A recomposição das aprendizagens refere-se a um conjunto de ações sistematicamente organizadas que envolve: a busca ativa para reintegrar os estudantes ao ambiente escolar; a prevenção da evasão escolar; a redução da reprovação; a priorização curricular dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática; a utilização de material didático próprio; a aplicação de avaliações diagnósticas e formativas; a adoção de práticas pedagógicas adequadas e a formação dos educadores para fortalecer aprendizagens que não foram plenamente desenvolvidas.
Caro(a) Professor(a), para compreender melhor a organização das rotinas pedagógicas e fortalecer sua prática docente, recomendamos acessar as Orientações Curriculares. Essas orientações oferecem o cronograma anual organizado quinzenalmente, detalhando as habilidades, os objetos de conhecimento e as expectativas de aprendizagem, além de relacionar as habilidades com os descritores do PAEBES e/ou SAEB. Aproveite esse recurso para melhorar o ensino e os resultados de aprendizagem. Desejamos um ótimo trabalho e um bom planejamento ao longo do ano!
Caro(a) Professor(a), para compreender melhor a organização das rotinas pedagógicas e fortalecer sua prática docente, recomendamos acessar as Orientações Curriculares. Essas orientações oferecem o cronograma anual organizado quinzenalmente, detalhando as habilidades, os objetos de conhecimento e as expectativas de aprendizagem, além de relacionar as habilidades com os descritores do PAEBES e/ou SAEB. Aproveite esse recurso para melhorar o ensino e os resultados de aprendizagem. Desejamos um ótimo trabalho e um bom planejamento ao longo do ano!
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (SEDU)
Av. César Hilal, 1111 – Santa Lúcia
CEP: 29056-085 – Vitória / ES
Oi. Outro comentário. Meus alunos identificaram que as questões são de IA. Eu conferi e realmente se tratam de 98% de produção por IA. Solicito que sejam tomadas providências. Se isso continuar, vou fazer denúncia no ministério público, pois as pessoas que “produzem” as questões estão recebendo para isso.
Atenciosamente,
Maiara
Maiara, agradecemos por compartilhar sua preocupação, e compreendemos a seriedade do assunto que foi levantado. Gostaríamos de esclarecer que as questões de Língua Portuguesa seguem rigorosamente os parâmetros de qualidade e os descritores das provas externas, como a AMA e o Paebes, e foram criadas com base nos conteúdos programáticos desenvolvidos internamente.
No processo de elaboração, embora a Inteligência Artificial seja uma ferramenta que auxilia na estruturação e análise das questões algumas vezes, todas as produções são revisadas minuciosamente antes de serem entregues. Nosso objetivo é garantir que as questões estejam alinhadas com os critérios pedagógicos e com a diversidade dos gêneros textuais, sem comprometer a qualidade ou a adequação aos padrões exigidos. Outro detalhe importante é que, em relação ao suporte, podemos garantir que nossos(as) colaboradores se empenham intensamente em buscar os mais variados gêneros textuais – inclusive atualizados e de contexto local –, com atenção especial aos Temas Integradores, bem como ao nível textual que cada ano/etapa escolar exige.
Entendemos que pode haver preocupações em relação ao uso de IA, mas podemos assegurar que, em nenhum momento, a dependência dessa tecnologia substitui o trabalho humano na criação e revisão das questões. Caso haja algum equívoco específico em relação ao conteúdo ou à percepção de que as questões estão desprovidas de qualidade, ficaremos à disposição para revisar qualquer material e garantir que o trabalho atenda plenamente aos requisitos.
Reforçamos nosso compromisso com a educação de qualidade e nos colocamos à disposição para discutirmos qualquer aspecto do processo de elaboração das questões, para que possamos garantir a melhor experiência possível para os(as) alunos(as).
Atenciosamente, Equipe de Língua Portuguesa.
Olá!
Gostaria de chamar atenção para alguns erros que vi no material da quinzena 3, a ser usado na semana de 24/02:
(1) Palavra discussão escrita “discursão” na questão 4.
(2) As questões 7 e 8 tratam do trecho do livro Urupês. Mas quando se referem ao Jeca Tatu, nas alternativas, o denominam sertanejo. Sertanejo é quem vive no Sertão. Jeca tatu é caipira.
Por favor, revisem o material antes de disponibilizá-lo para nós. Só depois que imprimi todas as cópias é que vi os erros…
Atenciosamente,
Maiara
Agradecemos imensamente pelo seu retorno e pela atenção dedicada às questões. Você está absolutamente correta em apontar a imprecisão no uso dos termos “sertanejo” e “caipira”. Sim, há uma diferença entre “sertanejo” e “caipira”, e, de fato, Jeca Tatu pode ser considerado mais como uma figura caipira do que sertaneja, embora esses termos, em alguns contextos, sejam usados de forma intercambiável. Essa distinção, embora muitas vezes sutil, pode causar confusão. Portanto, em relação às questões, vamos proceder com as correções necessárias:
1. Na primeira questão, o uso de “sertanejo” para se referir ao personagem Jeca Tatu, que é, de fato, uma figura caipira. Vamos substituir “sertanejo” por “caipira”, que é o termo mais adequado para caracterizar o personagem e sua representação na obra.
Correção:
Alternativa A: “descrição detalhada da vida simples e despretensiosa do caipira, representado por Jeca Tatu.”
2. Na segunda questão, vamos substituir “sertanejo” para que a questão reflita de forma mais precisa a identidade do personagem e o contexto da narrativa.
Correção:
Alternativa B: “retratação da vida simples e difícil do caipira.”
Ficamos à disposição para qualquer outra sugestão ou ajuste que julgar necessário. Sobre a palavra discussão escrita “discursão” sem dúvida foi erro de digitação e já corrigimos.
Agradecemos novamente pela colaboração e pelo cuidado com os detalhes! Todas as alterações já foram realizadas!
Atenciosamente, Equipe de Língua Portuguesa.
Bom dia. Gostaria de parabenizar a Sedu por esse trabalho maravilhoso. Estou com dificuldade na 1ª rotina pedagógica do 1º ano do E.M., que prevê o uso do LETRUS. As turmas ainda não estão cadastradas no app. O que fazer?
A Letrus tem a gestão da gerência de Ensino Médio. Encaminharemos a sua solicitação. Atenciosamente!
Mariana de Castro Atallah
A Letrus tem a gestão da gerência de Ensino Médio. Encaminharemos a sua solicitação.
Atenciosamente!
Mariana de Castro Atallah
Prezado Professor, segundo a GEM:
Considerando o início das atividades com a Plataforma de Correção de Texto com Apoio de Inteligência Artificial (Letrus), informamos que, em 2025, a formação para os professores será realizada de forma assíncrona, por meio de vídeo aulas.
Assim, encaminhamos em anexo (ENCAMINHAMOS EM SEU E-MAIL O REFERIDO ANEXO), os tutoriais de acesso da equipe escolar (gestores e professores), bem como dos estudantes à Plataforma de Correção de Texto, além dos links das videoaulas para o desenvolvimento da ação sobre junto aos estudantes de todas as séries do ensino médio.
Informamos ainda que para aprofundamento nessa ação, será oportunizada formação com certificado de 10 horas disponível na Plataforma do Cefope. As inscrições deverão ser realizadas a partir do dia 24/02, por meio do link: https://formacoes.sedu.es.gov.br/.
AS DEMAIS INFORMAÇÕES ENVIAMOS EM SEU E-MAIL.
Cordialmente,
“Mais uma vez, gostaria de parabenizar o pessoal do Sedu pelo seu compromisso com a educação e pela elaboração dessas rotinas. Por favor, verifiquem a informação contida na rotina da quinzena 6, L.P., 1º Ensino Médio: ‘Miguel de Cervantes, no século XII, satirizou as novelas de cavalaria com a obra Dom Quixote’.”
Prezado Professor, favor verificar a atualização do documento. Ajuste realizado. Agradecemos o apontamento.
Marcos Valério Guimarães
Solicitação de Justificativa para o gabarito da questão atividade 2, do material estruturado da 3º quinzena, dos 8º anos.
Prezado(a) responsável pela elaboração do material estrutural de Língua Portuguesa,
Gostaria de solicitar uma justificativa detalhada quanto à atribuição do gabarito A à questão 2, que classifica o processo de formação da palavra infraestrutura como sendo aglutinação, pois me despertou uma dúvida.
Com base nos estudos da morfologia da Língua Portuguesa e na definição dos processos de formação de palavras, entende-se que a palavra infraestrutura é formada por derivação prefixal, conforme identificamos na gramática do Bechara (pag.110).
De acordo com Bechara (p.418) “chamamos aglutinação o processo de formar palavras compostas pela fusão ou maior integração dos dois radicais: planalto, fidalgo, lanígero, agrícola. Esta maior integração traduz-se pela perda da delimitação vocabular decorrente.”
Mas se formos considerar a formação da palavra por composição, o correto não seria justaposição? Já que a justaposição é caracterizada pela união de duas ou mais palavras ou elementos, sem que haja alteração fonológica ou morfológica de qualquer uma das partes, o que ocorre no caso de infra + estrutura.
Portanto, tendo em vista essa diferença fundamental, peço que seja revisada a classificação indicada, uma vez que, de acordo com as definições amplamente aceitas pela gramática normativa da Língua Portuguesa, a formação de infraestrutura se encaixa no processo de derivação ou, se formos considerar a formação por composição, por justaposição.
Referência bibliográfica:
Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Ed. 37. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico.– Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
Agradeço pela atenção e aguardo um posicionamento sobre o caso.
Atenciosamente,
Leiliani Sacht Pelição
Bom dia, Leiliani!
Agradecemos demais o apontamento e a atenção dada ao material. Já fizemos a devida alteração e hoje ainda o material será repostado atualizado no site!
Um abraço!
GECEB/SEDU
Prezado(a) responsável pela elaboração do material estrutural de Língua Portuguesa,
Gostaria de solicitar uma justificativa detalhada quanto à atribuição do gabarito A à questão 2, que classifica o processo de formação da palavra infraestrutura como sendo aglutinação, pois me despertou uma dúvida.
Com base nos estudos da morfologia da Língua Portuguesa e na definição dos processos de formação de palavras, entende-se que a palavra infraestrutura é formada por derivação prefixal, conforme identificamos na gramática do Bechara (pag.110).
De acordo com Bechara (p.418) “chamamos aglutinação o processo de formar palavras compostas pela fusão ou maior integração dos dois radicais: planalto, fidalgo, lanígero, agrícola. Esta maior integração traduz-se pela perda da delimitação vocabular decorrente.”
Mas se formos considerar a formação da palavra por composição, o correto não seria justaposição? Já que a justaposição é caracterizada pela união de duas ou mais palavras ou elementos, sem que haja alteração fonológica ou morfológica de qualquer uma das partes, o que ocorre no caso de infra + estrutura.
Portanto, tendo em vista essa diferença fundamental, peço que seja revisada a classificação indicada, uma vez que, de acordo com as definições amplamente aceitas pela gramática normativa da Língua Portuguesa, a formação de infraestrutura se encaixa no processo de derivação ou, se formos considerar a formação por composição, por justaposição.
Referência bibliográfica:
Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Ed. 37. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico.– Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
Agradeço pela atenção e aguardo um posicionamento sobre o caso.
Atenciosamente,
Leiliani Sacht Pelição
Bom dia, Leiliani!
Agradecemos demais o apontamento e a atenção dada ao material. Já fizemos a devida alteração e hoje ainda o material será repostado atualizado no site!
Um abraço!
GECEB/SEDU
Bom dia, gostaria de saber porque na Quinzena 04 de Língua Portuguesa da 1ª Série o descritor está repetido D057_P?
Bom dia, Renata!
Na quinzena 04, tem-se os descritores D057_P, D023_P e D103_P (na semana 17 a 21/03) e os descritores D016_P e D028_P (na semana 24 a 28/03). Se estiver falando sobre o uso repetido nas atividades é isso mesmo. Os descritores são utilizados de acordo com as habilidades propostas naquela semana. Visto que são 10 atividades por semana, alguns descritores, inclusive, na maioria das vezes, vão se repetir. E é normal. Aliás, até na prova externa do PAEBES isso acontece nas atividades.
GECEB/SEDU
A rotina pedagógica do 5º ano do dia 17/03 e do dia 24/03 de língua portuguesa estão com a mesma atividade.
Professora, bom dia!
A rotina pedagógica do 5º ano, indicada no calendário nos dias 17/03 e 24/03, correspondem à mesma quinzena (quinzena 4) e, portanto, vai levá-la ao mesmo arquivo.
Quinzena 4 primeira parte (17 a 21/03) – p.1 a p.14
Quinzena 4 segunda parte (24 a 28/03) – p. 15 a p. 27
Att.
GECEB/SEDU
A semana do dia 17/04 e 24/04 das rotinas pedagógicas do 5º ano está com a mesma atividade
Professora, bom dia!
A rotina pedagógica do 5º ano, indicada no calendário nos dias 17/03 e 24/03, correspondem à mesma quinzena (quinzena 4) e, portanto, vai levá-la ao mesmo arquivo.
Quinzena 4 primeira parte (17 a 21/03) – p.1 a p.14
Quinzena 4 segunda parte (24 a 28/03) – p. 15 a p. 27
Att.
GECEB/SEDU
A rotina Matemática 3ª série 2025 é está puxando a rotina da 1ª série. https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2025/01/CALENDARIO_RPE_MAT_1EM_280125.pdf
Favor corrigir no site.
Bom dia,
Favor verificar novamente.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia! Nas RPEs de Matemática do 6º e 7º anos não serão publicados os descritores do PAEBES de cada quinzena? Obrigada!
Boa Tarde,
Nessas RPEs de Matemática não serão publicados os descritores do PAEBES, pois todas as habilidades do 6º e 7º ano são básicas (pré-requisitos) para a progressão dos estudantes no 9º ano onde são gerados os descritores das avaliações externas (PAEBES e SAEB). Caso tenha outras dúvidas, estamos à disposição!
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde, prezada Lígia
Não haverá correlação das habilidades de Matemática do 6º, 7º e 8º ano com os descritores do PAEBES.
Atenciosamente,
GECEB/SEDU
Parabenizar pelo formato da Rotina Pedagógica Escolar. Amei o formato!
Boa noite,eu gostaria de saber aonde consultar o gabarito da prova de matemática da AMA ,1 ano ensino médio desse ano?
Prezada professora,
Não temos acesso a esse material. Por favor, faça a comunicação com a Gerência de Avaliação, em avaliacao@sedu.es.gov.br
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia! Percebi inconsistência no conteúdo desta semana na Rotina de Língua Portuguesa ( 35ª semana ), da 2ª Série, página 05 “E possível transformar orações, passando-as da voz ativa para passiva e vice-versa, desde que o verbo seja transitivo direto ou indireto”. Verbo transitivo indireto não admite voz passiva, salvo alguns casos bem específicos. Espero ter contribuído para aprimorar esse material tão necessário para nossas escolas.
Boa tarde Elias, a sua contribuição foi muito importante.
Já fizemos a devida correção.
Agradecemos!
GECEB/SEDU
Sobre o edital de RPE, preciso dizer que faltou transparência. Cada candidato deveria elaborar as questões com gabarito mas, o edital não informa qual seria o critério de classificação. Qual foi o critério adotado? Gostaria de saber o que faltou para o candidato que não classificado e o que o canditado que foi classificado fez de diferente para ter conseguido a vaga. Ficou confuso. Espero não ver as questões que eu enviei sendo usada na rotina pedagógica de 2025. Já que não fui classificado, eu entendo que minhas questões não servem.
Professor, o edital alinha o trabalho às matrizes das avaliações externas, que são as referências para a elaboração dos trabalhos. Quanto às questões de seu trabalho, são sigilosas e não há acesso de outras pessoas que não as da equipe técnica da GECEB.
GECEB/SEDU
Sem classificação, sem nota. sem critério. Poderia ter sido mais transparente.
Boa Tarde,
Favor verificar melhor no documento https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
Com toda certeza. Não entendi nada do que eles fizeram.
Precisam rever este edital ,não ficou clara a iincrição o que era pra ser realizado neste modelo do Canva,o motivo da minha desclassificação po exemplo não bate,é preciso rever a data também esta errada do ano na plublicação aparece 2025.
Boa Tarde,
Favor verificar novamente no documento atualizado https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia!
Há possibilidade de reabertura das inscrições, considerando as vagas não preenchidas?
Bom dia! Considerando as vagas remanescentes, há possibilidade de reabertura das inscrições?
Boa noite! Alguém pode me esclarecer sobre o resultado do processo seletivo para a bolsa de RPE?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
Olá! Alguém pode dizer onde encontro a lista de aprovados do eital nº 40 para elaborador RPE?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
O resultado do processo seletivo 44 sairá hoje?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
Quando sai o resultado do processo seletivo ?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
A classificação será postada nessa pagina?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
O resultado do processo seletivo para bolsa de RPE sairá neste espaço?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
Cadê o resultado?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
ONDE VEJO OS RESULTADOS PARA O PROCESSO DE ELABORADOR RPE?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
O resultado do do processo seletivo para bolsa de RPE foi disponibilizado em outro link?
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
Estou procurando o resultado do processo seletivo
Bom dia,
Edital disponível no https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/
GECEB/SEDU
Boa tarde! Em que local será postado o resultado do processo seletivo para a bolsa de RPE?
Obrigada!
Boa Tarde,
Segue link com o resultado.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
O resultado da classificação do processo seletivo para bolsa sairá nesta pagina?
Boa Tarde,
Segue link com o resultado.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde!
Não encontrei o resultado da inscrição para elaboradores da rotina pedagógica. Já saiu? Poderia me orientar onde achar?
Boa Tarde,
Segue link com o resultado.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia, cadê o resultado do processo seletivo?
Boa Tarde,
Segue link com o resultado.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
Alguém sabe onde está o resultado da inscrição para Rotinas pedagógica 2025?
Boa Tarde,
Segue link com o resultado.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
O resultado do processo seletivo para bolsa de RPE sairá neste espaço?
Bom dia,
O prazo foi finalizado para este processo.
Att.
GECEB/SEDU
Pelo edital o resultado sairia hoje as 16h aqui!
Boa Tarde,
Segue link com o resultado.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
Gostaríamos do resultado.
Boa Tarde,
Segue link com o resultado.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
Também gostaria de saber, pois não achei o resultado
Boa Tarde,
Segue link com o resultado.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/11/RPE-2025-RESULTADO-DO-PROCESSO-SELETIVO-PARA-PROFESSORES06_11.pdf
Att.
GECEB/SEDU
Sobre as rotinas de Língua Portuguesa, peço que respeitem a estrutura dos poemas escolhidos. Por exemplo, na rotina da semana 33, vocês utilizaram o poema intitulado Soneto do grande autor Alvares de Azevedo. Um soneto, desde o século XIV, caracteriza-se por apresentar 2 quartetos e 2 tercetos. Vocês não podem ignorar essa escolha do autor e colocar todos os versos em uma única estrofe. Não é a primeira vez que isso acontece, inclusive na mesma rotina, no poema Tecendo a manhã de João Cabral de Melo e Neto, A canção do africano de Castro Alves e nos outros poema também não foram respeitadas a estrutura das estrofes.
Olá, professora!
Agradecemos sua observação quanto à disposição dos poemas em forma de soneto em nosso material. Optamos por apresentar os sonetos como se fossem uma única estrofe devido às limitações de espaço da página, de modo a garantir que todo o conteúdo fosse apresentado de forma clara e acessível (e que, como alertado por você há um mês, não desperdiçasse tanto papel).
Entendemos também que essa escolha pela junção das estrofes não prejudicaria o entendimento do enunciado e das alternativas das questões. Contudo, reconhecemos a importância de manter a estrutura original dos sonetos e nos comprometemos a atentar para esse detalhe em futuras edições.
Agradecemos novamente por sua contribuição e estamos à disposição para qualquer outra observação ou sugestão.
Atenciosamente,
Equipe de Língua Portuguesa – Gerência de Currículo da Educação Básica
Realmente a junção das estrofes não prejudica o entendimente, porém a forma como as estrofes se apresentam fazem parte da composição poética do escritor. Quando sugeri economia de papel, meu pedido foi que evitassem muitos espaços entre o enunciado e o texto, entre o título e texto.Uma outra dica é que quando o poema tiver versos curtos, a questão pode vir ao lado e não abaixo do texto. Atenciosamente,
Boa tarde, na 33ª semana de Língua Portuguesa na 3ª série, está indicado revisão para o ENEM, mas o material estruturado está com descritores. No ENEM há competências e habilidades diferentes. As questões não estão na complexidade no ENEM também. A revisão precisa ser conforme competência e habilidade do ENEM.
Olá, professora!
Agradecemos sua pergunta e interesse em entender nossas escolhas curriculares. A utilização das questões do Paebes adequam-se às necessidades dos estudantes da Educação Básica e, apesar de apresentarem um nível de complexidade menor, é possível também aplicá-las como revisão para o Enem.
Além disso, disponibilizamos um material de apoio que contém questões, majoritariamente, do Enem, que pode ser acessado no seguinte link: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2024/05/lp3serienivelamento.pdf. Esse recurso pode ser muito útil para complementar o estudo dos(as) alunos(as).
Agradecemos sua dedicação e estamos à disposição para qualquer outra dúvida.
Equipe de Língua Portuguesa – GECEB/SEDU
Atividade 8 da semana 32 não condiz.
Bom dia, prezado professor Paulo
Você está se referindo à atividade 8 (semana de 32) de qual série?
Atenciosamente,
Equipe de Matemática – GECEB/SEDU
Boa tarde! O Pedagogo pode se inscrever para qual etapa ou área dentro das Rotinas Pedagógicas? Obrigada.
A apostila do D71 MAT acredito que o conteúdo não condiz. alguém sabe dizer
Bom dia, prezado Izaac!
Você está se referindo a qual apostila?
Atenciosamente,
Equipe de Matemática – GECEB/SEDU
matemática D071 período 12/08 a 23/08 crescimento / decrescimento
Bom dia, prezado Izaac
No material da 24ª semana, 2ª série, está previsto o descritor D071_M e a habilidade EM13MAT402.
A habilidade a ser desenvolvida pelo estudante envolve a conversão da representação algébrica de funções quadráticas em representação geométrica. Ou seja, o traçado dos gráficos dessas funções.
O descritor avalia se o estudante é capaz de analisar o crescimento/decrescimento e os zeros de funções reais apresentadas em gráficos.
O material foi construído de forma que o estudante construa gráficos de funções quadráticas, analisando as relações entre representação algébrica e representação gráfica, bem como os principais aspectos do gráfico (zeros da função, concavidade, ponto de máximo ou ponto de mínimo).
Especificamente, no que diz respeito ao descritor, convidamos que você olhe as atividades 3, 4 e 5 que têm esse foco. Há outras ainda que utilizam a ideia de zeros da função quadrática.
Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe de Matemática – GECEB/SEDU
crescimento / decrescimento semana 24, D071
Bom dia, prezado Izaac
No material da 24ª semana, 2ª série, está previsto o descritor D071_M e a habilidade EM13MAT402.
A habilidade a ser desenvolvida pelo estudante envolve a conversão da representação algébrica de funções quadráticas em representação geométrica. Ou seja, o traçado dos gráficos dessas funções.
O descritor avalia se o estudante é capaz de analisar o crescimento/decrescimento e os zeros de funções reais apresentadas em gráficos.
O material foi construído de forma que o estudante construa gráficos de funções quadráticas, analisando as relações entre representação algébrica e representação gráfica, bem como os principais aspectos do gráfico (zeros da função, concavidade, ponto de máximo ou ponto de mínimo).
Especificamente, no que diz respeito ao descritor, convidamos que você olhe as atividades 3, 4 e 5 que têm esse foco. Há outras ainda que utilizam a ideia de zeros da função quadrática.
Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe de Matemática – GECEB/SEDU
Bom dia! Gostaria de saber qual a orientação para preenchimento dos conteúdos do Seges no que se refere ao mês de fevereiro, em Língua Portuguesa. Obrigado.
Prezado Wolmyr, com a implementação das Rotinas Pedagógicas Escolares, alterou-se substancialmente a arquitetura da orientação curricular. Tecnicamente, prevaleceram no currículo estruturado do SEGES as Rotinas. Para o mês de fevereiro, orientamos que lance no campo manual.
Saudações !
GECEB/SEDU
Bom dia! Por que retiraram a rotina de LP da 29 e 30 semana?
Bom dia, professor(a)!
Conferimos as semanas 29 e 30 das três séries de LP e todas se encontram disponíveis.
Att.
GECEB/SEDU
Mas o site com o endereço das atividades nao esta la mais.
Fran,
Favor tentar acessar o endereço de um outro navegador e confirmar se realmente não estão no endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/rpe/
Caso o erro ainda persista favor printar a sua tela para tentarmos verificar os motivos.
Att.
GECEB/SEDU
Prezados,
Venho, por meio deste, expressar minha insatisfação com a organização da trigésima rotina pedagógica destinada à 1ª série do Ensino Médio. Infelizmente, a forma como as atividades e conteúdos foram dispostos não tem favorecido o bom andamento dos estudos. A sequência e clareza que estavam presentes nas rotinas anteriores parecem ter sido prejudicadas, dificultando o entendimento e a fluidez no cumprimento das tarefas.
Nos ciclos pedagógicos anteriores, a organização era muito mais eficiente, proporcionando um melhor acompanhamento do conteúdo por parte dos alunos, o que não se observa nessa última edição. Solicito que seja revista a estrutura dessa rotina, a fim de que volte ao padrão de qualidade apresentado nas rotinas anteriores.
Agradeço pela atenção e aguardo melhorias nas próximas atividades.
Olá, Gustavo. Para que possamos melhorar o material, gostaríamos que esclarecesse quais são exatamente os pontos que estão confusos. Na semana anterior (semana 29), foi contemplada a explicação sobre o barroco: contexto histórico, a dualidade barroca, a expressão barroca e atividades. Na semana 30, o material aborda a produção artística de dois autores principais do Barroco: Antônio Vieira e Gregório de Matos. Dessa forma, destacamos a interpretação dos textos de cada um deles para que o aluno identificasse as características barrocas e se familiarizasse com as temáticas. Iniciamos, assim, com Antônio Vieira e seus sermões. Inserimos trechos do Sermão de Santo Antônio e incluímos questões de interpretação de texto desse Sermão. Logo após, iniciamos a explicação sobre Gregório de Matos. Demos vários exemplos e, para contextualizar, utilizamos um poema do autor “A Nosso Senhor Jesus Christo com Actos de Arrependido e Suspiros de Amor” com dois exercícios para que o aluno entenda essa temática religiosa por parte do Gregório de Matos. Por fim, acrescentamos no final do material mais três exercícios, totalizando 10 questões no material todo. Além disso, colocamos uma curiosidade sobre a Arquitetura Barroca, na página 08. Informamos que, nas semanas seguintes – inclusive as já postadas – a organização do Material obedece ao padrão anterior (exercícios somente no final). Esperamos ter esclarecido as dúvidas e colocamo-nos à disposição.
Att.
GECEB/SEDU
O arquivo da semana 33 (Mat 2 série) está igual ao da semana 32
Prezada Professora, bom dia.
A qual arquivo a Sra se refere? Os cadernos de “Material Estruturado” são diferentes.
Att.
GECEB/SEDU
Existe alguma previsão de data para as matrizes de referência da AMA?
Boa Tarde Fabiana,
Favor acessar o seguinte endereço para obter acesso aos documentos solicitados.
https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/recomposicaodasaprendizagens/
Att.
GECEB/SEDU
Venho reclamar da organização da 30ª rotina pedagógica, ela veio de uma forma muito estença e confusa.
Espero que seja resolvido!
Prezado professor, bom dia!
De qual componente? Português ou Matemática? Agradecemos o retorno.
Certamente ficaremos atentos ao seu comentário.
Att.
GECEB/SEDU
Em questão, é a de língua portuguesa.
Olá, Guilherme.
Para que possamos melhorar o material, gostaríamos que esclarecesse quais são exatamente os pontos que estão confusos. Na semana anterior (semana 29), foi contemplada a explicação sobre o barroco: contexto histórico, a dualidade barroca, a expressão barroca e atividades. Na semana 30, o material (que tem 10 páginas) aborda a produção artística de dois autores principais do Barroco: Antônio Vieira e Gregório de Matos. Dessa forma, destacamos a interpretação dos textos de cada um deles para que o aluno identificasse as características barrocas e se familiarizasse com as temáticas. Iniciamos, assim, com Antônio Vieira e seus sermões. Inserimos trechos do Sermão de Santo Antônio e incluímos questões de interpretação de texto desse Sermão. Logo após, iniciamos a explicação sobre Gregório de Matos. Demos vários exemplos e, para contextualizar, utilizamos um poema do autor “A Nosso Senhor Jesus Christo com Actos de Arrependido e Suspiros de Amor” com dois exercícios para que o aluno entenda essa temática religiosa por parte do Gregório de Matos. Por fim, acrescentamos no final do material mais três exercícios, totalizando 10 questões no material todo. Além disso, colocamos uma curiosidade sobre a Arquitetura Barroca, na página 08. Informamos que, nas semanas seguintes – inclusive as já postadas – a organização do Material obedece ao padrão anterior (exercícios somente no final). Esperamos ter esclarecido as dúvidas e colocamo-nos à disposição.
Att.
GECEB/SEDU
Tenho tudo a reclamar da organização da 30° Rotina Pedagogia de Lingua-Portuguesa.
Péssima organização e textos que são muito confusos.
Espero de vocês possam mudar isso, e fazer a Rotina Pedagogia voltar ao normal dela.
Bom dia,
Por favor, de qual série?
Att.
GECEB/SEDU
1ª Série.
Professora, todos os textos da 30ª semana referem-se ao Barroco, contendo, além de breves exposições informativas e biográficas (como de praxe em outros materiais que abordam essas manifestações literárias), textos que fazem parte da obra de Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos. Iniciamos, assim, com Antônio Vieira e seus sermões. Inserimos trechos do Sermão de Santo Antônio e incluímos questões de interpretação de texto desse Sermão. Logo após, iniciamos a explicação sobre Gregório de Matos. Demos vários exemplos e, para contextualizar, utilizamos um poema do autor “A Nosso Senhor Jesus Christo com Actos de Arrependido e Suspiros de Amor” com dois exercícios para que o aluno entenda essa temática religiosa por parte do Gregório de Matos. Gostaríamos que pontuasse quais textos são muito confusos. Quanto à organização da RPE para essa semana, devido ao tamanho extenso do documento e à quantidade de aulas, optamos por lançar mão de exercícios ao longo do próprio material. Nas semanas seguintes, a organização do Material obedece ao padrão anterior. Esperamos ter esclarecido as dúvidas e colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos.
Att.
GECEB/SEDU
A nova organização da 30ª rotina, não agradou muito, a organização das primeiras rotinas era melhor, conteúdo depois atividades.
Olá, Gustavo. Para que possamos melhorar o material, gostaríamos que esclarecesse quais são exatamente os pontos que estão confusos. Na semana anterior (semana 29), foi contemplada a explicação sobre o barroco: contexto histórico, a dualidade barroca, a expressão barroca e atividades. Na semana 30, o material aborda a produção artística de dois autores principais do Barroco: Antônio Vieira e Gregório de Matos. Dessa forma, destacamos a interpretação dos textos de cada um deles para que o aluno identificasse as características barrocas e se familiarizasse com as temáticas. Iniciamos, assim, com Antônio Vieira e seus sermões. Inserimos trechos do Sermão de Santo Antônio e incluímos questões de interpretação de texto desse Sermão. Logo após, iniciamos a explicação sobre Gregório de Matos. Demos vários exemplos e, para contextualizar, utilizamos um poema do autor “A Nosso Senhor Jesus Christo com Actos de Arrependido e Suspiros de Amor” com dois exercícios para que o aluno entenda essa temática religiosa por parte do Gregório de Matos. Por fim, acrescentamos no final do material mais três exercícios, totalizando 10 questões no material todo. Além disso, colocamos uma curiosidade sobre a Arquitetura Barroca, na página 08. Informamos que, nas semanas seguintes – inclusive as já postadas – a organização do Material obedece ao padrão anterior (exercícios somente no final). Esperamos ter esclarecido as dúvidas e colocamo-nos à disposição.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia. Estão faltando as páginas 08 e 09 da Rotina pedagógica de Língua Portuguesa da 3ª série, que compreendem as duas últimas semanas de outubro. Logo, não consigo terminar a 2ª sequência deste mês. Podem me ajudar, por favor?
Bom dia, professora.
Houve uma inconsistência na formatação do material.
Considere, por favor, na semana 32: datas 21/10 a 25/10 (página 08) e na semana 34: datas 04/11 a 08/11 (página 10).
Na próxima semana esse arquivo será alterado. Agradecemos o contato.
Att.
GECEB/SEDU
Muito obrigada!
Boa noite! Onde encontrar os descritores da AMA 3º trimestre?
Bom dia,
Favor acessar o seguinte endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/recomposicaodasaprendizagens/
Att.
GECEB/SEDU
Boa tarde! Poderia verificar, por gentileza, a sequência de páginas da semana 27. Grata!
Boa Tarde,
Favor informar de qual componente e série e qual o problema detectado.
Grato,
GECEB/SEDU
Bom dia. Assim que puderem, disponibilizem o material estruturado de Língua Portuguesa da 2ª série referente a 24ª semana?
Desde já agradeço.
Prezada Professora, já está disponível no endereço https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/rpe/
Cordialmente,
GECEB/SEDU
Bom dia!
O material de Matemática da semana do dia 12/08 a 16/08 da 1ª série está errado. Na página 08 fala que uma função quadrática com a>0 (positivo) é crescente, mas não podemos afirmar isso. Quando o coeficiente a é positivo só podemos falar que a concavidade da parábola está voltada para cima. A função será crescente de (Xvertice, infinito) e decrescente de (-infinito, Xvertice). O exemplo para a<0 também está errado.
O mesmo erro se repete na página 09 quando colocaram o gráfico da função.
Att,
Patrícia F. B. Anjos
Boa tarde, prezada professora Patrícia
Sim a afirmação está equivocada. Realizamos a correção dessa parte no material. Agradecemos pelo seu retorno e nos colocamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe de Matemática – GECEB/SEDU
Obrigada pelo retorno e correção. O material da próxima semana também contém o mesmo erro.
Sigo à disposição.
Existe alguma previsão de data para as matrizes de referência da AMA?
Boa tarde, Juliano!
As Matrizes de Referência da AMA, 2º trimestre, já estão disponíveis por meio deste link: https://drive.google.com/drive/folders/1bu1SjwU6gSica_G8Xz2QBqeXB9k7sXeU
Att.
GECEB/SEDU
Muito Obrigado !