A Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB), da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu), convida vocês a conhecerem os nossos Mapas de Progressão das Habilidades, elaborados por Componentes Curriculares a partir do Currículo do nosso estado.
Os Mapas de Progressão das Habilidades têm como intuito orientar, sistematizar, organizar e fomentar o seu trabalho, de modo a flexibilizar o Currículo, buscando, assim, melhorar a aprendizagem dos estudantes capixabas.
Dessa forma, você já deve ter notado que, ao longo de todo o documento curricular do Espírito Santo, podemos diferenciar as Habilidades, uma vez que algumas delas são consideradas mais simples e outras mais complexas.
Acreditamos que você, professor(a), poderá, por meio de nosso Mapa, aperfeiçoar o processo de construção de seu plano de ensino, contribuindo, assim, que as aprendizagens essenciais exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sejam asseguradas a todos os estudantes nos diferentes contextos escolares – tudo isso visando à construção do conhecimento.
Vale destacar, porém, que dos Anos Iniciais aos Anos Finais, cada um dos Componentes Curriculares apresentará as suas particularidades e especificidades – o que não exclui a importância de abordagem de cada uma das habilidades aqui elencadas, afinal, o nosso Currículo apresenta uma educação comprometida com o domínio dos conhecimentos, bem como com o domínio de habilidades e atitudes necessárias para que os estudantes possam viver, atuar e intervir no mundo de maneira crítica, ética e comprometida.
Ficou curioso(a) para conhecer um pouco mais sobre o Mapa de Progressão das Habilidades do seu Componente Curricular?
Clique no nome do seu Componente e descubra!
CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente de Língua Portuguesa
Olá, professor (a)!
A Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo reúne esforços nesse ano de 2021 para implementar o Currículo do Estado do Espírito Santo, elaborado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre eles está a elaboração do Quadro de Progressão das Aprendizagens que demonstre como as aprendizagens do currículo se relacionam ao longo do ensino fundamental. A BNCC foi elaborada na perspectiva da progressão das aprendizagens ao longo dos anos no Ensino Fundamental, logo no Currículo do Espírito Santo também é previsto que algumas aprendizagens progridam.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular a progressão das aprendizagens pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos – sendo expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores – que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos.
Ao longo de todo o Currículo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas e partem do geral para o específico, assim como o movimento de aprendizagem do nosso aluno se dá.
As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser garantidas aos alunos nas diferentes conjunturas e possibilidades escolares. Uma característica que o Currículo do Componente de Língua Portuguesa apresenta é a Progressão das Habilidades.
Dos anos iniciais aos anos finais, no componente curricular de Língua Portuguesa, os objetos de conhecimento se apresentam de forma mais aprofundada, relacionando-se alguns Campos de Atuação do 1° ao 9º ano, explicitando, assim, o movimento de progressão.
Os Campos de Atuação se referem ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Tendo em vista as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares.
Exemplificando: a habilidade EF15LP01 que se refere a planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para que); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. Embora essa habilidade se repita do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sabemos que os textos que serão produzidos nessa trajetória terão níveis de complexidades diferenciados, haja vista, que nos primeiros anos, os alunos estarão vivenciando a aquisição da linguagem, já nos últimos anos espera-se que eles tenham mais propriedade e fruição tanto na produção e leitura dos textos quanto no conhecimento da gramática e multissemiótica.
As habilidades do componente de Português dos anos iniciais do Ensino Fundamental aparecem no mapa nas habilidades, embora não sejam perceptíveis em um primeiro olhar para a organização do mapa, elas estão inerentes a construção dele, pois todas as práticas, todos os eixos de linguagens estão divididos nos 9 anos do estudo da Língua Portuguesa.
No mapa de progressão de Língua Portuguesa há uma peculiaridade, ele está divido em cores a fim de facilitar a visualização da progressão, por se tratar de um documento relativamente extenso sobre os quais daremos uma breve explicação sobre cada Campo de Atuação.
Campo de Atuação TODOS: é o Campo de Atuação que identifica a função social de textos que circulam em campos da vida social dos alunos (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. Aborda a função social dos textos.
Campo de Atuação VIDA COTIDIANA: é um Campo exclusivo dos anos iniciais, está intrinsicamente ligado à leitura/escuta e escrita. Seu trabalho tem uma especificidade no que diz respeito à alfabetização. Espera-se que o aluno se aproprie de textos tais quais: bilhetes, recados, regulamentos a fim de interagir com seus familiares e seus pares. Tem o intuito de possibilitar ao jovem o reconhecimento pleno de sua autonomia na construção da sua identidade individual e social; resgatando as suas trajetórias e memórias, o seu autoconhecimento e alteridade para estruturação de seus projetos.
Campo de Atuação VIDA PÚBLICA: aborda de forma eloquente questões que têm relações com cidadania, direitos e deveres, como as leis são escritas, possibilitando a formação, por meio da leitura, de cidadãos críticos. A participação social torna-se evidenciada com estímulo à condição do estudante a convivência ética e respeitosa entre os cidadãos e com apropriação de gêneros: legais, jurídicos, normativos, utilizados em prol da defesa dos direitos do indivíduo, garantindo o protagonismo em face da sua comunidade.
Campo de Atuação PRÁTICAS DE ATUAÇÃO E PESQUISA: tem o intuito de apresentar e ensinar aos alunos a ler com propriedade textos como gráficos e infográficos, escrever textos de divulgação científica, familiarizar-se com termos técnicos, jargões de área científica, ambientar-se com textos da esfera acadêmica, com isso ter uma juventude preparada para lidar com o saber acadêmico-científico por meio da pesquisa, criação e construção de novos conhecimentos e, consequentemente, suscitada a aprender a aprender.
Campo de Atuação ARTÍSTICO-LITERÁRIO: traz vários conceitos de literatura que dialogam com outras artes, evidenciando a necessidade de colocar o aluno em contato com textos literários desde os anos iniciais.
Campo de Atuação JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO: esse campo nos é apresentado nos anos finais do Ensino Fundamental, em que se espera do aluno a proficiência no campo da leitura e da escrita. Há de entender o aluno como protagonista da sua história e que está inserido em mundo também digital, no qual as notícias chegam por meio de diversos veículos, por isso há necessidade de ter conhecimento profícuo sobre textos informativos, para ler de forma crítica os variados textos que até ele chega.
No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:
Segue abaixo, na tabela 1, um exemplo de progressão das habilidades por meio das Práticas de Linguagem:
Práticas de Linguagem: LEITURA/ESCUTA |
Ano | Objeto de conhecimento | Habilidade que o estudante deve desenvolver |
1º | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. | EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
2º | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. | EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
3º | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. | EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
4º | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. | EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
5º | Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. | EF15LP01 Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
6º | Apreciação e réplica Relação entre gêneros e mídias. | EF69LP01 Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso. |
7º | Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos. | EF07LP01 Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado. |
8º | Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital. | EF08LP01 Identificar e comparar os vários editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação. |
9º | Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital. | EF09LP01 Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais – a partir de experiências dos adolescentes nesses espaços – e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc. |
Sucesso e ótimo trabalho!
Língua Portuguesa |
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Campo de Atuação: Todos |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
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Habilidades |
EF15LP01 EF15LP02 EF15LP03 EF15LP04 EF01LP01ES EF12LP01ES EF12LP02 EF15LP05 EF15LP06 EF15LP07 EF15LP08ES EF01LP02ES EF01LP03ES EF12LP03 EF01LP04ES EF01LP05ES EF01LP06ES EF01LP07ES EF01LP08ES EF01LP09 EF01LP10ES EF01LP11 EF01LP12 EF01LP13ES EF01LP14 EF01LP15 EF15LP09 EF15LP10 EF15LP11 EF15LP12 EF15LP13 |
EF15LP01 EF15LP02 EF15LP03 EF15LP04 EF12LP01ES EF12LP02ES EF15LP05 EF15LP06 EF15LP07 EF15LP08ES EF02LP01ES EF12LP03ES EF02LP02ES EF02LP03ES EF02LP04ES EF02LP05ES EF02LP06ES EF02LP07ES EF02LP08 EF02LP09 EF02LP10ES EF02LP11ES EF15LP09 EF15LP10 EF15LP11 EF15LP12 EF15LP13 |
EF15LP01 EF15LP02 EF15LP03 EF15LP04 EF35LP01ES EF35LP02 EF35LP03 EF35LP04 EF35LP05 EF35LP06 EF15LP05 EF15LP06 EF15LP07 EF15LP08ES EF35LP07 EF35LP08 EF35LP09 EF35LP10 EF35LP11ES EF35LP12 EF03LP01ES EF03LP02 EF03LP03 EF35LP13ES EF03LP04 EF03LP05 EF03LP06 EF03LP07 EF03LP08 EF03LP10 EF35LP14 EF03LP09 EF15LP09 EF15LP10 EF15LP11 EF15LP12 EF15LP13 |
EF15LP01 EF15LP02 EF15LP03 EF15LP04 EF35LP01 EF35LP02 EF35LP03 EF35LP04 EF35LP05 EF35LP06 EF15LP05 EF15LP06 EF15LP07 EF15LP08ES EF35LP07 EF35LP08 EF35LP09 EF15LP09 EF15LP10 EF15LP11 EF15LP12 EF15LP13 EF35LP10 EF35LP11ES EF35LP12 EF04LP01 EF04LP02 EF35LP13ES EF04LP03 EF04LP04 EF04LP05 EF04LP06 EF04LP08 EF35LP14 |
EF15LP01 EF35LP01ES EF35LP02 EF35LP03 EF15LP02 EF15LP03 EF15LP04 EF35LP04 EF35LP05 EF35LP06 EF15LP05 EF15LP06 EF15LP07 EF15LP08ES EF35LP07 EF35LP08 EF35LP09 EF15LP09 EF15LP10 EF15LP11 EF15LP12 EF15LP13 EF35LP10 EF35LP11ES EF35LP12 EF05LP01 EF35LP13ES EF05LP02 EF05LP03 EF05LP04ES EF05LP05ES EF05LP06ES EF05LP07ES EF05LP08 EF35LP14 |
EF69LP55 EF69LP56 EF67LP32ES EF67LP33ES EF06LP03ES EF67LP34 EF67LP35ES EF06LP04ES EF06LP05 EF06LP06ES EF06LP07 EF06LP08 |
EF69LP55 EF69LP56 EF67LP32ES EF67LP33ES EF07LP03ES EF67LP34 EF67LP35ES EF07LP04ES EF07LP05ES EF07LP06 EF07LP07ES EF07LP08ES EF07LP09ES EF07LP10ES EF07LP11 EF07LP12ES EF67LP36 EF07LP13 EF67LP37ES EF07LP14 EF67LP38 |
EF69LP55 EF69LP56 EF08LP04 EF08LP05 EF08LP06ES EF08LP07 EF08LP08ES EF08LP09 EF08LP10 EF08LP11 EF08LP12 EF08LP13 EF08LP14ES EF08LP15 EF08LP16 EF89LP37 |
EF69LP55 EF69LP56 EF09LP04ES EF09LP05ES EF09LP06ES EF09LP07 EF09LP08ES EF09LP09ES EF09LP10ES EF09LP11ES EF89LP37 EF09LP12 |
Práticas de Linguagem |
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Campo de Atuação: VIDA COTIDIANA |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
|
HABILIDADES |
EF01LP17 EF01LP18 EF12LP05 EF12LP06 EF01LP19ES EF12LP07ES EF01LP20 |
EF15LP14 EF12LP04 EF02LP12 EF02LP13ES EF02LP14ES EF12LP05 EF12LP06 EF02LP15ES EF12LP07ES EF02LP16 |
EF15LP14 EF03LP11 EF03LP12 EF03LP13ES EF03LP14 EF03LP15 EF03LP16 |
EF15LP14 EF04LP09 EF04LP10 EF04LP11 EF04LP12 |
EF15LP14 EF05LP09 EF05LP10 EF05LP11 EF05LP12 EF05LP13 |
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Práticas de Linguagem |
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Campo de Atuação: VIDA PÚBLICA |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
|
HABILIDADES |
EF12LP08 EF12LP09 EF12LP10 EF12LP11 EF12LP12 EF01LP21ES EF12LP13 EF12LP14 EF12LP15ES |
EF12LP08 EF12LP09 EF12LP10 EF12LP11 EF12LP12ES EF02LP18 EF02LP19 EF12LP13 EF12LP14 EF12LP15ES |
EF03LP18 EF03LP19 EF03LP20 EF03LP21 EF35LP15 EF03LP22 EF35LP16 EF35LP23 |
EF04LP14 EF04LP15 EF04LP16ES EF35LP15 EF04LP17ES EF35LP16 |
EF05LP15ES EF05LP16 EF05LP17 EF35LP15 EF05LP18 EF05LP19ES EF35LP16 EF05LP20 EF05LP21 |
EF69LP20 EF69LP21 EF67LP15 EF67LP16 EF67LP17 EF67LP18ES EF69LP22 EF69LP23 EF67LP19ES EF69LP24 EF69LP25 EF69LP26 EF69LP27 EF69LP28 |
EF69LP20 EF69LP21 EF67LP15 EF67LP16 EF67LP17 EF67LP18ES EF69LP22 EF69LP23 EF67LP19ES EF69LP24 EF69LP25 EF69LP26 EF69LP27 EF69LP28 |
EF69LP20 EF69LP21 EF89LP17ES EF89LP18 EF89LP19 EF89LP20 EF89LP24 EF69LP22 EF69LP23 EF89LP21 EF89LP25 EF89LP26ES EF69LP24 EF69LP25 EF69LP26 EF89LP22 EF89LP27ES EF89LP28 EF69LP27 EF69LP28 EF89LP23 EF89LP29 EF89LP30 EF89LP31 |
EF69LP20 EF69LP21 EF89LP17 EF89LP18 EF89LP19ES EF89LP20ES EF89LP24 EF69LP22 EF69LP23 EF89LP21 EF89LP25ES EF89LP26 EF69LP24 EF69LP25 EF69LP26 EF89LP22 EF89LP27 EF89LP28 EF69LP27 EF69LP28 EF89LP23 EF89LP29ES EF89LP30ES EF89LP31 |
Práticas de Linguagem |
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Campo de Atuação: PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
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HABILIDADES |
EF12LP17 EF01LP22 EF01LP23 |
EF12LP17 EF02LP20ES EF02LP21 EF02LP22 EF02LP23 EF02LP24ES EF02LP25 |
EF03LP24 EF35LP17ES EF03LP25ES EF35LP18 EF35LP19 EF35LP20ES |
EF04LP19 EF04LP20ES EF35LP17 EF04LP21ES EF04LP22 EF35LP18 EF35LP19 EF35LP20 EF04LP23 |
EF05LP22 EF05LP23 EF35LP17 EF05LP24ES EF05LP25 EF35LP18 EF35LP19 EF35LP20ES EF05LP26 EF05LP27 |
EF69LP29 EF69LP30 EF69LP31 EF69LP32 EF69LP33 EF69LP34 EF67LP20ES EF69LP35 EF69LP36 EF69LP37 EF67LP21 EF67LP22 EF69LP38 EF69LP39 EF67LP23 EF67LP24 EF69LP40 EF69LP41 EF69LP42 EF69LP43 EF67LP25 EF67LP26 |
EF69LP29 EF69LP30 EF69LP32 EF69LP33 EF69LP34 EF67LP20ES EF69LP35 EF69LP36 EF69LP37 EF67LP21 EF67LP22 EF69LP38 EF69LP39 EF67LP23 EF67LP24 EF69LP40 EF69LP41 EF69LP42 EF69LP43 EF67LP25 EF67LP26 |
EF69LP29 EF69LP30 EF69LP31 EF69LP32 EF69LP33 EF69LP34 EF69LP35 EF69LP36 EF69LP37 EF69LP38 EF69LP39 EF69LP40 EF69LP41 EF69LP42 EF69LP43 |
EF69LP29 EF69LP30 EF69LP31 EF69LP32 EF69LP33 EF69LP34 EF69LP35 EF69LP36 EF69LP37 EF69LP38 EF69LP39 EF69LP40 EF69LP41 EF69LP42 EF69LP43 |
Práticas de Linguagem |
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Campo de Atuação: ARTÍSTICO-LITERÁRIO |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
|
HABILIDADES |
EF15LP15 EF15LP16 EF15LP17 EF12LP18 EF15LP18 EF15LP19 EF01LP25 EF01LP26 |
EF15LP15 EF15LP16 EF15LP17 EF12LP18 EF15LP18 EF02LP26 EF15LP19 EF02LP27ES EF02LP28 EF12LP19 |
EF15LP15 EF35LP21 EF15LP16 EF15LP17 EF35LP23 EF35LP22 EF15LP18 EF35LP24 EF35LP25 EF35LP26 EF35LP27 EF15LP19 EF35LP28 EF35LP29 EF35LP30 EF35LP31 |
EF15LP15 EF35LP21 EF15LP16 EF35LP22 EF15LP18 EF15LP17 EF35LP23 EF35LP25 EF35LP26 EF35LP27 EF15LP19 EF35LP28 EF04LP27 EF35LP29 EF35LP30 EF35LP31 EF04LP26 |
EF15LP15 EF15LP16 EF15LP17 EF15LP18 EF35LP21 EF35LP22 EF35LP23 EF35LP24 EF35LP25 EF35LP26 EF35LP27 EF15LP19 EF35LP28 EF35LP29 EF35LP30 EF35LP31 EF05LP28 |
EF69LP44 EF69LP45 EF69LP46 EF69LP47 EF69LP48 EF69LP49 EF67LP27ES EF67LP28 EF67LP29ES EF69LP50 EF69LP51 EF67LP30ES EF67LP31 EF69LP52 EF69LP53 EF69LP54 |
EF69LP44 EF69LP45 EF69LP46 EF69LP47 EF69LP48 EF69LP49 EF67LP27ES EF67LP28 EF67LP29ES EF69LP50 EF69LP51 EF67LP30 EF67LP31 EF69LP52 EF69LP53 EF69LP54 |
EF69LP44 EF69LP45 EF69LP46 EF69LP47 EF69LP48 EF69LP49 EF89LP32 EF89LP33 EF89LP34 EF69LP50 EF69LP51 EF89LP35 EF89LP36 EF69LP52 EF69LP53 EF69LP54 |
EF69LP44 EF69LP45 EF69LP46 EF69LP47 EF69LP48 EF69LP49 EF89LP32 EF89LP33 EF89LP34 EF69LP50 EF69LP51 EF89LP35 EF89LP36 EF69LP52 EF69LP53 EF69LP54 |
Práticas de Linguagem |
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Campo de Atuação: JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
7º |
8º |
9º |
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HABILIDADES |
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EF69LP01 EF69LP02 EF69LP03 EF69LP04 EF69LP05 EF06LP01ES EF06LP02 EF67LP01 EF67LP02 EF67LP03ES EF67LP04 EF67LP05 EF67LP06 EF67LP07ES EF67LP08 EF69LP06 EF69LP07 EF69LP08 EF69LP09 EF67LP09 EF67LP10ES EF67LP11ES EF67LP12ES EF67LP13 EF69LP10 EF69LP11 EF69LP12 EF69LP13 EF69LP14 EF69LP15 EF67LP14ES EF69LP16 EF69LP17 EF69LP18 EF69LP19 |
EF69LP01 EF69LP02 EF69LP03 EF69LP04 EF69LP05 EF07LP01 EF07LP02 EF67LP01 EF67LP02 EF67LP03ES EF67LP04 EF67LP05 EF67LP06 EF67LP07ES EF67LP08 EF69LP06 EF69LP07 EF69LP08 EF69LP09 EF67LP10 EF67LP11ES EF67LP12ES F67LP13 EF69LP10 EF69LP11 EF69LP12 EF69LP13 EF69LP14 EF69LP15 EF67LP14ES EF69LP16 EF69LP17 EF69LP18 EF69LP19 |
EF69LP01 EF69LP02 EF69LP03 EF69LP04 EF69LP05 EF89LP01ES EF08LP01 EF89LP02ES EF89LP03 EF89LP04ES EF89LP05ES EF89LP06ES EF89LP07 EF69LP06 EF69LP07 EF69LP08 EF69LP09 EF89LP08 EF89LP09 EF89LP10 EF08LP03 EF89LP11 EF69LP10 EF69LP11 EF69LP12 EF69LP13 EF69LP14 EF69LP15 EF89LP12 EF89LP13 EF69LP16 EF69LP17 EF69LP18 EF69LP19 EF89LP14 EF89LP15 EF89LP16 |
EF69LP01 EF69LP02 EF69LP03 EF69LP04 EF69LP05 EF89LP01ES EF09LP01 EF89LP02 EF89LP03ES EF09LP02 EF89LP04 EF89LP05ES EF89LP07 EF69LP06 EF69LP07 EF69LP08 EF69LP09 EF89LP08 EF89LP09 EF89LP10 EF09LP03 EF89LP11 EF69LP10 EF69LP11 EF69LP12 EF69LP13 EF69LP14 EF69LP15 EF89LP12 EF89LP13 EF69LP16 EF69LP17 EF69LP18 EF69LP19 EF89LP14ES EF89LP15 EF89LP16 |
CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente Curricular de Matemática
Olá professor (a)!
O novo currículo do Ensino Fundamental foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aprovado por meio da Resolução CEE/ES nº 5.190/18 em 31/12/2018, e elaborado em conjunto por diversos profissionais de educação do Estado e dos Municípios, em regime de colaboração. Esse documento apresenta uma educação comprometida com o desenvolvimento de competências e habilidades, que incluem o domínio do conhecimento, mas vão para além dele, pois pressupõe também o domínio de habilidades e atitudes necessárias para viver, atuar e intervir no mundo de maneira crítica.
Sendo assim, é necessário compreender como se organizam as competências e habilidades elencadas nesse documento e a partir dessas primícias elaborar estratégias de como aplicá-las de forma a abarcar todos os estudantes. Para auxiliar você, professor (a), a compreender melhor como estão organizadas as habilidades neste novo currículo, a Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo reúne esforços nesse ano de 2021 para implementar o Currículo do Estado do Espírito Santo, elaborado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre eles está a elaboração do Mapa de Progressão das Aprendizagens que demonstre como as aprendizagens do currículo se relacionam ao longo do Ensino Fundamental. Esse mapa foi elaborado com objetivo de orientar, sistematizar e fomentar o seu trabalho, além de flexibilizar o currículo, buscando melhorar a aprendizagem dos estudantes e auxiliar o processor de construção do seu plano de ensino.
Ao longo de todo o currículo, podemos diferenciar as habilidades, considerando-se que algumas são mais simples e outras mais complexas. No componente curricular de Matemática, na etapa do Ensino Fundamental, os objetos de conhecimento apresentam-se de forma mais aprofundada, tangenciando as cinco unidades temáticas do 1° ao 9º ano, seguindo assim, um movimento em espiral.
Clique nas palavras e compreenda as finalidades de cada uma dessa unidades temáticas:
Unidade temática NÚMEROS ;
Unidade temática ÁLGEBRA ;
Unidade temática GEOMETRIA ;
Unidade temática GRANDEZAS E MEDIDAS ;
Unidade temática PROPABILIDADE E ESTATÍSTICA .
A Unidade Temática se refere ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As habilidades, por sua vez, expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Para tanto, elas são descritas de acordo com uma determinada estrutura, que busca explicitar, o que deve ser aprendido pelo estudante, em qual profundidade e em qual contexto.
Veja como uma habilidade está identificada no documento:
Código Alfanumérico – EF01MA23/ES
EF – Ensino Fundamental | 01 – primeiro ano | MA – componente curricular Matemática | 23 – posição da habilidade | ES – habilidade modificada pelo estado |
Agora entenda a estrutura da descrição de uma habilidade. Veja abaixo, como exemplo, habilidade EF01MA23/ES de Matemática do 1º ano do Ensino Fundamental:
Os verbos presentes nas habilidades do Currículo do Espírito Santo explicitam os processos cognitivos que se espera sejam desenvolvidos pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.
Os modificadores devem ser entendidos como a explicitação da situação ou condição em que a habilidade deve ser desenvolvida, considerando a faixa etária dos alunos. Ainda assim, as habilidades não descrevem ações ou condutas esperadas do professor, nem induzem à opção por abordagens ou metodologias. Essas escolhas estão no âmbito dos currículos e dos projetos pedagógicos, considerando o contexto e as características dos seus alunos. Vale destacar que o uso de numeração sequencial para identificar as habilidades de cada ano não representa uma ordem ou hierarquia esperada das aprendizagens.
A progressão das aprendizagens essenciais pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos em jogo – sendo expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores – que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos.
Dessa forma, a progressão das aprendizagens, que se explicita na comparação das habilidades em cada ano, ou de um ano para o outro, pode estar relacionada aos:
Ponderando a progressão das aprendizagens apontada no documento capixaba, cinco tabelas foram desenvolvidas para evidenciar a progressão das habilidades de acordo com seu grau de complexidade. A partir de alguns objetos de conhecimento dentro das unidades temáticas é possível perceber a progressão das habilidades, ano a ano e, por vez, dentro do mesmo ano. As células não preenchidas demonstram que naquele ano não houve progressão daquela habilidade e/ou objeto de conhecimento, porém pode haver progressão da habilidade e/ou objeto de conhecimento em outra unidade temática, uma vez que, algumas habilidades perpassam mais de uma unidade.
Desse modo, é importante que as tabelas sejam compreendidas como um todo conectado.
Para uma melhor visualização das progressões foram utilizados apenas os códigos das habilidades nos campos da tabela e transformados em hiperlinks para que as habilidades na integra sejam facilmente visualizadas.
Desse modo, por meio do mapa é possível que o professor perceba:
Há que se considerar ainda, a progressão que se dá na utilização de diferentes recursos tecnológicos com o avançar dos anos.
A partir dessa sistematização, esse documento visa contribuir e subsidiar a prática docente quanto: ao processo de planejamento e elaboração do plano de ensino; à seleção de materiais didáticos; às estratégias de acompanhamento pedagógico; e à implementação de um processo avaliativo.
Exemplo de progressão de um grupo de habilidades da unidade temática Probabilidade e Estatística – 1º ao 5º ano do EF.
Esperamos que esse Mapa de Progressão da Aprendizagens seja útile colabore com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do componente curricular Matemática nas escolas da rede estadual, mesmo sabendo que é você professor (a) o grande agente desse desenvolvimento curricular.
Sucesso e ótimo trabalho!
Objetos | Habilidades | ||||||||
1° Ano | 2° Ano | 3º Ano | 4º Ano | 5º Ano | 6º Ano | 7º Ano | 8º Ano | 9º Ano | |
Contagem Quantificação; Leitura; | EF01MA01ES EF01MA02ES EF01MA03ES EF01MA04ES EF01MA05ES EF01MA06ES | EF02MA01ES EF02MA02ES EF02MA03ES | EF03MA01ES | EF04MA01ES | EF05MA01ES | EF06MA01
| EF07MA03 EF07MA04ES
|
|
|
Composição | EF01MA07ES | EF02MA04ES | EF03MA02ES | EF04MA02ES EF04MA10ES | EF05MA02ES | EF06MA02ES |
|
|
|
Operações | EF01MA08ES
| EF02MA05ES EF02MA06ES EF02MA07ES
| EF03MA03ES EF03MA04ES EF03MA05ES EF03MA06ES | EF04MA03ES
|
|
|
|
|
|
Operações | EF01MA23ES EF01MA24ES | EF02MA08ES EF02MA24ES
| EF03MA07ES EF03MA08ES
| EF04MA04ES EF04MA05ES EF04MA06 EF04MA07ES EF04MA08ES | EF05MA07 EF05MA08 EF05MA09 | EF06MA04 EF06MA05 EF06MA06ES | EF07MA01 | EF08MA03 |
|
Operações |
|
|
|
|
| EF06MA03 EF06MA11 EF06MA12 | EF07MA11ES EF07MA12ES
| EF08MA01 EF08MA02 | EF09MA03ES |
Números |
|
| EF03MA09ES | EF04MA09ES | EF05MA03ES EF05MA04ES EF05MA05
| EF06MA07 EF06MA08 EF06MA09 EF06MA10ES | EF07MA05ES EF07MA06 EF07MA07 EF07MA08 EF07MA09 EF07MA10 | EF08MA05 |
|
Porcentagem |
|
|
|
| EF05MA06
| EF06MA13 | EF07MA02
| EF08MA04ES | EF09MA05ES EF09MA18 EF09MA24ES |
Números |
|
|
|
|
|
|
|
| EF09MA01 EF09MA02 |
Números |
|
|
|
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| EF09MA04 |
Objetos de Conhecimentos |
Habilidades por ano |
||||||||
1° Ano |
2° Ano |
3º Ano |
4º Ano |
5º Ano |
6º Ano |
7º Ano |
8º Ano |
9º Ano |
|
Padrão de figuras; Sequências |
EF01MA09ES EF01MA10ES |
EF02MA09ES EF02MA10ES EF02MA11ES |
EF03MA10ES |
EF04MA11ES EF04MA12 |
|
|
EF07MA14
|
EF08MA10 EF08MA11ES |
|
Relação de igualdade; Propriedade de igualdade; Noção de equivalência |
|
|
EF03MA11ES |
EF04MA13ES EF04MA14ES EF04MA15ES |
EF05MA10ES EF05MA11ES |
EF06MA14 EF06MA15 EF06MA16ES |
EF07MA16 |
|
|
Linguagem algébrica: variável e incógnita e equações |
|
|
|
|
|
|
EF07MA13 EF07MA15 EF07MA18 |
EF08MA06ES EF08MA071 EF08MA09 |
EF09MA26ES EF09MA09 |
Proporcionalidade |
|
|
|
|
EF05MA12 EF05MA13 |
|
EF07MA17 |
EF08MA12 EF08MA13ES |
EF09MA07 EF09MA08 |
Sistema de equações lineares |
|
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|
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|
|
EF08MA08 |
|
Polinômios |
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EF09MA09 EF09MA27ES |
Função |
|
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EF09MA06 |
Objetos | Habilidades | ||||||||
1° Ano | 2° Ano | 3º Ano | 4º Ano | 5º Ano | 6º Ano | 7º Ano | 8º Ano | 9º Ano | |
Localização | EF01MA11ES EF01MA12ES
| EF02MA12ES EF02MA13ES | EF03MA12ES | EF04MA16ES | EF05MA14ES EF05MA15
| EF06MA16ES | EF07MA19ES |
| EF09MA16 |
Figuras | EF01MA13ES | EF02MA14ES | EF03MA13ES EF03MA14ES | EF04MA17ES | EF05MA16ES | EF06MA17 |
|
| EF09MA17 |
Figuras | EF01MA14ES | EF02MA15ES | EF03MA15ES EF03MA16ES | EF04MA18ES EF04MA19ES | EF05MA17ES EF05MA18ES | EF06MA21 | EF07MA20 EF07MA21 EF07MA22 | EF08MA18 | EF09MA12 EF09MA11 |
Retas; |
|
|
|
|
| EF06MA22 EF06MA23 | EF07MA23 EF07MA24 EF07MA25 EF07MA26 | EF08MA15 EF08MA16 | EF09MA10 |
Polígonos |
|
|
|
|
| EF06MA18 EF06MA19 EF06MA20 | EF07MA27 EF07MA28 | EF08MA14 EF08MA17ES
| EF09MA15
|
Relações |
|
|
|
|
|
|
|
| EF09MA13 EF09MA14ES EF09MA25 |
Objetos de Conhecimentos |
Habilidades por ano |
||||||||
1° Ano |
2° Ano |
3º Ano |
4º Ano |
5º Ano |
6º Ano |
7º Ano |
8º Ano |
9º Ano |
|
Medidas de Comprimento, Massa e Capacidade |
EF01MA15ES |
EF02MA16ES EF02MA17ES |
EF03MA17ES EF03MA18ES EF03MA19ES EF03MA20ES |
EF04MA20ES EF04MA21 |
EF05MA19ES |
EF06MA24 |
EF07MA29ES |
|
|
Vistas, Perímetro, Área e Volume |
|
|
|
|
EF05MA20ES EF05MA21ES |
EF06MA28 EF06MA29 |
EF07MA30 EF07MA31 EF07MA32 EF07MA33 |
EF08MA19 EF08MA20 EF08MA21
|
EF09MA19 |
Medidas de Tempo |
EF01MA16ES EF01MA17ES EF01MA18ES EF01MA25ES |
EF02MA18ES EF02MA19ES EF02MA25ES
|
EF03MA22ES EF03MA23ES
|
EF04MA22ES
|
|
|
|
|
|
Medidas de Temperatura |
|
|
|
EF04MA23ES EF04MA24 |
|
|
|
|
|
Sistema Monetário Brasileiro |
EF01MA19ES |
EF02MA20ES |
EF03MA24ES EF03MA21ES |
EF04MA25ES |
|
|
|
|
|
Ângulos |
|
|
|
|
|
EF06MA251 EF06MA26 EF06MA27 |
|
|
|
Objetos de Conhecimentos |
Habilidades por ano |
||||||||
1° Ano |
2° Ano |
3º Ano |
4º Ano |
5º Ano |
6º Ano |
7º Ano |
8º Ano |
9º Ano |
|
Cálculo de probabilidade |
EF01MA20ES |
EF02MA21ES |
EF03MA25ES |
EF04MA26ES |
EF05MA22 EF05MA23 |
EF06MA30 |
EF07MA34 |
EF08MA22 |
EF09MA20 |
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas |
EF01MA21ES |
EF02MA22ES |
EF03MA26ES EF03MA27ES |
EF04MA27ES |
EF05MA24ES |
EF06MA31 EF06MA32
|
EF07MA37 |
|
EF09MA21 |
Etapas da pesquisa |
EF01MA22ES |
EF02MA23ES |
EF03MA28ES |
EF04MA28ES |
EF05MA25ES |
EF06MA33ES |
EF07MA36 |
EF08MA24 EF08MA26 EF08MA27 |
EF09MA23 |
Construção de gráficos |
|
|
|
|
|
EF06MA34 |
|
EF08MA23 |
|
Medidas de tendência central |
|
|
|
|
|
|
EF07MA35 |
EF08MA25 |
|
Progressão das Habilidades do Componente de Língua Inglesa
Olá, professor (a)!
Na perspectiva do Currículo do Espírito Santo, à luz da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, entende-se que o processo de ensino- aprendizagem é orientado pelas habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a etapa do Ensino Fundamental tendo como meta o conhecimento prático, intelectual e emocional.
Nos Anos Finais, a Progressão de Habilidades se dá por meio das aprendizagens essenciais, apresentadas gradativamente e aprofundadas ao longo dos anos, tornando a aprendizagem desafiadora no percurso de sua formação. Dessa forma, neste documento, as habilidades serão apresentadas – considerando as Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento – a fim de ressaltar o avanço durante esta etapa.
No componente de Língua Inglesa, tal como aparece no documento oficial do Currículo, o Ensino Fundamental – Anos Finais possui cinco Unidades Temáticas: Oralidade, Leitura, Escrita, Conhecimento Linguístico e Dimensão Intercultural.
Vale destacar que, no que diz respeito à Língua Inglesa, esse componente curricular não é contemplado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, apenas nos Anos Finais.
No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:
EF06LI01ES
Ensino Fundamental sexto ano componente de Língua Inglesa posição da habilidade alteração para o Espírito Santo
EF | 6 | LI | 01 | ES |
Ensino Fundamental | sexto ano | componente de Língua Inglesa | posição da habilidade | alteração para o Espírito Santo |
Obs.: as habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla /ES no final – ex:
EF6LI01ES. As habilidades complementadas, são grifadas por cada ano do Ensino Fundamental.
Segue abaixo, na tabela 1, um exemplo de Progressão das Habilidades por meio da Unidade Temática: “Oralidade”:
UNIDADE TEMÁTICA: Oralidade |
ANO | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES QUE O ESTUDANTE DEVE DESENVOLVER |
6º | Práticas discursivas de interação social para a construção de laços afetivos e o convívio social | (EF06LI01-ES) Interagir em situações de intercâmbio oral demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa, em diferentes contextos e situações; cumprimentando, pedindo ajuda, apresentando a si mesmo e aos outros. |
7º | Práticas de compreensão e produção oral e escrita que promovam a convivência e colaboração em sala de aula. | (EF07LI01-ES) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aulas, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos, considerando o outro, seu tempo e modo de falar, garantindo a todos a produção do “seu inglês”. |
8º | Elementos da linguagem | (EF08LI01-ES) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos no contexto escolar e para além dele, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas. |
9º | Práticas de compreensão e produção oral e escrita que utilizem a persuasão como estratégia de comunicação. | (EF09LI01-ES) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia e a comunicação tendo como referência debates, frases provenientes da mídia ou demais frases de efeito de diversos grupos sociais e políticos. |
Sucesso e ótimo trabalho
Campo Temático |
Ano |
|||
Eixo Conhecimento Linguístico |
|
|
|
|
HABILIDADES |
EF06LI16 EF06LI17ES EF06LI18ES EF06LI19 EF06LI20 EF06LI21ES EF06LI22 EF06LI23 |
EF07LI15 EF07LI16 EF07LI17ES EF07LI18ES EF07LI19ES EF07LI20ES |
EF08LI12ES EF08LI13ES EF08LI14 EF08LI15ES EF08LI16ES EF08LI17ES |
EF09LI13ES EF09LI14 EF09LI15ES |
CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente de Ciências
Caro (a) Professor (a),
O Currículo do Espírito Santo apresenta uma educação comprometida com o desenvolvimento de competências e habilidades, que incluem o domínio do conhecimento, mas vão para além dele, pois pressupõe também o domínio de habilidades e atitudes necessárias para viver, atuar e intervir no mundo de maneira crítica.
O novo currículo do Ensino Fundamental foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aprovado por meio da Resolução CEE/ES nº 5.190/18 em 31/12/2018, e elaborado em conjunto por diversos profissionais de educação do Estado e dos Municípios, em regime de colaboração.
Sendo assim, é necessário compreender como se organiza as Competências e Habilidades elencadas neste documento e, a partir dessas premissas, elaborar estratégias de como aplicá-las de forma a abarcar todos os estudantes. Para auxiliar você, professor(a), a compreender melhor como estão organizadas as habilidades neste novo currículo, foi elaborado o Mapa de Progressão das Habilidades, com objetivo de orientar, sistematizar e fomentar o seu trabalho, além de flexibilizar o currículo, buscando melhorar a aprendizagem dos estudantes. Portanto, este documento representa mais uma ferramenta para o professor, com objetivo de ajudá-lo a organizar o seu plano de ensino.
Neste novo currículo as habilidades estão identificadas por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:
EF01CI02/ES
EF: Ensino Fundamental | 01: primeiro ano | CI: Componente Ciências | 02: posição da habilidade | ES: habilidade modificada pelo Estado |
Precisamos compreender também que alguns objetos de conhecimento perpassam por mais de uma unidade temática e isso evidencia a proposta de integralidade deste novo currículo, por isso é necessário pensar em estratégias que permitam ao estudante entender essas inter-relações.
Compreendemos a complexidade do componente curricular de Ciências, visto que, ele engloba objetos de conhecimento de Biologia, Física, Química e alguns tópicos de Geografia, além disso, a partir deste novo currículo alguns conceitos estão presentes desde o primeiro ano do ensino fundamental. Assim, este mapa de progressão foi elaborado contemplando as Unidades Temáticas e as Habilidades existentes no ensino fundamental anos iniciais e ensino fundamental anos finais no currículo do Espírito Santo estruturadas e evidenciando a evolução e o seu grau de complexidade.
As Habilidades, por sua vez, expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Para tanto, elas são descritas de acordo com uma determinada estrutura, que busca explicitar, o que deve ser aprendido pelo estudante, em qual profundidade e em qual contexto.
Veja abaixo, como exemplo, a primeira habilidade de Ciências, do 7º Ano do Ensino Fundamental:
Os verbos presentes no Currículo do Espírito Santo explicitam os processos cognitivos que devem ser desenvolvidos pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a progressão das aprendizagens, que se explicita na comparação das habilidades em cada ano, ou de um ano para o outro, pode estar relacionado aos processos cognitivos, aos objetos de conhecimento e/ou aos modificadores.
Esses verbos podem contribuir também para subsidiar o processo de seleção de materiais didáticos, estratégias de acompanhamento pedagógico e a implementação de um processo avaliativo numa perspectiva formativa mais flexível, despertando nos estudantes o anseio de aprender.
Professor(a), perceba que as habilidades foram elaboradas pensando em uma aprendizagem integral e que o currículo de Ciências apresenta uma evolução da complexidade dos objetos de conhecimento de forma que o estudante compreenda sobre si, sobre o outro e sua importância e função na sociedade.
Assim, no quadro abaixo apresentamos um exercício para que você perceba que as habilidades apresentam uma progressão contínua dentro da unidade temática que estimula o uso de metodologias investigativas e possibilita o estudante interagir de maneira ativa no processo de ensino aprendizagem.
Progressão das aprendizagens no Ensino Fundamental |
UNIDADE TEMÁTICA: VIDA E EVOLUÇÃO |
Ano | Objeto de conhecimento | Objeto de conhecimento | Habilidade que o estudante deve desenvolver |
1º | Conhecendo a espécie humana, animais e plantas e sua associação com o ambiente | Características Físicas externas do corpo humano | Localizar e nomear partes do corpo humano, associando a sua função. Comparar o próprio corpo com as diferenças presentes nos colegas. Identificar os hábitos de higiene a associa-los a manutenção de sua saúde e da saúde coletiva. |
2º | Conhecendo a espécie humana, animais e plantas e sua associação com o ambiente | As plantas a sua associação com outros organismos vivos e com o ambiente | Conhecer e listar as principais plantas de seu ambiente, suas características e suas relações com os outros organismos (alimentação, medicamentos, etc.). Identificar a importância da água e da luz para manutenção da vida desses organismos. |
3º | Conhecendo a espécie humana, animais e plantas e sua associação com o ambiente | Principais habitats, hábitos alimentares e classificação dos animais de acordo com suas características. | Identificar o modo de vida dos animais, incluindo seu habitat (ecossistemas e biomas), seus hábitos alimentares, forma de comunicação e locomoção. Comparar e separar esses animais em grupos de acordo com suas características física e seu modo de vida. |
4º | Conhecendo a espécie humana, animais e plantas e sua associação com o ambiente | Cadeias e teias alimentares e organismos envolvidos no processo de decomposição de animais e plantas | Entender a posição de cada organismo dentro de uma cadeia alimentar (produtores, consumidores e decompositores) dentro dos diferentes ecossistemas e biomas. Obs. Entender que a espécie humana está inserida e algumas dessas cadeias. Relacionar a participação dos microrganismos (bactérias e fungos) no processo de decomposição e na produção de alimentos, medicamentos, entre outros. |
5º | Fisiologia: Conhecendo o funcionamento dos organismos vivos (órgão, tecidos e Sistemas) | Fisiologia: sistemas digestivo, respiratório, circulatório, e excretor; hábitos alimentares | Identificar e descrever as principais partes que compões os principais sistemas e associa-los a manutenção da vida dos organismos. Associar os hábitos alimentares necessários à manutenção do funcionamento adequado dos sistemas fisiológicos e da manutenção da vida do organismo. |
6º | Fisiologia: Conhecendo o funcionamento dos organismos vivos (órgão, tecidos e Sistemas) | Tecidos, órgãos e sistemas nervoso, sensorial, muscular e esquelético. | Identificar a organização básica da fisiologia dos seres vivos, células, tecidos, órgão e sistemas. Identificar os sistemas que estão associados diretamente a interação dos organismos vivos com o ambiente externo (Sistema nervoso e sistema sensorial), assim como substâncias que podem atuar sobre o funcionamento desses sistemas. |
7º | Intervenções ambientais sobre as populações e intervenção dos organismos no ambiente | Fenômenos naturais e antrópicos e seus efeitos sobre as populações de animais e plantas. Saúde (saneamento básico, vacina e desenvolvimento científico e tecnológico) | Caracterizar os principais biomas e ecossistemas, e avaliar como catástrofes ou fenômenos naturais e a atividade antrópica interferem na vida das populações de animais e plantas. Analisar o desenvolvimento científico e tecnológico, assim como outras intervenções humanas que auxiliam na manutenção da vida, como a exemplo do saneamento básico e das vacinas, que contribuem com o aumento da expectativa de vida da espécie humana. |
8º | Processos reprodutivos – Propagação dos organismos vivos | Principais forma de reprodução dos organismos vivos. | Comparar as principais formas de reprodução sexuada e assexuada entre as espécies e identificar a sua relação com a evolução de manutenção dos organismos vivos. Reprodução Humana, métodos contraceptivos e ISTs. |
9º | Evolução dos Organismos e do ambiente | Teorias de surgimento de vida na Terra, Evolução das espécies e preservação do patrimônio genéticos | Comparar as principais teorias evolutivas, associando questões genéticas ao processo evolutivo. Unidades de conservação como instrumento da preservação do patrimônio genético das espécies vegetais, animais e de microrganismo. |
Estaprogressão entre os anos é apresentada de forma que o professor (a) perceba a importâncias dessas habilidades e como elas se desenvolvem, a partir dos objetos de conhecimento, em todo ensino fundamental e como esses conhecimentos se relacionam nesta etapa.
Para entender como estão dispostas as informações na tabela, veja os esquemas abaixo:
Além da progressão das habilidades entre os anos, também podemos ter uma progressão das habilidades dentro de um mesmo ano. Desta maneira, todas as habilidades que estão em uma célula da tabela apresentam progressão no mesmo ano. Veja o esquema abaixo.
Para facilitar a leitura do documento, as tabelas que compõem este material apresentam hiperlink’s, na qual é possível ter acesso à descrição de todas as habilidades que estão presentes em todo currículo do ensino fundamental.
Esperamos que este documento contribua para compreender a estrutura do novo currículo e que ajude a pensar e elaborar práticas que possibilitem aos estudantes um entendimento mais amplo da sociedade a qual está inserido.
Sucesso e ótimo trabalho!
TABELA 1 – PROGRESSÃO DAS HABILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL |
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Unidade Temática |
1 ANO |
2 ANO |
3 ANO |
4 ANO |
5 ANO |
6 ANO |
7 ANO |
8 ANO |
9 ANO |
Matéria e Energia |
EF07CI12ES1 |
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TABELA 2 – PROGRESSÃO DAS HABILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL |
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Unidade Temática |
1 ANO |
2 ANO |
3 ANO |
4 ANO |
5 ANO |
6 ANO |
7 ANO |
8 ANO |
9 ANO |
Vida e Evolução |
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EF02CI06ES |
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TABELA 3 – PROGRESSÃO DAS | |||||||||
Unidade Temática | 1 ANO | 2 ANO | 3 ANO | 4 ANO | 5 ANO | 6 ANO | 7 ANO | 8 ANO | 9 ANO |
Terra e Universo |
| EF07CI12ES1 |
| ||||||
EF03CI08ES1 |
| ||||||||
| EF03CI10ES1 |
| EF06CI13ES |
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CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Aprendizagens essenciais do Componente Curricular Arte
Ensino fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais)
Olá, professor(a)!
A Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo reúne esforços nesse ano de 2021 para implementar o Currículo do Estado do Espírito Santo, elaborado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre eles está a elaboração do Mapa de Progressão das Aprendizagens que demonstre como as aprendizagens do currículo se relacionam ao longo do ensino fundamental. A BNCC de Arte foi elaborada na perspectiva da progressão das aprendizagens ao longo dos anos no Ensino Fundamental, logo no Currículo do Espírito Santo, de Arte, também é previsto que algumas aprendizagens progridam.
Veja como uma habilidade está identificada no documento:
Código Alfanumérico – EF15AR01-02/ES
EF – Ensino Fundamental | 15- primeiro ao quinto ano. | AR – componente curricular Arte | 01 – posição da habilidade | 02 – relacionado ao ano | ES – habilidade modificada pelo estado |
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular a progressão das aprendizagens pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos – sendo expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores – que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos.
Dessa forma, a progressão das aprendizagens, que se explicita na comparação das habilidades em cada ano, ou de um ano para o outro, pode estar relacionada aos:
No componente de Arte do Ensino Fundamental a progressão das habilidades pode ser notada entre os anos iniciais e finais, no que se refere aos processos cognitivos. Cabe aqui explicar que a BNCC, do componente de Arte, foi elaborada em dois únicos blocos, um que abarca as habilidades do 1º ao 5º ano e outro do 6º ao 9º ano, assim há uma repetição desses processos ao longo dos anos referenciados. O que não diminui a importância dessas aprendizagens e pelo contrário reforça conhecimentos que vão sendo construídos.
Na reelaboração do Currículo do Espírito Santo, no componente de Arte, as habilidades foram se desdobrando em cada ano provocando uma ampliação dos seus objetos de conhecimento e/ou dos modificadores. No entanto, devido as especificações que são próprias das linguagens artísticas, nem todas as habilidades precisaram ser desdobradas ou passam por uma progressão. Na apresentação da tabela todas foram descritas lado a lado e são indicadas por cores
Vale aqui, relembrar, que o ensino da arte exige uma metodologia integrada de diferentes conhecimentos que são inerentes as especificações das linguagens artísticas. Assim, retomamos os conceitos de dimensão do conhecimento que rege o currículo de Arte: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Essas 6 (seis) dimensões são indissociáveis e simultâneas. Os objetos de conhecimento do componente perpassam por essas dimensões, de acordo com suas características. Elas serão requisitadas conforme a natureza do objeto que estará sendo trabalhado e dizem respeito a todas as linguagens abordadas pela BNCC. Assim, as habilidades do componente de Arte se intercruzam inúmeras vezes, independe da sua progressão.
Os aprofundamentos das aprendizagens também podem ser notados pelo contexto que as habilidades se desenvolvem, no âmbito local, regional, nacional e global. Há que se considerar ainda, a progressão que se dá na utilização de diferentes recursos tecnológicos com o avançar dos anos.
A sistematização das progressões foi realizada pela divisão de 5 (cinco) tabelas, cada uma delas, relacionadas a um Campo Temático. As tabelas se dividem em Objetos de Conhecimento e Anos, demonstrando as habilidades relacionadas a cada objeto de conhecimento que possuem progressão ano a ano. Mesmo as habilidades que se repetem ano a ano são incluídas na tabela para que se possa identificar quando elas precisam ser trabalhadas.
Para uma melhor visualização das progressões foram utilizados apenas os códigos das habilidades nos campos da tabela e transformados em hiperlinks para que as habilidades na integra sejam facilmente visualizadas.
Esperamos que esse Mapa de Progressões seja útile colabore com o desenvolvimento do ensino- aprendizagem do componente de Arte nas escolas da rede estadual, mesmo sabendo que é você professor (a) o grande agente desse desenvolvimento curricular.
Sucesso e ótimo trabalho!
Unidade Temática Artes Visuais |
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Objeto de conhecimento |
Habilidades por ano |
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1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
5º ANO |
6º ANO |
7ª ANO |
8º ANO |
9º ANO |
|
Contextos e práticas |
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Elementos da linguagem |
EF15AR0203ES |
||||||||
Matrizes estéticas e culturais |
EF15AR0305ES |
|
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Materialidades |
EF15AR0403ES |
EF69AR0508ES |
|||||||
Processo de criação |
EF15AR0503ES |
||||||||
EF69AR0706ES |
|||||||||
Sistemas de linguagem |
EF69AR0809ES |
Unidade Temática Dança |
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Objeto de conhecimento |
Habilidades por ano |
||||||||
1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
5º ANO |
6º ANO |
7ª ANO |
8º ANO |
9º ANO |
|
Contextos e práticas |
|||||||||
Elementos da linguagem |
EF15AR09 |
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Processo de criação |
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EF15AR1201ES |
EF15AR1202ES |
EF15AR1204ES |
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Unidade Temática Música |
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Objeto de conhecimento |
Habilidades por ano |
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1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
5º ANO |
6º ANO |
7ª ANO |
8º ANO |
9º ANO |
|
Contextos e práticas |
EF69AR1608ES |
EF69AR1609ES |
|||||||
EF69AR1709ES |
|||||||||
EF69AR1806ES |
EF69AR1809ES |
||||||||
EF69AR1906ES |
EF69AR1909ES |
||||||||
Elementos da linguagem |
EF15AR1402ES |
||||||||
Materialidades |
EF15AR1501ES |
EF15AR1502ES |
EF15AR1504ES |
||||||
Notação e registro musical |
EF15AR16 |
EF69AR2208ES |
EF69AR22 |
||||||
Processo de criação |
EF15AR1702ES |
EF15AR1703ES |
EF15AR1705ES |
EF69AR2306ES |
EF69AR2308ES |
EF69AR2309ES |
Unidade | |||||||||
Objeto de conhecimento | Habilidades | ||||||||
1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7ª | 8º | 9º | |
Contextos e práticas |
|
|
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EF69AR2506ES | |||||||||
Elementos da linguagem | EF15AR1904ES | EF69AR2607ES | |||||||
Processo de criação | EF15AR2003ES | ||||||||
EF15AR2101ES. | EF15AR2103ES | EF69AR2809ES | |||||||
EF15AR2202ES | EF15AR2203ES | ||||||||
EF69AR3006ES |
Unidade Temática Artes Integradas |
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Objeto de conhecimento |
Habilidades por ano |
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1º ANO |
2º ANO |
3º ANO |
4º ANO |
5º ANO |
6º ANO |
7ª ANO |
8º ANO |
9º ANO |
|
Contextos e Práticas |
|
||||||||
Processo de criação |
EF69AR3206ES |
EF69AR3207ES |
|||||||
Matrizes Estéticas e Culturais |
EF69AR3307ES |
||||||||
Patrimônio Cultural |
EF15AR2504ES |
EF69AR3407ES |
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Arte e tecnologia |
EF15AR2604ES |
EF15AR2605ES |
EF69AR3506ES |
EF69AR3507ES |
CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente de Educação Física
Olá, Professor(a)!
Na perspectiva do Currículo do Espírito Santo, à luz da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, entende-se que o processo de ensino-aprendizagem é orientado pelas Habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a etapa do Ensino Fundamental. Tanto nos Anos Iniciais, quanto nos Anos Finais, as aprendizagens essenciais aprofundam-se ao longo dos anos, ou seja, o estudante irá deparar-se com desafios cada vez mais complexos no percurso de sua formação. Este aprofundamento é compreendido como Progressão de Habilidades.
Sendo assim, neste documento, as Habilidades serão apresentadas – considerando as Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento – de modo a ressaltar o progredimento durante esta etapa. No componente de Educação Física, tal como aparece no documento oficial do Currículo, o Ensino Fundamental possui seis Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura.
Vale destacar que, no que tange à Educação Física, a Progressão de Habilidades possui algumas especificidades. Ao observarmos o Currículo e o presente documento, podemos perceber que algumas delas são desenvolvidas em blocos. Desse modo, determinadas Habilidades do mesmo bloco se repetem e a progressão é feita com o aprofundamento nos Objetos de Conhecimento.
Esta característica do Componente de Educação Física integra quatro blocos de Habilidades no Ensino Fundamental, sendo eles: Bloco 1 – 1º Ano e 2º Ano; Bloco 2 – 3º Ano ao 5º Ano (Anos Iniciais); Bloco 3 – 6º Ano e 7º Ano, e, por fim, Bloco 4 – 8º Ano e 9º Ano (Anos Finais).
No Currículo do Espírito Santo cada Habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:
EF67EF02
EF: Ensino Fundamental | 67: Sexto e sétimo ano | EF: Componente de Educação Física | 02: Posição da Habilidade |
Destacamos, ainda, que no componente Educação Física,algumas Unidades Temáticas não estão presentes em todos os Anos. São elas: Brincadeiras e Jogos, que não aparece no 8º Ano e no 9º Ano. Lutas, que ocorre apenas a partir do 3º Ano e segue até o último Ano do Ensino Fundamental. E Práticas Corporais de Aventura, que está presente apenas nos Anos Finais (6º ao 9º ano).
Obs.: As Habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla/ES no final – Ex.: EF35EF05-05/ES.As Habilidades complementadas, são grifadas por cada Ano do Ensino Fundamental.
Na tabela abaixo, podemos observar o processo de aprofundamento de uma Unidade Temática. Apresentamos por meio dela, o exemplo da Progressão das Habilidades na Unidade Temática Esportes.
UNIDADE TEMÁTICA: Esportes |
ANO | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES QUE O ESTUDANTE DEVE DESENVOLVER |
1º | Esportes de Marca e Esportes de Precisão. | Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes e seus fundamentos, explorando capacidades físicas e motoras por meio de atividades lúdicas e criativas. |
2º | Esportes de Marca e Esportes de Precisão. | Além da experimentação e fruição, o estudante do segundo ano começa a discutir de maneira mais elaborada, a importância das regras e da integridade física individual e coletiva. |
3º | Esportes de Campo e Taco; Esportes de Rede/Parede e Esportes de Invasão. | Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. Com ênfase na participação e não no resultado. |
4º | Esportes de Campo e Taco; Esportes de Rede/Parede e Esportes de Invasão. | No quarto ano, o estudante também por meio de atividades lúdicas, iniciará a experimentação dos esportes evidenciando as capacidades físicas, como a força muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora, e permitem discussões sobre a importância do seu desenvolvimento tanto para a aptidão física relacionada ao desempenho esportivo como para a saúde e qualidade de vida. |
5º | Esportes de Campo e Taco; Esportes de Rede/Parede e Esportes de Invasão. | No último ano dos anos finais, o aprofundamento da complexidade se dá com a proposição da prática de esportes que não sejam conhecidos pelos estudantes. |
6º | Esportes de Marca; Esportes de Precisão; Esportes de Invasão e Esportes técnico-combinatórios. | Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. |
7º | Esportes de Marca; Esportes de Precisão; Esportes de Invasão e Esportes técnico-combinatórios. | Propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola. |
8º | Esportes de rede/parede; Esportes de Campo e Taco; Esportes de Invasão e Esportes de Combate. | Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. A experimentação de diferentes papéis nos esportes possibilita explorar situações de aprendizagem nas quais os estudantes exercitem o senso de justiça, o diálogo e a alteridade. |
9º | Esportes de rede/parede; Esportes de Campo e Taco; Esportes de Invasão e Esportes de Combate. | Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência, etc.) e a forma como as mídias os apresentam. |
Para facilitar a leitura e compreensão de como as Habilidades se aprofundam ao longo da Etapa do Ensino Fundamental, criamos Hyperlinks que orientam o percurso do leitor entre os códigos e descrições pertinentes à cada um deles.
Sucesso e óti
Unidade Temática |
Ano |
||||||||
Brincadeiras e Jogos |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
HABILIDADES |
EF12EF0101ES EF12EF02 EF12EF04ES |
EF12EF04ES |
EF35EF0203ES EF35EF03 EF35EF04 |
EF35EF0104ES EF35EF0204ES EF35EF03 EF35EF04 |
EF35EF0105ES EF35EF0205ES EF35EF0305ES EF35EF04 |
EF67EF02
|
EF67EF02 |
|
|
Unidade Temática |
Ano |
||||||||
Esportes |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
HABILIDADES |
EF12EF0501ES EF12EF0601ES |
EF12EF0502ES EF12EF0602ES |
EF35EF06 |
EF35EF0504ES EF35EF06 |
EF35EF0505ES EF35EF06 |
EF67EF07 |
EF67EF0307ES EF67EF04 EF67EF05 EF67EF06 EF67EF07 |
EF89EF01ES EF89EF02 EF89EF03 EF89EF04 EF89EF05 EF89EF06 |
EF89EF01ES EF89EF02 EF89EF03 EF89EF04 EF89EF05 EF89EF06 |
Unidade Temática |
Ano |
||||||||
Ginásticas |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
HABILIDADES |
EF12EF10 |
EF12EF10 |
EF35EF08 |
EF35EF08 |
EF35EF08
|
EF67EF10
|
EF67EF10 |
EF89EF11 |
EF89EF11 |
Unidade Temática |
Ano |
||||||||
Danças |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
HABILIDADES |
EF12EF12ES |
EF12EF12ES |
EF35EF12 |
EF35EF12 |
EF35EF12 |
EF67EF13ES
|
EF67EF13ES |
EF89EF15 |
EF89EF15 |
CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente de História
Caro professor, cara professora!
Ao longo de todo o Currículo do Espírito Santo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas.
As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares, visando a construção do conhecimento.
Dos anos iniciais aos anos finais no componente curricular de História, os objetos de conhecimento apresentam as habilidades de forma mais aprofundada, seguindo assim, um movimento em progressão que pode perpassar desde o 1º ao 9º ano, subdivididas, do 1º ao 5º ano, e do 6º ao 9º ano, ou ainda, operarem isoladas, ou seja, tendo um fim em si mesma sem uma conexão com outras habilidades. Entretanto elas são igualmente importantes e devem ser abordadas, pois estão sempre relacionadas a um objeto de conhecimento relevante para o aprendizado do estudante.
O Ensino Fundamental Anos Iniciais, prima pelo trabalho com a história próxima do estudante, o núcleo familiar, os espaços locais, físicos, sociais e culturais em que ele vive e todo o processo de formação dessa rede que o cerca.
O Ensino Fundamental Anos Finais, parte do 6º ano com a premissa de explicitar o ofício do historiador, visita a Pré-História e faz uma viagem pelo tempo e espaço até chegar aos dias atuais, sempre fazendo uma reflexão sobre os processos históricos ocorridos, suas influências e consequências nos desdobramentos da história humana, ou seja, há uma linearidade em que se expressa os fatos mais relevantes da história local, regional, nacional e global. Todo este processo histórico, em determinados momentos se apresenta interligado, conectado, em outros não.
O currículo do Espírito Santo apresenta o Campo Temático em torno do qual se agrupam os objetos de conhecimento que por sua vez reúne as habilidades, e, respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequando às especificidades dos diferentes componentes curriculares.
Percebam que mesmo havendo uma quebra na linearidade do Ensino Fundamental Anos Iniciais para os Anos Finais, uma vez que o 5º ano conclui identificando a formação das sociedades, com ênfase nas sociedades hidráulicas, e o 6º ano inicia o Ensino Fundamental Anos Finais abordando a noção de tempo, o papel do historiador e da História enquanto ciência no estudo da trajetória humana. Todavia, como a História é uma ciência que investiga o passado da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico, intrinsicamente se pode perceber a interligação do 5º ano que finaliza os Anos iniciais, para o início dos Anos finais com a temática abordada logo no início do 6º ano.
Vale ressaltar que a progressão pode ocorrer por meio dessa linearidade (ao longo dos anos, ou no decorrer do mesmo ano), e também por meio dos verbos presentes nas habilidades, que partem dos mais simples para se alcançar os de maior complexidade. Os mais simples são aqueles ligados a OBSERVAÇÃO, identificar, recordar, entender, etc., os intermediários são os ligados a TRANSFORMAÇÃO, aplicar, analisar, etc., já os mais complexos estão ligados a COMPREENSÃO, avaliar, criar, contextualizar, etc. Note que o verbo contido na habilidade, indica a ação que o (a) professor (a) deve abordar com os estudantes, se o verbo pede para identificar, não há necessidade de se cobrar ações como contextualizar, etc. Entretanto é bom lembrar que isso não engessa o trabalho, cabe ao (a) professor (a), adequar sua abordagem ao nível de aprendizagem que se encontra sua turma.
Espera-se que, no final desse processo ao ter contato com qualquer tipo de fonte histórica (documentos textuais; vestígios arqueológicos – fontes da cultura – material e imaterial; representações pictóricas e registros orais), oestudante esteja apto a perceber, avaliar, debater, contextualizar e até produzir de forma autônoma, material relacionado ao assunto exposto. Acredita-se que o estudante enfrentaria muita dificuldade em realizar essas ações antes de concluir esse processo. Nisso consiste sua importância.
As imagens abaixo são um exemplo clássico dos livros de História, que sempre confundem os estudantes e gera o seguinte questionamento: Por que D. Pedro II, sendo filho de D. Pedro I, aparenta ter mais idade? Pergunta ligada ao verbo identificar. Ao arvorar o conhecimento o estudante contextualiza o momento histórico e compreende que D. Pedro I representa o Brasil recém independente de Portugal, a jovem nação, enquanto D. Pedro II, representa a monarquia decadente, justificando o apelo para transformar o Brasil em república.
Esse é um dos vários exemplos da importância dessa progressão na aprendizagem, e o salto qualitativo que se observa com esse processo.
Para ilustrar e facilitar a compreensão, o documento está disposto em quatro tabelas a seguir.
Sucesso e ótimo trabalho!
MAPA DE APRENDIZAGEM: ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – HISTÓRIA |
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ANO: 1º ano CAMPO TEMÁTICO: Mundo pessoal: meu lugar no mundo. OBJETO DE CONHECIMENTO: As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro) Memória e Cronologia |
ANO: 2º Ano CAMPO TEMÁTICO: A comunidade e seus registros. OBJETO DE CONHECIMENTO: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas |
ANO: 3º Ano CAMPO TEMÁTICO: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município. OBJETO DE CONHECIMENTO: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a comunidade, a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vivemos |
ANO: 4º Ano CAMPO TEMÁTICO: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos. OBJETO DE CONHECIMENTO: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras. |
ANO: 5º Ano CAMPO TEMÁTICO: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social. OBJETO DE CONHECIMENTO: O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados |
EF01HI01ES – Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade, compreendendo e despertando memórias através de imagens, iconográficos, fotografias e vídeos, mudanças e permanências que envolvam seu próprio crescimento e do outro. Reconhecendo através de recursos visuais singularidades de comportamentos, identidade e pertencimento a sua família e de sua comunidade. |
EF02HI01ES – Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco, percebendo aproximações de comportamento e compreendendo que as diferenças devem ser respeitadas. A convivência em grupo exige respeito ao outro, identificando personagens em faixa etária variada e grupos étnicos diversos, trazendo relatos de vida, considerando o autoconhecimento e o conhecer do outro fundamental para estabelecer vínculos sociais e perspectivas de futuro que respeitem o diverso e compreendam identidades. |
EF03HI01ES – Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/ vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, celebrações, festejos tradicionais, manifestações culturais e etc., que desenvolvem relações de pertencimento dos sujeitos ao território.
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EF04HI01ES – Reconhecer a História como ciência que estuda o resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo, estabelecendo conexões entre variações e continuidades de comportamento e estruturas no passado e no presente, percebidos no cotidiano, nas relações sociais, na família, na escola, na comunidade e demais espaços de convivência. |
EF05HI01ES – Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado e os grandes rios da Ásia Menor, África, América, Brasil e Espírito Santo, considerando sociedades e civilizações hidráulicas e identificando os conceitos de Estado teocrático, revolução agrícola e sociedade hidráulica. |
MAPA DE APRENDIZAGEM: ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS – HISTÓRIA |
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ANO: 6º Ano CAMPO TEMÁTICO: História: tempo, espaço e formas e registros. OBJETO DE CONHECIMENTO: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias. |
ANO: 7º Ano CAMPO TEMÁTICO: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias. OBJETO DE CONHECIMENTO: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno. |
ANO: 8º Ano CAMPO TEMÁTICO: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise. OBJETO DE CONHECIMENTO: A questão do iluminismo e da ilustração. |
ANO: 9º Ano CAMPO TEMÁTICO: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX. OBJETO DE CONHECIMENTO: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo. A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos. |
EF06HI01ES – Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas), pensando o papel do historiador e refletindo sobre o papel da história enquanto ciência que estuda a trajetória humana ao longo do tempo, construindo Linhas do tempo individuais e coletivas para tornar material o entendimento dessas mudanças e permanências, relacionando-as a um espaço e tempo específico. |
EF07HI01ES – Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia, identificando semelhanças e diferenças entre a modernidade europeia e as demais sociedades em outros territórios/ espaços. |
EF08HI01ES – Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. Compreendendo como a influência do Iluminismo foi importante para uma mudança nos hábitos políticos e culturais da Europa, evidenciando as mudanças trazidas: o aumento da leitura, a produção de manuais didáticos e enciclopédicos. Percebendo que esses instrumentos são de valiosa importância para a circulação do conhecimento laico e mudanças no comportamento cultural, social, político e econômico do século XVIII. |
EF09HI01ES – Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil, identificando a construção da lógica republicana e ideia de progresso no discurso da elite do Espírito Santo. |
CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente de Geografia
Olá professor!
Ao longo de todo o Currículo do Espírito Santo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas.
As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Uma característica que o Currículo do Componente de Geografia apresenta é a progressão das habilidades.
Dos anos iniciais aos anos finais, no componente curricular de Geografia, os objetos de conhecimento apresentam-se de forma mais aprofundada, tangenciando uma mesma Unidade Temática do 1° ao 9º ano, seguindo assim, um movimento em progressão.
Vale destacar que Unidade Temática se refere ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra o esquema abaixo:
EF07GE02
EF: ensino fundamental | 07: sétimo ano | GE: componente de Geografia | 02: posição da habilidade |
¹Posição da habilidade: refere-se à posição que a habilidade ocupa no processo da progressão.
Obs.: as habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla /ES no final – Ex.: EF06GE01/ES.
Segue, na tabela abaixo, um exemplo de progressão das habilidades por meio da unidade temática “Formas de representação e Pensamento Espacial”.
UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial |
Ano | Objeto de conhecimento | Habilidade que o estudante deve desenvolver |
1º | Pontos de referência | Criar mapas mentais a partir de trajetos que percorre diariamente, esse trajeto é curto considerando que é uma criança do primeiro ano, como exemplos podemos citar: o trajeto entre a sala de aula e a quadra, a sala de aula até a biblioteca e de casa até a escola. |
2º | Localização e orientação | Ele começa a inserir nos seus mapas mentais alguns elementos da paisagem e passa a entender que a mercearia, a farmácia e a escola são pontos de referência dentro desse trajeto. |
3º | Representações cartográficas | Ele inicia a leitura e elaboração de legenda, que é um elemento da cartografia muito importante. |
4º | Sistema de orientação | Reconhecer que os pontos cardeais são meios de orientação no espaço terrestre e serve para a localização em seus espaços de vivência, nas paisagens rurais e urbanas, em desenhos e representações cartográficas, a partir de um mapa simples do bairro, por exemplo. |
5º | Mapas e imagens de satélite | Comparar mapas e imagens. É interessante destacar que o estudante já vem construindo esse conceito de mapas conceituais desde o primeiro ano. |
6º | Fenômenos naturais e sociais representado de diferentes maneiras, orientação, coordenadas geográficas, representação do espaço por meio de mapas e a linguagem cartográfica | Reconhecer a importância da orientação e localização e medir distâncias pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. |
7º | Mapas Temáticos do Brasil: Linguagem cartográfica | Interpretar e elaborar mapas temáticos do Brasil: político, dos estados, das cidades, da vegetação, do relevo, dentre outros. Importante destacar que o estudante já reconhece e faz a leitura das legendas. |
8º | Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e da África. | Elaborar e interpretar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, modos de vida e usos e ocupação dos solos da América e a África. |
9º | Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação | Elaborar e interpretar mapas e gráficos, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidades, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais. |
Unidade Temática |
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Conexões e escala |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
Habilidades |
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Unidade Temática |
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Mundo do trabalho |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
Habilidades |
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Unidade Temática |
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Natureza, ambiente e qualidade de vida |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
Habilidades |
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CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO
Progressão das Habilidades do Componente de Ensino Religioso
Olá professor!
Ao longo de todo o Currículo do Espírito Santo, podemos diferenciar as habilidades, haja vista que algumas são mais simples e outras mais complexas.
As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Uma característica que o Currículo do Componente de Ensino Religioso apresenta é a retomada de habilidades já delineadas em anos anteriores. O que difere uma habilidade do ano anterior para o ano seguinte é o contexto da unidade temática com seu objeto de conhecimento.
Vale destacar que Unidade Temática se refere ao agrupamento de objetos de conhecimento e habilidades. Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar. As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares.
Dos anos iniciais aos anos finais, no componente curricular de Ensino Religioso, os objetos de conhecimento apresentam-se de forma diferenciada, tangenciando, no geral, mesma Unidade Temática nos diferentes anos de ensino. As habilidades que visam identificar os objetos de conhecimento, que se repetem com constância, seguem assim, um movimento conceitual característico do ensino identitário. Evidencia-se nesse movimento um viés introspectivo em vez do ato progressivo das habilidades, característico de outros componentes curriculares.
No Currículo do Espírito Santo cada habilidade é identificada por um código alfanumérico como mostra os esquemas abaixo, ao exemplificar um movimento conceitual das habilidades por meio da unidade temática:
Sistematização do Mapa de progressão:
EF: ensino fundamental | 04:quarto ano | ER: componente de Ensino Religioso | 02: posição da habilidade [1] |
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). |
Ano 4º | Objeto de Conhecimento | Habilidade que o estudante deve desenvolver |
Ritos religiosos | A habilidade a ser desenvolvida nesse momento do ensino, consiste no ato conceitual de identificar os diferentes ritos nos quais os modos de agir se submetem. Não significa apenas identificar os ritos das diferentes religiões em estudo. Por isso, a ideia de movimento conceitual que vai além da noção comum de ritos presentes nas manifestações religiosas. | |
Representações religiosas na Arte | O movimento conceitual nessa habilidade implica na capacidade e na habilidade de compreender que as Representações religiosas estão presentes em outras realidades. O que dimensiona o ensino religioso para a transversalidade de sua temática. |
¹Posição da habilidade: refere-se à posição que a habilidade ocupa no processo da progressão (movimento conceitual).
Obs.: as habilidades da BNCC que no Currículo do Espírito Santo foram complementadas aparecem com a sigla /ES no final – Ex.: EF04GE02/ES.
Apresentamos para você também na próxima tabela, o Mapa de Progressão da Aprendizagens e esperamos queseja útile colabore com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do componente curricular Ensino religioso nas escolas, sabendo que é você professor (a) o grande agente desse desenvolvimento curricular.
Sucesso e ótimo trabalho!
Unidade Temática / Ano |
1° |
2° |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
Identidades e alteridades Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental. |
EF01ER02 EF01ER03ES EF01ER04 |
EF02ER01ES EF02ER02ES EF02ER03 EF02ER04ES EF02ER05ES |
EF03ER01 EF03ER02 EF03ER03ES
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Manifestações religiosas contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental |
EF01ER05ES EF01ER06 |
EF02ER06 EF02ER07 |
EF03ER04 EF04ER02 EF03ER05 EF03ER06 |
EF04ER01 EF04ER02 EF04ER03 EF04ER04 EF04ER05 |
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EF07ER01 EF07ER02 EF07ER03 EF07ER04 EF07ER05 |
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Crenças religiosas e filosofias de vida contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental. |
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EF04ER06 EF04ER07 |
EF05ER01 EF05ER02 EF05ER03 CE1 CE2 CE4 |
EF06ER01 EF06ER02 EF06ER03 EF06ER04 EF06ER05 EF06ER06 EF06ER07
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EF07ER06 EF07ER07 EF07ER08 |
EF08ER01 EF08ER02 EF08ER03 EF08ER04 EF08ER05 EF08ER06 EF08ER07
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EF09ER01 EF09ER02 EF09ER03 EF09ER04 EF09ER05 EF09ER06 EF09ER07 EF09ER08 |
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (SEDU)
Av. César Hilal, 1111 – Santa Lúcia
CEP: 29056-085 – Vitória / ES
Boa tarde,
há previsão do material/currículo de segundo e terceiro trimestre de Geografia?
Boa Tarde Professor Marcelo,
A previsão aproximadamente é no máximo um mês antes do início do trimestre.
Mais estamos fazendo o esforço para entregar o quanto antes.
Obrigado,
Quero muito participar do Programa para fortalecimento da aprendizagem de Língua Portuguesa.
Bom dia!
Gostaria de participar do curso do Programa Para o Fortalecimento da Aprendizagem em Matemática.
Quando me enviaram o e-mail já tinha acabado as inscrições e sou professora do protejo.
Fico triste que tem professor que fez a inscrição e não irá participar, pois não achou interessante.
Aguardo retorno
Parabéns a todos envolvidos!!!