 MAT acredito que o conteúdo não condiz. alguém sabe dizer

izaac gomes santos
izaac gomes santos

matemática D071 período 12/08 a 23/08 crescimento / decrescimento

izaac gomes santos
izaac gomes santos

crescimento / decrescimento semana 24, D071

Wolmyr Alcantara
Wolmyr Alcantara
5 meses atrás

Bom dia! Gostaria de saber qual a orientação para preenchimento dos conteúdos do Seges no que se refere ao mês de fevereiro, em Língua Portuguesa. Obrigado.

Fran
Fran
5 meses atrás

Bom dia! Por que retiraram a rotina de LP da 29 e 30 semana?

Fran
Fran

Mas o site com o endereço das atividades nao esta la mais.

Gustavo Farias Prudencio
Gustavo Farias Prudencio
5 meses atrás

Prezados,

Venho, por meio deste, expressar minha insatisfação com a organização da trigésima rotina pedagógica destinada à 1ª série do Ensino Médio. Infelizmente, a forma como as atividades e conteúdos foram dispostos não tem favorecido o bom andamento dos estudos. A sequência e clareza que estavam presentes nas rotinas anteriores parecem ter sido prejudicadas, dificultando o entendimento e a fluidez no cumprimento das tarefas.

Nos ciclos pedagógicos anteriores, a organização era muito mais eficiente, proporcionando um melhor acompanhamento do conteúdo por parte dos alunos, o que não se observa nessa última edição. Solicito que seja revista a estrutura dessa rotina, a fim de que volte ao padrão de qualidade apresentado nas rotinas anteriores.

Agradeço pela atenção e aguardo melhorias nas próximas atividades.

Ana Maria Chagas Barbosa Rezende
Ana Maria Chagas Barbosa Rezende
5 meses atrás

O arquivo da semana 33 (Mat 2 série) está igual ao da semana 32

Fabiana
Fabiana
5 meses atrás

Existe alguma previsão de data para as matrizes de referência da AMA?

Guillerme Neves Madeira
Guillerme Neves Madeira
5 meses atrás

Venho reclamar da organização da 30ª rotina pedagógica, ela veio de uma forma muito estença e confusa.
Espero que seja resolvido!

Guillerme Neves Madeira
Guillerme Neves Madeira

Em questão, é a de língua portuguesa.

Cristielen Tomaz Rodrigues
Cristielen Tomaz Rodrigues
5 meses atrás

Tenho tudo a reclamar da organização da 30° Rotina Pedagogia de Lingua-Portuguesa.
Péssima organização e textos que são muito confusos.
Espero de vocês possam mudar isso, e fazer a Rotina Pedagogia voltar ao normal dela.

Cristielen Rodrigues
Cristielen Rodrigues

1ª Série.

Gustavo
Gustavo
5 meses atrás

A nova organização da 30ª rotina, não agradou muito, a organização das primeiras rotinas era melhor, conteúdo depois atividades.

Juliana Suprani
Juliana Suprani
5 meses atrás

Bom dia. Estão faltando as páginas 08 e 09 da Rotina pedagógica de Língua Portuguesa da 3ª série, que compreendem as duas últimas semanas de outubro. Logo, não consigo terminar a 2ª sequência deste mês. Podem me ajudar, por favor?

Juliana Suprani
Juliana Suprani

Muito obrigada!

Anônimo
Anônimo
6 meses atrás

Boa noite! Onde encontrar os descritores da AMA 3º trimestre?

Graciele
Graciele
6 meses atrás

Boa tarde! Poderia verificar, por gentileza, a sequência de páginas da semana 27. Grata!

Ellaine Oliveira Ferreira
Ellaine Oliveira Ferreira
7 meses atrás

Bom dia. Assim que puderem, disponibilizem o material estruturado de Língua Portuguesa da 2ª série referente a 24ª semana?
Desde já agradeço.

Patrícia Anjos
Patrícia Anjos
7 meses atrás

Bom dia!

O material de Matemática da semana do dia 12/08 a 16/08 da 1ª série está errado. Na página 08 fala que uma função quadrática com a>0 (positivo) é crescente, mas não podemos afirmar isso. Quando o coeficiente a é positivo só podemos falar que a concavidade da parábola está voltada para cima. A função será crescente de (Xvertice, infinito) e decrescente de (-infinito, Xvertice). O exemplo para a<0 também está errado.
O mesmo erro se repete na página 09 quando colocaram o gráfico da função.

Att,
Patrícia F. B. Anjos

Patricia F. B. Anjos
Patricia F. B. Anjos

Obrigada pelo retorno e correção. O material da próxima semana também contém o mesmo erro.

Sigo à disposição.

JULIANO COELHO DA SILVA
JULIANO COELHO DA SILVA
8 meses atrás

Existe alguma previsão de data para as matrizes de referência da AMA?

JULIANO COELHO
JULIANO COELHO

Muito Obrigado !

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