Prezado(a) Professor(a),
Apresentamos este roteiro de Estudos Especiais de Recuperação – EER como uma ferramenta para apoiar os estudantes que obtiveram aproveitamento abaixo de 60% nos 1º e 2º trimestres, e que necessitam revisar determinados conteúdos.
Entende-se que cada grupo de estudantes possui características únicas, assim como suas trajetórias de aprendizado. Por esse motivo, é disponibilizado uma variedade de ferramentas nas orientações pedagógicas dos EER, permitindo que o(a) professor(a) selecione e adapte aquelas que melhor se adequam à realidade de sua turma. Além disso, tanto a escola quanto o(a) professor(a) podem ajustar o cronograma, os recursos pedagógicos e as atividades de acordo com as necessidades de aprendizagem de cada estudante.
Esperamos que este roteiro de Estudo Especiais de Recuperação ofereça ao(a) professor(a) um material prático e simples que possa auxiliá-lo em seu planejamento.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
O arquivo do aprofundamento “Humanidades e Relações Socioambientais” no componente curricular de História não está abrindo.
Bom dia,
O documento foi atualizado, favor conferir novamente.
Att.
GECEB/SEDU
Não encontrei o arquivo da 3ª série do aprofundamento Humanidades e as relações socioambientais relacionada ao componente curricular de Filosofia (Percursos filosóficos sobre a evolução humana).
Boa Tarde,
Já está disponível no sistema. Houve um atraso na elaboração da planilha, pedimos desculpas pelo atraso.
Att.
GECEB/SEDU
Boa noite! Não consegui encontrar as Orientações curriculares para os estudos especiais de recuperação dos aprofundamentos em Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Arte das 3ª séries no documento aparece somente das 2ª séries.
Boa Tarde Mainã.
Os arquivos estão em finalização, sendo disponibilizados até a próxima sexta-feira. Mas uma parte já podem ser encontrados em https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/eer/.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia, os arquivos seguem o mesmo de 2023, ou serão atualizados para 2024
Boa Tarde Leonardo,
Os arquivos foram atualizados.
Att.
GECEB/SEDU
Bom dia! Não encontrei o arquivo para terceira série nos componentes de história e geografia. Como proceder?
Bom dia Mair,
Os arquivos foram atualizado, favor verificar.
Att.
SEDU/AE11
Boa tarde, no material de estudos especiais de recuperação, não tem o conteúdo para 1° serie integrado de filosofia
Boa tarde,
Os aprofundamentos do componente de Filosofia somente são contemplados na segunda série.
Att.
SEDU/AE11
Bom dia. Não estou conseguindo entrar em Geografia do 3º ano do ensino fundamental
Bom dia Mary,
O arquivo foi atualizado, obrigado pela observação.
Att.
SEDU/AE11
Boa tarde!
Sou professora e coordenadora de área técnica (Ensino Médio Integrado a Multimídia) e o material não contempla a nossa área, qual a orientação? Utilizamos o mesmo template das disciplinas da base? E quanto as orientações pedagógicas?
Desde já agradeço o esclarecimento.
Att.,
Bom dia,
O Caderno de descritores de Matemática e Língua Portuguesa são para os professores dessas disciplinas das 3ª séries utilizarem nas aulas, tanto no regular, quanto no técnico. Não há orientação diferente para modalidades diferentes.
Att.
SEDU/AE11
BOM DIA!
NAS ORIENTAÇOES DE BIOLOGIA O MATERIAL DE APROFUNDAMENTOS ESTÁ REPITIDO NA FORMAÇÃO GERAL….
Bom dia,
O documento foi atualizado.
Att.
SEDU/AE11
Não estou conseguindo acessar as orientações para a elaboração do roteiro dos estudos especiais da unidades curriculares dos aprofundamentos de Geografia.
Bom dia Mainã,
O link foi atualizado, favor acessar novamente.
Att.
SEDU/AE11
As orientações para a disciplina de Geografia, para o Ensino Médio, não estão abrindo.
Bom dia Ludielly,
O link foi atualizado, favor acessar novamente.
Att.
SEDU/AE11
Bom dia Ludielly,
O link foi atualizado, favor acessar novamente.
Att.
SEDU/AE11
As orientações de Geografia, para o Ensino Médio, não estão abrindo.
Boa Tarde,
Favor consultar novamente os conteúdos, efetuamos algumas atualizações nos arquivos.
Att.
GECEB/SEDU
Bom Dia!
Quanto ao formulário do Roteiro de EER já utilizamos um modelo por área de conhecimento que evita o excesso de roteiros para os casos dos alunos que não obtiveram 36 pontos em mais de quatro componentes curriculares. Gostaria que me informassem se e obrigatório a utilização do modelo enviado para a escolas ou podemos continuar com o formulário que estamos acostumados a utilizar. Informo ainda que não criamos o formulário, apenas adaptamos o recebido da SEDU. De ordem das orientações para o processo das avaliações de EER sempre oriento os professores pela Portaria 168-R.Aguardo Resposta.
Bom dia,
Acreditamos que não haverá problemas a utilização de outro formulário para entrega aos estudantes.
Att.
SEDU/AE11