CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente de História
Caro professor, cara professora!
Ao longo de todo o Currículo do Espírito Santo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas.
As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares, visando a construção do conhecimento.
Dos anos iniciais aos anos finais no componente curricular de História, os objetos de conhecimento apresentam as habilidades de forma mais aprofundada, seguindo assim, um movimento em progressão que pode perpassar desde o 1º ao 9º ano, subdivididas, do 1º ao 5º ano, e do 6º ao 9º ano, ou ainda, operarem isoladas, ou seja, tendo um fim em si mesma sem uma conexão com outras habilidades. Entretanto elas são igualmente importantes e devem ser abordadas, pois estão sempre relacionadas a um objeto de conhecimento relevante para o aprendizado do estudante.
O Ensino Fundamental Anos Iniciais, prima pelo trabalho com a história próxima do estudante, o núcleo familiar, os espaços locais, físicos, sociais e culturais em que ele vive e todo o processo de formação dessa rede que o cerca.
O Ensino Fundamental Anos Finais, parte do 6º ano com a premissa de explicitar o ofício do historiador, visita a Pré-História e faz uma viagem pelo tempo e espaço até chegar aos dias atuais, sempre fazendo uma reflexão sobre os processos históricos ocorridos, suas influências e consequências nos desdobramentos da história humana, ou seja, há uma linearidade em que se expressa os fatos mais relevantes da história local, regional, nacional e global. Todo este processo histórico, em determinados momentos se apresenta interligado, conectado, em outros não.
O currículo do Espírito Santo apresenta o Campo Temático em torno do qual se agrupam os objetos de conhecimento que por sua vez reúne as habilidades, e, respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequando às especificidades dos diferentes componentes curriculares.
Percebam que mesmo havendo uma quebra na linearidade do Ensino Fundamental Anos Iniciais para os Anos Finais, uma vez que o 5º ano conclui identificando a formação das sociedades, com ênfase nas sociedades hidráulicas, e o 6º ano inicia o Ensino Fundamental Anos Finais abordando a noção de tempo, o papel do historiador e da História enquanto ciência no estudo da trajetória humana. Todavia, como a História é uma ciência que investiga o passado da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico, intrinsicamente se pode perceber a interligação do 5º ano que finaliza os Anos iniciais, para o início dos Anos finais com a temática abordada logo no início do 6º ano.
Vale ressaltar que a progressão pode ocorrer por meio dessa linearidade (ao longo dos anos, ou no decorrer do mesmo ano), e também por meio dos verbos presentes nas habilidades, que partem dos mais simples para se alcançar os de maior complexidade. Os mais simples são aqueles ligados a OBSERVAÇÃO, identificar, recordar, entender, etc., os intermediários são os ligados a TRANSFORMAÇÃO, aplicar, analisar, etc., já os mais complexos estão ligados a COMPREENSÃO, avaliar, criar, contextualizar, etc. Note que o verbo contido na habilidade, indica a ação que o (a) professor (a) deve abordar com os estudantes, se o verbo pede para identificar, não há necessidade de se cobrar ações como contextualizar, etc. Entretanto é bom lembrar que isso não engessa o trabalho, cabe ao (a) professor (a), adequar sua abordagem ao nível de aprendizagem que se encontra sua turma.
Espera-se que, no final desse processo ao ter contato com qualquer tipo de fonte histórica (documentos textuais; vestígios arqueológicos – fontes da cultura – material e imaterial; representações pictóricas e registros orais), oestudante esteja apto a perceber, avaliar, debater, contextualizar e até produzir de forma autônoma, material relacionado ao assunto exposto. Acredita-se que o estudante enfrentaria muita dificuldade em realizar essas ações antes de concluir esse processo. Nisso consiste sua importância.
As imagens abaixo são um exemplo clássico dos livros de História, que sempre confundem os estudantes e gera o seguinte questionamento: Por que D. Pedro II, sendo filho de D. Pedro I, aparenta ter mais idade? Pergunta ligada ao verbo identificar. Ao arvorar o conhecimento o estudante contextualiza o momento histórico e compreende que D. Pedro I representa o Brasil recém independente de Portugal, a jovem nação, enquanto D. Pedro II, representa a monarquia decadente, justificando o apelo para transformar o Brasil em república.
Esse é um dos vários exemplos da importância dessa progressão na aprendizagem, e o salto qualitativo que se observa com esse processo.
Para ilustrar e facilitar a compreensão, o documento está disposto em quatro tabelas a seguir.
Sucesso e ótimo trabalho!
Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental
MAPA DE APRENDIZAGEM: ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – HISTÓRIA |
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ANO: 1º ano CAMPO TEMÁTICO: Mundo pessoal: meu lugar no mundo. OBJETO DE CONHECIMENTO: As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro) Memória e Cronologia |
ANO: 2º Ano CAMPO TEMÁTICO: A comunidade e seus registros. OBJETO DE CONHECIMENTO: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas |
ANO: 3º Ano CAMPO TEMÁTICO: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município. OBJETO DE CONHECIMENTO: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a comunidade, a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vivemos |
ANO: 4º Ano CAMPO TEMÁTICO: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos. OBJETO DE CONHECIMENTO: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras. |
ANO: 5º Ano CAMPO TEMÁTICO: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social. OBJETO DE CONHECIMENTO: O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados |
EF01HI01ES – Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade, compreendendo e despertando memórias através de imagens, iconográficos, fotografias e vídeos, mudanças e permanências que envolvam seu próprio crescimento e do outro. Reconhecendo através de recursos visuais singularidades de comportamentos, identidade e pertencimento a sua família e de sua comunidade. |
EF02HI01ES – Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco, percebendo aproximações de comportamento e compreendendo que as diferenças devem ser respeitadas. A convivência em grupo exige respeito ao outro, identificando personagens em faixa etária variada e grupos étnicos diversos, trazendo relatos de vida, considerando o autoconhecimento e o conhecer do outro fundamental para estabelecer vínculos sociais e perspectivas de futuro que respeitem o diverso e compreendam identidades. |
EF03HI01ES – Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/ vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, celebrações, festejos tradicionais, manifestações culturais e etc., que desenvolvem relações de pertencimento dos sujeitos ao território.
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EF04HI01ES – Reconhecer a História como ciência que estuda o resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo, estabelecendo conexões entre variações e continuidades de comportamento e estruturas no passado e no presente, percebidos no cotidiano, nas relações sociais, na família, na escola, na comunidade e demais espaços de convivência. |
EF05HI01ES – Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado e os grandes rios da Ásia Menor, África, América, Brasil e Espírito Santo, considerando sociedades e civilizações hidráulicas e identificando os conceitos de Estado teocrático, revolução agrícola e sociedade hidráulica. |
MAPA DE APRENDIZAGEM: ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS – HISTÓRIA |
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ANO: 6º Ano CAMPO TEMÁTICO: História: tempo, espaço e formas e registros. OBJETO DE CONHECIMENTO: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias. |
ANO: 7º Ano CAMPO TEMÁTICO: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias. OBJETO DE CONHECIMENTO: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno. |
ANO: 8º Ano CAMPO TEMÁTICO: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise. OBJETO DE CONHECIMENTO: A questão do iluminismo e da ilustração. |
ANO: 9º Ano CAMPO TEMÁTICO: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX. OBJETO DE CONHECIMENTO: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo. A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos. |
EF06HI01ES – Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas), pensando o papel do historiador e refletindo sobre o papel da história enquanto ciência que estuda a trajetória humana ao longo do tempo, construindo Linhas do tempo individuais e coletivas para tornar material o entendimento dessas mudanças e permanências, relacionando-as a um espaço e tempo específico. |
EF07HI01ES – Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia, identificando semelhanças e diferenças entre a modernidade europeia e as demais sociedades em outros territórios/ espaços. |
EF08HI01ES – Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. Compreendendo como a influência do Iluminismo foi importante para uma mudança nos hábitos políticos e culturais da Europa, evidenciando as mudanças trazidas: o aumento da leitura, a produção de manuais didáticos e enciclopédicos. Percebendo que esses instrumentos são de valiosa importância para a circulação do conhecimento laico e mudanças no comportamento cultural, social, político e econômico do século XVIII. |
EF09HI01ES – Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil, identificando a construção da lógica republicana e ideia de progresso no discurso da elite do Espírito Santo. |