A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis. Nas escolas, ela vai além de ensinar sobre a preservação do meio ambiente e ecologia; trata-se de promover uma visão crítica sobre o mundo ao nosso redor, incentivando os estudantes a refletirem sobre o impacto de suas ações e a buscarem soluções sustentáveis para os desafios do presente. Integrar a educação ambiental ao cotidiano escolar ajuda a desenvolver atitudes que respeitam a natureza e promovem o bem-estar coletivo, preparando as futuras gerações para um mundo mais equilibrado e sustentável.
Convidamos você a conhecer e participar das diversas ações de Educação Ambiental promovidas pela Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo!
Os alunos da rede já participaram de duas edições da Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente. A CNIJMA é um exemplo de ação difusa da Educação Ambiental que envolve milhões de pessoas no debate sobre as questões socioambientais. Além de ser um processo sólido, assegura a adoção de conduta responsável e de grande envolvimento da comunidade escolar com os problemas locais e globais.
Nas escolas são assumidas propostas, responsabilidades e ações, na proporção de seu acesso às informações e ao poder, a respeito de questões fundamentais para a convivência planetária.
Nesse viés, a CNIJMA apresenta, em sua programação, momentos de reflexão, pesquisa e estudo, de brincadeiras para descontração, de conhecimento e contato com outras realidades e culturas, para promover novas amizades e experimentar diferentes lugares, sons e sabores, oportunizando a expressão de talentos e potencialidades dos jovens participantes, e a realização de algo novo e de importância social.
A IV CNIJMA foi inserida no contexto pós-Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e as escolas foram convocadas a enfrentar um duplo desafio: educar para a sustentabilidade ao mesmo tempo em que se transforma em um espaço educador sustentável. Esses desafios repercutem na sociedade, demonstrando que é possível construirmos espaços de referência que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente, diminuindo o impacto causado pela ação humana. Esta publicação teve como propósito subsidiar pedagogicamente a tarefa de construir conhecimentos para cuidar do Brasil a partir da reflexão sobre as ações e exemplos no cotidiano da escola.
A V CNIJMA, realizada em 2018, que teve como tema, “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” foi uma ação que contribuiu para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Essa foi mais uma oportunidade de revisitar os documentos de referência como: a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA promove um processo pedagógico dinâmico de diálogos e encontros desde as escolas, com escuta ativa às crianças e aos jovens por meio do incentivo ao desenvolvimento de projetos e ações.
O tema da VI CNJIMA “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática” traz em si os desafios da formação de novas lideranças para novos tempos. A sexta edição oportuniza o engajamento da comunidade escolar com base em equidade, inclusão, diversidade, sustentabilidade e resiliência orientados para o enfrentamento às mudanças do clima. A VI CNIJMA será realizada em seis etapas: oficinas de conferência (pré-conferência); Conferências nas Escolas; Conferências Regionais e/ou Municipais (opcional); Conferências Estaduais/Distrital; Conferência Nacional; Implementação dos Projetos (Pós-conferência).
⇒ PASSO A PASSO PARA A CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (SEDU)
Av. César Hilal, 1111 – Santa Lúcia
CEP: 29056-085 – Vitória / ES