Apresentação

Quando nós, professores, profissionais da educação formal, optamos por levar os alunos para fora da escola fica implícito nesta escolha uma concepção de educação para além da educação formal. Certamente, é uma escolha que possibilita outros tipos de educação, como a educação não formal e a informal. Sair da escola, com profissionais da escola, permite ao aluno vivenciar a integração desses três tipos de educação (formal, não formal e informal). Esse ganho é único, é algo diferente de conhecer um museu ou qualquer espaço de educação não formal com a família, por exemplo.

Nesta página optamos caracterizar todos os espaços fora da escola com possibilidades educativas utilizando o termo “Espaço Potencialmente Educativo”. Com certeza, qualquer espaço tem potencial educativo, mas trabalhar os espaços fora da escola articulado com a educação formal é um grande desafio e é um olhar diferenciado. E é exatamente isso que se propõem nesta página.

Dentro dessa proposta, achamos importante criar algumas categorias para classificar esses espaços fora da escola. Então, os Espaços Potencialmente Educativos foram classificados da seguinte maneira:

  1. Museus e Centros de Divulgação Científica – museus, museus interativos, centros de ciências, institutos de pesquisa etc.
  2. Áreas Naturais e Centros de Educação Ambiental – Unidades de Conservação, como reservas, parques, locais com projetos de educação ambiental, aquários, estações de tratamento de esgoto, estações de tratamento da água, usinas de tratamento de lixo, usinas de reciclagem etc.
  3. Empresas e Áreas produtivas – empresas, fábricas e unidades de produção, unidades de produção animal, minas e pedreiras, campos agrícolas e locais de extração ou produção de matérias-primas, Infraestruturas produtoras de energia, empresas de tratamento de esgoto e de tratamento da água, usinas de tratamento de lixo, usinas de reciclagem etc.
  4. Infraestruturas de Valorização Cultural – exposições, espetáculos de dança, manifestações culturais, teatro, cinema, cineclubes etc.

Os conteúdos apresentados nesta página foram extraídos do Livro “ESPAÇOS POTENCIALMENTE EDUCATIVOS DO ESPIRITO SANTO Manuella Villar Amado e Luciléia Gilles (ORGANIZADORAS)” <– clique no título do livro para obter acesso ao e-book.


Compartilhe nas suas redes sociais!
5 2 votos
Avalie o Tema
Você também pode se inscrever para receber notificações dos comentários deste tema!
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Ana
Ana
3 meses atrás

Gente que material bem feito.Parabéns a equipe envolvida!!!