A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis. Nas escolas, ela vai além de ensinar sobre a preservação do meio ambiente e ecologia; trata-se de promover uma visão crítica sobre o mundo ao nosso redor, incentivando os estudantes a refletirem sobre o impacto de suas ações e a buscarem soluções sustentáveis para os desafios do presente. Integrar a educação ambiental ao cotidiano escolar ajuda a desenvolver atitudes que respeitam a natureza e promovem o bem-estar coletivo, preparando as futuras gerações para um mundo mais equilibrado e sustentável.
Convidamos você a conhecer e participar das diversas ações de Educação Ambiental promovidas pela Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo!
Em 2003 o Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) realizou em Brasília a I Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Um dos avanços desta conferência foi a proposta de criação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas – Com-Vida, com o objetivo de dar continuidade ao processo de educação ambiental, mantendo as escolas envolvidas nos debates e na implementação de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente em seus territórios.
A Com-Vida, portanto, é um núcleo permanente de educação ambiental voltado à melhoria da qualidade de vida na escola, no qual crianças, adolescentes, jovens, educadores e demais membros da comunidade escolar interagem, aprendem, ensinam, refletem e investigam a partir de sua própria realidade, dialogando sobre a construção de condições de vida dignas, inclusivas e respeitosas.
Nesse sentido, visando ampliar a capilaridade das Com-Vidas na rede estadual e considerando as limitações da rotina docente para a inserção de outras demandas em sua prática diária, propõe-se oferta de uma disciplina eletiva que tenha como foco o passo a passo para implantação e manutenção de uma Com-Vida na escola. A proposta destina-se a educadores interessados em Educação Ambiental.
Os alunos da rede já participaram de duas edições da Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente. A CNIJMA é um exemplo de ação difusa da Educação Ambiental que envolve milhões de pessoas no debate sobre as questões socioambientais. Além de ser um processo sólido, assegura a adoção de conduta responsável e de grande envolvimento da comunidade escolar com os problemas locais e globais.
Nas escolas são assumidas propostas, responsabilidades e ações, na proporção de seu acesso às informações e ao poder, a respeito de questões fundamentais para a convivência planetária.
Nesse viés, a CNIJMA apresenta, em sua programação, momentos de reflexão, pesquisa e estudo, de brincadeiras para descontração, de conhecimento e contato com outras realidades e culturas, para promover novas amizades e experimentar diferentes lugares, sons e sabores, oportunizando a expressão de talentos e potencialidades dos jovens participantes, e a realização de algo novo e de importância social.
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA promove um processo pedagógico dinâmico de diálogos e encontros desde as escolas, com escuta ativa às crianças e aos jovens por meio do incentivo ao desenvolvimento de projetos e ações.
O tema da VI CNJIMA “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática” traz em si os desafios da formação de novas lideranças para novos tempos. A sexta edição oportuniza o engajamento da comunidade escolar com base em equidade, inclusão, diversidade, sustentabilidade e resiliência orientados para o enfrentamento às mudanças do clima. A VI CNIJMA será realizada em seis etapas: oficinas de conferência (pré-conferência); Conferências nas Escolas; Conferências Regionais e/ou Municipais (opcional); Conferências Estaduais/Distrital; Conferência Nacional; Implementação dos Projetos (Pós-conferência).
Em comemoração às primeiras duas décadas desde a 1a Conferência, o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental-PNEA, constituído pelo Ministério da Educação e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, conforme proposta dos participantes da quarta Conferência, lança esta coletânea, em cinco volumes, onde descreve e avalia os primeiros 10 anos da Conferência, e o sexto, que relata o advento da VCNIJMA, realizada em 2018, com o tema Vamos Cuidar do Brasil, cuidando das águas.
Com esta iniciativa, renova-se o compromisso de governo e sociedade pela continuidade da Conferência, e, mais do que isso, pela institucionalização desta política pública pioneira. A mobilização de quase 15 mil escolas, em média por edição, e mais de 20 milhões de pessoas, ao longo de 15 anos, confirmam a relevância da Educação Ambiental como instrumento de transformação e de fortalecimento da política socioambiental em todo o país, algo historicamente necessário, ainda mais pelo lugar do Brasil no mundo de hoje.
Desde 2003, portanto, a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente vem formando e mobilizando crianças, adolescentes, jovens, professores e gestores de todo o país para refletir, debater e agir pela construção de sociedades sustentáveis, verdadeiramente justas, econômica e politicamente democráticas.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente. Educação Ambiental. Conferência Infantojuvenil para o Meio ambiente. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/199-conferencia-infantojuvenil.html
A IV CNIJMA foi inserida no contexto pós-Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e as escolas foram convocadas a enfrentar um duplo desafio: educar para a sustentabilidade ao mesmo tempo em que se transforma em um espaço educador sustentável. Esses desafios repercutem na sociedade, demonstrando que é possível construirmos espaços de referência que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente, diminuindo o impacto causado pela ação humana. Esta publicação teve como propósito subsidiar pedagogicamente a tarefa de construir conhecimentos para cuidar do Brasil a partir da reflexão sobre as ações e exemplos no cotidiano da escola.
A V CNIJMA, realizada em 2018, que teve como tema, “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” foi uma ação que contribuiu para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Essa foi mais uma oportunidade de revisitar os documentos de referência como: a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012
Boa tarde..
Meu nome é Antonio. Sou pedagogo na EMEF Talma Sarmento de Miranda, no município de Cariacica.
Só posso marcar um horário com meus professes para segunda feira dia 31/03/2025, devido a demanda interna da rede. Nós já estamos desenvolvendo um projeto eixo sobre o meio ambiente na escola.
Pedagogo Antonio.